Não estamos preparados para enfrentar as fabricantes chinesas de carros elétricos

54 Comentários

Quem o diz é o presidente da Ford, que admitiu que os grupos ocidentais subestimaram a investida das fabricantes chinesas de carros elétricos. Agora, não lhes conseguirão fazer frente.

BYD Tang, carro elétrico

Numa entrevista à CNN, o presidente executivo da Ford, Bill Ford, admitiu que as fabricantes americanas não estão preparadas para competir com a China. Aliás, um estudo recente levado a cabo pela Allianz Trade indicou que se a Europa continuasse “à sombra da bananeira”, as suas fabricantes de elétricos poderiam sair muito prejudicadas.

Para o executivo da Ford, além de as fabricantes chinesas de carros elétricos estarem a “desenvolver-se muito rapidamente”, estão também a produzir carros em grande escala e, mais ainda, a exportá-los. As americanas não estão preparadas para fazer frente a isto.

Não estão aqui, mas hão de vir. Acreditamos que, a dada altura, temos de nos preparar, e estamos a fazê-lo.

A aposta da China nos carros a bateria não é de agora. Contudo, a investida no mercado internacional em matéria de carros elétricos é recente e temo-lo comprovado.

Bill Ford, presidente executivo da Ford
Bill Ford, presidente executivo da Ford

Aliás, de acordo com os últimos números do governo chinês, no primeiro trimestre deste ano, o país ultrapassou o Japão, enquanto maior exportador mundial de automóveis: entre janeiro e abril, as exportações atingiram 1,49 milhões de unidades, com um aumento de 71%, em relação ao ano anterior. Dessas, 30% corresponderam a carros elétricos e híbridos plug-in.

Em maio, também o CEO da Ford, Jim Farley, avisou que as fabricantes chinesas eram (e são) as principais concorrentes da americana, em matéria de elétricos, e que, para lhes fazer frente, precisaria de uma marca distintiva ou de custos mais baixos.

Leia também:

Entusiasta da manete das velocidades? Toyota quer uma caixa manual falsa para os elétricos

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    Se forem pesquisar bem sobre a BYD vão logo ver que é banha da cobra, preparem-se para ver carros a arder espontaneamente.

    1. Avatar de Jota Ribas
      Jota Ribas

      Não se têm visto a arder como afirma…sendo certo que não estarão imunes ….. ou o caro “chará” estará a referir-se ao afundamento do navio cheio de marcas topo de gama que incendiaram o navio e ficam a destruir o “habitat” ao largo dos Açores .
      https://jornaleconomico.pt/noticias/navio-com-carros-de-luxo-continua-a-arder-ao-largo-dos-acores-e-a-culpa-e-das-baterias-851456/

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Então e agora:

        https ://www.dinheirovivo.pt/geral/navio-cheio-de-porsches-e-audis-que-valem-milhoes-afunda-perto-de-franca-12784565.html

      2. Avatar de Jota
        Jota

        Deu um caso, a BYD tem centenas e tem falsificado vendas

    2. Avatar de SteveRobs
      SteveRobs

      Era o que eu ia comentar aqui! Electricos chineses = time bomb!
      Pesquisem no YT!

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ahahahahhahahahahah

      1. Avatar de Kush
        Kush

        Um corsa B picatchu

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O “@Realista”, jornal dedicado ao incêndio automóvel looloool

            Mais umas ideia para a redacção:
            https://extra.globo.com/noticias/page-not-found/passagem-do-furacao-ian-deixa-sequelas-na-florida-carros-eletricos-explodem-25586556.html

          2. Avatar de JL
            JL

            Dezenas looool.

            Explodindo loooooooool

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Sabes porque é que parece que sou um jornal?

            Porque nem é preciso muita pesquisa para encontrar só noticias de incêndios em carros a combustão SÓ em 2023:

            https://www.jn.pt/local/noticias/porto/trofa/incendio-em-automovel-causa-tres-mortos-e-um-ferido-grave-na-trofa-16145837.html/

            No entanto quando é um veículo a bateria, como é raro, o sensacionalismo é maior.

          4. Avatar de JL
            JL

            É por isso que viram notícia, porque são acontecimentos raros.

            Já viram o que era levar todos os dias com uma média de 7 notícias só em Portugal de incêndios ? 500 nos EUA ?

            Era demais, portanto fez-se notícia da raridade.

