Model Y Juniper deverá durar 20 anos! Os carros da Tesla já batem a vida útil dos diesel

213 Comentários

Um dos fatores que colocam muitas dúvidas na compra de um elétrico é a sua longevidade. Em especial, as baterias podem ser um componente com uma vida útil reduzida e caro de substituir, o que cria algumas barreiras. Um novo estudo vem mostrar que isto é um mito e que, por exemplo, o Model Y Juniper deverá durar 20 anos e os carros da Tesla já batem a vida útil dos diesel.

baterias elétricos vida útil Tesla Model Y

Model Y Juniper deverá durar 20 anos

De acordo com um novo estudo, os veículos Tesla têm uma vida útil média de 20,3 anos, superando os carros a diesel e a gasolina. Em particular, estima-se que o Model Y Juniper dure pelo menos 20 anos. Mas será que isso é realmente verdade? Porque até agora sempre se afirmou que os veículos elétricos tinham uma vida curta.

O estudo diz que a perceção de que os veículos elétricos tinham uma vida curta no passado já não é válida. Os veículos elétricos modernos têm agora a mesma vida útil que os veículos com motor de combustão interna e, em alguns casos, até os ultrapassam. Em particular, foi revelado que alguns modelos da Tesla tiveram mais de 640.000 km de utilização.

Segundo o estudo, um Tesla médio pode percorrer 328.000 km, o que o torna um dos veículos mais duradouros de todas as marcas de automóveis. Em comparação, os carros a diesel da Skoda duram em média 17,4 anos. Já os carros a gasolina da Audi duram em média 20,9 anos. No entanto, diz-se que os veículos da Tesla têm uma vantagem em termos de vida útil, uma vez que podem viajar muito mais durante este período.

baterias elétricos vida útil Tesla Model Y

Carros da Tesla batem a vida útil dos diesel

Os investigadores salientam que os custos das baterias precisam de ser mais acessíveis para os veículos elétricos atingirem o seu verdadeiro potencial. Segundo informações, o fortalecimento do ecossistema de reciclagem de baterias será um fator crítico no crescimento do mercado de veículos elétricos usados.

Além disso, os grandes fabricantes de baterias, como a Tesla, a NIO e a CATL, têm planos para oferecer uma garantia de bateria de 15 anos. Isso fará aumentar a sua vida útil e tornar o mercado dos veículos elétricos mais atrativo e com vendas certamente superiores.

Atualmente, a garantia média das baterias é de 8 anos, mas com a utilização generalizada de baterias com garantia de 15 anos, prevê-se que os veículos elétricos estejam disponíveis durante mais tempo. A grande dúvida é se o Model Y Juniper da Tesla e outros veículos elétricos de última geração podem realmente durar 20 anos. Ao mesmo tempo, será esta longevidade realmente vantajosa se os custos de substituição da bateria não diminuírem?

Comentários

213

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Klimane
    Klimane

    O 190D do meu pai tem 37 anos e o E250D dele tem 27.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Não precisa ser Mercedes, existe muitas marcas com carros a gasóleo com 30 anos até citroen dos baratos fazem 700K sem avaria de motor.

      O problema é que os novos a gasóleo não duram nada, porque só tem coisas a complicar a vida do motor desde, Filtro de partículas, catalisador, AdBlue, EGR…

      Um novo eléctrico não tem nada destas coisas, manutenção é 5x inferior ou mais…

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Se for o AX 1.4 D, daqueles que queimavam a junta da culassa de 10 em 10 mil, para fazer 700k só tem de levar junta nova 70 vezes. Nada mau para um diesel.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Saxo 1.5d tive um até aos 700K, consumos de 3.5l/100 máquina de guerra. Vendi a um amigo e ainda anda com ele.

        2. Avatar de Zé da Quinta
          Zé da Quinta

          Tenho uma Xsara Picasso de 2004, 1.6 HDI com 110 cv, quase a fazer 400.000 Kms sem qualquer avaria. Mecânicos, só mesmo para as revisões normais. De resto é gasóleo do bom, as referidas revisões a tempo e horas e está a andar.

      2. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Claro que ate haverão Citroens com 700K. Falta saber a percentagem face aos Mercedes

    2. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Pois… mas os Classe C ou Classe E atuais não vão durar esses 37 ou 27 anos! Com muita sorte duram 20 anos e mesmo assim tenho as minhas dúvidas… Os carros novos cada vez mais não são feitos para durar e custam a cada ano que passa mais e mais!

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        Custam mais a cada ano pork a união europeia faz para tal. Todos anos inventa algo para encarecer. é filtro de partículas.adblue sistema sos agora é a caixa negra. A seguir será gravador de dados igual aviões

      2. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Ja ouço essa conversa desde os anos 80/90. Lembro de quando era mais novo estar num bate chapas perto da minha casa e dizerem que os 190 ja nao eram como os mercedes de antigamente e que iam durar pouco. Essa ladainha vem se repetindo

    3. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @Klimane, Dass ia dizer o mesmo os 190D ou os 320D mandão cumprimentos e comprimentos 😉 😉
      Ainda ontem estava a ver um carro de empresa que na altura eu próprio o fui buscar um Clio de 2004 e ainda anda ali para as curvas e tenho um colega que ainda tem o primeiro Taxi dele um Datsun nem me lembro do modelo e com mais de 2 milhões de Km

    4. Avatar de João silva
      João silva

      O meu cunhado já tem um á oito meses , e sempre impecável , zero problemas …

    5. Avatar de João
      João

      Aqui Renault Laguna 1900 D com 21 anos e parece um sofá na estrada.

    6. Avatar de defactosofactos
      defactosofactos

      o carro ainda há pouco saiu e já dizem que vai ver duas eras glaciares…sim, quando chegarem os 20 anos falem…

      1. Avatar de Zé da Quinta
        Zé da Quinta

        Como estão a ver que as vendas de eletricos não são como “eles” esperavam, há que fazer publicidade…e diabilizar os de combustão.
        Nada contra, até porque os elétricos têm o binário disponível desde mal arranca e, eventualmente, os custos operacionais serão menores, mas é tecnologia que ainda tem longo caminho para fazer até se tornar viável para longas viagens mas, acima de tudo, acessível. Não é lançando supercarros que fazem dos 0 aos 100 em menos de nada que vão conseguir massificar a utilização deste tipo de veículos.

  2. Avatar de Anung
    Anung

    20 anos para um diesel dos anos 2000 não é nada.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Por isso é que passamos pelas sucatas e estão cheios deles desde 150k a 300k e carros de a partir de 2010.

      Hoje em dia é só tretas Filtro de partículas, catalisador, AdBlue, EGR… Tudo material para levar o carro a ir para a sucata mais cedo!

    2. Avatar de Jpr
      Jpr

      A minha renault megane 1.5 fez 80.000kms e motor novo. Aos 160.000 turbo novo

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        Não podes avaliar todas pela tua megane.a minha vendi com mais de 350000 pork sofri 2 acidente e nunca tive problemas fora do normal e era o mesmo motor 1.5

  3. Avatar de Ivo
    Ivo

    A última pergunta do artigo pretende apenas incendiar a opinião pública.
    Os custos de substituição das baterias diminuíram drasticamente desde que as mesmas são modulares. Da mesma forma que num carro a combustão é pouco provável ter que trocar o motor todo, o mesmo se aplica à bateria. Em caso de avaria, troca-se o ou os módulos com avaria.

    1. Avatar de Pedro Simões

      É uma questão válida que muitos leitores certamente tiveram, antes até de ler o último parágrafo.

