Na Europa há uma fabricante automóvel que não teme os elétricos chineses

99 Comentários

A investida chinesa para chegar ao mercado europeu tem assustado as fabricantes locais, bem como alguns governos. No entanto, esta fabricante da República Checa não teme os elétricos oriundos da China…

BYD Tang

As fabricantes chinesas estão, com sucesso, a fazer-se notar, na Europa. Por sua vez, as europeias tremem com a possibilidade de perder terreno para o país asiático. De facto, a China está consciente da sua vantagem em matéria de elétricos e está a tentar tomar partido dela.

Vimos aqui que, apesar de a mudança para os veículos elétricos a bateria ser um game changer para a indústria automóvel europeia, a China representa um grande risco.

Fabricante da República Checa Skoda

No entanto, a Škoda não pinta o cenário dessa forma. O diretor de vendas e marketing da fabricante da República Checa, Martin Jahn, revelou não estar preocupado com a situação e partilhou que não irá participar na guerra de preços, iniciada pela Tesla.

A concorrência de preços tem um limite, temos de obter lucros com os veículos elétricos para financiar a transição e recuperar o enorme investimento, mas não nos vamos tornar uma marca de veículos elétricos o mais rapidamente possível, vamos continuar o nosso percurso, concentrando-nos em mercados como a Índia e o Vietname, embora o nosso principal mercado seja a Europa e assim continue. Não temos planos para conquistar o mundo.

Na perspetiva do diretor de vendas, há muitos clientes que não gostam de conduzir carros chineses, pelo que as fabricantes da Europa asseguram, desde logo, uma vantagem.

Apesar desta visão, a Škoda está consciente de que terá de assegurar que está preparada para as mudanças que se preveem para 2035, com a proibição da venda de carros novos com motor de combustão interna.

Comentários

99

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zoink!
    Zoink!

    Obviamente tem de dizer isso, mesmo apesar de ser óbvio a China é de muito longe o maior mercado para carros elétricos o que significa que os fabricantes chineses têm um mercado interno enorme para se desenvolverem antes de pensarem sequer no resto do mundo.

    Basta ver a BYD que já é hoje o maior fabricante de automóveis elétricos e isso apesar de não ter praticamente presensa fora da China — mas desconfio que todos já vimos a publicidade deles na TV.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Mas fazer produtos para o mercado chinês é muito mais fácil do que para a Europa, dado os requisitos de segurança exigidos na Europa e que não o são na China. Basicamente na China basta que ande, o resto não interessa.

      1. Avatar de José Pinto
        José Pinto

        A regulação interna do mercado chinês tem vindo a evoluir. E a indústria automóvel chinesa tem-se vindo a preparar para a regulamentação e para o mercado com aquisições recentes de industrias automóveis europeias.

  2. Avatar de yamahia
    yamahia

    Muito bem. Pensamento correcto:
    “mas não nos vamos tornar uma marca de veículos elétricos o mais rapidamente possível”
    Até pq até 2035 muita água ainda vai correr debaixo das pontes e muita coisa vai mudar.
    O Timmermans ainda tem uma resposta entalada na garganta desde há 4anos e que empurrou com a barriga para este ano de 2023. Mas ao contrario do q ele esperava, as últimas evoluções do mix energético na UE não são capazes de dar bases à resposta que ele quer dar.

    1. Avatar de JL
      JL

      Sim sim, vá sonhando, depois acorda para o mundo real. LOOL

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não é sonho, é realidade!

        1. Avatar de JL
          JL

          Realidade onde? Na sua cabeça ?

  3. Avatar de Jota
    Jota

    It’s the only way, baixar drasticamente o preço dos carros, em Portugal, que diga-se de passagem são preços “pornográficos”!

