Ninguém quer comprar carros elétricos usados e já há cemitérios com milhares

267 Comentários

Os carros elétricos ainda são caros e o mercado dos usados não os transforma em baratos. Portanto, quem procura um usado parece, para já, não querer um elétrico. O problema é que milhares de carros abandonados estão agora nos “cemitérios” e sem solução à vista!

Imagem de carros elétricos usados abandonados em cemitérios

 


Tantos carros elétricos usados e ninguém os quer… Porquê?

O mercado dos automóveis usados ​​nos Estados Unidos e na Europa gerou cerca de 1,2 biliões de dólares em receitas neste ano de 2023. Se num passado recente, com a crise de componentes causada pela COVID-19, a oferta parecia escassa, hoje o excedente torna-se um problema com dimensões maiores.

A agravar o problema está a relutância dos consumidores em adquirir elétricos usados, conforme refere a Fortune. Existem motivos que afastam o interesse nestas viaturas, como a falta de incentivos fiscais, como existem nos novos, o galopante lançamento de modelos novos, mais modernos e a melhores preços, assim como outros fatores, relacionados ainda com a insuficiente infraestrutura de carregamento.

Matt Harrison, diretor de operações da Toyota, revelou à Fortune:

Não há procura por veículos elétricos, e isso está a ter um impacto significativo no custo de propriedade.

 

E na China?

A China é o paradigma da criação em catadupa de veículos elétricos. O país tem muitas marcas e produz tantas unidades que nem com os incentivos fiscais estes elétricos chegam a mais pessoas. Sobretudo os usados, que contribuem para a formação de “cemitérios” repletos de carros abandonados e cobertos por vegetação, conforme relata a Fortune.

O ano de 2024 será ainda pior. Isto porque no próximo ano vão entrar no mercado dos usados uma grande parte dos 1,2 milhões de veículos elétricos vendidos na Europa em 2021.

A abordagem adotada pelas marcas, relativamente a esta questão, será crucial para os seus resultados financeiros, para a confiança dos consumidores e, em última análise, para o processo de descarbonização.

Fala-se já numa possível solução que envolve a implementação de programas de mobilidade, inclusive por meio de parcerias com startups de partilha de viagens. No entanto, isto são apenas grãos que pouco ou nada poderão ajudar à realidade que se avizinha.

Claro que o mercado sabe como vender mais usados, baixando os preços. Além disso, é importante criar informação sobre a qualidade do produto que se está a vender em segunda-mão. Isto porque enquanto carros a combustão podem ser avaliados rapidamente com base em idade e quilometragem, na questão dos veículos com bateria não existem testes generalizados para determinar a qualidade desse importantíssimo componente. E sabemos que a bateria representa cerca de 30% do valor de um veículo elétrico.

Para ficarmos a pensar no futuro, vamos então agora imaginar como será o mercado quando chegarem em força os elétricos abaixo de 25 mil euros e se tornarem populares nos condutores não empresariais.

Comentários

267

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jomar
    Jomar

    Basicamente o problema já há muito tempo que se sabe ia acontecer, forçar a uma transição demasiado rápida, quando existe ainda muitos contras que não estão resolvidos, como é natural , do ponto de vista a maioria assemelha um veiculo elétrico a um outro qualquer eletrodoméstico, quando usado o valor não compensa, sendo a bateria o maior dos problemas pois é o elemento mais caro do veiculo…

    Isto ainda tem de mudar muita coisa para além de preços mais competitivos, as coisas tem de se igualar ao nível dos sistemas atuais, serem sustentáveis aos vários tipos de bolsos, enquanto isto andar ao nivel dos ricos, é para esquecer…

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Concordo completamente contigo, mas acrescentaria ainda outro factor importante: automóvel virou um produto tecnológico com uma com curva de evolução muito rápida. Um modelo novo oferece um salto demasiado alto face a geração anterior. Isso faz com que a geração anterior já não seja visto como apetecível (para o mesmo segmento). Se num telemóvel ou outro produto tecnológico compreendia-se a troca a cada 3 anos, isso já não fará sentido num produto tão caro. De forma resumida, o mercado automóvel está a mimificar o mercado tecnológico, incluído o do lixo.
      Podia ainda citar o factor dos interiores minimalistas, mas aceito que isso possa ser subjectivo.
      Possivelmente uma solução poderá passar por os fabricantes possibilitarem upgrades de determinados elementos. Por exemplo se um carro oferece quase só como HMI um display, se calhar faz sentido ao fim de alguns anos possibilitar a trocar desse display e se calhar do VCU dedicado ao infotainment. Falta saber onde é que os OEM se querem posicionar.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        O upg dos automóveis (display, baterias, software, …) não esta no modelo economico de venda dos construtores e nem no legislador (a troca de alguns desses compenente obrigaria a uma nova certificação) pelo que, para isso ser possivel, passaria por uma grande alteração de mentalidade. O que não creio que vá acontecer, infelizmente.

        1. Avatar de JL
          JL

          É preciso vontade política.

          1. Avatar de Joao Serra
            Joao Serra

            É preciso é deixar de manipular as pessoas empurrando-as para aquilo que não querem.

          2. Avatar de JL
            JL

            Exato, já chegou anos e décadas a empurrar a malta só para os a combustão, finalmente temos liberdade de escolha, ou pelo menos mais algumas tecnologias que podemos escolher.

    2. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      Plenamente de acordo…

    3. Avatar de Greenwave
      Greenwave

      De acordo.

    4. Avatar de O moço coxo
      O moço coxo

      Os cemitérios de carros novos (são apenas parques armazém, depois fazem umas fotos e dramatizam) são principalmente do grupo VW e franceses, na china, que ninguém os quer. Mesmo a preço de custos os chineses não querem material rasca e deixam a maioria dos modelos europeus sem vender.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Onde viste Renault e VW?
        Não vi nenhum… e vi o filme 2xe a imagem ilustrativa. A que minuto passam essas marcas?

      2. Avatar de NunoManuelAlves
        NunoManuelAlves

        Os tais carros das marcas LowTech que ninguém quer… Os chinos não querem a sucata legacy princpialmente do velho continente :(:(:

    5. Avatar de ZERTO
      ZERTO

      Se um comerciante compra um carro usado tem de dar garantia do mesmo logo ou compra um eléctrico para o vender com uma bateria nova ou arrisca a ter prejuízo e grande se for acionada a garantia. Um particular vai comprar e pensa que se necessitar de nova bateria mais vale comprar logo novo. Basicamente o mundo anda a penhorar o ambiente em antecipação e nunca vai recuperar essa destruição por antecipação basicamente porque no fim o que importa são os euros e não o ambiente, se assim fosse já tínhamos a energia 100% limpa mas essa energia não dá dinheiro a ninguém a longo prazo

      1. Avatar de JL
        JL

        Então qual é a diferenca para um a combustão ?

        No caso do motor, se não estiver em condições vende o carro com motor novo ? Então e o cliente ? Pensa em ir comprar carro novo porque mais vale.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Ao comentario do JL acrescento:
        ao contrario do motor a combustao, a bateria de 1 electrico consegues facilmente confirmar assertivamente o desgaste/percentagem de perda de capacidade da bateria.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Não consegues nada. Basta programar o BMS para devolver informações erradas e ficas a anhar.
          Comigo é à moda antiga. Passem-me o carro para as mãos e tempo para eu arrumar com 2 cargas de 100 a 5% que eu logo vejo se a bateria está para as curvas ou não!

          1. Avatar de JL
            JL

            Ah então problema da autonomia resolvida, é só programar mais capacidade.

            Com cada disparate….

            Não…

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É, é então não é?
            Se não fizer próximo dos kms anunciados vai logo de vela, por mais que mostrem os testes e que os testes digam que está boa!

            Mas pronto, isto é só um conselho para quem eventualmente queira comprar um elektro usado. Porque se incomodou com isso?

          3. Avatar de JL
            JL

            Para isso não se vendia nenhum a combustão, nenhum faz os kms anunciados.

            Porque é que não programa o seu carro para consumir em vez de 5 litros, 3 litros ? ou menos, porque não apenas 1 ? É teimoso, anda a gastar gasóleo porque quer.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como já deve ter reparado eu analiso a experiência de outros utilizadores de elektros e por onde eles andam.
            Nc na vida iria dar importância ao WLTP.
            Assim como não dou importância ao WLTP dos combustão. Aliás, nem sabia o que isso era até lançarem elektros.
            Para mim o que conta é cidade e nisso os elektros são bons. Nacional e nisso os elektros estão dentro da média se não passarem doa 80 e finalmente AE e nisso os BEV são uma desgraça.
            Portanto esteja descansado que sei bem as linhas com q me iria coser.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Incomodou-se porque nãp percebeu nada do que disseste no comentário inicial 😀

          6. Avatar de JL
            JL

            Ele é que não percebeu, que interessa as informações que o BMS dá, o teste não consiste em tirar informações do bms.

          7. Avatar de JL
            JL

            Em AE são melhores que todos os outros, a começar na eficiência e acabando no conforto. Mas olhe que isso é muito para você aceitar.