  4. Avatar de JA
    JA

    Dizer que o Tesla Model Y Juniper vai durar 20 anos é especulação, já que os carros elétricos ainda não têm tempo suficiente no mercado para provar essa longevidade. Comparar com motores diesel, quando alguns já mostraram durar mais de 1 milhão de km , é precipitado. Além disso, o custo absurdo de substituir baterias torna essa ideia pouco viável. Exagero na noticia sem bases sólidas.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não têm? Os carros elétricos da Tesla existem há cerca de 16 anos (desde 2008). e com a evolução das baterias, facilmente se percebe que se com tecnologia do início dos anos 2000 conseguem resultados como os que temos visto, com a evolução então seguramente poderá superar os 20 anos. Os resultados estão aí, é só analisar e ver que de facto as baterias estão muito evoluídas e as antigas ainda estão aí para as curvas.

      Existe mais do que uma base sólida, só não vê quem não quer ver.

      1. Avatar de alex
        alex

        E quantos de 2008 é que se vê a circular?? Quem é que vai comprar um carro elétrico de 2008?? Nem toda a gente tem possibilidade de comprar carros novos… Aposto que se tiveres um carro elétrico de 2008 a 5.000€ e um a combustão a 10.000€ do mesmo ano, as pessoas vão para carro a combustão sem pensar 2 vezes….

        1. Avatar de Vítor M.

          Eu digo muitos. E vou mais além, o Tesla Model S foi lançado em 2012, e até 2015 foram produzidas aproximadamente 84.000 unidades, fiquei-me em 2015 para te dar 10 anos de margem.

          Embora não haja dados exatos sobre quantos desses veículos ainda estão em circulação, é razoável supor que a maioria continua em uso, considerando a durabilidade dos veículos elétricos e o suporte contínuo da Tesla. No entanto, fatores como acidentes, desgaste e atualizações podem ter retirado algumas unidades de circulação ao longo dos anos.

          Certo?

        2. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          Sem dúvida, eu e muitos comprariam o carro a combustão até por 20.000€.
          Deve ser por essa razão, que existem várias dezenas de Teslas, e aqui só estou a falar de Teslas usados à venda. Basta comprovar em qualquer site online. Por exemplo, no site standvirtual.

      2. Avatar de MegaÓbvioSoçe
        MegaÓbvioSoçe

        Não tem comparação…
        Os carros da geração anterior, isto 1990-2000, ainda circulam e já fizeram N quilómetros para o comprovar.. E não falamos apenas de 1,2 ou 3 carros, falamos de milhares, se não milhões. A Tesla não tem estes dados, pelo menos reais, trata-se tudo de cálculos matemáticos e suposições.

        Ninguém tira o mérito aos carros elétricos e à evolução constante das baterias, mas ainda é cedo para dizer que dura MAIS ou MENOS que um carro a diesel…

        Mas isto é fácil de comprovar.. tragam um 190D / 200D / 1.9 TDI / 1.4 TDI e vejam quantos anos e quilómetros fazem cada um…

        Mas pronto, apenas uma opinião 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          Estás enganado. Os elétricos podem durar menos, mas não é da bateria ou motor. Se me disseres que podem ser os componentes circundantes, até acredito, mas o que vocês estão a focar é totalmente errado. E vamos ver daqui a uns anos muitos elétricos com 10, 15 e 20 anos a circular sem problemas e quem os tem terá um custo de manutenções consideravelmente mais baixo do que quem tem um 190D / 200D / 1.9 TDI / 1.4 TDI… não tenhas a menor dúvida. E TU vais ser um comprador de um elétrico, é o teu futuro carro. E mais não digo 🙂

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Assim de repente vem-me à ideia os LEAF e o SOUL, todos despachados em menos de 10anos.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então nesse caso metemos também ai os peugeot, ford, entre outras marcas que usam motores que duram 60 000 mil kms, ou seja, 4 a 6 anos no máximo.

          3. Avatar de Mário
            Mário

            Ui, vais dizer que um 190D que leva filtro de óleo é mais caro que a manutenção de um elétrico? Continua a viver na utopia que toda a gente tem uma empresa e possibilidade de comprar um elétrico.

          4. Avatar de Vítor M.

            Se for para rir… até pode nem filtro.

            Na verdade esse carro precisa de manutenção regular para garantir um bom desempenho e longevidade.

            Então os milhares de euros ficam onde:

            Manutenção Regular
            1. Óleo do motor – Troca periódica (normalmente entre 10.000 e 30.000 km, dependendo do fabricante).
            2. Filtro de óleo – Substituído sempre que se troca o óleo.
            3. Filtro de combustível – Deve ser trocado regularmente para evitar impurezas no sistema de injeção.
            4. Filtro de ar – Essencial para manter uma boa combustão e evitar desgaste prematuro do motor.

            Sistema de Arrefecimento
            5. Líquido de refrigeração – Deve ser verificado e substituído conforme recomendado pelo fabricante.

            Sistema de Travagem
            6. Óleo dos travões – Normalmente substituído a cada 2-3 anos.
            7. Pastilhas e discos de travão – Dependem do desgaste, mas geralmente duram entre 30.000 e 60.000 km.

            Transmissão e Direção
            8. Óleo da caixa de velocidades (manual ou automática) – Troca recomendada conforme especificações do fabricante.
            9. Líquido da direção assistida – Se o sistema for hidráulico, deve ser verificado e trocado conforme necessário.

            Sistema de Escape e Pós-Tratamento (nos mais recentes)
            10. AdBlue (para motores com sistema SCR) – Necessário para reduzir emissões de NOx.
            12. Filtro de partículas (DPF/FAP) – Pode necessitar de regeneração ou substituição em caso de falha.

            Sistema Elétrico
            13. Bateria – Normalmente dura entre 3 a 6 anos.
            14. Velas de pré-aquecimento – Essenciais para arranques a frio; podem necessitar de substituição após vários anos.

            Se o carro for bem mantido e usado corretamente (especialmente evitando trajetos curtos constantes que prejudiquem o filtro de partículas), os custos de manutenção podem ser controlados mas serão sempre muito mais caros que de um elétrico.

          5. Avatar de JL
            JL

            Que é isso de 190D ?

            Onde posso comprar um novo ?

          6. Avatar de JL
            JL

            Como podem ver aqui, não há Mercedes que aguente com o motor, isto segundo os padrões do Yamahia.

            https://www.benzworld.org/search/3202366/?q=Engine&c%5BshowFilter%5D=visibleOnly&o=relevance

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Não é uma opinião quando estás errado

      3. Avatar de Vagueante
        Vagueante

        Vamos com calma, uma bateria durar 20 anos, não significa que o carro em si dure 20 anos. Duvido muito que os Tesla com a qualidade de construção que actualmente têm o façam tão bem com um skoda, ou VW, sem falar num Toyota. O facto da manutenção periódica não segur o “habitual”, leva a que existam aqueles problemas mencionados aqui de 1 em 4 model 3 chumbar na inspecção, mesmo com pouco tempo. Tirando a parte do ICE, qualquer um dos carros que mencionei, quase de certeza que tm uma taxa de aprovação bem superior a um tesla, o Toyota provavelmente 100%.