    1. Avatar de Gomas
      Gomas

      40k por um carro e caro? Trabalha mais e fala menos

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        40k por um carro é só para a burguesia exploradora dos 1% a 5%. Os portugueses são miseravelmente pagos e em igualdade de trabalho e horas levam para casa menos de 1/3 do que leva um holandês ou dinamarquês. Mesmo um espanhol leva mais 50%. O limite de um carro para a classe média assalariada são 20k, e mesmo isso já é um exagero para as pessoas a quem sobra mês. A esmagadora maioria, por sinal.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Vai sonhando…

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Pornográficos ou não vendem-se bastantes. Aliás, o que não há falta nas estradas são carros topo de gama. Não me parece que o preço atual seja grande impedimento para muita gente. Se o fosse não haveria tanto carro caro na estrada.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        A população portuguesa são 10,4 milhões. Os 1% de cima ainda são 104 mil. Por muitos carros novos topo de gama que se veja na estrada são todos desses 1% de cima.

  4. Avatar de Art
    Art

    Eléctricos estão mortos à nascença. Venha o Hidrogénio

    1. Avatar de Vítor M.

      Esquece isso. Não há volta a dar. O hidrogénio precisa de 10 anos para se afirmar e isto a começar agora. O que não vai acontecer. Entretanto, os elétricos estão a tomar conta da oferta das marcas. São já o presente e o futuro próximo.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ainda faltam 12 anos para 2035…
        E os e-fuels já começam a bombar forte a partir de 2025.
        É preciso é calma q realmente as baterias não são solução q preste.
        E o Timmermans ainda não respondeu…

        1. Avatar de Vítor M.

          Isso é adivinhação, porque até 2025 muita coisa vai mudar. E não parece que as marcas irão, depois de tanto investimento nos últimos 5 anos, voltar aos térmicos. Isso não vai acontecer.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A grande maioria a sair da linhas de produção ainda são térmicos. Inclusive na China!

          2. Avatar de Vítor M.

            Estranho era se não fosse 😉 mas a curva é agora descendente. Aliás, com um ciclo de desenvolvimento de 5 anos, é normal que algumas marcas estejam ainda a preparar o lançamento das suas unidades elétricas. Mas já vemos marcas como a Mercedes, BMW, VW, Hyundai, Kia, Honda, Ford, Nissan, entre outras, a abrir o seu leque de lançamentos onde grande parte das (se não todas) gamas são elétricos para os próximos anos. Isso é revelador. Os elétricos vieram para ficar. Isso não há já dúvidas.

          3. Avatar de INdignado
            INdignado

            As marcas não voltam aos térmicos mas nós não somos obrigados a comprar elétricos.
            Se quem compra recusar comprar elétricos vais ver que voltam logo aos térmicos ou pelo menos vão existir em paralelo com os elétricos.
            Quem pensa que os elétricos são o futuro esquece-se que nem toda a gente tem como os carregar.

          4. Avatar de Vítor M.

            Se não houver outra alternativa 😉 vais ver se não compras 😉

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @INdignado na UE a taxa de participação dos BEV caiu em Abril em comparação com o mês anterior. Em contraciclo, os gasolinas não param de aumentar!
            O mercado está-te a dar razão!

          6. Avatar de JL
            JL

            Das vezes que a taxa aumenta você não se prenuncia. LOOOL

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Está enganado. Aumentou em Março e comentei os nrs ridículos (13,9% no mês e 12,1 % no trimestre) atendendo à subsidiodependência e à desesperada/disparatada baixa de preços por parte do principal construtor de elektros! E vc andava lá portanto está a ser desonesto!

          8. Avatar de JL
            JL

            E aumentou também em abril.

            E das vezes que os combustão baixaram; também se queixou.

            Só de alguém tão vidrado é que vêm estes comentários tão sem nexo.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Os BEV servem para as marcas equilibrarem o carbono e os devaneios do Timmermans . Caso contrário pagam elevadas multas ou engordam ainda mais a Tesla. Só por isso é que investem neles. Que remédio.

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas há marcas que já não fabricam a combustão.

            Façam o mesmo.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quais? A Tesla e a Apple?

        3. Avatar de JL
          JL

          Se não são solução, muito menos essas vertentes, que gastam muito mais e são mais caras.