          8. Avatar de Hugo
            Hugo

            “JL
            2 de Janeiro de 2024 às 18:54

            Ah então problema da autonomia resolvida, é só programar mais capacidade.”
            Dito por ti….e não foi de todo o que ele disse.

          9. Avatar de JL
            JL

            O que é que eu acabei de dizer ?

          10. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não vou perder mais tempo contigo e com o Português.
            No outro post interpretaste mal uma frase , culpaste o Português de quem escreveu e NUNCA explicaste onde estava o erro. Esquece….

          11. Avatar de JL
            JL

            Eu não interpretei mal, não a entendi e fiz uma pergunta sobre ela, portanto você entendeu mal mais uma vez o que eu disse. Expliquei sim, tal como outras pessoas o fizeram, mas se quiser embirrar novamente, esteja à vontade. Lol

          12. Avatar de Hugo
            Hugo

            Fizeste uma pergunta? LOLOL Manca-te
            Volto a repetir o que não entendeste:
            “JL
            2 de Janeiro de 2024 às 18:54

            Ah então problema da autonomia resolvida, é só programar mais capacidade.”
            Ele nunca deu a entender nada que se parecesse com o que afirmaste.
            Queres entender entendes…não queres problema teu.

          13. Avatar de JL
            JL

            E também não entendeu o meu último post, estava a falar sobre o outro.

            Está sempre a dizer que não perde tempo, mas continua a dizer disparate atrás de disparate. Enfim.

            Vem falar do outro post, eu respondo lhe em relação a ele, e agora troca-se todo novamente, isto só pode ser perseguição e teimosa. Looooool

          14. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mas qual outro post? Tu bates bem?
            Num lado falas de uma coisa e no outro falas de outra?
            Eu comentei um post especificamente. Queres falar falas sobre o que eu estou a falar ou vai comentar no sítio correto boa? É assim que funcionam os diálogos e aqui também costuma resultar.

          15. Avatar de JL
            JL

            Eu bato muito bem, a pergunta a que me refiro está neste seu post:

            “Não vou perder mais tempo contigo e com o Português.
            No outro post interpretaste mal uma frase , culpaste o Português de quem escreveu e NUNCA explicaste onde estava o erro. Esquece….”

            Ao qual eu respondi:
            “Eu não interpretei mal, não a entendi e fiz uma pergunta sobre ela, portanto você entendeu mal mais uma vez o que eu disse. Expliquei sim, tal como outras pessoas o fizeram, mas se quiser embirrar novamente, esteja à vontade. Lol”

            Portanto quem não bate bem é o senhor, mas isso já não é novidade nenhuma.

          16. Avatar de Hugo
            Hugo

            AHAHAH Pois respondeste mal. Não te fiz nenhuma pergunta, já no outro post pedi 3 vezes, TRÊS, pra indicares o erro e nada. NADA. Queres falar sobre isso vai comentar no artigo correto.

          17. Avatar de JL
            JL

            Continua a bater mal, onde disse que me fez uma pergunta ?

            Eu disse o que estava mal, se quer saber vá lá ver.

          18. Avatar de Hugo
            Hugo

            Rapaz tu és doente. Procura ajuda mas rápido…

          19. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ninguém te entende e tu não entendes ninguém. Conclusão: são todos nabos menos tu….pensa lá um bocadinho.

          20. Avatar de JL
            JL

            Fale por si, você é que não entende, aliás, até entende, não quer é entender e até se baralha todo.

            Vá curar isso.

          21. Avatar de Pedro
            Pedro

            Nao sabia que dava pra aldrabar a BMS por forma a alterar essas metricas..se for o caso ok, entao esse metodo que falou será seguro mais mto dificil ser assertivo, pois a autonomia depende mto do estilo de conduçao, temperatura, vento etc.

            alem disso, existe equipamento e/ou app que ligas ao obd e infere os dados das celulas em realtime, e andando 1 ciclo de carga, aferir o regradacao da bateria.. mas la esta: tens de fazer 1 ciclo de carga/descarga..

            de qq forma é sempre mto mais assertivo que um motor de combustao, e tens e abrir pra realmente aferir correctamente.

          22. Avatar de JL
            JL

            Nem mais.

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O problema é as baterias caras espero que com os números de vendas sempre a crescer apareçam empresas com baterias baratas.

    Se existir procura podem ficar descansados que o mercado arranja forma de encontrar solução.

    Vamos ver pode ser que passe pelas novas baterias de sódio (sal).

  3. Avatar de João
    João

    Yamahia e JL chamados á recepção por favor.

  4. Avatar de Kush
    Kush

    Notícia de encomenda da Toyota e de alguma empresa petrolífera. E ainda há quem acredite!

    1. Avatar de Eu
      Eu

      A Toyota e companhia a perder vendas para a BYD motiva estes artigos!

      1. Avatar de Joao Serra
        Joao Serra

        A Toyota já percebeu a muito que o futuro não é electrico ,vai fazendo mas o foco já outro.
        A toyota não anda a dormir, ainda ninguem pensava no electrico já eles faziam.

        1. Avatar de JL
          JL

          Tanto já percebeu que está a investir só em soluções eletrificas e eletrificadas, que por acaso é o fabricante com maiores ambições a nível de tecnologia de baterias.

          Faziam com a ajuda de outros, sabia que o RAV4 EV lançado há mais de 10 anos usava bateria e motores tesla ? pois, esta os aficionados da toyota nunca sabem.

  5. Avatar de JL
    JL

    Simples, baixem o valor desses em segunda mão e mercado funciona, agora não me parece correto usarem sempre os mesmos carros como fonte de informação, quando se sabe que os do vídeo já são carros que tiveram a sua vida útil e ficaram ultrapassados, dai serem todos da mesma cor.
    Há 2 soluções, atualiza-los e vendê-los, aproveitar as baterias usadas para projetos de segunda vida, mas desconfio que depois da subsidiação ao fabrico nestes veiculos, não haja grande interesse em investir nessa parte.

  6. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    São as regras do mercado, meu caro! Engenharia social utilizando o investimento feito com o inconsciente coletivo ECO. Seja um consumista ECO, que para nós temos os lucros. Não fazemos distinção, ECO, ou não ECO é sempre um bom negócio.

  7. Avatar de jota
    jota

    O “assim como outros fatores” dito assim até parece um pormenor, mas parece-me que é o pormaior! E neste pormaior entra o facto do desgaste das baterias! Ninguém que comprar um VE usado e uns meses depois ter que meter uma bateria nova! Com jeitinho e feitas as contas o valor do VE usado ia para o valor de um novo!

    1. Avatar de JL
      JL

      Para a situação das baterias existem solução, certificar a sua capacidade e vender o carro de acordo com a capacidade.

      1. Avatar de Jomar
        Jomar

        Desculpa mas isso não é solução nenhuma, do ponto de vista, um usado tem igualmente de garantir a mesma autonomia de quando novo, se não voltamos a mesma história o eletrodoméstico que ninguém quer porque sabe que tem limitação na autonomia e acarreta para breve uma enorme despesa, coisas que ninguém quer ter de lidar.

        Se fosse algo simples como tu apregoas, o mercado global já tinha mostrado indícios nesse sentido, mas não é isso que está a acontecer, não estamos a falar de um simples smartphone, tablet ou mesmo portátil, mas de algo que custa uns muito mais e com uma esperança de vida muito maior.

        Basicamente um automóvel elétrico tem de tal e qual como um atual a combustão, garantir as mesmas características quando vendido em segunda mão sem quaisquer limitações, enquanto estes pontos não ficarem resolvidos, a visão sobre os mesmos não vão mudar, mesmo que os estejam a oferecer…

        1. Avatar de JL
          JL

          Quando compra um usado também só compra se estiver na condição de novo ?

          A limitação de autonomia só existe se comprar um veiculo que não tem autonomia para o seu uso.

          Tanto que já apresenta, já existem várias empresas a fazer isso cá em Portugal e na Europa, pode começar pela Dekra.

          E há mais, o ISQ está a estudar o caso de certificar as baterias.

          É por custar muito que exige soluções confiáveis, até que o preço das baterias diminuam a não ser um problema.

          Um carro a combustão nunca está na condição de novo, único argumento que arranjou foi a autonomia, mas num a combustão tem também outros fatores que o fazem desvalorizar e que não se notam, no fim cai a fatura, num ve e já que este é um tema que as pessoas ainda duvidam, esta parece-me ser uma solução.

          1. Avatar de Jomar
            Jomar

            Sim só compro um usado, que reúna as condições de quando saiu novo para estrada, no seu todo e não em parte, que é a situação se sai a fazer 1000km’s, ao fim de n anos tem de haver possibilidade de voltar rodar esses mesmos 1000km’s sem ter de vender um rim…

            Aqui o fator de comparação é somente a autonomia, pois manutenção qualquer um tem, eu num a combustão ele não perde autonomia, o perder valor é face a outros fatores de evolução…

            Portanto, enquanto, não cair os preços por ai abaixo, os AE vão continua a ser vistos como algo demasiado caro para arriscar aquisição, e isso não vai acontecer a curto prazo…

          2. Avatar de JL
            JL

            Então e como sabe dessas condições?

