Não gosta do novo volante do Tesla Model S? Elon Musk avisa que não vai haver outro

41 Comentários

A renovação que a Tesla trouxe para os seus carros elétricos mostrou algumas novidades que não eram esperadas. Para além de uma mudança grande na interface, nos instrumentos e até no painel de informações, outras áreas foram mudadas.

Com um impacto maior, destacou-se o novo volante que a Tesla tem agora no Model S e no Model X. Estes carros recebem o que se chama de volante yoke, que tem uma forma completamente diferente. Agora, foi o próprio Elon Musk que veio a público trazer uma péssima notícia para quem não gosta deste volante.

volante Tesla Model S Elon Musk carro

A nova linha de interiores dos Tesla de topo não está a ser consensual. Nem todos gostam das mudanças que a marca de Elon Musk trouxe aos seus carros, especialmente quem está habituado a propostas mais tradicionais, como podem ser encontradas no mercado.

O ponto que a maioria tem mostrado como sendo de desagrado é mesmo o volante, que abandona a forma tradicional e bem redonda. O yoke, como é conhecido, é mais simples, dá mais viabilidade, mas requer uma maior habituação e traz menos controlo a velocidades mais reduzidas.

Alguns potenciais clientes da Tesla tinham a esperança que a marca repensasse a sua oferta e que tivesse presente no seu catálogo uma alternativa a este novo volante. Essa ideia caiu agora por terra, com uma das mais recentes publicações de Elon Musk.

O homem forte da marca revelou na sua publicação que a resposta da Tesla à pergunta sobre a disponibilização de um volante normal era simples. Com um rotundo não, a marca mostra que está comprometida com esta sua nova proposta e não a vai alterar.

Para além da ideia de muitos sobre este volante tão minimalista, existem já testes realizados que mostram que poderá não ser a melhor proposta para o Model S e para o Model X. As queixas surgem e estão presentes quase sempre na utilização a baixa velocidade.

Nem sempre as mudanças que a Tesla traz são entendidas e aceites de imediato pelos utilizadores. Este parece ser mais um exemplo dessa situação e provavelmente em breve o volante yoke será aceite por todos e até recomendado, como espera Elon Musk.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lapisazul
    lapisazul

    Mais um bom motivo para não comprar nenhum Tesla.

    1. Avatar de Azul
      Azul

      Coitado só inveja…

      1. Avatar de danny
        danny

        Não é inveja mas sim capacidade de escolha e ser respeitado como consumidor. Se a empresa não nos dá opçoes, forçando as suas decisões so porque sim, então estão tramados. Dai ser melhor procurar outras opções que em nada tem a ver com inveja.

        1. Avatar de zequinha
          zequinha

          Depois de experimentares este carro, já podes emitir opinião. Até lá, nem tu nem eu, sabemos nada, eles é que sabem.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Já experimentei muitos carros com volante igual a este, tipicamente era preciso uma moeda de 50 escudos.
            Nunca gostei da condução, muitos altos e baixos…

    2. Avatar de TT
      TT

      Mesmo, só um idiota se conforma em ter um volante estúpido como este num carro do dia-a-dia

    3. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Realmente. O conceito é totalmente estúpido e ergonomicamente errado. O carro não é nenhum avião.

    4. Avatar de Nick
      Nick

      Não comprar nenhum, quer dizer comprar. Menos com menos dá mais.

  2. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Melhor que este volante só um de Fórmula 1.

    1. Avatar de zequinha
      zequinha

      A maioria das pessoas precisa se reeducar a pegar num volante, deixar de cruzar os braços e pegar os volantes com as mãos por baixo, como veem fazer aos outros.

  3. Avatar de Louro
    Louro

    Partindo do principio que deverao ser compativeis com os modelos anteriores e os dos modemos anteriores deverao ser compativeis com os novos modelos, tenho dois para venda, quem quiser trocar é só dizer 😀

  4. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Agora é que os acidentes com Teslas vão disparar 🙂

  5. Avatar de Filipe C
    Filipe C

    A tesla chamar isto volante devia ser proibido.
    Usar um yoke, que nas situações onde é realmente aplicado que é o caso da aviação, o mesmo não gira mais que 180º, colocar num veiculo onde poderemos dar 2 ou 3 voltas de 360º com algo num formato retangular e onde so tem 2 posições para segurar, é tudo menos ergonomico, natural ou seguro. O Elon não pode pensar que lá porque na F1 se usa algo assim onde raramente o mesmo é rodado a mais de 90º, que isso se aplica na estrada, com rotundas, estacionamentos e etc.
    Isto foi uma ideia perigosa, e nada confortável para a condução.
    Talvez um dia com um multiplicador do angulo de viragem o mesmo possa ser usado sem os braços se ”cruzarem” em momentos que requerem uma viragem maior, mas no estado atual e até o fan da Tesla, Brownlee, já mostrou, é péssimo.

    1. Avatar de zequinha
      zequinha

      È provável que este volante esteja adaptado a este carro da Tesla. É inútil fazer teorias para aquilo que não se conhece.

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    Até agr toda a gente tem gostado portanto não me parece que seja um problema, acho que a unica reclamação é mesmo os botoes touch para os piscas

  7. Avatar de Paulo Cruz
    Paulo Cruz

    Daqui a uns meses vão vender o “resto do volante” como um upgrade…

  8. Avatar de Cata
    Cata

    Este tesla e o s Plaid tem 1000 cv….. este carro e um avião … um carro de 115.000€ mais rápido que qualquer fossil de 3 milhões…. este volante é um bocado marado.. vai ser preciso habituacao…. se tivesse guito era o maquinao que gostava de ter na garagem…..