        1. Avatar de Vítor M.

          Nunca disse isso. Disse e sublinho que pela bateria ou motor, o carro duram milhões de quilómetros e mais de 20 anos. Isso não tenho dúvidas. Agora, se me disseres que o resto em volta não dura… sim, isso acredito que seja fraco, uma coisa é querer fazer bons carros, outra coisa é fazer carros baratos com uma excelente bateria e motores, como faz a Tesla e não só. O resto da mecânica tem de melhorar e por isso eu escrevi isto: https://bit.ly/4jPJcJl

          Fará agora um ano, estava eu na apresentação internacional de um carro elétrico der uma marca conhecida e estávamos a ter uma “mesa redonda” com a responsável europeia pela sustentabilidade da marca. E depois dela falar nos materiais, na percentagem de quanto o carro poderia ser reciclado, e o quanto de material reciclado o carro incorporava, eu deixei apenas uma pergunta: antigamente, um carro com plásticos, napa, materiais “aborrachado”, era um carro sem luxos. Agora, o que vemos são carros com muito plástico, a pele animal passou a não se usar, chama-ser agora couro vegetal (napa, portanto) e é tudo à base de espumas e pouco mais. Não estaremos a substituir as palavras “materiais baratos” por “materiais sustentáveis” para vender a ideia que se tem de fazer carros leves e despidos de qualidade?

          Ela demorou a dar uma resposta, patinou ali uns segundos a arrancar as palavras… mas depois a resposta foi interessante 😉 e fica para um dia destes 🙂

          1. Avatar de Vagueante
            Vagueante

            O texto parece indicar que se aplica ao carro como um “todo”, só por isso escrevi a chamada de atenção.
            A narrativa agora tem de ter algo de sustentabilidade, eco friendly, senão não passa, se formos a ver não passa de uma forma encapotada de greenwashing 🙂

          2. Avatar de Vítor M.

            O carro como um todo não será difícil, é como os a combustão. Muda de pneus, de amortecedores, discos, pastilhas escovas, líquido de arrefecimento, braços de suspensão, sino blocos, borrachas, leds, etc… o que muda?

            Agora, a alma e o coração… bateria e motor(es) isso facilmente durará 20 anos. É tecnologia simples e fiável.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já deixei info das baterias. Motores a irem à vida é tb a pontapé:
            https://teslamotorsclub.com/tmc/search/14650477/?q=Drive+unit%2C+motor%2C+issues&o=relevance

          4. Avatar de Vítor M.

            Sabes lá o que dizes. Foca-te nos térmicos, dos elétricos não percebes nada. Só dizes disparates.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não sou eu que digo. São os proprietários.
            Se fosse eu e não tuvesse conhecimento do q se passava com os outros, julgava q tinha tido azar.

          6. Avatar de Vítor M.

            Não, não é verdade. Aliás, tu mudas a retórica para as coisas irem ao sentido que lhes queres dar. Não é a realidade dos factos, é a retórica já saturada, errada e desamparada de verdade que tu muitas vezes usas. Devias ter um sentido equilibrado de avaliação das coisas e até criticas o JL por ele ser fanático pelos elétricos, quando tu és um fanático contra os elétricos 🙂 isso é ridículo.

            Eu já te disse N de vezes que o mundo nem é preto, nem é branco, é uma mistura dos elétricos com os térmicos e assim será para muitas décadas. E não é o teu tipo de retórica nem do JL que vão mudar as coisas, por muito que se despenteiam os dois. Sejam honestos até a pensar.

      4. Avatar de JA
        JA

        Embora os carros elétricos da Tesla existam há cerca de 16 anos, a maioria dos modelos mais vendidos, como o Model 3 e o Model Y, só está no mercado há menos de 10 anos, o que ainda é insuficiente para validar a durabilidade de 20 anos em larga escala. Além disso, as baterias mais antigas que “ainda estão para as curvas” frequentemente apresentam degradação significativa, com perdas de autonomia que podem chegar a 20-30% após alguns anos, dependendo do uso e condições. A evolução tecnológica é promissora, mas extrapolar para 20 anos sem dados concretos e generalizar para todos os veículos elétricos é especulativo. Motores diesel, por outro lado, têm décadas de histórico comprovado, com muitos exemplos de veículos que ultrapassam 1 milhão de km sem custos de substituição tão elevados como os das baterias.

        1. Avatar de Vítor M.

          O Tesla Model S foi lançado em 2012. Andam muitos por aí. E há mais elétricos.

          Se 10 anos não mostra a qualidade e durabilidade de uma bateria… feita com tecnologia de uma década atrás…. então para ti o que fará sentido? Para mim faz, atenção!!!

      5. Avatar de Grunho
        Grunho

        Uma coisa são os motores eléctricos, que funcionam por indução electromagnéctica. Como não têm peças em contacto e não há desgaste por atrito podem durar 50 anos ou mais. Outra são as baterias, que funcionam por reacções electroquímicas. Aí é inevitável que o material se vai degradando em cada ciclo de carga e descarga. A corrida ao ouro da ciência é ir atrás de materiais que contrariem esse efeito de decadência, mas ainda não foi encontrada a bateria eterna.

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas quer as baterias, quer os motores são o que dizem durar mais e os testes, além dos exemplos, assim. o provam.

      6. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Deve ser raro o model S q já não trocou, pelo menos, 3 baterias e 11 motores dado q o tido como mais fiável tinha levado isso tudo e mais umas botas.

        Qt aos mais recentes, é procurar pelo erro BMSa079 que leva à substituição precoce da bateria.
        O model y não foge à Regra.

        1. Avatar de Vítor M.

          Tu que não te debruças nos elétricos, não sabes do que falar. Por isso, estás a dar chutos para o ar. Como quase sempre.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Vitor do falo com conhecimento de causa:
            https://teslamotorsclub.com/tmc/search/14650031/?q=BMS_a079&o=relevance
            .odel 3 e model y, tanto dá.
            O Juniper não evoluiu nada nas baterias. Aliás só regrediu no design a atirar para o chino. De resto tá igual. É o mesmo carro e vai dar os mesmos problemas.
            20 anos, tá bem tá. 😛

          2. Avatar de Vítor M.

            Só dizes asneiras. Hoje as baterias da BYD são das melhores do mercado. E já nem falo nas blade.

            Fica-te pelos térmicos. De elétricos percebes bola.

          3. Avatar de JL
            JL

            Conhecimento de causa. Looooooooooool

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nestas coisas não é preciso perceber. Basta observar.

          5. Avatar de Vítor M.

            Mas como podes observar se estás com os olhos fechados? Isso é já hipnose ou osmose. Vá, sê equilibrado, pelo menos vais ver que a utilidade da energia gasta é considerada.

        2. Avatar de JL
          JL

          Eu não conheço nenhum que tivesse trocado.

          Quantos conhece com mais de 1 milhão ?

        3. Avatar de JL
          JL

          Então vamos a apostas, o que quer apostar como o meu não levou nenhuma além da de origem ?

      7. Avatar de JA
        JA

        Embora os carros elétricos da Tesla existam há cerca de 16 anos, a maioria dos modelos mais vendidos, como o Model 3 e o Model Y, só está no mercado há menos de 10 anos, o que ainda é insuficiente para validar a durabilidade de 20 anos em larga escala. Além disso, as baterias mais antigas que “ainda estão para as curvas” frequentemente apresentam degradação significativa, com perdas de autonomia que podem chegar a 20-30% após alguns anos, dependendo do uso e condições. A evolução tecnológica é promissora, mas extrapolar para 20 anos sem dados concretos e generalizar para todos os veículos elétricos é especulativo. Motores diesel, por outro lado, têm décadas de histórico comprovado, com muitos exemplos de veículos que ultrapassam 1 milhão de km sem custos de substituição tão elevados como os das baterias.