        2. Avatar de Marco
          Marco

          Errado meu caro, os carros a combustão usados não têm nem garantem as mesmas características de um novo, não será obvio? Nem que consumam mais óleo ou combustível…
          Porque exigem isso de um elétrico?

          É preciso espírito crítico, mas não sejam pessimistas nem fanáticos!

          1. Avatar de João
            João

            Oi!? Compra um carro a combustão com 4 anos e espera encontrar problemas como gastar óleo ou mais combustível ? Eu sinceramente não ! Um carro com 4 anos se for estimado deve estar impecável a nível de mecânica ! Mas vamos simplificar : o comprador de viaturas usadas fá-lo ou por questões financeiras ou por uma outra variação das mesmas que é dar o mesmo por um usado de gama alta, que daria por um carrito novo. Essas pessoas estão habituadas a comprar viaturas a combustão e não será de um momento para o outro que vão acreditar na compra de elétricos usados . Até isso acontecer vai continuar a haver alguma dificuldade em relação escoar os mesmos. O primeiro Boom deve estar a acontecer como diz a notícia e só depois, se a experiência geral for boa é que o mercado começará a andar. Resta saber se quando os carros tiverem 10 ou mais anos, irão continuar a ter mercado

          2. Avatar de Joao Serra
            Joao Serra

            Um carro usado na pior das hipoteses tem de levar um motor novo custa ? tem varios preços basta ir a sucata e tem pretos de centenas e está prontos quanto custas as baterias ? quer um exemplo seat cupra em segunda mão valor do carro 29.000€ bateu numa pedra danificou a bateria custo de substituir a bateria 34.000€ não é preciso dizer mais nada.

          3. Avatar de JL
            JL

            Então mas os problemas só acontecem nos elétricos ?

            O que não faltam são casos de motores que nem 80 mil fazem, basta ver os do fabricante que mais carros vende em Portugal.

            Nessa parte concordo, não é de um momento para o outro que vão acreditar numa tecnologia nova, ainda mais quando a tecnologia que estão habituados só lhes dá problemas, dai se usar o ditado: “gato escaldado tem medo de água fria”

            Já tem carros com 10 ou mais anos, inclusive com 26 anos como é o caso da minha carrinha.

            Um motor novo de um carro custa mais que aquilo que vale o carro, basta ver várias queixas no portal da queixa, nissan qasqhai por exemplo, com 5 anos pediram 17 mil euros pelo motor novo, dai ninguém meter motores novos em carros usados, metem sim motores de carros abatidos, e ai sim, encontra por 3 ou 4 mil euros.

            Então mas está a dizer que a bateria custa quase tanto como o carro novo ? então os fabricantes andam a oferecer baterias ? não acredite nesses disparates que também não.

            E também há baterias em segunda mão, até no ebay.

      2. Avatar de Eu
        Eu

        E ainda mais fácil, basta ligar um dispositivo de diagnostico ao carro e ve-se logo a saude da bateria ! Alias todos os stands de usados deviam fazer isso e mostrar ao cliente

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim, mas muitas pessoas podem não acreditar nesses números.

          Por cá pelo menos nos leaf a malta pede sempre para mostrar o numero de barras.

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Conduzo um VE usado desde 2020, ja fiz milhares de km naquilo. Bateria sem problemas parem de espalhar esses boatos. Os carros a combustão usados também dão problemas !

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Que bom saber que um carro novo dura pelo menos 3 anos sem problemas de bateria . Não fosse o meu usado NUNCA ter dado problemas (apenas peças de desgaste) e trocava já.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Ja era usado em 2020 …

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Verdade. Peço desculpas.
            Também estava a achar estranho alguém gabar-se de um carro de 3 anos não ter dado problemas LOLOL mas o “usado” passou mesmo despercebido. My bad.

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu tenho um usado de 1998 e outro de 2014.

  8. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Coloquem essa na equação ecológica

  9. Avatar de luiz
    luiz

    Sabem quem não vai comprar elétrico tão cedo? EU. Como já foi dito por vários canais do setor, os VE não são para todos. No entanto o que é que polui mais? 1 VE que teoricamente emite zero ou cem carros hibridos que vêm as emissões passarem de 145g/km para 50 por serem hibridos e as baterias não são tão caras. E com a vantagem de usar elétrico em pequenas distâncias e gasolina ou gasóleo em distâncias maiores sem necessidade de carregar e ficar pendurado e ter que chamar o reboque. Mas, é como tudo na vida, venderam a ideia dos VE como se fosse a última bolacha do pacote agora é assim. Eu cá vou andando num meio de transporte tradicional (10000€)que me leva do ponto A ao ponto B e canalizo os meus recursos, os outros 25000€ que totaliza os 35000€ de um eletrico para o que realmente interessa: pagar os serviços que o estado vais extinguindo aos poucos, saúde, educação e também algumas estradas que se encontram degradadas de ano para ano e paga-se a fatura na oficina. Tenho dito

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas ele só passa de 145 g/km para 50 g/km se o carregar, milagres não existem.

      E não é bem assim, essa dos 100 hibridos foi inventada pela toyota, onde depois mostra híbridos com baterias de 1.2 kwh que pesam 50 kilos, ou seja, 6 a 10 vezes menores que as média dos ve’s e a ter uma capacidade 50 x menor.

      Aliás, parece ser a toyota que está por detrás deste artigo.

      1. Avatar de luiz
        luiz

        Cada um vende o peixe que tem, mas ainda é cedo para usar 100% VE e nunca será, até aqui havia carros a gás, gasolina e gasóleo e nunca foi 100% só de uma fonte de energia. Mas porque é moda, bora lá comprar elétricos. Já migrei de gasóleo para gasolina por já não fazer kms que justificasse. Façam bem as contas, mas num país onde as pessoas tiram nega a matemática é de querer. Continuem nas redes sociais a seguir influencers que vos lavam o cérebro e empenhem-se até ao tutano. 35000€ para ficar a pé só porque alguém remotamente nos desliga o carro, chama-se perca de privacidade e de liberdade. Ah e já agora, se é proibido tirar fotos a estranhos sem autorização, o que se diz daquela marca americana famosa que tem câmaras a toda à volta e apanha quem se aproxima? Sabemos lá nós onde vão parar as nossas imagens.

        1. Avatar de JL
          JL

          Nem ninguém quer por agora partir só para uma tecnologia.

          Moda é comprar carros a gasolina, já que ainda são os que se vendem mais.

          Antes de haver influencers já eu andava em eléctricos, aliás, até antes de haver redes sociais.

          Ninguém desliga o carro à distância, e se for possível tanto faz ser electrico como a gás, gasolina, gasóleo, isso não depende do que faz as rodas rodarem, mas sim da eletrónica embarcada, e nesse aspeto não são diferentes.

          Não é proibido em lado nenhum tirar fotos, isso só mesmo de alguém que tem de inventar só porque sim, o que é proibido é usar as fotos em atos públicos sem que exista autorização das pessoas que se podem identificar nas fotos.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então pq é proibido usar dashcam cá no burgo?
            Uns são filhos e outros enteados, é?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pode filmar o tanas, está no artigo que linkou:
            “Elsa Veloso lembra que “o direito à imagem está consagrado quer na Constituição da República Portuguesa quer no Código Civil” e que as exceções previstas na lei contemplam apenas “jornalistas” e “órgãos de polícia, devidamente mandatados e autorizados pelo Tribunal” “

          3. Avatar de JL
            JL

            E depois temos a opinião do outro, portanto a lei não é clara, daí haver tanta polémica.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A lei é o q está escrito na lei. O resto são fait divers.

          5. Avatar de JL
            JL

            Eles não referem a lei, dão a sua opinião sobre a lei.

      2. Avatar de Kush
        Kush

        Só agora que chegaste a essa conclusão, ao ler o artigo cheguei logo a essa conclusão

    2. Avatar de EuTech
      EuTech

      Completamente de acordo, nao sao mesmo a ultima bolacha do pacote sou mais um de muitos mais que nao ta pa ter eletrico tao cedo, enquanto ouver carros a gota que me sirvam, mesmo na acho piada aos powerbanks com rodas…sou petrol head sou…quero saber do ambiente, quero, mas na me obrigam a comprar nada… Um bom ano para todos

    3. Avatar de Santos
      Santos

      A melhor resposta. Parabéns.

  10. Avatar de MF
    MF

    o problema são as baterias, são caras na troca a união europeia tem de intervir na aquisição de troca de bateria para que estas não passem do valor real

  11. Avatar de famagusta
    famagusta

    é uma estupidez, é só trocar a bateria e o carro fica novo

    1. Avatar de Paulo g.
      Paulo g.

      Nem é preciso trocar toda

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Depende do modelo. Cada vez menos isso é uma possibilidade. Então com a nova moda das estruturas monobloco, esquece.

        1. Avatar de JL
          JL

          Errado, continua a ser por módulos.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Fie-se. Algumas até vão novas para o lixo por causa de pequenas pancadas.

          2. Avatar de JL
            JL

            Continuam a não ir para o lixo, mas sim para reutilização, se souber de algumas estou interessado.

            Raio, vão tantas para o lixo e são tão difíceis de encontrar ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Olhe quer baterias?
            Vá a esses cemitérios onde se amontoam os elektros referidos neste artigo!