  9. Avatar de andre
    andre

    comprem uma maçaneta para o volante e acabam-se os incómodos com as manobras

    1. Avatar de sm
      sm

      LOOOOOOOLLLLL
      😀

  10. Avatar de adbu
    adbu

    Por muito interessante que os Tesla sejam, nunca irei comprar um carro que tenha apenas meio volante.

  11. Avatar de LA
    LA

    Só um idiota para criar um “volante” como este, para um carro. Deve ser ótimo para fazer manobras.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Depende do ângulo máximo que ele atinja. O meu carro também só dá meia volta para cada lado e é bem melhor do que andar a cruzar braços.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Entretanto já vi um vídeo mais abaixo e não me parece que traga vantagens.

  12. Avatar de Elon Busk
    Elon Busk

    Obrigado, então! Compro o que eu quero, não o que tentam impingir.

  13. Avatar de Rafa
    Rafa

    Mas, aqui o pessoal nunca viu a série com o KITT do Justiceiro???

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Eu vi e este volante é pior do que o KITT tinha!! Este só vira 180 o que KITT virava como um do carro normal.

  14. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Até pode ser uma questão de hábito, mas não arriscaria colocar isso num carro. Como se não bastasse um tablier nada pratico agora inventam um volante destes.

    É bom mesmo que esses carros se conduzam sozinhos porque deixam muito a desejar no que toca à operação.

  15. Avatar de Marco Duarte
    Marco Duarte

    Basta as vendas nao serem as esperadas que ele até escreve “querem redondo e de que cor ” hahaha

  16. Avatar de jorge
    jorge

    Para quem quiser ver um test drive com o novo volante fica aqui:
    https://www.youtube.com/watch?v=DDxzE4oEkRM

    1. Avatar de Luissm
      Luissm

      Visto assim parece OK, mas nada é perfeito, muito menos à primeira https://www.youtube.com/watch?v=DyKQ7qtTJag

  17. Avatar de Alphie
    Alphie

    Não devem ter visto. Eu quando vi este volante a primeira coisa que me lembrei foi do Kitt. Eu adorava ter um carro com um volante destes.

  18. Avatar de Paulo
    Paulo

    Grande campeão… Também quem quer comprar esta bosta

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      pela quantidade de vendas diria que muita gente

  19. Avatar de LA
    LA

    O Musk a querer criar tendências. Não interessa se é prático, ou não.

  20. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu gosto assim: Gostou? Bem!!! Não gostou? Não compra, ou compra e aceita quieto!!! Elon Musk deve pensar: “eu criei”, “eu produzi”, quero meu produto assim e ponto final.

    E digo mais: para quem não gosta, em breve os chinocas vão produzir acessório para fechar a parte de cima e deixar o volante o mais comum possível. Por isso, relaxeeem amantes de Tesla (assim como eu também sou)!!!

  21. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu gosto assim: Gostou? Bem!!! Não gostou? Não compra, ou compra e aceita quieto!!! Elon Musk deve pensar: “eu criei”, “eu produzi”, quero meu produto assim e ponto final.

    E digo mais: para quem não gosta, em breve os chinocas vão produzir acessório para fechar a parte de cima e deixar o volante o mais comum possível. Por isso, relaxeeem amantes de Tesla (assim como eu também sou)!!!

  22. Avatar de alfa7
    alfa7

    E nivel de segurança e comodidade ninguém fala !!!
    É mais importante a estética ou a segurança ??

  23. Avatar de F
    F

    Que estranho mundo vivemos…. Cada vez mais o conceito do “come e cala-te”, findado
    com “…não vai haver outro.”

    Não é uma novidade (alguém se lembra do “kit”…lol)…
    Não facilita a condução…
    Não melhora a visibilidade exterior, talvez melhore a visibilidade do ecrã que se vê na imagem.
    E também não existe uma simples opção de volante…

    Então porquê ter um carro que até é interessante, mas que tem uma estranha a condução?
    Talvez porque o objetivo é mesmo esse! Tornar estranha, difícil a condução para ir reduzindo o uso do volante, fazendo com que o condutor use a alternativa… o Autopilot. Não é de admirar pois a Tesla tem atualmente um dos melhores (ou o melhor) sistema Full Self-Driving, e por isso só seria inteligente apostar no que os torna exclusivos.

    Uma estratégia a longo prazo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Acho que está s a ver a cosia pelo lado errado. Se pensares bem, atualmente há mais oferta do que nunca (em qualquer segmento). Contudo, o que há mais agora é opinião das pessoas, há o som da sua voz, há as redes sociais e as pessoas opinam mais. Se a BMW lançasse um carro com um determinado design, era aquele e quem queria comprava, quem não queria não comprava. Hoje não, as pessoas além de não comprarem ainda têm “quase como uma obrigação” de criticar ou opinar. Por um lado, é um ótimo feedback para as marcas. Aliás, Elon não é burro, ele mantém-se muito próximo dos seu cliente alvo. Ele patrocina a proximidade entre quem gosta e quem não gosta da Tesla.

      Por outro lado, há muito mais ruído e isso poderá, por vezes, desviar a atenção daquilo que realmente interessa. Ela, além disso, tem o mérito de poder dizer que fez o que ninguém fez em várias áreas. Loucura? Genialidade? Bom, ele introduziu a controversa condução autónoma, desenvolveu a moribunda tecnologia dos carros elétricos e já mandou homens ao espaço.

      Como alguém dizia “ele pode dizer o que quiser, quem o ouve é porque o quer ouvir”.

      Este volante, bom, não aprece nada prático, mas o carro é todo ele um carro inovador. Vamos ver se o volante será mesmo assim um impedimento.

  24. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Por mim não há problema. Há muitos EVs no mercado superiores aos Teslas.

  25. Avatar de Maccyver
    Maccyver

    Daqui a um tempo vai haver volantes tesla aftermarket totalmente compativeis