    4. Avatar de KeybordWarrior
      KeybordWarrior

      Estou a ver que vocês não compram nada que seja “Made in China”…………. Face palm.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Uma coisa é ser fabricado na China com controle de qualidade Europeia ou Americana, outra coisa é feito na China com os padrões de qualidade chineses, acho que estas a confundir a beira da estrada com a estrada da beira 🙂

        1. Avatar de Paulo Silva
          Paulo Silva

          Deve estar mal esclarecido! Isso era antes. Já há alguns anos que a China se empenhou em criar tecnologia e vão dominar, registe o que lhe escrevo. Economia, tecnologia e militar. daqui a poucos anos voltamos a falar.

          1. Avatar de JL
            JL

            Nem por isso, os chineses são muito maus a desenvolver tecnologia, há uns dias vi uma bateria aberta de um Smart dos novos, que é de produção chinesa e estão muito atrasados em termos de tecnologia, até a bateria de um tesla model s com 10 anos está muito melhor, ainda complicam o que é simples.

    5. Avatar de António de Oliveira S
      António de Oliveira S

      A tesla usa as baterias deles btw…

    6. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Jota, até agora o que arde com bastante frequência são os Mercedes…

  2. Avatar de Humberto Loureiro
    Humberto Loureiro

    Não conheço os carros chineses, mas se a Tesla tem problemas ao nível da qualidade, imaginem os chinocas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Tem problemas ? que problemas ?

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    A única coisa que os imperialistas são capazes de produzir é banheiras e pickups com motores V8 de camião a gastar mais de 30 lts/100. Mas têm solução fácil: em vez de gastar lts/100 kms fazem milhas por galão.

    1. Avatar de GM
      GM

      Quais imperialistas? Os chineses?

      1. Avatar de Paulo Silva
        Paulo Silva

        …porquê? Os americanos não o são?

        1. Avatar de GM
          GM

          Vê os resultados de uns, e de outros.

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    A verdade é que as marcas tradicionais demoraram muito a entrar nesse mercado. Quando a Tesla andava a investigar, riam-se da Tesla e diziam que ia falir em menos de nada e que os EV não serviam para nada. Agora andam todos a correr atrás do prejuízo.

  5. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Tem a ver com patentes, quem as tinha nos veículos a combustão era a Europa, Japão e EUA, já nos eléctricos….

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Exatamente, o paradigma mudou…

    2. Avatar de Kush
      Kush

      E isso mesmo.

  6. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Próximas NOKIA… é o que vai acontecer às construtoras Europeias que continuam a dormir! O problema para a implementação, nem é tanto a adoção de novas tecnologias, vimos isso com os Smartphones… mas sim a falta de pontos de carregamento com o cada vez maior número de EV’s na estrada… principalmente com a burocracia toda em volta da construção de novos postos! Isso e de uma vez por todas começar a fiscalizar os que estacionam sem estarem a carregar e cobrarem o chamado “idle fee” para não vermos carros a carregar das 9h às 18h…. ou a noite inteira.

    1. Avatar de PML
      PML

      Se for é ótimo. A Nokia nunca teve tão bem como agora. Não confundam o mercado de telemóveis, altamente concorrencial, com o da empresa Nokia. Só em Portugal são mais de 2000 engenheiros e garanto que não andam a desenhar telemóveis.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Até podiam ser 5 milhões de engenheiros em Portugal uma coisa não invalida a outra a Nokia era a maior marca de telemóveis uma das mais influentes e hoje em dia é um 0 perdeu o maior mercado da empresa por simplesmente não acreditar numa nova tecnologia, para uma empresa daquela dimensão não se pode arriscar assim mesmo que não acredites numa tecnologia tens de apostar minimamente em R&D a nokia não fez isso e morreu naquele que era a maior fonte de receita da empresa

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Se considerarem só as grandes capitais Europeias e algumas Sul Americanas e Asiáticas então sim o futuro vai ser elétrico, mas o mundo não são só as grandes capitais, a maior parte da população mundial nem daqui a 100 anos vai poder ter carros elétricos, não é porque não queiram é mesmo que a rede elétrica nem consegue marter 24 por dia a rede elétrica sem falhas.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Como assim não estamos preparados?

            Se do dia para a noite todos os veículos terrestres em Portugal mudassem para elétricos o impacto na produção elétrica, no pior dos piores cenários, seria necessário um aumento de 45% da produção de 2021.

