Não pare nem estacione num lugar para deficientes! Atenção às coimas

19 Comentários

Apesar de normalmente os locais de estacionamento para deficientes estarem bem identificados, a verdade é que há muitos condutores que se aproveitam daquele espaço para deixar ali mesmo o seu veículo. Atenção às coimas e pontos que perde na carta de condução.

Não pare nem estacione num lugar para deficientes! Atenção às coimas


Estacionar no lugar de deficientes: Coimas pesadas e perda de pontos na carta de condução

Em Portugal (e na maioria dos países europeus), estacionar num lugar reservado a pessoas com deficiência sem ter o devido cartão de estacionamento é considerado uma contraordenação grave ou muito grave.

A coima varia geralmente entre 60€ e 300€, podendo chegar aos 600€. Além da coima, o veículo pode ser removido pela polícia municipal, PSP ou GNR.

Além da multa pecuniária, que para estacionamento em lugares reservados varia entre 60 e 300 euros, as contra-ordenações graves dão lugar a uma sanção acessória de retirada de dois a três pontos na carta de condução.

Não pare nem estacione num lugar para deficientes! Atenção às coimas

Estas regras foram aprovadas por unanimidade no Parlamento em 2017, após uma proposta de um partido ao artigo 145º do Código da Estrada, onde pode ler-se que “a paragem e estacionamento em lugar reservado a pessoa com deficiência condicionadora da sua mobilidade, por qualquer pessoa que não esteja habilitada para tal” é considerada uma contra-ordenação grave.

Apenas veículos com o cartão visível podem usar esses lugares, mesmo que o condutor ou passageiro com deficiência não saia do carro.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Atenção que todos os VEs (BEV) podem estacionar nestas vagas sem estarem sujeitos a coimas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Isto deve efeito do secalharya. LOOOL

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Lol

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Concordo. Lugares para elektros são como os de deficiente, mas para quem escolheu ser dependente. A polícia que tente provar má fé, vai dar ao mesmo.

      1. Avatar de JL
        JL

        Portanto concorda com a mentira, certo.

    4. Avatar de PJA
      PJA

      Não diga mentiras.

    5. Avatar de Alfie
      Alfie

      @Anung a leitura código da estrada, não sendo de todo um romance, é imprescindível antes de largar atoardas dessas. Pode ser, também, indício de grave ileteracia, cuida-te

  2. Avatar de Mais um
    Mais um

    Coimas? Quais coimas? Quanto é que são as coimas para as trotinetes e bicicletas, quando circulam nos passeios ou estão a estorvar como acontece comigo num paragem de autocarro na terra do Mealheiro?
    Por todo o lado africanos e sul-americanos (não posso dizer o nome senão sou censurado por apologia ao racismo, não há raças mas tudo bem) fazem barulho quando lhes apetece, onde é que estão as coimas? Ah somos poucos e os radares dão mais. Vão-se +++++!

  3. Avatar de Entusiasta
    Entusiasta

    Infelizmente ainda é preciso alertar para as coimas! Uma vergonha ver pessoas a estacionar indevidamente quer em lugares para pessoas com deficiência quer em lugares de pessoas que pagam para os ter na rua!

  4. Avatar de PGomes
    PGomes

    Curioso que por estes lados, é frequente ver lugares reservados para deficientes a serem ocupados, mas é quase sempre por carros da Câmara Municipal, da proteção Civil ou pela Policia.

    1. Avatar de Jlcs
      Jlcs

      Primeiro, só vendo para crer. Segundo, será coincidência ou vejo na larga maioria um tipo de carro geralmente maior cilindrada nesses estacionamentos ?
      E quem de direito olha para o lado evitando esse tipo de gente…

  5. Avatar de Tozzini
    Tozzini

    Quantas ações de fiscalização foram feitas para averiguar se os lugares destinados a deficientes estão efetivamente afetos aos mesmos ou se estão ao serviço dos seus familiares? A ideia que tenho é que há um aproveitamento por parte de familiares de deficientes para a atribuição de lugares de estacionamento, aquisição de veículos em condições mais favoráveis e outras benesses. Pergunto ainda: quando um deficiente vai de férias, por um período de tempo elevado, qual o motivo para que o lugar não seja utilizado, por exemplo, para idosos ou famílias com crianças de berço?

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      O deficiente vai de férias? Que argumento é esse? Está-se a falar de lugares públicos.
      No caso de um lugar particular é óbvio que ninguém pode estacionar no local privado. Também gostarias que estacionassem na tua garagem quando vais de férias?

    2. Avatar de Alfie
      Alfie

      Para começar poderias ter lido o código e reparado que há 2 tipos de lugares reservados: a- para cidadãos portadores de deficiência e com respectivo dístico, b- para grávidas, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Para cada um deles há uma sinalética diferente e um uso diferente. O veículo ao serviço de um deficiente não tem que ser conduzido pelo próprio, pode ser conduzido por qualquer pessoa. O que o dístico significa é que aquele veículo está ao serviço de um deficiente. Por outro lado está bem claro no código que o lugar para deficiente pode ser usado por qualquer outro veículo com o respectivo dístico. Se há aproveitamento isso é somente a arte de ser português posta em prática

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O motivo é ter lá a matrícula para o carro que foi pedido o lugar

  6. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Pior é em estacionamentos públicos com gestão privada, não há fiscalização nenhuma, os lugares servem só quem tem os Bentleys

  7. Avatar de Paulo Pinto
    Paulo Pinto

    A maioria das pessoas não respeitao os lugares .ainda hoje no mercado mercadona em Penafiel era o próprio segurança do mercado que estava estacionado no parque de deficientes. As próprio GNR e PSP Não fazem nada.

  8. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Aqui há uns anos, em conversa com um amigo que vive na Suíça, quem é deficiente tem um dístico bem visível no tablier do carro para poder estacionar nesses lugares.
    Quem lá estacionar sem permissão é multa brutal.
    Disse-me ele que são as próprias pessoas que vêm se o carro tem o dístico ou não, e em caso negativo chamam a polícia.
    Cada Suíço é um polícia.
    Diz ele que eles entendem que as regras são para cumprir por todos, não há cá chicos espertos.

    Depois disse o óbvio, como é que os Suíços domesticam bárbaros tipo tugas e outros? Multas atrás de multas e cada uma maior que a outra.
    Perante infracções graves é carta fora e multa milionária.

    Em caso de contestação há um tribunal próprio para julgar estas coisas e é super rápido em dar a sentença final.

    Países de primeiro mundo, que são cada vez menos.