          Sonhos como sempre.

        4. Avatar de JL
          JL

          Bombar onde ? nos EUA ? LOOOL

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É só o começo!

          2. Avatar de JL
            JL

            Sim sim, a 50 euros deve haver muitos clientes.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Para já fala-se em 2€ e com o surgimento de mais fábricas é provável que baixe mais!

          4. Avatar de JL
            JL

            Não é para já, é lá para 2050, ou mais, para já fala-se em 50 dolars.

            Sim sim, é ao contrário de tudo, quando mais procura mais barato fica. LOOOOOOOOOL

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quais 2050? 50€ é na fabriqueta do Chile, uma espécie de tubo de ensaio, protótipo! Como os carros… se fabricar meia dúzia com base num projecto de raiz, tem prejuízo. Se produzir aos milhões o valor baixa.
            Só esta 1ª fábrica vai produzir 750 milhões/ano a partir de 2025, agora multiplique esse valor por n fabricas que irão surgir facilmente até 2035. Ainda faltam 12 anos!!!

          6. Avatar de JL
            JL

            Essas fábricas são pagas pelo povo marciano, tal como os milhares de eólicas gigantes para o alimentar.

            Looooooooool

            Enfim, sem noção mesmo.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Melhor investir em eólicas para e-fuels que em eólicas para a rede.
            Pelo menos a energia nc será desperdiçada qd a rede não suporta, como acontece com as eólicas destinadas a produzir exclusivamente para a rede .

          8. Avatar de JL
            JL

            Nem é desperdiçada, não há como desperdiçar energia das eólicas.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então o que lhe faz qd a rede nao suporta e a demanda é baixa?

          10. Avatar de JL
            JL

            Barragens.

    2. Avatar de JL
      JL

      Mas esses são eléctricos na mesma, só que mais caros tanto de comprar como de manter.

      1. Avatar de JL
        JL

        Já agora qual a hidrogénio testou para saber como é ?

        É que pelas vendas dos ultimos anos, não me parece que venham a fazer sucesso.

      2. Avatar de NunoManuelAlves
        NunoManuelAlves

        Porra ohhh JL
        Eu nunca.vi uma criatura dizer tantos disparates como Yamahia fala….e não sabe domwur fala tem que ser educado… Pergunta lhe se ele sabe o que e preciso para fabricar um kilo de Hidrogenio e os códigos de.cor do hidrogênio, pergunta lhe se ele sabe a falácia dos combustíveis sintéticos que ninguém quer… Ele não percebe nada da fruta mas admiro te porque estás a tentar educar.
        Pergunta lhe também quais os 3 carros mais vendidos no 1 Q aqui na Tugolandia… De certeza que vai responder com números inventados ☹️☹️☹️☹️

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Peço desculpa mas estranho é ainda o serem atendendo à elevada subsídio – dependência dos BEV desde há alguns alguns anos a esta parte.
    Entretanto os subsídios começaram a ser cortados. Sempre quero ver a permorfance de vendas daqui para a frente. Observar o que se está q passar na Noruega já dá para tirar algumas ilações.

    1. Avatar de JL
      JL

      Mais ainda que os a combustão ? impossível, esses são os que têm e tiveram sempre mais subsídios.

      Enfim, sempre a inventar.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Quais subsídios? Aqueles que dão todos os anos 11 mil milhões ao governo? Com subsídios amigos assim quem precisa de inimigos?

        1. Avatar de JL
          JL

          Bem me parecia que estava a inventar.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Porque?

          2. Avatar de JL
            JL

            Porque já sabe muito bem. Não precisa de inventar.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não estou a perceber. Disse alguma mentira?

          4. Avatar de JL
            JL

            Disse, qual a dúvida ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Explique lá!
            O gasóleo e a gasolina não geram no seu conjunto ~11 mil milhões de € ao ano à custa de pesados, injustos e desproporcionais impostos?
            E que à conta disso o gov pode dar-se ao luxo de entregar num só ano 3.5 mil milhões só para o setor eléctrico?
            Mostre lá os seus nrs sff

          6. Avatar de JL
            JL

            O sector energético não serve só para ve’s.

