Nas estradas da Noruega, um em cada cinco carros já é elétrico

59 Comentários

Temos visto que a Noruega está consideravelmente à frente no caminho que tem a eletrificação como destino. Este avanço significa que um em cada cinco carros nas estradas já é elétrico.

Em percentagem, significa que 20% da frota norueguesa é elétrica.

Noruega

A novidade foi confirmada pela diretora da Norwegian Electric Vehicle Association, Christina Bu, que acrescentou que a tecnologia está a ser implementada como “bola de neve”: no mês passado, a Noruega atingiu um novo marco na transformação da sua frota automóvel para uma mobilidade sustentável, com a percentagem de carros elétricos nas estradas norueguesas a ultrapassar 20%.

É uma aventura fascinante da qual fazemos parte aqui na Noruega.

Christina Bu, diretora da Norwegian Electric Vehicle Association
Christina Bu, diretora da Norwegian Electric Vehicle Association

Os números relativos às vendas de elétricos têm aumentado de ano para ano, e fixam-se, atualmente, em mais de 80%. Contudo, é preciso considerar que a venda de automóveis novos não é a mesma coisa que a frota de veículos a circular nas estradas.

Afinal, foram precisos 10 anos, para que a frota de carros elétricos saltasse dos 0% para os 10% – percentagem que o país atingiu em março de 2020. Com a chegada de mais e melhores propostas, a Noruega viu o número de carros elétricos nas estradas duplicar, em menos de três anos, fixando-se nos atuais 20%.

Noruega

De acordo com as estimativas, este valor poderia subir para 30% da quota de mercado, em menos de dois anos, e para 100%, em 2030.

Embora as previsões sejam animadoras, pesa o facto de a Noruega estar perto de eliminar os subsídios do governo de apoio à compra de carros elétricos. Além disso, a chegada de novas propostas poderá ter impacto nos números.

 

Leia também:

China está imparável: vendas de elétricos sobem para quase 30%, em novembro

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de secalharya
    secalharya

    Com inúmeros benefícios fiscais é fácil.

    1. Avatar de RC
      RC

      Se tivesse os mesmos benefícios cá também mudava >?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Mudava qualquer coisa, mas no geral não me parece… realidades diferentes

        1. Avatar de Rc
          Rc

          Ou mentalidades….

          1. Avatar de mamba
            mamba

            ou carteiras…

    2. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Não têm nada a ver com benefícios fiscais antes pelo contrário!
      Depois de 2025 é proibidos a venda de automóveis a combustão.
      Automóveis a combustão tem impostos mais altos dos que nos eléctricos ou seja não são os eléctricos a ficarem mais baratos devido a benefícios são os a combustão a ficarem mais caros devidos a aumento de impostos, o mesmo está acontecer na Holanda.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Por isso é que aqui vamos deixar de comprar carros cada vez mais

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Sim nao tem nada a ver com o nível de vida e poder de compra …..

  2. Avatar de xico
    xico

    Pois a Noruega não é governada por um partido chamado PS que há decadas que nos empobrece. A noruega pode ter esses luxos, nós nao

    1. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Lê a minha resposta mais a cima, os carros a combustão são mais caros, não são os eléctricos que são mais baratos . Cá os eléctricos e híbridos têm ajudas estatais ou seja é melhor pra nós

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Se fosse por causa disso de 2011 para 2015 tínhamos ficado todos ricos como os noruegueses.

      1. Avatar de Rc
        Rc

        Não ficamos, mas a troika foi embora:

        Se consultarmos a história, o cenário repete-se várias vezes.

      2. Avatar de Américo Mendes
        Américo Mendes

        A sério?…sabe o que aconteceu em 2011 e quem originou esse facto, bem dramático?
        Ele é cada um…

  3. Avatar de Sergio
    Sergio

    Conduzi na Noruega. Velocidades bastante controladas em estradas estreitas e, não raras, próximas das beiras de fiordes. Em pleno verão levamos 8 horas para percorrer a principal estrada entre Oslo e Bergen, as duas “maiores” cidades, frequentemente ainda cobertas de neves eternas e a exigir muita cautela para conduzir na travessia de longos túneis sem necessária iluminação. Síntese: ambiente e condições das estradas são perfeitas para carros à eletricidade. Prefiro Portugal, Portugal, Portugal…

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      É curioso, só uma casta privilegiada de pessoas prefere Portugal, precisamente o país mais rasca da Europa ocidental e onde as pessoas são miseravelmente pagas. E só não foge quem não consegue.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Existem países com estradas melhores que portugal

  4. Avatar de Hali
    Hali

    Além de serem carros caríssimos , existem um problema imenso para carregar o carro.
    Fora outros problemas dos carros elétricos.