          4. Avatar de JL
            JL

            E agora vou para a China tentar tirar os processos dos tribunais ? Loooooool

            Arranje mais perto.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É capaz de valer a pena. Normalmente vendem as imparidades pela vigésima parte do valor.

          6. Avatar de JL
            JL

            Sim, no fim de pagar as dívidas.

  12. Avatar de João Carlos
    João Carlos

    Esse vídeos é onde? China? Isso já é velho seja em carros elétricos ou em muitas outras coisas… Já se sabe como funciona lá.

  13. Avatar de PJA
    PJA

    Nada que não se estivesse à espera.

  14. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “Tantos carros elétricos usados e ninguém os quer…”
    Eu já tinha avisado. Os sinais não são de agora!

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Leia a Fortune, não seja teimoso. O problema em causa abrange os EUA.

  15. Avatar de Klimane
    Klimane

    Estória mal contada. Sucata é dinheiro e um carro vale sempre alguma coisa. Se me dessem um elétrico ou me quisessem vender um com menos de 70 km de autonomia nunca diria que não se o preço fosse aceitável. Há por aí autênticos chassos que só poluem e muito boa gente disponível para comprar pechinchas mesmo que elétricos. Atirem areia para os olhos. Só quem não tem neurónios para unir os pontos é que não vê ou não quer ver.

  16. Avatar de Mendes
    Mendes

    Eu cá tenho um ALD de um EV. Muita carga rápida, devido ao trabalho que tenho. Quem comprar em segunda mão, vai levar com a fava da bateria. Isto está acontecer de forma frequente…

    1. Avatar de JL
      JL

      Depende do veículo, já se provou que a carga rápida não é prejudicial à bateria.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Eles provam tudo em estudos malabaristas. A realidade é bem diferente.

        1. Avatar de JL
          JL

          A realidade dos casos estudados foi essa.

          Eles não provam nada, estudam e relatam os números, não temos culpa que você não os aceite por ver um caso onde foi mal calculado.

          1. Avatar de Santos Mota
            Santos Mota

            A realidade é dura, piqueno troca carro a gasolina por mini electrico novo para não pagar parquimetro em Lisboa na universidade ,mora em Sintra ,sai com o carro carregado já são varias as vezes que fica com os tomates apertados a autonomia fica apertadinha para regressar a casa.
            solução vender o cangalho a pilhas.

          2. Avatar de JL
            JL

            E consegue convencer alguém que um mini elétrico gasta a bateria nesse circuito ?

            É que são tão ridículos que nem vêm os disparates que dizem.

            Vende como o a pilhas se a mini não tem carros a pilhas ?

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Cargas rapidas és tu e os restantes 99,9% de possuidores de carros elektros.
      Não é possível rentabilizar o investimento na máquina a fazer casa-trabalho-casa.
      Achar um usado elektro que tenha maioritariamente recargas lentas é como achar uma agulha num palheiro. Basta analizar que o mercado UE destes carros é quase tudo ALD. E mesmo que encontre uma excepção, a bateria vai degradar com o tempo. Em 4 anos estará acabada.
      E aquele velho argumento do “ah e tal era de uma velhinha, tem poucos kms” tb não vai colar pq essa treta sem carga durante muitos dias e sem andar tb fica toda mamada.
      Não há como fugir. O usado elektro vai ser sp mau negócio.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então mostre lá o mercado de ald com números ?

        Eu fiz um bom negócio, aliás, nunca tive negócio nenhum com novos.

        Em 4 anos está acabada? Porque você quer ? Ou porque lhe manda um feitiço ? Loooooooooool

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “Então mostre lá o mercado de ald com números ?”
          Leia o artigo da Fortune. Está lá escarrapachada essa realidade.
          A noticia do Pplware tem um link directo a ela.

          1. Avatar de JL
            JL

            Diz apenas que na Alemanha grande parte dos veículos são vendidos a empresas e para frotas, depois entram no mercado de usados.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Alemanha? Passam o artigo praticamente de fio a pavio a fazerem refs à Europa e é só Alemanha?

            É Europa e EUA também, neste particular até lhe dão o link para a IseeCars, análise de Nov de 2023:
            “EVs Hit Range Limit as Hybrids Spark Demand
            Electric vehicles are selling slower even as their prices fall faster than hybrid or gasoline models”

          3. Avatar de JL
            JL

            Pois claro que vendem, que bom, loooool

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “Em 4 anos está acabada? Porque você quer ? Ou porque lhe manda um feitiço ? Loooooooooool”
          Compre um usado nas condições descritas e depois e se durar mais 4 anos pode deitar foguetes.

          O nosso amigo de Sevilha, vi ontem, há cerca de 3 meses atrás levou a bateria a 1%. Sabe qt tirou de lá? 40 kWh. Ou seja, ainda nem tinha feito 4 anos e já tem degradação de qs 20% da usável. Se compararmos com a capacidade nominal já vai a caminho dos 30%.. Está a modos de ser trocada em garantia.
          Eu se fosse ao homem ia lá ver se me trocavam a bateria. O carro nem 100k kms tinha.
          Sabe-me dizer se para troca em garantia a marca considera a capacidade nominal para efeitos de degradação? Ou vai dizer que tem q ser sobre a capacidade utilizável?

        3. Avatar de JL
          JL

          Eu já comprei, e até durou muito mais e continua a dura errado, nem 5 % de degradação tem, porque não é assim que se faz a conta.

          O que conta para efeitos de degradação é a capacidade útil, e não é a andar no fim de andar que se sabe a capacidade.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            ” nem 5 % de degradação tem”
            5% ? ahahah
            Vc compra uma coisa de 55 e chega a um ponto que só recebe 42 é o quê desconto do IVA? Sim foram 23% pró laréu! 23,64% mais concretamente.
            É tanga atrás de tanga. Já não há palavras looolooolool

            E mesmo que considere a capacidade útil, já perdeu 14,29%. Onde foi buscar os 5%?
            Um conselho. Deixem de enganar as pessoas e passem a anunciar as baterias com a capacidade real. É engano atrás de engano. Vigaristas!

          2. Avatar de JL
            JL

            Não é 55%, é 49 kWh e ainda fica qualquer coisa de parte.

            Errado, no máximo foram 5%, ele até explica noutros vídeos que não fazia o balanceamento como a Tesla recomenda.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não quero saber. Factos são factos e o facto é que comprou 55 e só retira 42.
            Olha eu querer pagar 60 litros e ficar apeado pq só 45 litros é q fazem mover o carro. Ng merece.

          4. Avatar de JL
            JL

            Errado, o facto é que comprou com 52 kWh, 340 KMS em wltp, e até os passa.como ele prova.

            Medição bem feita é descarregar até parar e medir o que entra, tirando uns 10% de perda de eficiência.

          5. Avatar de JL
            JL

            Você compra um carro com 60 litros e depósito e também não os consegue gastar todos, nem consegue retirar tudo.

            Apesar de ser uma comparação ridícula….

    3. Avatar de Traveller
      Traveller

      igual a combustão, tiravam milhares de kms a esses carros e depois lá ia o motor e os turbos e pagas o mesmo que uma bateria.

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    Carros elétricos em 2a mão? Nem novos os compro. Quanto muito alugo
    Em termos ambientais os carros novos, especialmente os elétricos, têm uma componente poluidora escondida, não apenas das baterias, mas também porque por qualquer problema tem-se de substituir um conjunto gigante de peças, tornando desinteressante ou inviável reparações simples devido ao alto custo.
    Exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=dr3mFzh0KSk

    1. Avatar de JL
      JL

      Esse deve ser mais um exemplo como aquele que ocorreu cá, onde a bateria custava mais que o carro, afinal era engano dos concessionários.

      Não é bem qualquer problema, isso é falso, há marcas que vendem todas as peças separadas.

    2. Avatar de Kush
      Kush

      Videos anti EV, onde uma bateria custa 60k….. ??? Sim, claro, no vídeo!!! Esta gente acredita em tudo, basta estar no YouTube, feito por um cientuber da 4 classe!

  18. Avatar de Paulo g.
    Paulo g.

    Por alguma razão, os EV em 2a mão, vendem-se bem
    Perguntem aos stands que só vendem esse tipo de carros. Ainda não faliram

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Ca já pediram 30000 para uma de um LEAFT. Já nada me espanta vindo desse lado.

      1. Avatar de JL
        JL

        Errado, isso é mentira, era uma estimativa, que era um engano.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Era mentira era. Se o homem ficasse calado pagava e não bufava. Como fez barulho e começou a espalhar-se pelos media incovenientemente para a imagem da ME, baixaram as orelhas. Faço ideia as pressões sobre a Nissan vinda dos quadrantes da ME. Se calhar até pagaram parte da conta e pediram à marca para abafar o assunto.lool

          1. Avatar de JL
            JL

            Era uma mentira sim, até dizia “Estimativa de Oficina”, onde depois a nissan veio por várias vezes retificar o engano.