            Além disso os beneficios para ve’s são uma pequena fracção disso que provem de várias fontes, inclusivé da poupança de taxas e venda de créditos de carbono.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Vendaram 8000 unidades em Abril de 2023, foi? Ena!!!! Em Dezembro de 2022, último mês de concessão de certos subsídios e/ou isenções venderam 40.000!!!!!!!!!!!!!!!
        A sério que não consegue ver a diferença?

        1. Avatar de JL
          JL

          Nop, leia outra vez.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Meu amigo. Não vou no em “vaporware”. Pra isso já basta o Musk, não é preciso mandar vir mais.
            Vou directo à fonte que é mais fiável (ACEA).

          2. Avatar de JL
            JL

            Não é isso que você faz, vaporware ?

          3. Avatar de JL
            JL

            Ah sim, então:

            “Electric cars
            Last month, EU registrations of new battery electric cars recorded a significant increase
            (+51.9%), reaching 94,561 units. This represents a market share of 11.8%, an increase of
            almost 3% compared to April 2022. Most EU markets recorded double- and triple-digit
            percentage gains, including the two largest: France (+34.8%) and Germany (+34.1%). This
            amounted to a cumulative increase of 45.1%, with 415,579 units sold in the first four months
            of 2023. ”

            https://www.acea.auto/files/20230517_PRPC_2304_FINAL.pdf

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ui… nem 3% mais em relação ao mesmo mês do ano passado (já tinha lido)
            Grande performance! looloolool
            Mais que isso aumentaram os gasosas e sem subsídios eheheh

          5. Avatar de JL
            JL

            Obrigado por confirmar que estava a inventar.

            Sempre subiu mais que os a combustão que ficaram pelos 2.7%.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Veja se entente:
            – O mercado em Abril de 2023 cresceu 17,2% em comparação com o mesmo mês do ano passado , Resultando em 803.188 carros novos.
            – 94.561 unidades eram BEV’s, significa que 709.627 tinham algum tipo de motor a combustão!

            Em 2022 venderam-se portanto no mesmo mês 695.075 unidades das quais 9.2% era BEV’s ou seja 63.946 BEV’s, resultando que 631.129 tinham algum tipo de motor a combustão.

            Se é verdade que os BEV’s cresceram + 30.615 unidades em comparação com o mesmo mês do ano passado, não é menos verdade que os carros com algum tipo de motor a combustão cresceram ainda mais com 78.498 unidades em igual período. Ou seja uma diferença de 47.883 a favor dos combustão, caso para afirmar…levaram uma cabazada das antigas!!!

            Caso ainda esteja a apanhar papeis e como gosta de ver os nrs das percentagens que lhe impingem, veja da seguinte forma:
            O mercado cresceu 17,2% = ~108.113 unidades
            Então para esse crescimento os carros com algum tipo de motor a combustão contribuíram com 12,49%, enquanto os BEV’s apenas contribuíram com 4,71%

          7. Avatar de JL
            JL

            Não foi você que disse que usava os valores da acea ? Não foi você que disse que estava a a cair?

            Portanto esteve a inventar é assim continua porque não é isso que diz o relatório que até deixei.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Por muito que lhe custe, são os nrs da ACEA meu caro ,sem tirar nem por. Estão é a ser analisados da forma correcta e não da forma que gostam os promotores da ME e que procuram levar as pessoas ao engano. Vc foi o melhor exemplo ao afirmar que os elektros cresceram mais do que os restantes. Como pode verificar a sua convicção estava completamente errada.

            E sim. Os BEV de Março para Abril caíram assim como caíram os restantes. O que é estranho é que a queda destes últimos não foi aproveitada pelos 1⁰s, caindo estes ainda mais.

