Moradores de Austin protestam contra o lançamento do robotaxi da Tesla

13 Comentários

O plano da Tesla de lançar o seu serviço de robotáxi em Austin, no Texas, está a ter poucos adeptos e a gerar protestos na cidade. A fabricante de veículos elétricos tem como data de lançamento 22 de junho, mas os habitantes locais estão a manifestar-se contra o plano devido a divergências políticas e preocupações de segurança.

Tesla robotáxi Austin protestos

Protestos contra a Tesla em Austin

Tal como foi noticiado, os defensores da segurança pública e os manifestantes políticos estão a organizar protestos contra o lançamento do robotáxi da Tesla em Austin. Os membros do Dawn Project, Tesla Takedown e Resist Austin citaram problemas de segurança com os sistemas de condução automatizada da Tesla.

Entretanto, o envolvimento de Elon Musk na administração de Donald Trump e o seu trabalho no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) levou outro grupo de pessoas a juntar-se aos protestos de Austin contra a Tesla. Para mostrar aos cidadãos de Austin os problemas de segurança do sistema de condução autónoma da Tesla, o The Dawn Project levou ao protesto um Tesla Model Y, equipado com o software Full Self-Driving (FSD) da empresa (versão 13.2.9).

Na demonstração, o Model Y com software FSD terá ultrapassado um autocarro escolar com um sinal de stop e atropelou um manequim infantil colocado na frente do carro. O pacote FSD inclui manutenção de faixa, condução e estacionamento automáticos.

Marca quer lançar robotáxi na cidade

Não é claro até que ponto este teste foi realizado em condições normais ou qual a defesa da Tesla. No entanto, vários casos de avaria do software FSD da marca no passado resultaram em colisões ou acidentes graves, de acordo com dados recolhidos pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA).

Curiosamente, o CEO do The Dawn Project, Dan O’Dowd, é CEO de outra empresa que vende soluções de segurança incorporadas para fabricantes de automóveis como a Ford e a Toyota. Resta saber se a Tesla conseguirá lançar um serviço de robotáxi em Austin, apesar dos protestos dos residentes. No início desta semana, Elon Musk demonstrou a nova versão do software FSD da Tesla numa publicação no X.

As decisões de Musk sobre a DOGE alimentam a reação pública contra a Tesla. Embora Musk tenha deixado a administração Trump após uma discussão com o presidente, ainda é alvo de críticas públicas, o que afeta diretamente a Tesla. Como resultado, as vendas lentas levaram a marca a vender o seu Cybertruck com 0% de juros anuais para impulsionar as vendas .

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Max
    Max

    A Tesla bem tem tentado, mas ainda não conseguiu que o FSD (a que, em 2024, mudou o nome para FSD Supervisionado) seja licenciado na Europa.
    Na escala SAE, um veículo só é totalmente autónomo, em todas as condições de estrada e de ambiente, quando atinge o nível 5. Apesar de Musk, desde 2020, ter dito, repetidamente, que o FSD estava próximo do nível 5 – em 2025 continua no nível 2, que exige supervisão constante do condutor, que tem que estar sempre pronto para intervir. E vão por Teslas Model 3 e Y, com FSD, a servir de robotáxis … Acho que os habitantes de Austin têm razão para estar muito preocupados.

  2. Avatar de PJA
    PJA

    Completamente de acordo, devia ser até ao 9.º ano.

    1. Avatar de PJA
      PJA

      Desculpem, comentário no sítio errado.

      1. Avatar de AJ
        AJ

        Completamente de acordo

  3. Avatar de Irina Gaspar
    Irina Gaspar

    Muito preocupados por uma máquina não respeitar um sinal de paragem obrigatória. Quantos humanos o desrespeitam deliberadamente, todos os dias?!

    O ser humano é a epitome da hipocrisia.

    1. Avatar de Max
      Max

      Exatamente, é uma hipocrisia ficar preocupado por o Tesla não ver o sinal vermelho, quando há condutores humanos que não o respeitam! 😉
      E os condutores humanos podem atropelar uma criança que saia de trás de um carro e atravesse a rua. A questão é que um condutor humano quando vê um autocarro escolar (amarelo, típico dos EUA) fica prevenido para reduzir a velocidade e um Tesla não, como mostra o vídeo.

    2. Avatar de Pois, Pois
      Pois, Pois

      O problema talvez seja a máquina não saber que desrespeitou o sinal e o humano saber… há uma grande diferença…

    3. Avatar de Byte Bandit
      Byte Bandit

      Muito bem dito. Uma mulher que sabe pensar!

    4. Avatar de FnF4ver
      FnF4ver

      É mais grave uma máquina não respeitar um sinal de STOP. Foi programada para isso 😉

  4. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    Protestar contra o crime? Nahh Protestar contra a falta de habitação? Nahh Protestar contra um avanço técnologico só porque as TV’s passam a imagem que o CEO é mau? SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIM

  5. Avatar de FnF4ver
    FnF4ver

    Tesla a copiar a Waymo que já tem carros autónomos há muitos muitos anos.
    O Autopilot da Tesla têm sido grande FAIL.

  6. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Este órgão de informação nunca publicou uma notícia positivo sobre a Tesla ou seu CEO…. é sempre a descompor e difamar…. acham que é assim que se transmite informação!?

    1. Avatar de Vítor M.

      Bem pelo contrário. Se há meio de comunicação que impulsionou a marca em Portugal foi o Pplware.

      Vê aqui: https://pplware.sitedev.pt/tag/tesla/

      Agora, eu percebo que os fanáticos da marca não gostem das notícias menos boas, mas a culpa não é nossa. Se a marca cresce, nós informamos. Se perde mercado, nós informamos, se o seu líder é um problema, nós informamos. Percebo que não gostem, mas é a realidade. Ou estarei enganado? 😉

      Não estou de certeza, basta ver a comunicação em qualquer parte do planeta sobre Musk.