            Ninguém paga por uma estimativa, nem ele ia pagar o valor do bateria superior ao carro, quem é assim tão tapado que vai pagar mais por uma bateria do que custa o carro ? Não compare aquilo que você faz, que é pagar mais pelos alimentos para ter combustível mais barato.

            Não houve pressão nenhuma em cima da nissan, houve foi pressões para os concessionários que queriam ganha muito.

            Isso continue a inventar histórias da carochinha, só mesmos os tapados acreditam que um motor a combustão custa mais que o próprio carro, será que acredita também nisso ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “você faz, que é pagar mais pelos alimentos para ter combustível mais barato.”
            Pela enésima vez…vc está errado!
            E está-me a parecer que anda com cúmes por eu abastecer a 1,2€/l looolool

          3. Avatar de JL
            JL

            Abastece porque pagou adiantado, é preciso ser tapado para ver que ninguém dá nada a ninguém.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ja lhe disse q ao redor é td mais caro. Qd é mais barato noutros sítios não vou lá. Por ex. Alhos e batatas compro em Frielas.
            Agora, um exemplo, tirar cápsulas L’Or a 20 e poucos cents e ainda receber 20€ de combustível e + 20 € em compras até à 5ª Feira seguinte, parece-me bem. É nessas alturas q ataco. É só um exemplo, há muitos mais
            Por exemplo, estas 2 semanas não fizeram nada e portanto nem lá pus os pés.

          5. Avatar de JL
            JL

            Sim sim. Loool

            Aos eléctricos dão 30 minutos de carga. 😀

            Neste caso para si já não é oferecido. Looool

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ai é?
            E carrega onde? Lá no negócio deles, certo?.

            Passa 3 horas nas compras e carrega as 3 horas no negócio deles ou liga o cronómetro e ao fim de 30 min vem cá abaixo desligar e tirar o carro dali?
            Faz-me lembrar o outro que interrompeu o almoço em alcacer paranas compras mas tem que interromper

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Continuando…
            Para poupar o quê?
            Vale a chatisse?
            https://static.continente.pt/images/Continente/Images/Pageviews/plug-and-charge/S3.png
            Ya e 30 kms para cidade representa o quê? 3,3 kWhx0,07 cents=0,231€? (números vossos )

          8. Avatar de JL
            JL

            Você tem de começar a ler, oferecem 30 minutos de carga, enquanto faz as compras.

            Se é o negócio deles, é como você no combustivel, já estava a espera desse tipo de resposta, até isso tá mal, bolas.

            Vale mais que aquilo que você pensa que lhe dão.looool

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            30 minutos dá para 30 kms (dizem eles)
            Portanto em 30 minutos só tira dali 3,3 kWh (pelos consumos que vcs dizem que fazem). E como pagam a 0,07 o kWh é fazer a conta lool.
            Se ficar mais de 30 minutos no carregador já vai pagar a eles certamente mais do que pagaria em casa. Portanto dão-lhe uns cêntimos. O que pergunto é se esses cêntimos valem o trabalho de vir cá abaixo desconectar o carro e procurar outro lugar para o estacionar!

          10. Avatar de JL
            JL

            Curiosamente os carregadores deles são os mais em conta.

            Claro que não vale a pena, eu ganho 100 euros à hora.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Nem vão falir. A vender carros de leasing mal tratados e alguns sinistrados como “novos” 😀

      1. Avatar de JL
        JL

        E não têm de dar garantia ?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Têm.
          Obviamente que isto sempre aconteceu e na verdade não significa que o carro vá dar mais problemas por causa disso mas será que o comprador pagava o valor de um semi novo sabendo que o carro já foi batido anteriormente?
          Em todo o caso quem compra não tem forma de saber que tratamento levou o carro do dono anterior 😀

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Tem a garantia de fábrica q ainda restar para bateria . Tudo o resto acabou antes.
          Nenhum concessionário vai cair na loucura de dar garantia sobre a bateria q já não tem garantia de fabrica. A não ser q queira ir para a falência.

          1. Avatar de JL
            JL

            E tem a garantia do concessionário.

            Não é cair, é que tem de dar mesmo, é lei.

            Falência porquê ? a bateria custa mais que o carro novo ? é engraçado porque até este artigo que você tanto defende diz que o custo da bateria é 30% do carro.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Em relação à bateria dão a de fabrica. Se esta ja estiver expirado de certeza q não dão salvo algum comerciante doido q se queira responsabilizar por isso., mas para isso já deve estar muito desesperado e qd for para reclamar já aquilo fechou.
            Mostre-me um de 8anos ou 160000 kms vendido directamente pela Tesla com garantia na bateria, onde um destes parâmetros já tenha sido ultrapassado.

          3. Avatar de JL
            JL

            Da fabrica e a que são obrigados a dar.

            Provavelmente a Tesla não deve ter nenhum, já que os vende todos muito antes disso, e sim dão garantia tal como todos os outros, é lei e não uma opção.

  19. Avatar de Sigsegv
    Sigsegv

    O pessoal é muito palerma. Basta olhar para qualquer cidade e ver a quantidade de automóveis estacionados nas ruas. Acham que conseguem ter infraestrutura de carregamento para cada um? O elétrico nunca foi e nunca será a solução á descarbonização. Ou vão dar uma casa com garagem a todo o cidadão? Acordem.

    1. Avatar de JL
      JL

      E preciso garagem para carregar ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Convém. De contrario não compensa.
        O que sugere? Mandar o fio pela janela e monopolizar só para si o lugar q fica perto da janela?

        1. Avatar de JL
          JL

          Convém porquê ?

          Não, carregadores nos parqueamentos. Nada tem a ver com garagem.

  20. Avatar de Tiburcio
    Tiburcio

    Normal.
    O que eu acho mais estranho até são os ativistas do clima… Andam muito calados…

    Quer dizer, “ah e tal coitadas das tartaturas que morrem por causa das palhinha” mas cemitérios de carros está quieto…

    Enfim, eu já disse e volto a dizer, isto dos carros elétricos não é nada relacionado com o ambiente, é um movimento político.

    A Europa não tem “monopolio” nenhum sobre combustíveis fósseis… No entanto a Europa é uma comunidade que lidera as energias renováveis… Além de que a Europa atualmente não mantém muito boas relações com alguns dos países produtores de combustível fóssil…

    Coincidência isto da transição para carros elétricos?

    A Europa quer é independência dos países que produzem energia fossil, está-se a lixar para o ambiente.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Claro. A verdadeira razão é apenas essa.

    2. Avatar de JL
      JL

      Então e a China, os EUA, Canadá, entre outros, é devido a quê?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O petróleo da China são as terras raras. Claro que têm todo o interesse e mais algum em estimular a ME. Não só dentro mas tb além fronteiras.
        Canadá já falamos. Não vão abolir PHEV após 2035. Até eu era capaz de comprar um se não tivesse mais nada, embora contrariado devido ao excesso de peso.
        São sobretudo carros a combustão.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não vão ainda.

          A China podia simplesmente vender terras raras. Já que também são elementos muito usados em outras tecnologias, inclusive nos a combustão.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lá vem a comparação da formiga com o elefante.

          2. Avatar de JL
            JL

            Sim, a formiga neste caso são os evs.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lool
            Uma única bateria de BEV dá para fazer 100 Toyota Prius. E o que o Prius esta a usar, nem 100 mil a combustão usam…
            Muito fácil perceber onde está o vilão de recursos nesta história.

          4. Avatar de JL
            JL

            Pois mas não dá, senão tinham baterias hibridas de 4 kg, o que não acontece, mas enfim, nessa treta inventada pelo marking da toyota já você acreditou.

            Claro que é fácil perceber, basta entender quem são os que consomem para fazer calor, e lá no fundo têm um pequeno aproveitamento para fazer deslocar o carro.

    3. Avatar de JL
      JL

      Os ativistas do clima andam muitos por aqui, repare bem nos comentários, encontra por aqui vários.

      Nas redes sociais então fazem grupos, onde encontrar um petrolhead está de certeza um ambientalista. Looooool

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        É normal que se fale do ambiente JL afinal esse era a desculpa para mudar para os elétricos

        1. Avatar de JL
          JL

          Nunca foi apenas essa desculpa, e só essa já chega já chega, por mais que a tentem deturpar.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Nem mais.
          Ainda hoje assim e. Zero emissions, save the planet etc e os tansos compraram convencidos q estavam a ser ambientalmente correctos.loooloool

          1. Avatar de JL
            JL

            E são zero emissões, testado e comprado, até se pode fazer esse teste dentro de uma garagem fechada.

            Não, os ambientalistas como você é que tentam chamar ambientalistas a outros, ninguém comprou tendo essa a primeira razão, nem você, se fosse tinha comprado um a gasolina, ou melhor ainda nessa vertente, a GPL, portanto não culpe os outros daquilo que também não faz.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ahh o TheGuardian, com um novíssimo artigo baseado numa VELHA análise mentirosa da T&E, esses lacaios da ME.
            Voltamos ao mesmo. Qual é o ICE médio que emite 250g CO2/km? Estão-se a basear nos Hummer?
            E que raio de BEV’s são esses com tão pouco impacto nas emissões na produção? Serão os Twizy??

          3. Avatar de JL
            JL

            Qual é o ice médio que emite 250 g ? Secalhar nenhum se considerar a produção de tudo.