    1. Avatar de Rc
      Rc

      Quais problemas conte lá?

      Queres ver que tenho um e não dei.

      1. Avatar de TrolhaMen
        TrolhaMen

        Deixa lá, se a ignorância matasse.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Que tal analisar o que se passou no túnel do Campo Pequeno no passado dia 7?
        De entre o engarrafamento de carros apanhados com a subida das águas, apenas 1 lá ficou. Adivinhe o que era.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          +1 Para andar em inundacoes ou atravessar rios nao é das melhores opcoes.

        2. Avatar de Rc
          Rc

          Tem a certeza ? , não me diga que os a combustão com água pelo tejadilho também lá passavam ?

          Secalhar iam todos com snorkel.

          Loooool, onde chega o fanatismo.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Esse “bricou” muito antes da água lhe chegar ao tejadilho, daí ter sido o único que lá ficou. Duhhh
            Tendo ainda empatado a vida a uns quantos que tiveram que o ultrapassar de revienga para conseguir sair dali a tempo!

          2. Avatar de RC
            RC

            Tipo estes ?

            https ://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?did=164664

          3. Avatar de RC
            RC

            Anda tudo enganado, os motores e baterias precisam de oxigénio para trabalhar. LOOOL

            https ://www.motor24.pt/noticias/risco-de-cheias-rapidas-o-que-fazer-no-carro-em-caso-de-inundacao/1538339/

      3. Avatar de Duarte Ribeiro
        Duarte Ribeiro

        Sim e tu tens um, e o pessoal que gosta de carros clássicos ou carros a combustão não pode ser contra os electricos porque realmente gosta de motores, da própria mecânica em si, de como um motor trabalha?

        As vezes penso que não deves pensar bem antes de escrever

  5. Avatar de Cesar II
    Cesar II

    smartphones com rodas povos facilmente manipulados por politicos.

    1. Avatar de Rc
      Rc

      Então a si não o manipulam a ir sempre à bomba ?

      Esses sim, parecem os manipulados.

      1. Avatar de Cesar II
        Cesar II

        1º Politicos nem um se aproveita em Portugal e no mundo muito poucos começa por terem a mania que são deus , aldrabões e corruptos sem palavra, manipuladores e ladrões cheios de desculpas para justificar as suas obras ,torcem as leis a sua maneira e aos seus interesses…..

        1. Avatar de Rc
          Rc

          Então porque não se candidata à ser um político não corrupto ?loooll

          1. Avatar de robin
            robin

            Tinha que começar a varrer o lixo a Trump e já não tenho paciencia para aturar a merd que se vê nos acamados da politica.

          2. Avatar de robin
            robin

            Se calhar é pelo que mencionei abaixo que o Cesar não se candidata a politico.

  6. Avatar de Chico
    Chico

    Em Portugal, 1 em cada 5 carros tem menos de 5 anos.
    O resto é tudo 20 anos Clios etc

    1. Avatar de Rc
      Rc

      Errado, 25 % dos carros têm mais de 20 anos, o que quer dizer que os restantes têm menos.

  7. Avatar de guedes
    guedes

    Também a Noruega não é exemplo .
    Exportam todo petróleo e a poluição para os sitios onde produzem os carros electricos. Nem o usam porque o Slartibartfest fez aquele país ideal para as barragens que produzem toda a energia do país

    1. Avatar de Rc
      Rc

      Entao e a extração de petróleo não faz poluição ?

  8. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    No entanto um dos maiores poluidores “per capita”

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Em que posicao estao eles?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Em 2021, num universo de 185 países, a Noruega é apenas o 153º menos poluente per capita e apesar de todo esse alarde com os BEVs obteve uma variação para pior de 0,65%. Realmente notável pela negativa.

        Para comparação destaco Portugal que com o seu parque automóvel deveras envelhecido consegue poluir menos de metade per capita; Ou ainda Cuba conhecida pelos seus carros quase cinquentenários polui menos da terça parte per capita!
        https://pt.countryeconomy.com/energia-e-meio-ambiente/emissoes-co2?anio=2020

        1. Avatar de RC
          RC

          E quanto produz e exporta Portugal e Noruega ?