        1. Avatar de Vítor M.

          Como assim? Até ao terceiro trimestre de 2024, a Tesla vendeu aproximadamente 6.754.488 veículos desde o início da produção em 2008. Segundo algumas projeções, grande parte desses carros são Model S. Serão assim poucos os S com 10 ou mais anos? Não acredites nisso. Volto a repetir, não será pela bateria nem motor que os elétricos não durarão 10, 15 ou 20 anos (até mais).

    2. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Mas por que raio se substitui baterias por novas?! Se o injetor do motor a combustão avariar, também substituímos o motor por um novo? As baterias dão para reparar… não é assim tão complicado ou dispendioso quanto isso! Já começam a aparecer em Portugal empresas especializadas nisso…

      1. Avatar de JA
        JA

        Embora seja verdade que as baterias podem ser reparadas, isso não é tão simples ou barato como parece. A reparação de baterias exige mão de obra altamente especializada, equipamentos específicos e, muitas vezes, substituição de módulos inteiros, o que ainda representa custos elevados. Além disso, a rede de empresas especializadas em reparação de baterias é muito limitada, especialmente em países como Portugal, tornando o processo menos acessível do que a manutenção de motores a combustão, onde há décadas de infraestrutura consolidada. Comparar a reparação de um injetor com a complexidade de uma bateria de alta voltagem é desproporcional.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          é uma questão de tempo.. quando os carros surgiram os mecânicos também eram poucos. No entanto não impediu a modernização e continuidade do setor automóvel.

          1. Avatar de JA
            JA

            Precisamente por ser uma questão de tempo é que este estudo não tem base sólida

        2. Avatar de JL
          JL

          Limitada em que país ? Não é Portugal de certeza, que tem pelo menos 4 redes para isso.

          1. Avatar de JA
            JA

            Afortunados que somos 🙂

          2. Avatar de JL
            JL

            Não existem ? ou não lhe convém ?

        3. Avatar de I'm
          I’m

          A bateria é uma soma de pequenas baterias, nem sempre ficam todas avariadas, basta substituir algumas.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não é bem assim.. Elas têm q ter um desgaste uniforme. Se isso não acontecer nc vai conseguir um balanceamento correcto. Mais cale uma bateria nova. Idealmente um carro novo pq os teslas partem-se todos nos 1⁰s kms.

          2. Avatar de JL
            JL

            É por isso que têm sistemas de balanceamento.

            Quando não é possivel, é trocar apenas essas células.

            Claro que sim, por isso é que fazem 2 milhões de kms and counting….

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não há sistema de balanceamento que lhe valha qd a bateria monta células de diferentes capacidades.
            O melhor é vir um pack novo.

          4. Avatar de JL
            JL

            Mas elas podem ter capacidades diferentes, o que conta é a tensão.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quando se trocam módulos avariados numa bateria, ela pode nunca mais funcionar como deve ser devido às diferenças entre os módulos novos e os velhos. Isto acontece por vários motivos:

            1-Desbalanceamento de capacidade – Os módulos velhos perdem capacidade ao longo do tempo, enquanto os novos têm mais. Isto desequilibra a carga e descarga.

            2-Diferença na resistência interna – Módulos velhos têm mais resistência interna, aquecem mais e funcionam pior, o que pode reduzir a eficiência e a vida útil da bateria.

            3-Desbalanceamento na carga e descarga – O sistema de gestão da bateria (BMS) tenta equilibrar os módulos, mas se uns descarregam mais rápido que outros, o BMS pode limitar o desempenho total para evitar estragos.

            4-Efeito de carga limitada – O módulo com menor capacidade ou maior resistência torna-se o “gargalo”, reduzindo a energia que a bateria pode usar e a sua autonomia.

            5-Ciclos de vida diferentes – Módulos velhos já passaram por muitos ciclos de carga e descarga, enquanto os novos estão no início. Isto pode acelerar a degradação dos módulos novos devido ao esforço extra causado pelo desequilíbrio.

            Por isso, geralmente não se recomenda trocar módulos individuais. O melhor é substituir a bateria toda para garantir que funcione bem!

            https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?f=13&t=7961#p129969

            https://batteryuniversity.com/article/bu-803a-cell-matching-and-balancing

          6. Avatar de JL
            JL

            E quem disse que trocam módulos velhos por módulos novos ?

            Inventou tudo isso para quê?

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tire daí a ideia, novo ou velho nunca vai encontrar um módulo que funcione em perfeita harmonia com os da bateria original. Se estiver melhor desgasta-se rapidamente para o nível dos restantes, se estiver pior atrofia os restantes!

          8. Avatar de JL
            JL

            Nem precisa de funcionar, o BMS está lá para isso.

            Atrofia as restantes ? Loool

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Pelo contrario já se consegue ter uma ideia, os carros eléctricos já existem há tempo suficiente para ter ideia de quanto vão durar e com a evolução das baterias 20 anos até me parece pouco, no entanto isto vale o que vale a media de troca de carro do ze povinho é de 5 em 5 anos

      1. Avatar de JA
        JA

        Embora os carros elétricos já existam há algum tempo, a maioria dos dados disponíveis refere-se a modelos mais recentes, com tecnologias de baterias que ainda não completaram 20 anos em uso real. A evolução das baterias é promissora, mas prever uma durabilidade de 20 anos com base em projeções e não em dados concretos é arriscado. Além disso, a média de troca de carro a cada 5 anos pelo “Zé Povinho” reforça que a maioria dos consumidores não mantém os veículos tempo suficiente para validar essa longevidade, tornando o argumento de 20 anos mais teórico do que prático.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          @JA, 5 em 5 anos????
          Isso era verdade se a média do parque não fosse já superior a 14anos e não andassem por aí ≈2 milhões de carros com mais de 20 anos, ≈ 30%, sendo que só empresas, rent a cars e TVDE é q trocam dentro desse prazo q estás a falar. Portanto não é o zé Povinho, são empresas à cata de subsídios pagos pelo zé povinho.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Trocar de carro de 5 em 5 anos só para os menos de 5% de cima, pouco mais de 500 mil indivíduos que formam a burguesia exploradora. A esmagadora maioria dos 9,5 milhões de baixo ou não tem carro, ou mantêm-no a andar por 15, 20, às vezes até 30 anos. É a cubanização do parque automóvel, o que tem os seus aspectos positivos: menor extracção de matérias primas e menor produção de resíduos.

        1. Avatar de rui
          rui

          o que não falta é malta a trabalhar por conta de outrem a trocar de carro com frequencia, então medicos é as pás, raro o que não tem sempre um carro com menos de 4 anos…

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Médicos do privado sim, como são liberais podem deduzir IVA do gasóleo e 25% do preço do carro por ano no IRS. Os do SNS nem no dobro dos anos trocam de carro.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Resumindo, o SNS é mau…

          3. Avatar de Grunho
            Grunho

            Não é o SNS que é mau. Más são todas as profissões que trabalham para o estado ou têm um patrão a mandar para as finanças a folhinha de pagamentos e por isso não escapam nem com um cêntimo ao IRS, contrariamente aos negócios e às profissões liberais, que estão isentas de IRS. Basta-lhes poder preencher como querem a declaração de rendimentos.

          4. Avatar de rui
            rui

            Não pagas em IRS, pagas em IRC, simples…
            Não trabalho para o estado e tudo está na folha, tudinho mesmo e olha que desconto por mês mais do que muitos não recebem de ordenado…

    4. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nos EUA, no Reino Unido existem empresas especializadas que reparam baterias, retiram a bateria do veículo e substituem os módulos avaridos, por uma fração do custo de uma bateria nova. A própria Tesla faz, retoma a bateria antiga, repara e vende a outro cliente já reparada.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Então pronto, aí está uma boa razão para não se comprar eléctricos usados fora dos USA ou UK.