          9. Avatar de JL
            JL

            A sua é que está errada, começou por dizer que na Noruega está a cair, o que não é verdade, depois para ficar com a razão foi buscar os números mundiais alegando que a acea é que tem razão, no fim consulta-se a acae e dizem o contrário do que você quer.

            Enfim. Agora já acae também é pro ev. Loool

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Errado, os nrs não são mundiais, são da ACEA e reportam à UE.
            A ACEA não diz o contrário, nem poderia dizer pq está tudo publicado nos seus próprios gráficos. É só fazer a conta como dizia o outro lool
            Se são pró-eléctricos ainda bem. Mais me ajuda!

            Quanto à Noruega, de acordo com a mesma ACEA, passa de 39.497 carros em Dezembro de 2022 para 1.860 carros em Janeiro de 2023.
            Uma baixa de 96,00%
            E porquê? Porque chegaram ao fim certos subsídios!
            Este é o impacto a esperar quando os eléctricos perdem o acesso a alguns dos subsídios.
            Se vc acha que isto não é baixar então já não há nada que possa fazer por si eheh Vc é decididamente um caso perdido!

  6. Avatar de Matiofsky
    Matiofsky

    Tanta tinta… que veículos necessitam mais de matérias primas para serem construídos, para funcionarem e que impacto criam? De alguma forma estes parâmetros irão reflectir-se no custo de aquisição, utilização e manutenção de um veículo, a minha única surpresa é nenhuma empresa estar a fazer esta análise no acto de venda de carros, com possíveis parcerias entre concessionários, seguradoras, oficinas e fornecedores de energia (combustível/energia/outro). Uma vez definido o algoritmo, seria simples alterar parâmetros para modelar casos específicos mediante formulário… está aqui uma oportunidade enorme para uma startup em parceira com grupos de investimento, é que se formos lá pela conveniência pessoal, daqui a um ano ainda estamos a debater o mesmo assunto

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Quando velo links da T&E não abro e respondo com um “lol” porque já sei que vem ai disparate.
        Mas desta vez não resisti lool

        1º eles estão a comparar bateria do BEV com o combustível necessário para mover um combustão durante toda a sua vida útil. É ERRADO, a bateria é o depósito de combustível dos BEV, não faz mover o carro. Nem que a vaca tussa lool. Este componente apenas pode ser comparado com o tanque do ICE.

        Para ir buscar o combustível dos ICE tb teria que ir buscar o combustível dos BEV, a electricidade, que precisa muito mais peso e volume para produzir o necessário para um BEV andar os mesmo kms que um ICE

        Eles devem pensar que estão a falar para mentecaptos. looloooloool

        ____________

        Depois são mentirosos. Sabem que actualmente de uma bateria apenas retiram o alumínio apenas retiram o alumínio, o que numa bateria de 500 kgs, corresponde a ~50 kgs. Restam 450 kgs que a industria ainda não sabe como os recuperar em condições economicamente vantajosas. Portanto vão armazenando à espera de melhores dias (que é a versão oficial) ou vão enterrando à socapa (que é o que eu penso que acontece)

        Enfatizam com o futuro que será possível etc mas…o futuro só a Deus pertence. O que nos interessa é o presente! E no presente não há solução.
        Mais uma vez se comprova que não vale a pena perder tempo a abrir os links da T&E. looloooloool

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas eles comparam isso tudo, o problema é que não lhe dá jeito.

          Não leu: “A comparison of raw material needs”

          Por não abrir é que não aprende nada.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não estou a acreditar. Vc está bem?
            “In contrast, the study shows that the weight of petrol or diesel that is burned during the average lifetime of a vehicle is around 300-400 times more than the total quantity of battery cells metals ‘lost’. Over its lifetime, an average ICE car burns close to 17,000 liters of petrol, which would be equivalent to a stack of oil barrels 90m high.”
            Eles estão a comparar o impacto em volume de uma bateria BEV com a quantidade de combustível (gasolina ou gasóleo)
            para um carro ICE se deslocar durante a sua vida util . ESQUECENDO q a electricidade precisa ainda de maior volume de matérias para um BEV conseguir a electricidade para andar durante a sua vida util. Incluindo gasoleo, oleo Diesel..
            Co.eço a acreditar q as pessoas estão a perder a noção da realidade. É preocupante!