          1/3 ??? errado, cerca de metade, já que 3.8 não é 1/3 de 7.7.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Óh que caraitas…
            “Vá lá ver de novo:
            – “Portugal que com o seu parque automóvel deveras envelhecido consegue poluir menos de metade per capita”

            E o que é que as exportações têm a ver com o assunto?
            Estamos a falar de BEV’s e dos supostos benefícios para o meio ambiente! E ao que parece não resolvem o problema, antes pelo contrário, apenas contribuem para o seu agravamento!
            Sendo que é mais que certo que a origem do problema provém de outras áreas, como vc inconscientemente acabou de confirmar!

          2. Avatar de Rc
            Rc

            Que tem a ver ? Quer ver que agora a produção de coisas não faz poluição ?

            Porque será que ele ganham 4 a 5x mais que nós? Poupam muito e fazem pouco ?

            Porque razão os países pobres aparecem em primeiro lugar ?

            Não resolvem ? Parece que a Noruega agora com 20 % de BEV está a reduzir muito as emissões, basta ver as emissões deles ao longo dos anos.

            Secalhar estão todos errados, e você é que está certo. Loooool

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não tem a ver com BEV’s que é o assunto.
            Já agora se querem mesmo salvar o planeta e bem podiam começar por parar de produzir coisas supérfluas e inúteis para a subsistência e bem estar da humanidade. A começar pelos BEV’s cuja produção gera uma poluição medonha!

          4. Avatar de Rc
            Rc

            Então invente outros que poluíam menos que estes 2 e venda -lhes, já que sabe mais que eles.

        2. Avatar de RC
          RC

          Já agora, eles têm vindo a diminuir, e nós temos vindo a aumentar e já começamos a diminuir, olha que mau, parece que até coincide com a entrada de veículos eléctricos em massa. LOOOOL

          Claro que isso você não viu.

          https://pt.countryeconomy.com/energia-e-meio-ambiente/emissoes-co2/portugal

          https://pt.countryeconomy.com/energia-e-meio-ambiente/emissoes-co2/noruega

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc parece mesmo que lê pela metade ou então faz-se desentendido qd os factos lhe tocam onde mais lhe doi!
            O link q vc coloca aó só confirma o que eu já tinha dito há 2 posts atrás:
            “a Noruega é apenas o 153º menos poluente per capita e apesar de todo esse alarde com os BEVs obteve uma variação para pior de 0,65%.”

          2. Avatar de Rc
            Rc

            Eu faço-me desentendido ou você quer fazer desentender ?

            Então mas quantos bevs tinha a Noruega em 2010 ? Isso já não interessa ?

          3. Avatar de Rc
            Rc

            2010 – 10.08
            2020 – 7.65

            Segundo você, só estes dados só servem para classificar poluição de bevs.

            Bevs:

            2010 – 0%
            2020 – 10%

            Então não existe variação ? Só lhe apetece ver a variação de um ano? Nada tendencioso.

            Pois, ainda há bocado também Portugal era 1/3, afinal era metade.
            É como o zoe, só o zoe é que fica dentro de água.

            Enfim…

            Portanto

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não era Portugal era Cuba! Xiça
            Pela 3ª vez…Vá ver melhor carago:
            “…Ou ainda Cuba conhecida pelos seus carros quase cinquentenários polui menos da terça parte per capita!”
            Até amanhã 🙂

          5. Avatar de Rc
            Rc

            Tem razão sim.

            Sim, como vê Cuba pouco ou nada têm reduzido, e nalguns anos até aumentou e bem, parece que lá compram poucos eléctricos. Loool

            https://pt.countryeconomy.com/energia-e-meio-ambiente/emissoes-co2/cuba

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vamos lá a ser sérios.
            Estamos a comentar um artigo de 2022 onde é dado enorme ênfase ao facto de 20% dos carros que circulam na Noruega serem electricos. Todos sabemos pq nos últimos 2 anos atingiu repentinamente esses valores. É que foi anunciado que a partir de 2023 grd parte dos benefícios para aquisisão de BEV´s deixariam de existir. Portanto tudo o que queria e não queria foi a correr comprar BEV’s…
            E o facto é que as emissões de CO2 em vez de baixarem em consequência do aumento de BEV’s…pioraram bastante!!