    5. Avatar de JL
      JL

      Têm pois, tenho um com 27.

  5. Avatar de Tozzini
    Tozzini

    Quem é que subsidiou o projeto de investigação?

    1. Avatar de RicM
      RicM

      “We extend our gratitude to the Faraday Institution for their generous funding through the ReLiB Project (grant numbers FIRG005 and FIRG006) and the Faraday Undergraduate Summer Experience (FUSE) internship programme”
      https://www.faraday.ac.uk/ (“Powering Britain’s Battery Revolution) 😉

  6. Avatar de halnaweb
    halnaweb

    Se calhar até aguentam 20 anos. Como qualquer decente. Já os com motor diesel tenho dúvidas q os eléctricos sejam superiores. Um audi com motor diesel tem muito bom rendimento com 400mil kms ou mais, tal como VW ou Mercedes, Land Rover….

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Os motores diesel antigos (sem serem castrados como os actuais) foram projectados para 1 milhão de quilometros.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Conheço um que para fazer um milhão de kms tinha de mudar de junta de culassa 100 vezes.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Isso só está ao alcance dos oligarcas capitalistas e fachistas.
          Para o proletariado o máximo que conseguem usufruir é de um mercedes-benz importado com 250.000 quilometros de hodômetro e 500.000 quilometros reais, pois, pois a inveja é o motor da luta comunista.

  7. Avatar de NjsS
    NjsS

    Deverá durar, estima-se vs já batem (comparação entre o futuro/incerto com algo certo? )
    Portuguesices à parte, o tempo de vida de um carro é aquele que o dono lhe der através de boa manutenção e reparações…
    Qualquer carro pode durar mais de 20 anos desde que o dono o mantenha…
    Temos por exemplo o caso do model S de 2015 com 1,9 milhões de km, e inúmeros casos que veículos a combustão com bem mais de 2 milhões de km. O Tesla levou 13 motores e 4 baterias, os a combustão tiveram motores reconstruidos ou levaram motores…
    O que importa na vida util é mesmo a vontade do dono em manter o carro e se o chassis não está podre lol.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      13 motores é obra!

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Os primeiros Model S tinham uma taxa de avaria de motores muito elevada. Penso que desses 13 motores a maioria foi em garantia.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Então tinha um erro grave de projecto. Porque os motores eléctricos não têm peças em contacto físico, logo não há desgaste por atrito.

          1. Avatar de Angelo
            Angelo

            não tem rolamentos?

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Flutuam, como o tapete mágico do alladin?

          3. Avatar de Grunho
            Grunho

            Só tem rolamentos no eixo do motor. Porque a propulsão é feita por dois conjuntos de peças – um rotor e um estator – que nao fazem contacto e o movimento é feito por indução electromagnética.

      2. Avatar de JL
        JL

        Reparados, e agora já não precisa de mais nenhum reparado, porque já existe solução definitiva.

    2. Avatar de JL
      JL

      Foram 14 motores recondicionados, e 2 baterias, e não 4.

      1. Avatar de NjsS
        NjsS

        Quem sou eu para contradizer o JL… o dono do carro à um ano atras dizia que o carro estava na quarta bateria, tinha levado 13 motores novos.
        Se o JL diz que não foi assim, não foi assim… por mim está tudo bem…

        1. Avatar de Anung
          Anung

          É que nem tentes, ficas sujeito a uma descarca de 5000 volts!

        2. Avatar de JL
          JL

          Errado, vá lá ver o que ele diz, também não levou 13 motores novos, mas sim recondicionados, se não entendem o inglês dele, é problema vosso.

          Na altura ele dizia que a Tesla lhe tinha emprestado uma bateria enquanto a dele estava em reparação, portanto são 2.

          Os motores eram recondicionados, portanto reparados.

  8. Avatar de Ddt
    Ddt

    20 anos ? Hahahaha…..o diesel do meu pai fez mais de 1000000 de km , mostrem-me um eléctrico que faça isso ….é só anedotas e propaganda ………e vocês que propagam estas parvoíces , deviam ganhar juízo

    1. Avatar de Pedro Simões

      O estudo apresentado mostra isso, não há necessidade de mostrar mais nada. Apresentamos apenas os resultados dos mesmos.

  9. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Sim sim, vindo dos mesmos que disseram “Tesla Semi Trucks Will Not Breakdown For 1 Million Miles”

  10. Avatar de Joao Rego
    Joao Rego

    O que nao falta sao dieseis com mais de 30 anos a funcionar como novos, já eletricos raramente duram mais de 5 anos

    1. Avatar de JL
      JL

      +1 eletricos basta um sensor não funcionar e o carro nem arranca

      1. Avatar de JL
        JL

        Qual sensor ? E os a combustão não ?

    2. Avatar de JL
      JL

      Não duram 5 anos ? Os meus com 11, 15 e 27 riram-se do que você disse.

      1. Avatar de Joao Rego
        Joao Rego

        27 anos nem existiam carros eletricos

        1. Avatar de JL
          JL

          Tanto existam que tenho um, ninguém tem a culpa de não os conhecer.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Eu tenho um com bem mais, da marca nikko!

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Nunca duvides do JL
          O homem que mais carros a combustão derreteu…é o que agora mais economiza com elétricos. Se histo não é hilariante LOLOL

          1. Avatar de JL
            JL

            Podemos apostar uns Ferraris.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Quanto mais juras….

          3. Avatar de JL
          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Acho que não entendeste que ignorei a tua sugestão….
            Já é mau ter apostar e jurar para que te dêem credibilidade mas pior é apostar coisas que nem tens lolol ah boneco…vá cresce e deixa-te de apostas estúpidas.

          5. Avatar de JL
            JL

            Se não tenho porque não aposta ? Está com medo de perder ? Assim o boneco é você.

            Cresce e deixa-te de sugestões estúpidas.

          6. Avatar de Hugo
            Hugo

            2 dias a ignorar a TUA sugestão LOL. TUA.

          7. Avatar de JL
            JL

            Pois, que outra coisa pode fazer, já que nem acreditam naquilo que dizem. LOL

        3. Avatar de Joao M.
          Joao M.

          Procura por Saturn EV1 , da GM

  11. Avatar de Perry
    Perry

    Carros da Tesla ou carros electricos? Parece-me mais um post publicitario visto que provavelmente todos os electricos podem tirar partido dessas mesmas razoes, e a maioria deles sendo construidos ainda melhores que os Tesla…

    1. Avatar de Pedro Simões

      Ora vê lá bem o estudo e vê se não é bem visível a presença dos Tesla?

  12. Avatar de Fusion
    Fusion

    Uma dúvida.
    Sempre que se fala nas avarias dos elétricos só se fala nas baterias. A bateria tem que durar x anos ou a bateria tem que dar x km.
    Percebo que o principal elemento de um elétrico seja a bateria. No entanto e as outras coisas? Os motores elétricos das rodas? E os restantes componentes? Só oiço falar em baterias, mas tenho genuína curiosidade nos restantes componentes (excluindo consumíveis uma vez que esses é normal serem trocados, como por exemplo pastilhas, pneus e por aí fora).

    1. Avatar de Anung
      Anung

      A bateria é a parte mais cara de um EV. tanto que qualquer acidente que afecte as mesmas (mesmo que seja um pequeno toque sem demais danos) inviabiliza a reparação do carro. Isto num carro novo ou semi novo. Num usado então é mesmo para esquecer.