            São os que existem, você também só usa hummers ev nas suas comparações.

  21. Avatar de O moço coxo
    O moço coxo

    O problema são estas noticias falsas e manipuladas e populistas.

    Os cemiterios de carros existentes NÃO sao porque ninguém quer carros EV mas sim carros acidentados que necessitam uma reciclagem de bateria e muitos paises não têm mecanismos para o fazer.

    De salientar que por exemplo em Espanha já tens muitas oficinas que trocam somente os módulos desgastados e arranjar a bateria pode custar 2000-3000€ para fazeres mais uns 150-200.000 km até trocarem outros modulos. Noutros paises pouco civilizados nem isso há e fazem cemitérios de veículos.

    Nao conheço UM UNICO indivíduo com carro eléctrico que não tenha vendido o seu no espaço máximo de uma semana!

    1. Avatar de Vítor M.

      Repara, atualmente não é fácil vender um usado elétrico e não é só pela questão da bateria (e local onde carregar), é mesmo pelo preço. E é simples de perceber. Grande parte dos carros elétricos vendidos em Portugal foram vendidos a empresas, pelas questões fiscais, claramente. E os usados perdem esse critério. Quem compra um Tesla por 45 mil euros, 4 anos depois a que preço o vai pôr à venda? 😉

    2. Avatar de Álvaro
      Álvaro

      F a k e coment

    3. Avatar de JL
      JL

      Até em Portugal já existem, o meu teve uma reparação na bateria, de um valor bem abaixo do que referiu.

      1. Avatar de Inácio
        Inácio

        O valor da bateria e se for possível a sua substituição, é quase o preço de uma viatura nova a combustão. Mas se gosta de gastar dinheiro, força, a economia agradece.

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde é que é que custa isso ? É que até neste artigo dizem quanto custa e não lêem.

          Então se custa tanto como o veiculo novos os fabricantes andam a oferecer carros e apenas vendem a bateria ?

  22. Avatar de jota
    jota

    Nunca comprei telemóveis ou portáteis em segunda mão, pelo mesmo motivo… Acho que quase todos sabem disso e o mesmo acontece com os EVs. Quem achar o contrário é intelectualmente desonesto ou então está comprometido (por exemplo promotor ou vendedor de EVs), que há por aí vários…

    1. Avatar de JL
      JL

      Se eles são, você também o é, até porque insiste nesse aspeto.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        “Se eles são, você também o é”, adoro estas conclusões da pi*a lololol

    2. Avatar de Álvaro
      Álvaro

      Concordo consigo Jota!

  23. Avatar de Tiburcio
    Tiburcio

    A China? Consumismo. É o Motto da China.

    EUA é modinha (como dizem os brasileiros), consumismo.

    Canada e todos os países nordicos: clima frio… Vai lá para a Dinamarca no inverno meter o teu Clio a gasolina a trabalhar… A gasolina que se for diesel se calhar nem pega…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não pega? Pega pega. A cristalização do combustíveis dá-se a muitos graus abaixo de zero. Diria -40. E para casoa ainda mais extremos existem aditivos.
      As baterias sofrem bastante a temperaturas pouco abaixo de zero. Não sei como aquelas gente aguenta os BEV. Se num clima temperado como o nosso aquilo já não presta, faço ideia com o frio. Deve ser por isso que não venderam os térmicos. 1⁰ para usarem sempre em longas viagens 2⁰ para os meses mais frios. Lool

      1. Avatar de JL
        JL

        No gasóleo a temperaturas a partir de -10 já começa a parecer azeite, o que vai dar cabo das bombas de combustível e injetoras.

        Por isso usarem os equipamentos que usam abaixo, ou seja, carros a combustão ligados à tomada, enfim, só rir.

        Eles aguentam porque é muito mais fácil ter lá um ve do que uma combustão, podem ter até o carro quentinho assim que chegam a ele, o que é um martírio num a combustão.

        Deve ser por isso que cada vez têm menos térmicos, é vê-los a sair de á para países mais abaixo.

        1. Avatar de PJA
          PJA

          Então e os BEV que perdem metade da autonomia.

          1. Avatar de JL
            JL

            Isso é consumo de energia, estes também consomem mais.

            Não perdem, consomem mais, e portanto têm uma autonomia maior.

            Mas o que interessa a autonomia nos países com redes de carga eficientes ? Preocupe-se por lá onde vai abastecer….

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “No gasóleo a temperaturas a partir de -10 já começa a parecer azeite,”
          Como já disse, há aditivos para combater isso. Na Sibéria continuam a circular carros a combustão independentemente da temperatura.

          1. Avatar de JL
            JL

            Há pois, é um aditivo ao motor que se liga à tomada, já foi por aí deixado.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se fosse la ul elektro aquece-los é q eu ficaria admirado.
            Outra solução é não desligar o motor
            O que os aquece são geradores a gasóleo.

          3. Avatar de JL
            JL

            Claro claro, tinha de ser.

            Ainda mais nos países que mais renováveis têm. kkk

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ainda agora sim, houve falha de energia na Sibéria ontem que foi causada, em parte, pelas temperaturas extremamente negativas que chegaram a -60 °C em algumas áreas ecausaram a contração das linhas de energia e o aumento do peso e a formação de gelo. Estes factores levaram a uma série de falhas nas linhas de electricidade, o que causou cortes de energia que afectaram milhões de pessoas na Sibéria. Não tenha vc lá um gerador a gasóleo para obviar a estas cenas e morre congelado.

          5. Avatar de JL
            JL

            Para que queria um gerador a gasóleo nessas condições ? Só de fizesse uma fogueira por baixo.

            Mas onde é que me viu a dizer que sou contra o gasóleo ? Sou tão a favor que até defendo que se deve poupar.

    2. Avatar de Álvaro
      Álvaro

      ? Que confusão vai nessa cabeça…

    3. Avatar de Leonel matos
      Leonel matos

      Isso não é verdade. Os camiões andam logo os outros veículos também. É provável que tenham de ter algumas precauções mas nada que não tenha solução mesmo em veículos a combustão. Ou será que antes dos elétricos eles andavam a pé

      1. Avatar de JL
        JL

        Há soluções sim, é manter os veículos ligados à tomada.

      2. Avatar de TwingoFan
        TwingoFan

        As pessoas estacionam os carros junto tomadas para ligarem aquecedores elétricos para eles não congelarem…

        https://mf.b37mrtl.ru/rbthmedia/images/2019.02/original/5c5c121e85600a310d4835e6.jpg

        1. Avatar de _RJCA_
          _RJCA_

          Isso é que dava jeito para “matar” a humidade da noite que o meu burro a “petrol” que não quer pegar de manhã. Se estiver tempo seco pega numa boa…

  24. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    E agora falando na questão da poluição que dizem poluir menos. Será que desse jeito amontoando milhares dessa forma é mais ecológico?

    1. Avatar de JL
      JL

      Qual é a diferença de ter um grande amontoado de carros a combustão que já cumpriram a sua vida útil ?

      1. Avatar de Inácio
        Inácio

        Estes podem ser facilmente reciclados! Até podem ser convertidos em elétricos! Fácil!

        1. Avatar de JL
          JL

          Os eléctricos também, fácil.

          Estes nem precisam de ser convertidos, já o são, mais fácil ainda.

          1. Avatar de Santos
            Santos

            Que confusão vai nessa cabeça…

          2. Avatar de JL
            JL

            Confusão onde ?

  25. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    Para variar mais uma notícia retirada do contexto …

    A história original é de uma empresa que comprou milhares de carros para aluguer numa das cidades fantasma da China …

    Esqueceram de mencionar que também destruíram milhares de habitações…

    É triste as notícias são manipuladas e as pessoas perderam toda a noção…

    Os carros foram abandonados porque têm dono de uma empresa falida …caso contrário ja tinham sido vendidos…

    Mas o engraçado e retirar do contexto e fazer má figura para os eléctricos…

    Caso não saibam nos países nórdico já reciclam e recuperam eléctricos da primeira geração, com criação de valor igual ou superior ao veículo novo…

    Mas o que interssa e criar cliques… para os carneiros…

    1. Avatar de Inácio
      Inácio

      Então JL, também tem mais nick names?

      1. Avatar de JL
        JL

        Não, só tenho um, é fácil de identificar quem tem, basta ver quem vem aqui sempre com nick diferente e com a mesma conversa, e sempre a atacar o mesmo.

        1. Avatar de Santos
          Santos

          Gonçalo Pereira da Vectrix, não é JL?

          1. Avatar de Tony
            Tony

            Sim esse mesmo 🙂

  26. Avatar de Night18
    Night18

    No meu caso optei por um carro novo a gasolina, não tenho local para carregar o carro nem tenho acerteza que seja o futuro. Depois tenho o carro principal a gasóleo porque ando imenso e os consumos são muito baixos para a maioria dos carros, não estou para enterrar dinheiro num carro eléctrico e andar sempre preocupado aonde posso carregar etc. Se não fizerem baterias que dê para carregar em 5/10min e com autonomia acima do 1000km, eu vou continuar a usar os que tenho até partirem o motor ou puder comprar carros a combustão.
    Se já carros usados peço imenso testes antes de comprar, agora imagina comprar um a pilhas com tudo eléctrico, sem conseguir garantir que está tudo a funcionar em pleno.