            Agora vc vai buscar 2010 para comparar o incomparavel.
            Muitas coisas se passaram para justificar esse decréscimo em 12 anos de 10.08 para 7.65=2.4 pontos percentuais per capita (ainda assim um valor vergonhoso), entre os quais e tlz o mais relevante foi o facto da produção de petróleo bruto em território norueguês ter sido reduzida para metade! Nada a ver com os BEV’s.

          7. Avatar de RC
            RC

            Fui, como prova com 1 ano que aumentou, e que foi devido aos BEV’s ?

            Vão diminuir os incentivos em 2023 ? onde dizem isso ?

            Até podem diminuir, os bev’s na Noruega mesmo sem incentivos ficam mais baratos que os ice’s.

            2.4% são 25% menos no total, não é revelante.

            Exportou menos ? onde inventou isso ?

            https://pt.tradingeconomics.com/norway/oil-exports

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mas quem é que falou em valor da exportação??
            Hoje um bem vale 10 amanhã pode valer 100. Não é por ai,
            Eu falei em produção, veja lá melhor:
            “o facto da produção de petróleo bruto em território norueguês ter sido reduzida para metade!”

            E por acaso nesse mesmo site que vc linkou +e possível conferir isso: https://pt.tradingeconomics.com/norway/crude-oil-production
            A Noruega chegou a produzir no início do seculo XXI 3,417,000 de barris por dia e no final da 2ª década já só estava a produzir 1,408,227. Bastante menos de metade conforme pode conferir. Como sempre até fui bonzinho! lol

            Aliás, esse noruegueses são mas é uns hipócritas de todo o tamanho.
            Acabadinhos de assinar o acordo de Paris em finais de 2015, e provavelmente preocupados com a tendência de queda na produção, trataram logo assim que sairam de começar a distribui concessões para a exploração de mais petróleo no Artico. Concessões essas que violavam o acordo de Paris sobre o clima, bem como a própria Constituição norueguesa.
            O governo norueguês ainda em 2017 foi levado a tribunal por várias associações ambientalistas, entre as quais a Greenpeace mas estes acabaram por perder a acção em 2018.
            Mais uma vez os interesses económicos a sobreporem-se à preservação da natureza.
            Tenho dúvidas que essas acções venham a ter efeito nas contas das emissões per capita dos noruegueses pois a destruição é no no mar de Barens bem distante do continente e ainda a Norte da Suécia.
            Das concessões, apenas uma foi atribuida a uma empresa norueguesa, as restantes são americanas e russas.

          9. Avatar de Rc
            Rc

            Se eles produzem a maior parte é para exportação.

            Exato. Por isso é que reduziram as emissões, e como nos últimos 2 anos aumentaram a produção, voltaram a subir as emissões.

            Não é lógico ? Como produz e exporta petróleo sem emissões ? Pensa que é que com energia renovável ?

            Pois, parece que tem de produzir menos petróleo.

          10. Avatar de Rc
            Rc

            Mas quer que eles parem de produzir ? Então depois compra a quem ? Quer pagar mais por litro ?

            Você decida-se ? Anda meio confuso, nao quer eléctricos e inventa tudo para nao querer, e depois vem meter todas as vantagens nos a combustão, agora quer que os noruegueses, a quem nós compramos petróleo, que parem de produzir.

            Então não podem ter eléctricos porque você não quer, e não podem extrair petróleo. Isto é que está um problema, daqui a pouco aparecem os defensores do hidrogénio a dizer que podem abastece com hidrogénio vindo do universo. Looooool

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como disse e pela 5 ou 6ª vez vou ter que fazer um quote a mim próprio pq vc teima em não ler o que está escrito.
            “Tenho dúvidas que essas acções venham a ter efeito nas contas das emissões per capita dos noruegueses pois a destruição é no no mar de Barens ”

            Como não lê muito menos é capaz de interpretar os dados que lhe colocam à frente é escusado insistir para que perceba o alcance da demagogia dessa gente,
            Fico-me por aqui.

          12. Avatar de Rc
            Rc

            Eu li, se tem duvidas conforme, prove, não invente como é costume.

            Fico à espera que também prove que são os bevs que provocaram o aumento das emissões, até porque não têm escape e 98% da energia eléctrica na Noruega é renovável.

            Portanto, ou andaram a queimar os carros , ou os pneus têm emissões de co2 também.

          13. Avatar de Rc
            Rc

            *Confirme…

            Eu sei interpretar, simplesmente não aceito a sua interpretação. Porque havia de aceitar, não faz o menor sentido.

            Tal como você não aceitou a minha… lol