      1. Avatar de JL
        JL

        Isso não é verdade, mais logo coloco aqui uma foto para me dizer se o carro foi para a sucata ou não .

      2. Avatar de JL
        JL

        Aqui está, este carro é de 2017, pergunta para um milhão, foi para a sucata ?

        https://ibb.co/zYzWwCK

      3. Avatar de JL
        JL

        Olha, afinal está reparado só falta pintar:

        https://ibb.co/fVn5gLGY

    2. Avatar de rui
      rui

      Pelo que oiço o que pode dar problemas é o onboard chager, bateria de 12v é comum ir de vela, problemas nas portas de carregamento e por ai fora, o motor me si normalmente não dá problemas pois aquilo é 3 ou 4 peças ao todo a contar com a transmissão, a bateria pode dar, mas em geral são fiaveis e a maioria da malta tem problemas em garantia, pois ou é defeito e notas logo ou então é um pack marioritariamente saudavel que duras decadas, tens só os Model S originais que os sensores de voltagem vão a vida, mas isso é uma reparação de umas centenas de euros apenas…

  13. Avatar de Pirata
    Pirata

    20 anos? Mais vaporware do Musk?
    As baterias podem durar, as peças podem ser substituídas, mas a construção geral dos Teslas não os vai fazer durar 20 anos. Para não falar no software e hardware que deve ser o primeiro a dar de si.

    1. Avatar de rui
      rui

      como assim? um carro que tem meia duzia de peças de chassi tudo em aluminio não dura 20 anos?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @Rui, o alumínio não costuma enferrujar e os teslas enferrujam precocemente em várias partes da carroçaria e chassis.

        1. Avatar de rui
          rui

          o Aluminio não enferruja ponto, quanto muito corroi, antes da gigapress estar em uso os teslas não eram feitos em aluminio, pelo menos o chassis, a chapa a volta não é aluminio.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não percebeste.
            Os teslas não são 100% aluminio. Nem no chassis nem na carroçaria.
            E no que não é alumínio, o tratamento anti corrosão peca por escasso.

          2. Avatar de Vítor M.

            A percentagem de alumínio nos carros da Tesla varia conforme o modelo, mas a marca utiliza uma combinação de alumínio e aço para equilibrar peso, resistência e custos.

            Aqui estão alguns detalhes:

            – Model S e Model X – Utilizam mais de 90% de alumínio na carroçaria, tornando-os mais leves e eficientes.
            – Model 3 e Model Y – Têm uma estrutura mista, com cerca de 30 a 40% de alumínio e o restante em aço de alta resistência. Isso ajuda a reduzir custos e aumentar a resistência estrutural.
            – Cybertruck – Construída com aço inoxidável ultrarresistente, como tal, foi usado muito menos alumínio do que os outros modelos.

    2. Avatar de JL
      JL

      Ainda há pouco tive perto de um com 16, já não falta muito e o carro está impecável.

      O software e hardware ambém envelhece ? Curioso porque sou programador e tenho software já com 25 anos a funcionar e nunca deu problemas, sobre o hardware é verdade que tem duração, principalmente os condensadores que duram 100 000 horas de uso.

  14. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    Mas estes tipos estao bem? Não dá para comparar duração de um carro a combustão com um electrico. Facilmente vemos carros a combustão com mais de 50anos. Só daqui a alguns anos é que é possivel dizer com firmeza a duração de um carro electrico, não no fabrico dele! É a mesma coisa que dizer que a autonomia real de fábrica é de 800km, e na realidade pouco mais de metade!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas os a combustão são os que têm mais desgaste, têm muito mais peças móveis.

      1. Avatar de nameblomcc
        nameblomcc

        Os elétricos têm poucas peças de desgaste mas grande parte das peças são fracas. Após 3-5 anos aparecem muitos problemas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Quais peças fracas ? podem haver casos com defeitos ou má desenho, mas isso é por serem projectos ainda novos, em carros que já por ai andam há vários anos isso não acontece.

  15. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Um carro não é so baterias. É tambem o desgate dos materiais, que vai fazer criar aquelas pequenas vibrações entre peças. Não precisam ser do motor, podem ser simplesmente do tablier. Os Teslas mais antigos eram de um segmento premium que não são o Y e o 3. Quero ver como se vai portar um Y com 8 anos. Obviamente não serão todos, sera apenas uma percentagem. Falta saber se ela será baixa ou alta
    Para piorar a situação a Tesla não é conhecida pelo seu serviço pos venda. eles promovem o faça voce mesmo. Vamos ver que impacto é que isso tera no envilhecimento dos carros

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu tenho um com 11 anos e até agora só levou uma reparação simples na bateria e uns bracos na suspensão dianteira.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Nas tuas mãos…

        1. Avatar de JL
          JL

          Não, tem quase 2 nas minhas mãos, na do antigo dono levou 2 puxadores das portas, eu tive acesso ao histórico do carro.

      2. Avatar de Curioso
        Curioso

        Uma pergunta para o JORGE M.A.LÚCIO, Professional Services (programador), normalmente habitante das Caldas da Rainha (Sto. António 11).

        Quantos automoveis (EV) tem este partipante JL?

        “JL 5 de Fevereiro de 2025 às 11:32
        Têm pois, tenho um com 27.”

        “JL 5 de Fevereiro de 2025 às 11:20
        Eu tenho um com 11 anos e até agora só levou uma reparação simples na bateria e uns bracos na suspensão dianteira.”

        1. Avatar de JL
          1. Avatar de Curioso
            Curioso

            @JL a pergunta não era para ti era para o J. MANUEL DE ALMEIDA L. e sabes perfeitamente a quem me refiro, por muito que digas quem é esse.

          2. Avatar de JL
            JL

            Sabe ? É que eu não sei .

        2. Avatar de JL
  16. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Não há nada como o cheio a Diesel logo pela manhã.
    Não quero eléctricos.
    Tenho dois carros a Diesel que provavelmente irão durar mais do que eu…

  17. Avatar de JL
    JL

    Ui, com isto deixaram a petrolhada incomodada.

    Claro que duram, não fim de ver o que o meu está a durar e já passou metade dessa idade.

    1. Avatar de nameblomcc
      nameblomcc

      Há carros a combustão com 100 anos.

      Maior parte dos elétricos começam a cair aos bocados após 3-5 anos.

      1. Avatar de JL
        JL

        E elétricos também não dizem que apareceram primeiro que os a combustão ? só aparecem primeiro quando vos dá jeito ?

  18. Avatar de JL
    JL

    Fora que tenho um com 27 anos e está para durar.

    1. Avatar de nameblomcc
      nameblomcc

      um elétrico com 27 anos? Boa sorte! XD

      1. Avatar de JL
        JL

        Não é sorte, é um facto.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Aproveita, já que nos a combustão “derreteste” às dezenas que nem um maçarico LOLOLOL

          1. Avatar de JL
            JL

            Ninguém tem a culpa deles não prestarem.

            Então fazemos aposta ou não ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quando se olha para o parque automóvel de PT e se observa q ≈30%são carros com mais de 20anos, o seu argumento cai por terra e é com estrondo.

          3. Avatar de JL
            JL

            Então ? Não entendi.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não entende? Cabeça dura hém?
            Significa que qs 2 milhões de carros num país canina já duraram mais que 20anos.
            Agora é imaginar à escala mundial

          5. Avatar de JL
            JL

            Não foram quase 2 milhões em 2024 ?