            Se fosse necessário combustíveis sintéticos era preciso o dobro e hidrogénio o triplo da produção elétrica (estes dois no melhor cenário possível).

            É ridículo afirmar que rede elétrica não consegue manter as casas na hora do jantar com os fogões ligados.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ou o dobro para o hidrogénio e o triplo para os sintéticos.

            Já agora, a rede eléctrica como está e sem alterações já aguenta 1/3 de todos os veículos.

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            Amigo se não conseguem manter a rede eletrica 24 horas sem falhas como é que mantém as bombas de gasolina ahahahah

          4. Avatar de Realista
            Realista

            @Pedro Bem visto Sr. Pedro… xD

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Amigo as bombas têm geradores. Precisam patavina d a electricidade da rede looolooolo

          6. Avatar de JL
            JL

            Algumas, e as refinarias e poços também têm?

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Também
            Em alto mar usam exclusivamente geradores a gás natural produzido no local como combustível para alimentar turbinas a gás. Essas turbinas acionam geradores elétricos para produzir eletricidade. E turbinas a vapor, o petróleo ou gás natural extraído é utilizado para gerar vapor, que, por sua vez, aciona turbinas a vapor ligadas a geradores.

            Em terra usam geradores a diesel e algumas ligam-se à rede eléctrica se estiver acessível, mas nunca dispensam o gerador de backup, tal como as estações de serviço dignas desse nome!

          8. Avatar de JL
            JL

            Exato, é tudo isso é muito limpinho e até vai dizer que é mais eficiente que uma central de ciclo combinado, tanto que essas emissões nunca entram nas suas contas; de tão poucas que são. Looooool

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Portanto estamos a falar de países de 3º mundo que não têm uma rede elétrica funcional mas vão ter geradores em cada bomba totalmente operacionais que por acaso usam o mesmo combustível que a bomba vende se não for la ninguem durante uma semana eles acabam com o próprio combustível ahahahhaah tens de me dizer qual é o pais que não tem uma rede elétrica nas bombas e tem as bombas a funcionar a geradores estou bastante curioso para ir visitar este negocio do seculo 21.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Era para mim?! Não é preciso estar no 3º mundo para ter que lidar com uma falha de energia e os geradores não são para trabalhar 24/24. Apenas estão lá para o “just in case” tal como estão nos datacenters (estes últimos é um arsenal deles)

      2. Avatar de 100Tostão
        100Tostão

        @PML
        “A Nokia nunca teve”
        Já não tem?
        Não confunda!

        1. Avatar de PML
          PML

          Tem razão – nunca esteve! Facepalm!

  7. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    O único carro chinês que vejo à venda na UE com boa relação preço é o MG4…o resto dos carros chineses praticam preços tão ou mais disparatados que os fabricantes ocidentais para a gama elétrica. Agora quando os chineses começarem a fabricar os carros na europa aí sim poderemos ver preços verdadeiramente competitivos!

  8. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Também diziam que as motas chinesas não valiam nada, que perdem peças, avariam muito e olha… andam aí e bem. Se o Ford diz isto é porque sabe o que vem aí.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      O homem não pode estar mal informado porque até tem um relógio em cada pulso 🙂

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      A quanto tempo tens motas chinesas a venda na Europa, vs Japonesas e europeias?
      Diz-me qual é a mota chinesa que vale mais a pena que uma das outras?
      A Zontes as motas até parecem a ter qualidade, mas pelo preço pedido acho caras vs a qualidade custo beneficio.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nunca trocaria mas tb não são assim tão más:
        “Também não podemos deixar de referir a estreia da marca chinesa Kove.

        Três “rookies” iniciaram esta edição aos comandos de motos da marca chinesa. Foram eles Sunier Sunier, Deng Liansong e ainda Fang Mingji. Todos chegaram ao fim desta grandiosa aventura saudita, tendo terminado o Rali Dakar, respetivamente, em 46º, 67º e ainda 77º.”
        https://motojornal.pt/dakar-2023-kevin-benavides-e-o-grande-vencedor/
        Deve dar para o gasto eheh

      2. Avatar de Miguel Porto
        Miguel Porto

        As motas chinesas andam aí em força há cerca de 4 ou 5 anos. Andam sempre uns euros abaixo da referência japonesa.
        Mas andam e avariam como as outras.
        Agora todos sabemos que a qualidade paga-se.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A qualidade e o nome. Contra mim falo, mas nao largo a Yamaha. Não há amor como o 1⁰.