    1. Avatar de JL
      JL

      Comprar um a pilhas é um alto risco sim, até porque os sistemas que têm com limite de vida são muitos, incluindo a bateria.

      Agora eléctricos a baterias é mesmo só testar a bateria.

      1. Avatar de Gabriel
        Gabriel

        Sim sim, é só testar, porque as baterias, essas são eternas! O que já me ri com o comentário deste!

        1. Avatar de JL
          JL

          Não são, muito menos as pilhas onde os fabricantes até dão metade da garantia que que são às baterias, isto no mesmo veículo.

          Riu porque o não entendeu, provavelmente é mais um que não pesca nada do assunto carros, nem sabe o que são carros a pilhas.

    2. Avatar de PJA
      PJA

      Fez muito bem, atualmente para quem não puder carregar em casa é o melhor negócio. Para o ambiente o melhor é manter o carro antigo.

      1. Avatar de JL
        JL

        Para o ambiente é melhor manter o carro antigo se fizer menos de 1000 KMS por ano, os pormenores é que lixam a malta.

        1. Avatar de _RJCA_
          _RJCA_

          Para o ambiente o melhor é não ter carro.

          O resto é teorias da treta que na realidade ninguém quer saber. Nem tu nem o Yamahia têm poder de encaixe. Acham que vocês os dois devem ter uma relação de amor/ódio ou então são a mesma pessoa…

          1. Avatar de JL
            JL

            Para o ambiente o melhor, sendo assim, é não existir, portanto se preocupam tanto com o ambiente não se reproduzam. Lool

            O que é poder de encaixe ?

  27. Avatar de TwingoFan
    TwingoFan

    Esses cemitérios de carros são de empresas de rent-a-car que faliram, muitas delas até são empresas europeias a operar na China, onde os carros estão penhorados e não podem ser vendidos devido a processos que estão em tribunal…

    1. Avatar de Vanderlei
      Vanderlei

      Comentário não verdadeiro. Consulte o polígrafo ou outras fontes credíveis e verá que esse tipo de “cemitérios” existem. Por muito que tentem “impingir”, a maioria não quer elétricos, quanto mais usados!

      1. Avatar de JL
        JL

        É exatamente o que diz o poligrafo sobre esse assunto, o TwingoFan está correcto.

        1. Avatar de Gabriel
          Gabriel

          Sempre a deturpar a realidade. Os cemitérios dos elétricos existem e são um dos maiores problemas ambientais dos próximos anos.

          1. Avatar de JL
            JL

            São? Então porquê? Os que existem de carros a combustão nunca o foram ?

            Eu deturpei onde ? Prove lá?

      2. Avatar de TwingoFan
        TwingoFan

        Podes ler no polígrafo:

        “O negócio baseava-se numa aplicação de partilha de automóveis elétricos, com cerca de 20 mil viaturas disponíveis em 12 cidades chinesas, de entre as quais Hangzhou, Chengdu e Zhengzhou. A plataforma contava com cerca de quatro milhões de utilizadores e operava desde 2015.”

        https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/fotografia-de-cemiterio-de-carros-eletricos-na-china-e-autentica

        1. Avatar de Joaquim Sobreiro
          Joaquim Sobreiro

          Como são feitas e por quem as avaliações de polígrafo?. Nomes e funções, métodos de avaliação, conflito de interesses, direito a expressão.

          1. Avatar de TwingoFan
            TwingoFan

            O problema agora é do polígrafo…

          2. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            O polígrafo não é nenhum problema. Cumpre muito bem com as funções, de engenharia social, para que foi criado.

          3. Avatar de JL
            JL

            Só porque não dizem o que queria “ouvir”, já não são credíveis.

            Eles fazem uma coisa muito simples que você pode fazer, é cruzar a informação e certificar-se das fontes.

            Ou seja, trabalho de jornalista…

          4. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            Pois é mesmo uma questão de “fontes”. Quando se questionam as fontes de poder e seus subsídios, sabes bem os atributos com que se lhes atribuem, com describilidade e tentativas de ofensa, quando não se vai mais longe ainda. Aproveito e deixo aqui o meu agradecimento e reconhecimento a Pplware, que nos permite expressar esta nossa divergência de opinião, pois polígrafo não o permitiria

          5. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            O trabalho de jornalista, médico, e qualquer outra profissão de carteira profissional é cumprir com as regras estabelecidas. Não lhes é dado o direito de ter e justificar opinião própria, porque o seu posto de trabalho lhe pode ser retirado.

          6. Avatar de JL
            JL

            Questionam fontes de poder ? Então que fontes são essas ?

            As fontes do petróleo que querem justificar que estes cemitérios são mesmo de carros novos abandonados? Portanto funciona para os 2 lados.

            Por isso se usar cruzamento de fontes, foi isso que eu disse, e não, jornalistas podem dar opinião, e quando o fazem até dizem que o fazem.

          7. Avatar de JL
            JL

            Não lhes é dado o direito ? Looool não vivemos numa ditadura sem direito de liberdade de expressão.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL em q mundo é q vive?looolooolool

          9. Avatar de JL
            JL

            No mesmo que o seu, só não me meto a inventar teorias quando os factos não me convêm.

  28. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Porque é que alguém quererá comprar um carro cuja autonomia nem chega a 300 km e que demora literalmente horas a carregar? A solução são os híbridos, que juntam o melhor dos dois mundos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Porque para muitos chega, ou faz mais de 300 KMS por dia, e as viagens de férias não tem 1 hora a mais para carregar ?

      Levam horas sim, mas eu não preciso de ficar lá a segurar o cabo, na prática levam segundos a carregar usando o nosso tempo.

      Coisas tão simples que faz confusão a muita gente que perde muitos e até horas alguns para estarem num fila de abastecimento para poupar uns cêntimos.

      1. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        HA HA HA!

        Agora estiveste bem mas nunca perdi mais de 10/15 minutos a comprar gasolina para o meu carro. Eu até pago diretamente na bomba 90% das vezes sem a necessidade de ir ter com o funcionário…

  29. Avatar de Ignorantes
    Ignorantes

    É ver a quantidade de vendedores de EV, que nem no fim de ano deixam de trabalhar! Bom ano e boas vendas!

    1. Avatar de JL
      JL

      Portanto aqui quem parece ser ignorante é você, vendedores ? Então mostre lá os stands deles.

      Se eles são vendedores também você, mas da alternativa, tanto que acusa os outros daquilo que também faz.

      Então e essas vendas ?

  30. Avatar de Zé Carlos
    Zé Carlos

    Estás errado JL, consulta as fontes fidedignas.
    De facto é um flagelo!

    https ://observador.pt/2023/08/15/cemiterio-tem-milhares-de-electricos-sabe-porque/

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      E estamos só no início…

      1. Avatar de JL
        JL

        Início ? Os chineses já têm eléctricos à décadas, nós é que estamos no início.

    2. Avatar de JL
      JL

      Errado onde ?

      “Segundo a ICA, o parque efectivamente existe e está lá armazenada uma enorme quantidade de veículos eléctricos, a maioria usados com até quatro anos, que antes estiveram ao serviço de empresa chinesas de ride-sharing ou de car-sharing, soluções de mobilidade urbana e semi-urbana que não pegaram na China, em parte devido à Covid-19. Entre estes automóveis, a maior fatia pertence ao Hozon Neta V, um eléctrico pequeno e barato, sendo visíveis modelos similares da Baic, com o mesmo posicionamento no mercado.”

      1. Avatar de André
        André

        Este ainda não percebeu… Até o próprio título deste forum diz isso mesmo. É tão tendencioso que perde a razão. O que vale é que já lhe caiu a mascara e já todos o conhecem…

        1. Avatar de JL
          JL

          Este ainda não percebeu, onde é que disse que não havia cemitério de carros ?

          Eu não perdi a razão, até confirmei que existem, e pelos motivos que outra pessoa disse, você é que na tentativa de calar os outros usa esse tipo de conversa idiota.

          Conhecem pois, sou um não hater, ao contrário de si.

  31. Avatar de Anita
    Anita

    ENTÃO, SERIA UMA BOA ATITUDE DÁ-LOS EM VEZ DE APODRECEREM
    NÃO ACHAM ???

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Dá-los? A Anita acabou de descobrir a solução para a fome no mundo! Com tanto excesso de bens alimentares porque é que ninguém se lembrou e todos os anos são destruídos alimentos que resolviam o problema?
      Acho que a Anita ainda não compreendeu o processo. Como dizia o outro, “é a economia estúpido”
      Bom ano

  32. Avatar de Cavalheiro
    Cavalheiro

    E igual… a legislação dita que o revendedor tem que dar garantia de 1 ano do produto, caso este venda um carro na qual o motor na hora do morte, sim arrisca se a devolver o dinheiro. Leiam a legislação sobre as garantias, muitos desconhece o seu peso

  33. Avatar de Cavalheiro
    Cavalheiro

    Triste é haver desinformação, o cemitério de eléctricos é falsa bem como em ser veículos europeus no suposto cemitério, quando o relatório diz o contrário. Peço a quem queira realmente se informar sobre o tema, que faça uma pesquisa sobre o tema é verá muita informação a mandar a baixo essa teoria.

    https://pt.ecarstrade.com/blog/used-car-sales-europe

    1. Avatar de Vítor M.

      Não sabes ler bem? Porque não se fala em carros usados, mas sim carros usados elétricos. E mais, não é só respeitante à Europa, mas ao mundo em geral, com incidência maior no mercado chinês, que será um dos dos maiores, se não mesmo o maior.