            Então mas ninguém queria Tesla.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qual é o Tesla com mais de 20 anos que é para eu ir lá ver se ainda anda…lol
            A tesla no mundo inteiro vendeu 1.8 milhões. Uma ninharia. Só PT tem mais carros com mais de 20 anos do que aqueles que a tesla vendeu em todo o mundo no ano inteiro de 2024 eheheh
            Vem agora a Tesla influenciar um estudo que afirma que o Juniper, que ainda não saiu, vai durar mais que os outros todos. E ainda vai durar mais que o y antigo apesar de ser igual Looolooolool
            Isto é o que se chama dar palha a burros.
            Só cai quem quer.

          7. Avatar de JL
            JL

            Com 20 não há nenhum, mas com 17 há, os roadster, existem pelo menos 2 em Lisboa e estao a andar e com tudo original.

          8. Avatar de JL
            JL

            Diga lá onde a Tesla influenciou ?

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem que me dizer onde é que andam esses maganos roadsters de 2008 que eu ainda não vi nenhum.
            O único que vi, o dono devia estar farto dele e atirou-o ao espaço. Por isso é que ainda anda. Anda a poluir ainda mais o espaço.

          10. Avatar de JL
            JL

            Onde ? Um na venda do pinheiro, e outro em Lisboa.

            Mas se quiser ver ao vivo, eu conheço o dono, você paga os almoços e vemos lá ver.

          11. Avatar de JL
            JL

            Aliás, conheço os donos, um é bem conhecido publicamente, é um dos quadros da UVE.

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vou frequentemente à venda do pinheiro, como sabe, porque tenho lá familiares e nunca vi essa peça. Deve estar armazenada numa redoma de vidro ou em fotografia num qq sótão lol lol

          13. Avatar de JL
            JL

            Então é porque é cego, se quiser por mensagem privada posso passar o contacto e ele mostra o carro.

      2. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        E eu tenho um eléctrico com mais de 40 anos… telecomamdado, que recebi como prenda de Natal… 🙂

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu tenho um daqueles que não precisa de comando, tem mesmo volante e 2 pedais para se conduzir dentro dele.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quando era puto andava nisso na Feira popular de Lisboa.

          2. Avatar de JL
            JL

            E também não precisa de andar numa superfície de ferro com uma escova .

  19. Avatar de PJA
    PJA

    Os pilhas durarem 20anos está bem está, actualmente nem os ICE. Cada acredita naquilo que quiser.

    1. Avatar de JL
      JL

      As pilhas não, tanto que até têm garantias menores por parte da Toyota.

  20. Avatar de Diogo
    Diogo

    Durar é uma coisa, durar sem custo exorbitante de mobilidade é reparabilidade é outra. Ao ver aí 19anos para a land rover, tenho pena do dono….
    Vale o que vale o estudo

  21. Avatar de Karlos
    Karlos

    Se é assim, façam garantia por 10 anos de tudo, bateria, pintura, motor, tudo.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Até para 20 ou 30. Pagando, claro, Todo o risco é segurável, é uma questão de preço.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não, sem pagar nada a mais, apenas manter a assistência na marca.

    1. Avatar de nameblomcc
      nameblomcc

      As marcas não querem perder dinheiro. XD

      1. Avatar de JL
        JL

        Por isso dar garantia é uma segurança para não perderem, já que ganham mais.

  22. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    A duração de um veiculo é sempre muito subjetivo..
    Até podem durar mais, desde que o resto esteja bem e haja dinheiro é só ir mudando motores e baterias, tal como se faz em qualquer carro.

    Para além que, como raio é que se faz estes estudos?
    Andam a perguntar a malta na rua quantos anos tinham os carros que lhes morreram nas mãos ou andam nas sucatas a tentar descobrir o que aconteceu a cada carro?

  23. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Notícia no mínimo tendenciosa. Conheço montes de gente com carros como clios.corsas e outros com cerca de 30 anos e ainda andam aí. Conheço até quem tem 1 Corolla com mais de 40 anos . É óbvio que normalmente motores a gasóleo duram mais mas independente de ser a gasóleo, gasolina ou elétrico nenhum fabricante dá como prazo de vida 20 anos. Até pork os cuidados que se vão ter com o veículo ao longo da vida pode prolongar ou encurtar esse tempo. Cuidados com as revisões, ter garagem vai ajudar muito a cuidar da chapa e pintura e isso também é importante ao fim de muitos anos, tudo conta e no final com cuidados tem carros com 30 ou mais anos até a gasolina

    1. Avatar de Pedro Simões

      Tendenciosa em que medida? O estudo fala do Tesla e apresentamos-nos esses resultados com base no que foi revelado. A tabela tem os Tesla bem lá em cima, porque será?

  24. Avatar de Rick
    Rick

    E era mesmo um Tesla…agora até servem para pintar suásticas eh eh

  25. Avatar de Joao M.
    Joao M.

    “tenho duvidas que eletricos sejam superiores a diesel” depois os exemplos que se dá – carros de gama premium como Mercedes, Audi, etc.. 😀 Carros que foram criados há anos, quando se usava menos plasticos e peças para durar. Além disso, quantos desses carros ainda têm peças originais – além da carroçaria?

    Um carro, seja ele qual tipo for – até um Opel corsa de 1990 – irá durar o tempo que o proprietário permitir; ou seja, se o proprietário tratar bem do carro, ele irá durar anos. E o que é “tratar bem do carro”:
    – revisões periodicas bem feitas. Trocar peças em desgaste em vez de quando quebram, manutenção de pintura, etc etc..
    Onde o EV ganha a um ICE? Na manutenção necessária, dado que tem muito menos peças moveis e de desgaste rapido. Falamos sempre das baterias mas até elas, se bem cuidadas, duram anos e, caso precisem de arranjo, já se arranja modulos individuais (ou pequenos clusters) sem ser preciso trocar o pack completo da bateria.

  26. Avatar de João
    João

    dispenso carros com cauda! nem que durem 50 anos, enquanto forem como são nem que me paguem, só se me obrigarem!

    1. Avatar de JL
      JL

      Então não compre um a combustão, esses têm várias caudas.

  27. Avatar de nameblomcc
    nameblomcc

    20 anos? LOL!

    Já vi vários Teslas Model 3/Y com 2-3 anos e parece que têm 15 anos. Folgas em todos os lados, plásticos partidos, barulhos parasitas, etc.

    1. Avatar de JL
      JL

      Diferente de outros em que aspeto ? se os fizerem para os partir, partem.

  28. Avatar de Joao
    Joao

    Aqui há um Citroen C3 1.4HDI com 22 anos, ótimo estado, motor com tudo original, 380mil KM, zero apontamentos na inspeção e quase sem custo de manutenção.

  29. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Já percebi, são burros e só tem capacidade para comprar um 190 de 94 e querem convencer os outros que esse 190 vale mais que um Tesla! Não, vocês é que são limitados mentalmente e como é óbvio só conseguiram arranjar um emprego modesto e tem o carro que merecem, um 190 com 30 anos que se tiver um acidente com um citadino atual ficam lá entalados e só com sorte saem de lá numa cadeira de rodas, enquanto estão entalados no vosso Mercedes clássico a ganir, o condutor do citadino sai do carro a sacudir o pó do airbag da roupa. Como é que se diz? Ha, é seleção natural

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Os 190 não tinham airbags?