          2. Avatar de JL
            JL

            Errado, nem volume nem peso, mas sim a quantidade.

            Não, não precisa, está lá tudo no relatório, você é que lê como lhe convem.

            Os combustiveis também não nascem debaixo da bomba, como você tenta convencer.

            Eu também começo.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E os combustíveis necessários para a produção de electricidade, nascem debaixo das termoeléctricas? lool

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como leio como me convém? Fiz copy+paste do que eles escreveram…
            Que imbecis eheh

          5. Avatar de JL
            JL

            Estão lá também.

            Eles não escreveram o que você disse.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu não disse nada. Só fiz um copy+paste do que eles escreveram. Irra!

          7. Avatar de JL
            JL

            Você escreveu isto:”Eles estão a comparar o impacto em volume de uma bateria BEV com a quantidade de combustível (gasolina ou gasóleo)
            para um carro ICE se deslocar durante a sua vida util . ESQUECENDO q a electricidade precisa ainda de maior volume de matérias para um BEV conseguir a electricidade para andar durante a sua vida util. Incluindo gasoleo, oleo Diesel..”

            Não tem lá nada disto, apenas na sua cabeça.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Exacto, foi o que eles disseram mas em PT

          9. Avatar de JL
            JL

            Apenas na sua cabeça tendenciosa.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Onde falam na electricidade e nas matérias primas necessárias para a produzir?
            Se encontrar deixe ai um quote.

          11. Avatar de JL
            JL

            A partir da página 41.

            Se ler encontra.

  7. Avatar de Didi
    Didi

    Mas quem ainda tem vontade de um eléctrico… Contas feitas não é melhor para o ambiente do que temos agora.
    Duram menos.
    São mais perigosas em acidente.
    Desgastante para o alcatrão ( pago pelo contribuinte para arranjar).
    Limitação de estacionamento em volume.
    Modificação significativo nas indústrias para garantir segurança ( fabricante em Portugal não passou as normas).
    Etc..

  8. Avatar de Matiofsky
    Matiofsky

    No dia que as companhias de aluguer passarem a ter frotas maioritariamente de veículos eléctricos, sinal da massificação e preparação do mercado de serviços para suportar estes veículos, nessa altura irei considerar um eléctrico. Até lá, podem dizer o que quiserem…

    1. Avatar de JL
      JL

      Pode começar a pensar:

      https ://www.wattsonwheels.pt/

      1. Avatar de Matiofsky
        Matiofsky

        Estava a pensar na AVIS, Europcar, Hertz, Sixt… num primeiro momento, e depois na Leaseplan, Aldaautomotive… em seguida. Mas sempre é um começo…

        1. Avatar de JL
          JL

          Leaseplan também tem, e as outras também, mas como falou em frota 100% eléctrica…

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        5 carros que tem à venda no Pisca-Pisca.
        Enquanto não vende vai alugando. Boa táctica!

        1. Avatar de JL
          JL

          Carros de serviço, duhhh, ou não renovam a frota ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Para mim compram uns carritos de outras empresas que resolveram, essas sim, mudar a frota e ir à procura de catar mais uns subsídios eheh

          2. Avatar de JL
            JL

            Loooool

            Claro, para si tinha de ser algo esquisito.

            Até parece que não tem carros novos nem fazem como toda a gente, ao fim de 2 ou 3 sai fora e venha novo.

          3. Avatar de Matiofsky
            Matiofsky

            Quando disse maioritariamente elétricos, queria dizer isso mesmo, o sinal de que a transição energética é uma realidade ness altura, que as companhias e pessoas que contactam estas empresas, serão confrontados com um catalogo de veículos elétricos
            Até lá, terem uma parte da frota elétrica faz parte, há muita gente a querer experimentar esta tecnologia e alguém tem de satisfazer esta necessidade, acredito que existam empresas a apostar nesta tecnologia, enquanto for subsidiada…
            Agradeço a sugestão do wattsonwheels, corajosos…

          4. Avatar de JL
            JL

            Eles não são subsidiados, têm sim incentivos, tal como outros já tiveram, para que os preços (que ainda são altos) sejam mais alcançáveis.

