“Não é o carro que conduz”: Alpine quer mais botões físicos e condutores no controlo

20 Comentários

O avanço tecnológico transformou os automóveis, recheando-os de ecrãs e automatizações. Nem todos os condutores apreciam esta modernização e, por estarem atentas, há marcas a falar diretamente para os entusiastas dos modelos analógicos. Uma delas é a Alpine. Uma vez que os condutores ainda querem dominar o carro, a fabricante vai reintroduzir muitos botões e devolver-lhes o controlo.



No sentido de facilitar a vida aos condutores, as marcas tendem cada vez mais a rechear os seus veículos de ecrãs, automatizando muitos dos processos ou tornando-os executáveis por voz, por exemplo.

Nem todos os condutores procuram o mesmo e, de facto, há quem não queira ter a sua vida (tão) facilitada.

É claro que existe esta tendência de ter ecrãs em todo o lado, mas, para ser honesto, quando se quer concentrar na condução, não se concentra realmente nos ecrãs.

É preciso ter acesso instintivo a todas as funções cruciais, mas também se tem uma relação emocional com a máquina e controlam-se as máquinas – não são os ecrãs que controlam a máquina.

Quando se compra um carro desportivo, quer-se estar no controlo. Não se quer que o carro arranque sozinho. Quer-se dominar o carro. Quer-se arrancar o carro. Tem-se um ritual.

Opinou Antony Villain, diretor de design da Alpine, partilhando que “não é o carro que o conduz e o controla: é o contrário”, segundo a Autocar.

A falar aos jornalistas, aquando da estreia do novo SUV A390 da Alpine, no Goodwood Festival of Speed, o executivo disse que a marca irá reforçar a importância do envolvimento do condutor, bem como minimizar as distrações com os seus habitáculos de última geração.

A partir do futuro A110, entraremos numa nova geração de habitáculos que serão realmente novos. Manteremos os ingredientes, mas iremos mais longe.

Segundo Villain, a marca está a construir “algo realmente forte e isso refletir-se-á em todos os carros que estão por vir”.

 

Emancipação da Alpine devolverá o controlo aos condutores

O A110 de terceira geração, com lançamento previsto para o próximo ano com motorização exclusivamente elétrica, será o primeiro modelo da Alpine a apresentar um interior totalmente personalizado, em vez de um adaptado dos carros da Renault.

Neste sentido, a empresa mostrar-se-á verdadeiramente, dando preferência aos comandos analógicos em detrimento dos digitais. Esta abordagem deverá ser implementada em todos os seus modelos, posteriormente.

O Alpine A290, por exemplo, é baseado no Renault 5, pelo que partilha em grande parte o habitáculo desse carro, ostentando um grande ecrã digital no painel de instrumentos.

Por sua vez, o A390 tem uma configuração semelhante à do Renault Megane E-Tech, com a maioria das funções controladas por um ecrã tátil vertical de 12 polegadas.

Para o diretor de design da Alpine, esses ecrãs são a norma, porque “os clientes querem tecnologia com propósito”. No entanto, os carros da Alpine, mais focados no condutor, precisam de uma abordagem mais tradicional e física.

Por isso, teremos muitos botões físicos misturados com o mínimo de elementos digitais.

Sobre o A110 elétrico, o diretor de design da Alpine revelou que “não há referências retro”, ao contrário do carro atual, que é fortemente inspirado no A110 dos anos 60.

Contudo, terá “todos os códigos do A110”, para ser reconhecível como descendente desse modelo: destaque para os faróis quadrados e a silhueta achatada, bem como o motor central.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JL
    JL

    A Mazda diz o contrário. Vá lá entender estes fabricantes.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Qual o modelo comerciável da mazda sem botões? Mostre lá mazdas sem botões…

      1. Avatar de narcesudo
        narcesudo

        Mazda CX-5

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Até o novo cx-5 que ainda nao está á venda tem botões.

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Não, o novo mazda cs5 já não tem botões tem um ecra central grande
            https://www.youtube.com/watch?v=_q-93UiRgcw

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Eu vejo lá botões

          3. Avatar de JL
            JL

            Eu também, no volante, que parecem ser tácteis.

          4. Avatar de JL
            JL

            Ah, os piscas são no volante, será que já vi isto em algum lado ?

            Ah, já sei, foi num Ferrari.

            Lool

    2. Avatar de NunoManuelAlves
      NunoManuelAlves

      JL
      Esta malta está muito atrasada em software e conhecimentos de código que façam com que o carro seja autónomo, por isso dizem estas barbaridades… Não sabem fazer ponto final não é à toa que eles nem.bevs querem fazer e estão a leva.los para banca rota e vão ser comprados.pelos.chinos…espera.para ver a Nissan está de rastos ….

      PS ainda estou a.espera da Falência da Tesla se calhar está iminente … Mais 2 minutos e vai falir :):):):)

  2. Avatar de narcesudo
    narcesudo

    Todas as funções acessíveis ao condutor devem estar em botões físicos. Um ecrã adicional central apenas tem utilidade para navegação por GPS (se possível com o percurso já estudado pelo condutor ainda antes de iniciada a viagem), tudo o resto nesse ecrã é distracção desnecessária… até mesmo telefonemas em modo mãos livres. Ecrãs não facilitam, por norma complicam!
    Comandos por voz talvez… talvez seja um caso à parte mas isso também não é para toda a gente e para isso nem sequer é necessário um ecrã.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Para quem tem CarPlay é a Siri que manda, mando mensagens, e-mails, troco de música, tudo o que Siri possibilita fazer

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Mais uns q descobriram a pólvora.
    E ao contrário do que o artigo quer fazer crer, os automatismos não facilitam. Apenas complicam.
    A condução não é seguir uma linha reta, é lidar com um novelo de imprevistos. Só quem tem experiência a sério e controlo total sobre o carro consegue sair bem dessas situações, sem espalhafato nem desequilíbrio.

    1. Avatar de JL
      JL

      Facilitam, porque é menos coisas para mexer e se preocupar com isso, veja os aviões onde foi aumentada a automação para tirar carga de trabalho aos pilotos.

  4. Avatar de Jose
    Jose

    Pode ser que se deixe de ter telemóveis com rodas e se passe a ter automoveis

  5. Avatar de TugaPobre
    TugaPobre

    Sou do tempo, em que se o carro ficasse sem bateria, um empurrão ou uma descida e voilá carro estava a funcionar. Agora qualquer coisita imobiliza o veiculo e tem de ser rebocado.
    Passamos do 8 para o 80.
    Já à algum tempo que os carros, sejam eles do tipo que forem, nem butões têm, é so ecrãs.
    Estamos na era de que tudo é controlado por software.
    Evolução sim, mas estamos a um nivel que deixa de ser evolução em meu entender.
    Em meu entender esta marca está no caminho correto, devolver algum controle ao condutor.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      E aqueles que deixam de abrir até com a chave e o reboque não tem forma de o rebocar e as marcas não têm alternativas? Google it

      1. Avatar de JL
        JL

        Há carros a fazer isso ? Raio.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          tu é que és fã da malta que inventa esses carros

  6. Avatar de 9WaInJo11
    9WaInJo11

    Botões físicos, carro level e motor a gasolina.
    Tudo o que um entusiasta quer.

  7. Avatar de Alejandro
    Alejandro

    E os head up displays? Não seriam uma boa solução? Assim, as informações e toda uma parafernália de ícones podia ser mostrada, sem que o condutor tenha que desviar o olhar da estrada.