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Afinal não percebeste foi nada e andas enganado neste mundo, com os olhinhos completamente tapados e esse cérebro completamente subdesenvolvido, fruto de pouco uso ou de completa falta de honestidade mental. Ter um 190 com 30 anos para ti pode ser degradante, para outros pode ser aliciante, um clássico, gosto pessoal ou apenas alguém que entende que um carro e um simples meio de locomoção e está a cagar-se completamente para a opinião de outras pessoas. Já tu parece que vives de aparências. Quanto à tua ideia de acidente, 190 a bater num atual? acho que o atravessa a meio e a chapa nem deve dobrar, a estrutura certamente não.
      Quanto ao emprego modesto, mais uma demonstração da limitação que tens aí no sotão, um emprego modesto de hoje em dia, como pintor, pedreiro, electricista, canalisador, etc…, ganha mais dinheiro que um engenheiro, médico ou arquiteto, por exemplo. Para tua sorte, a seleção natural acabou com a medicina, agora até tu conseguiste nascer.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Fdx… 😛

  30. Avatar de Mus
    Mus

    O que eu acho “engraçado” é, se um carro a combustão dura, por exemplo vinte anos, para igualar o custo de produção em minerais, um carro elétrico deverá durar 120 anos e para igualar o custo ambiental deverá durar 30 anos.

    Acredito que um carro atual, elétrico ou não, possa, com a manutenção correta, durar 20, 30 anos, mas duvido que todos os ecrãs, painéis eletrónicos, sistema operativos e aplicações utilizadas nos carros atuais durem esse tempo todo, em condições de utilização confortável e eficaz.

    1. Avatar de JL
      JL

      Iguala o custo de produção em minerais como ? Se um a combustão usa 300 a 400x mais recursos e energia ?

      1. Avatar de Mus
        Mus

        Esses números que apresenta, não os conheço, mas o estudo de que fala a notícia tem isto: “The production of a typical EV is relatively resource intensive (requiring six times the critical mineral inputs of a conventional vehicle2) and has an environmental impact 50% higher than an ICEV3.”
        Que se pode traduzir como: “A produção de de um veículo elétrico típico tem um custo relativamente intensivo (requerendo seis vezes a utilização de minerais essenciais de um veículo convencional) e tem um impacto ambiental 50% mais alto do que um veículo de combustão interna.”

          1. Avatar de Mus
            Mus

            Muito obrigado pela partilha, JL.
            Só há uma coisa no estudo da T&E que me deixa de pé atrás: basearem-se em demasia, na minha opinião, na previsão de desenvolvimentos técnicos, crescimentos de produção e utilizações previstas daqui a vários anos.

            Acredito que, tal como os cavalos foram substituídos, os motores a combustão também o serão, mas os fabricantes (e as entidades ligadas às regras de segurança dos automóveis) terão que acordar uma total reavaliação no fabrico de automóveis elétricos, tornando-os mais aerodinâmicos e (muito) mais leves.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Mus, não te deixes levar pela cantilena do @JL.
            A T&E é um dos templo das missas elektras mentirosas e promove a narrativa elektra tendo já levado ao engano milhares de pessoas que compraram carro elektro e prejudicaram a sua vida por causa disso.
            Nunca na vida se vai assistir a isso aí que a T&E escreveu em 2021.
            Hoje 2025 e ainda é pior. A esperança de alguma verdade dessa missa residia na NorthVolt conseguir fabricar baterias com energia “verde” da Suécia.
            Simultaneamente a A Hydrovolt que nessa altura já operava na Noruega estava já a gerir esta problemática da reciclagem de baterias. Naquele momento apenas estavam a conseguir extrair o ALUMÍNIO com alguma rentabilidade (vendiam-no à Hydro para que esta fabricasse perfis em alumínio- os nossos conhecidos da antiga Technal, por ex. Hoje marca Hydro). Devido a não existir um padrão no fabrico das baterias não era possível automatizar o processo de reciclagem o que implicava que o processo de reciclagem da chamada massa negra fosse economicamente inviável e os fabricantes optavam por comprar novo e promover ainda mais mineração e consequente destruição dos solos e secassem ainda mais reservas de água!
            Eles estavam a tentar através de uma parceria com a citada sueca Northvolt viesse a resultar no aproveitamento de boa parte dessa massa negra. MAS SÓ A PARTIR DE 2025.
            Ora já estamos em 2025 e novidades? Novidades é que a NorthVolt fechou e enquanto esteve viva nem sequer produzia baterias. Importava-as da China fabricadas com electricidade intensiva em carvão, para tentar satisfazer as encomendas e manter os excelentes Clientes que tinha em carteira.
            Foi tudo por água abaixo, conforme hoje se comprova.
            E continuam a ter que destruir um total de terra movimentada que pode realmente chegar a cerca de 5.000 toneladas para uma só bateria de um carro elektro com 100kWh de capacidade.

            Outra mania da T&E, é contar com o consumo do petróleo por parte dos térmicos mas esquecer-se recorrentemente que a electricidade não vem do ar e que ~70% da electricidade global ainda é fóssil (carvão, gás natural e petróleo) obtida por processos muito mais agressivos para o ambiente que o típico trabalhar de um motor térmico moderno.
            E que a polémica energia nuclear representa aproximadamente 9-10% da eletricidade mundial
            Os 20% restantes considerados “verdes” tb carregam um fardo muito negro. Mas isso já iria tornar o post muito longo.
            Fiquemo-nos por aqui, por enquanto.

            (o típico empurrar com a barriga que tanto caracteriza esta indústria) Sempre a meter a carroça à frente dos bois!

          3. Avatar de JL
            JL

            O relatório baseia-se em tecnologia já existente e funcional, os custos tendem a baixar com aparecimento de mais matéria prima e isso leva à maior rentabilização do sector.

          4. Avatar de JL
            JL

            Lá vem a conversa da negação, então mostre lá provas disso ?

            Desde quando a nortvolt fechou ?

            Mas eles falam é da Europa, e não do resto do mundo.

            É isso é, o motor térmico é a coisa mais green do mundo.

          5. Avatar de JL
            JL

            Pois fiz bem, vendiam, mas agora até a hydrovolt já processa a massa negra, e ainda tem um salto positivo na energia que gasta:

            https://www.hydrovolt.com/process

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A NorthVolt faliu e entrou com um processo de protecção na mira de ainda mais subsídios mas o governo sueco q não brinca com o dinheiro dos contribuites, já disse q não lhes dá nem mais um tusto. E não há nenhum investidor q queira pegar naquilo.

            Qt à Hydrovolt faz o que sempre fez. Extrai o alumínio e DIZ que armazena a massa negra na expectativa q chegue alguém que a consiga separar a custos controlados. Agora q existe NorthVolt que dizia q ia fazer e acontecer em 2025 , (estranho q na hora da verdade a NorthVolt fecha portas) quem serão esses milagreiros? DIZ mas sempre causa estranheza os milhares de contentores que todos os anos “caem” ao mar em latitudes desconhecidas.
            É isso e os aterros a capacidade de reciclagem da Hydrovolt.
            Entretanto expõem uns bidons para inglês ver num qq armazém a verter veneno.

          7. Avatar de JL
            JL

            Então não faliu.

            Tanto não é expetativa que já anunciam o que recuperam, só naquelas tecnologias que você tanto apoia é que há desenvolvimento que não se vê ? Estranho, onde estão esses milagreiros ?

            Então mostre lá esses contentores ? É mais uma invenção sua ? Como sempre.

            Onde estão os contentores ?

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Onde estão?
            No fundo do mar, oras…
            Que raio de pergunta.

          9. Avatar de JL
            JL

            Onde ? mostre lá ?

  31. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    É interessante analisar a oportunidade do lançamento de um “estudo” destes na UE e UK no exacto momento em que foi anunciado que a Tesla sofreu perdas nas vendas nestes mercados que a remetem para os nrs. de 2022.

    1. Avatar de JL
      JL

      Toda a desculpa serve. Loooool