            A LeasePlan também é corajosa ?

  9. Avatar de NunoManuelAlves
    NunoManuelAlves

    Não aguento de tanto me rir do Yamahia ele deve viver num mundo paralelo onde o fumo NoX deu lhe cabo dos neurónios épico

    Olha informa te bem
    Tens canais fantásticos no YouTube para seguir
    Eletric viking .: Sempre atualizado ao minuto
    Fully charged
    Munro Live .: Dos melhores engenheiros de produção
    E for eletric .: Reviwer
    Sam Alexander .; Grande debunker
    Wheelsboy .: Reviwer EV na China
    Bjorn Nyland .: Reviwer
    Eletroheads .: Reviwers
    São alguns dos que sigo com Boas informações

    Informacao é poder / informação são eletroes

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Ganda maluke eheh

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Encontro que para eles a energia é toda verde e que o impacto com eólicas e painéis é só 7% loolool
        Grande alucinados

        E que agora é que vai ser que vamos ter uma data de giga fábricas de baterias. Umas 22 só para começar e tb vai ser tudo verde pq as bateias importadas é que são produzidas com energia suja. As baterias made in UE vão ser zero emissões etc loolool

        Depois as 1ªs fábricas anunciadas são:
        1-LG Chem (Polônia) Tudo dito
        2- Samsung SDI (Hungria), Dito tudo
        3- SK Innovation (Hungria) idem
        4- VW em Salzgitter, (Alemanha) A extrair carvão como se não houvesse amanhã
        5 – VW Valência (SUL DE ESPANHA) a importar GWh a carvão de Marrocos
        Grandes líricos looolooolool

        Adiante.
        Não acho justo que aquela pilha toda de barris seja atribuida a 100% aos ICE pois do barril de petróleo também se extraem coisas uteis para os elektros, nomeadamente alcatrão, tinta e solventes, já que a electricidade é toda verde looloolool

        Gasolina: 70 litros
        Gasóleo: 40 litros
        Querosene 20 litros
        Nafta: 19 litros
        Betume: 10 litros

        Ou isso é para fazer TT que já estão super-treinados no acesso aos carregadores da Tesla de Alcácer do Sal??? loolooloolool
        Eu sei que de vez em quando lá vem um parafuso sem tinta nos Tesla mas na generalidade os carros até vêm com bastante tinta. è certo que uns painéis têm tinta a mais e outros um bocado de tinta a menos, mas vê-se bem que têm tinta e tb se vê q têm uma ou outra camada de verniz. eheheh

        1. Avatar de JL
          JL

          Queria tanta quantidade, loool

          Mais umas invenções pelo meio.

          Realmente só nos resta rir.

        2. Avatar de NunoManuelAlves
          NunoManuelAlves

          Yamahia amigo
          Olha os Tesla de Shangai vem muito bem acabados e com os painéis certinhos e bem montados, tudo limpo, relativante a cor digo te que não nada mal o meu cunhado tem a cor.preta e parece me muito boa fonix no brilho e brutal, outro amigo meu num Y branco foi ao Alentejo levou uma tamanha broada na frente de um calhau e tirou lhe uma.lasca de tinta, mas foi um embate forte, mas mesmo esse ainda ficou com alguma tinta por baixo não foi ao primário, muito honestamente tenho k admitir que pelo.menos estes dois vieram.bem.monyados.e já percorreram perto de 10 mil par ao meu cunhado, desde inícios de dezembro e o meu amigo percorreu nem 5 mil desde março acho eu, eu fui com ele buscar.o carro e andamos a ver tudo e pah tenho k admitir que não tinha nada a apontar