      Tens de ler bem, porque se não dizes disparates.

  34. Avatar de dc
    dc

    Vai ser como os telemóveis guardados na gaveta lá de casa.
    Mas se venderem esses carros eléctricos a preços bastante acessíveis, não me importava de comprar um, e conheço muita gente que também não, para ter um carrinho de ir às compras e pequenas voltas na cidade.
    Agora entre pagar 15000€ por um carro com bateria degradada, ou um Diesel por 2500€ que com uma manutenção ligeira pode durar anos.

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Elétricos com baterias viciadas, nem oferecido…

      1. Avatar de JL
        JL

        As baterias que viciavam já não se fabricam desde 1992.

        1. Avatar de Andre
          Andre

          Nem oferecido…

          1. Avatar de JL
            JL

            Pois não, já não se fabricam, nem oferecidas podem ser.

  35. Avatar de Manel
    Manel

    Deiam-me um que aceito e gou-lhe uso. E acho não ser o único. Fim do cemiterio, assunto resolvido.

  36. Avatar de Traveller
    Traveller

    Podem dizer onde estão carros eletricos em segunda mão que eu compro todos com a mesma depreciação que um carro a combustão, Segundo estatisticas do StandVirtual o carros eletricos em portugal em segunda mão vendem muito mais depressa que os carros a combustão.

    “De acordo com o Índice Annual Car Cost Index 2021, da empresa Leaseplan, em Portugal já é mais barato ter um automóvel elétrico do segmento médio familiar do que um veículo da mesma categoria a gasóleo ou gasolina.

    Segundo o mesmo estudo, que revela o custo real de ter um automóvel, incluindo combustível, depreciação, impostos, seguros e manutenção, em 22 países europeus, a poupança atinge mais de 400€ mensais na utilização de um automóvel médio familiar elétrico (811€) comparativamente ao de um Diesel (1.217€) e ascende a 190€ para um automóvel da mesma categoria alimentado a gasolina (1.407€).”

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “Segundo o mesmo estudo, que revela o custo real de ter um automóvel, incluindo combustível, depreciação, impostos, seguros e manutenção, em 22 países europeus, a poupança atinge mais de 400€ mensais na utilização de um automóvel médio familiar elétrico (811€) comparativamente ao de um Diesel (1.217€) e ascende a 190€ para um automóvel da mesma categoria alimentado a gasolina (1.407€).” ”
      Onde foram buscar essas médias?
      Colaboraste na elaboração dessa informação? Isso está tudo mal, caso afirmativo manda rectificar

      MEDIA dos 20 países em análise:
      Gasolina 1 029 €
      Gasóleo 1 039 €
      PHEV 1 031 €
      BEV 918 €
      Portanto na melhor das hipóteses a vantagem são 121€ ano/10€ mês
      https://fleetmagazine.pt/wp-content/uploads/2021/10/CCI-2021-RelatorioPT.pdf
      pag 14

      De qq forma considero os nrs da LeasePlan igualmente tendenciosos, porque:
      Porquê de acharam conveniente eliminar e/ou não considerar os dados de 9 países da União?
      Bulgária
      Chipre
      Croácia
      Estónia
      Letónia
      Lituânia
      Malta
      Polónia
      Roménia
      Não dava jeito? Estragava a média dos elektros? Chuta-se assim sem mais nem menos a vontade de 150 milhões de cidadãos da União?

      E pq incluíram 2 países que não fazem parte da União Europeia?
      Reino Unido
      Noruega
      Dava jeito para a média?

      Mas agradeço em definitivo à LeasePlan pelos dados que “apurou” em relação a Portugal. Topa-se logo que de entre todos, os Portugueses são os que levam mais castanhada em impostos dentro dessa lista de 20 países, caso tenham um carro a combustão. E ainda nos queriam dar com um agravamento no IUC que poderia chegar a mais de 1000% , apesar de serem dos que têm menores rendimentos.

      Mas voltando à LeasePlan . Mesmo com a trafulhice toda a que os Portugueses estão sujeitos, ainda não compensa comprar elektros em PT. Salvo se for uma empresa a compra-lo e que possa descontar tudo e mais alguma coisa!
      Esses nrs da LeasePlan estão, digamos, VICIADOS e quem pegou neles para dar informação aina viciou mais looolooolool

      1. Avatar de JL
        JL

        Foram buscar a valores reais e atuais, já você foi buscar um artigo com quase 3 anos, só para ficar por cima.

        Queriam e vão dar um agravamento, deixe passar as eleições, é só um ajuste para a média europeia.

        Claro que estão viciados, só os seus é que estão bem.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Media?!
          Vc viu a lista da pag 14?
          Qual média?
          Portugal lidera destacadissimo o custo de ter um auto a combustao.
          O pais mais caro “overall”para ter carro é a Suíça. Vai a ver os combustão e os suíços de ordenado mínimo de 5000€ pagam menos 200€ ano nos combustão.
          Qual a media q quer q suba???looolooolool
          Que venha a media, Deus o ouça. A média sem PT é 950€ ano para ter um carro a combustão. Em PT e 1450€.
          Venha de lá essa média.

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas quem falou em média ? só você está a falar disso.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Novamente a ver se percebe :
            “Segundo o mesmo estudo, que revela o custo real de ter um automóvel, incluindo combustível, depreciação, impostos, seguros e manutenção, em 22 países europeus, a poupança atinge mais de 400€ mensais na utilização de um automóvel médio familiar elétrico (811€) “

          3. Avatar de JL
            JL

            Exato, ninguem falou em media.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Veja lá bem q é a media de custos em 22 paises(mas só lá estão 20 loool). O rigor da StantVirtual.looolool
            Se quiser mando-lhe a folha excel q saquei dos nrs da LeasePlan com médias devidamente calculadas.
            Pela 3ª vez…a ver se lhe entra :
            ” o custo real de ter um automóvel, incluindo combustível, depreciação, impostos, seguros e manutenção, em 22 países europeus”
            Isto é uma média.
            Vá lá ver novamente a verborreia do StandVirtual q o @Traveller transcreveu e o disparates dos nrs. divulgados.

          5. Avatar de JL
            JL

            Ninguém fala em média, só mesmo você, que nem uma velocidade média sabe o que é nem como se calcula.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tá maluke, lool

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Olha boa, reparei agora. A Suíça tb n faz parte da UE. Tenho q ir à procura do 10⁰ pais da UEq eles excluíram looolooolool
          Mas agora não me apetece.

  37. Avatar de Pedro
    Pedro

    Malta, este video de cemiterio de carros electricos sao foram varias vezes explicados:
    resumindo a historia: durante a pandemia foram criadas varias empresas na china pra usar fundos do governo para criar empresa de carpooling e carsharing (tb tivemos ca em algumas cidades carros que podiamos pegar como se fosse as trotinetes) que acabaram por falir… e td os carros dessas empresas foram empilhados em cemiterios.
    Nota: mtas desses carros foram encomendados ja com bateria minusculas e outros nem bateria tinham, e foram logo colocados “novos” em cemiterios.. td pra sacar subsidios.
    Ou seja, nao tem nada a ver com as pessoas comprarem ou nao estes carros.. simplesmente fraudes que estao nos tribunais..

    1. Avatar de Emanuel Vieira
      Emanuel Vieira

      É isso.
      Até porque os carros premium, apostaram desde logo em sistemas de baterias mais sofisticados, e esses já está mais que provado que aguentam bem mais em uso normal que 10 anos. Perdem não chega a 80% da carga.
      Os de utilização intensiva e de cargas rápidas acabam por ter problemas mas é tal como os carros normais.
      Mesmo assim vai uma diferença enorme de quem carrega normalmente o carro em carro, sem sobreaquecer as baterias e quem carrega na rua exclusivamente, mas aí a história passará na confiança se o carro era de uma velhinha.
      Cemitérios de carros eletrícos hoje em dia é dos que tiveram acidentes por culpa própria. Aí sim, existe um problema.

  38. Avatar de Joao Serra
    Joao Serra

    Quem compra carro electrico tem de ter consciencia que quando o for vender ninguem o quer , nem a marca o aceita como vinha hoje a falar no jornal , ninguem vai dar garantia de carro electrico em 2º mão.

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu já comprei 3 usados, um deles vendi.

      No jornal não disseram nada disso, mais uma invenção, ou então não sabem ler.

      1. Avatar de Santos Mota
        Santos Mota

        Ai não , então não lemos o mesmo Jornal.

        1. Avatar de JL
          JL

          É colocar aqui a noticia e ficamos a saber.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Nada que já não se soubesse há muito.