Nikola Badger: A pick-up elétrica a hidrogénio que oferece quase 1000 km de autonomia

12 Comentários

O mercado das pick-ups nos Estados Unidos será muito forte nas próximas décadas. Conforme temos visto, são várias as marcas a desenvolver veículos elétricos para este segmento. A Tesla, Ford e GM são exemplos de empresas que estão a apostar forte neste tipo de veículo. No entanto, a Nikola, que sem lançar qualquer veículo, tem marcado o mundo automóvel, promete agora uma pick-up elétrica de hidrogénio com cerca de 1000 km de autonomia.

Trevor Milton, CEO da Nikola Motors, anunciou que a Nikola Badger, uma pick-up elétrica, com um sistema de pilhas de hidrogénio, estará disponível em breve.

Imagem da Nikola Badger: A pick-up elétrica de hidrogénio


Nikola Badger: a pick-up elétrica que entusiasma o mercado

Nikola Motor, outro construtor americano especializado em veículos de emissão zero, que também leva o nome do inventor e engenheiro Nikola Tesla, apresentou esta semana as suas credenciais nesta corrida louca. A empresa anunciou a abertura das encomendas para a aquisição da Nikola Badger, a partir do dia 29 deste mês. Esta pick-up elétrica de bateria de hidrogénio ajudou a valorizar os títulos da marca para o dobro… sem vender um único veículo!

Assim, a empresa vale agora 21,9 mil milhões de dólares, apenas 2 mil milhões a menos que a Ford Motor.

Este novo modelo será apresentado num evento onde este veículo de emissão zero será exibido ao vivo. Conforme tem sido veiculado pela marca, esta oferta servirá para reforçar a imagem da marca, que vai apostar num estilo de apresentações tipo Tesla.

 

Autonomia é um trunfo desta pick-up elétrica

A Nikola Badger promete cerca de 966 km de autonomia e cerca de 482 km, apenas com o depósito de hidrogénio de 8 kg. A sua célula de combustível fornece até 120 kWh e dará um alcance de 485 km, graças à sua capacidade de gerar 160 kWh, rivalizando com o Tesla Cybertruck ou com o Rivian R1T, que prometem 805 km e 643 km de alcance, respetivamente.

O seu desempenho em estrada é suportado por uma transmissão elétrica que enviará os seus 919 cv e 1.329 Nm de binário às quatro rodas. Assim, a máquina permite ir dos 0 aos 96 km/h em 2,9 segundos. Portanto, num rápido vislumbre das características, a primeira oferta da Nikola não parece nada má!

Além disso, e já que estamos a falar em números, esta quer mesmo rivalizar com a Cybertruck até no tamanho. Segundo os números apresentados, a Badger mede 5.890 mm de comprimento, 2.180 mm de largura e 1.870 mm de altura, ligeiramente maior do que o Tesla Cybertruck.

 

Capital europeu está a fortificar a Nikola

A empresa americana está a atravessar um doce momento. Em fevereiro, anunciou, entre outras coisas, uma injeção de capital da CNH Industrial (Iveco) no valor de 250 milhões de dólares. Assim, a Iveco passou a deter 7,11% da marca, que recentemente se estreou na Bolsa de Nova Iorque (NASDAQ) com grande sucesso.

Segundo o que foi avançado, a empresa Nikola planeia entregar o seu primeiro camião 100% elétrico em 2021. Posteriormente, este será seguido por dois modelos de células de combustível elétricas, em 2023. Embora até à data ainda não tenha entregado um único camião elétrico, existem já muitos interessados. De tal forma que a empresa já tem planos para construir uma instalação de 112.000 m² a sul de Phoenix e começar a fabricar camiões em 2021.

 

Leia também:

Incrível! Nikola tem bateria que duplica autonomia dos carros elétricos

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TM
    TM

    “ A Nikola Badger promete cerca de 966 km de autonomia e cerca de 482 km, apenas com o depósito de hidrogénio de 8 kg. A sua célula de combustível fornece até 120 kWh e dará um alcance de 485 km, graças à sua capacidade de gerar 160 kWh“

    É impressão minha ou isto está um pouco confuso?

    1. Avatar de Vítor M.

      Agora junta os dois valores, a Nikola Badger combina a bateria elétrica e a célula de combustível de hidrogénio, nesta disponibilidade híbrida a pick-up consegue uma autonomia de cerca de 966 kms.

      1. Avatar de TM
        TM

        Ok, não me tinha apercebido que tinha duas fontes de energia. Pensava que era só com pilhas de hidrogénio. No artigo, onde menciona que funciona com 2 fontes de energia?

        A célula de combustível de hidrogénio carrega a bateria ou alimenta directamente o motor? Perdoe a minha ignorância em relação a este assunto e agradeço desde já os seus comentários!

      2. Avatar de João
        João

        Estava com a mesma dúvida!

  2. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Muito bem, sempre andar … entretanto efacec está á rasca!!

  3. Avatar de leon
    leon

    Espetacular, vou já encomendar uma…

  4. Avatar de recondicionado
    recondicionado

    https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula_de_combust%C3%ADvel
    A primeira célula de combustível foi desenvolvida no século XIX em 1838 por William Grove. [3] [4] Um esboço foi publicado em 1842 pelo mesmo cientista. [5] [6] As células de combustível só tiveram aplicações práticas a partir da Década de 1960, quando Thomas Grubb e Leonard Niedrach, da companhia General Electric, tiveram sucesso no desenvolvimento de uma célula PEM. Apesar da sua portabilidade, não era viável economicamente, dado uso de platina como catalisador. [7] A primeira célula de combustível a hidrogênio para o ramo automóvel foi desenvolvida em 1991 por Roger Billings.

  5. Avatar de recondicionado
    recondicionado

    havia taxis elétricos alimentados por baterias de edison? a trabalhar em manhattan em1900.
    tecnologias do passado regressam em força.
    desta vez para ficar?

  6. Avatar de André R.
    André R.

    Aqui está o futuro…

  7. Avatar de Radamel
    Radamel

    Acho graça a valorização potencial em bolsa. Sem apresentarem nada fisico.

    1. Avatar de TM
      TM

      Sem dúvida! Apesar de os mercados e da economia funcionarem baseando-se no futuro e no que é incerto, neste caso parece-me um bocado exagerado!

    2. Avatar de Piro
      Piro

      Mais engraçado é comprar esta empresa embrionária a colossos com décadas de produtos no mercado, expostas a todo o tipo de consequências próprias de estar em mercado aberto, e sequer pensar que já estão mais ou menos perto do valor de colossos.
      Mais engraçado é não se perceber que o valor em bolsa quer dizer zero em relação á empresa, e o que não faltam são exemplos a contrariar este tipo de pensamento, alguns trágicos, outros ridiculamente hilariantes.