Moscovo tem agora 900 autocarros elétricos em funcionamento

12 Comentários

A transição para uma mobilidade elétrica não acontecerá somente a partir dos carros particulares, mas envolverá também os transportes públicos. Assim sendo, a cidade de Moscovo, na Rússia, já conta com 900 autocarros elétricos em funcionamento.

O objetivo da cidade passa por reduzir as emissões de dióxido de carbono.

Autocarros elétricos em Moscovo

Há três anos, a capital da Rússia massificou a mobilidade elétrica com a chegada de um novo conjunto de autocarros elétricos produzidos pela fabricante Kamaz. Desde então, Moscovo tem melhorado relativamente à dependência dos combustíveis fósseis, bem como diminuído as suas emissões.

Agora, e mesmo a tempo das festividades, a cidade recebeu o seu 900.º autocarro elétrico, que irá funcionar, durante os próximos dias, na rota sul da cidade, decorado com luzes. Desta forma, Moscovo aproxima-se do futuro onde terá uma frota de mil autocarros elétricos.

A Rússia oferece financiamento a projetos que pretendam desenvolver, fortalecendo, a infraestrutura de transportes urbanos, por forma a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Ao abrigo desses incentivos, Moscovo já adquiriu 300 veículos elétricos.

A partir de agora, os autocarros elétricos garantirão 66 percursos na cidade de Moscovo, abrangendo uma distância de quase 800 quilómetros. Durante os três anos em que estiveram de serviço, os autocarros elétricos já transportaram 150 milhões de passageiros. Aliás, só este ano, foram transportadas cerca de 77 milhões de pessoas.

Substituir um autocarro por um autocarro elétrico reduz as emissões para a atmosfera em 190-260 kg por ano, e as emissões de CO2 em média de 60 toneladas por ano. Isto significa que vamos respirar ar ainda mais limpo em Moscovo, o que é muito importante para a imunidade de adultos e crianças.

Disse Maksim Liksutov, vice-presidente da cidade de Moscovo.

Paralelamente ao serviço de transporte público elétrico, Moscovo está a desenvolver infraestruturas de carregamento, por forma a impulsionar a mobilidade elétrica dos carros privados. Se hoje em dia existem cerca de 150 estruturas, no final de 2023 espera-se que este número aumente para 500.

 

Leia também:

20 veículos elétricos que darão que falar em 2022 – Parte 1

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Imf
    Imf

    Ja estragaram a vida a uns quantos aqui.
    Para alguns russia é um pais atrasado, sem nada com muita ditadura, etc.

    Autocarros eletricos??? Isso é so na europa e EUA.

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 loooll
      nos media tipo os iluminados libtards da cnn devem ser 900 autocarros com misseis nucleares.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Nem ter autocarros eléctrico significa que a Russia seja um pais democrata, nem o facto se ser uma ditadura significa que seja um pais atrasado ou pobre.
      No entanto tendo algum conhecimento da industria automóvel russa tenho algumas reservas acerca desses autocarros, mas é sempre melhor haver do que não haver.

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      EUA é 100% petróleo e gás. Onde há autocarros, porque o normal é não existir transporte público.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Em Portugal devem chegar a fora das cidades muito grandes daqui a uns 10 a 20 anos quando a Alemanha começar a trocar por novos.
    ahah

    1. Avatar de JoãoSemNomeVerdadeiro
      JoãoSemNomeVerdadeiro

      Lamento informar, mas aqui por Aveiro já há alguns da Transdev e penso que também haja pelo menos, em Lisboa.

      1. Avatar de Imf
        Imf

        Se achas que Aveiro nao é uma cidade muito grande, entao deixa que te diga que tens de conhecer melhor Portugal!!!!!
        Lisboa,Porto, Funchal, Coimbra, Braga, Aveiro, Guarda, Evora,Santarem, beja, Viseu, etc são cidades grandes

  3. Avatar de Pimentinha
    Pimentinha

    No concelho de Oeiras andam alguns a caborar desde 1998 (!), e quando estão a caborar é muito bom, porque normalmente param e deixam de funcionar. Gostava que a VIMECA/LT desaparece-se do mapa de Oeiras, um péssimo serviço que presta. Além dos autocarros serem velhos, atrasam-se, existem poucos autocarros nomeadamente para Lisboa e devido aos trajectos que fazem demoram muito tempo a chegar a Lisboa e a outros destinos.
    Relativamente à notícia parece-me uma excelente iniciativa de Moscovo, gostava que na zona Grande Lisboa tivesse também uma oferta “amiga do ambiente”, mas que o governo fizesse um investimento sério em alargar a oferta do transporte público, principalmente para quem não reside na cidade de Lisboa e não tem metro e outras escolhas no concelho de residência.
    Não basta baixarem os preços dos passes dos transportes públicos se os serviços continuam péssimos.

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Não só amigo do ambiente (no caso de emissões). Os autocarros elétricos são também amigos da cidade e dos seus utilizadores.

      Menos ruído, menos mau cheiro e menos vibrações para quem vai lá dentro.

      Autocarros elétricos são definidamente melhores em todos os sentidos. Mesmo económicamente. Diversos estudos que já demonstram que os custos totais de um autocarro elétrico, isto é, custos iniciais e operacionais são iguais ou mesmo inferiores a alternativas a diesel.

      Vamos ver o quão demorada vai ser a transição.

  4. Avatar de Grunho
    Grunho

    Nenhuma novidade. Há 50 anos o Porto estava cheio de trolley carros. E ainda há muitos em Praga e Budapeste

  5. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    Portugal, o rei da energia verde continua a ter montes de autocarros a diesel.
    Mas é verdade que estão a diminuir a poluição feita por estes, pois os supressões de carreiras diariamente é cada vez maior e não são permitidas carreiras sem estar á pinha, levando assim mais pessoas por carreira.

  6. Avatar de JF
    JF

    Esperemos que não se incendeiem como os autocarros eléctricos na Alemanha, de acordo com a notícia publicada pelo jornal Alemão, «Die Welt»:

    https://www.welt.de/vermischtes/article234310454/Elektrobus-loeste-Grossbrand-aus-Muenchen-zieht-E-Fahrzeuge-aus-dem-Verkehr.html

    É que para além dos autocarros eléctricos serem ineficazes e possuírem um desempenho/rendimento medíocres, são extremamente poluentes e prejudiciais à Natureza, Meio-Ambiente, e ao Ser-Humano, comportando consigo custos de produção/manutenção elevadíssimos.