Model X da Tesla é muito simples de atacar e roubar em minutos

46 Comentários

Apesar de não serem muito comuns, os roubos dos Tesla não são raros e podem acontecer de forma fácil. Muitos vezes acontecem com o explorar de vulnerabilidades existentes em alguns dos seus componentes.

Uma nova falha foi agora descoberta e permite a qualquer atacante atacar e roubar um Model X de forma simples e rápida. Em apenas 90 segundos é possível ter acesso a este carro e roubá-lo, sem qualquer impedimento.

Tesla Model X atacar roubar minutos

O Model X está vulnerável novamente

São vários os casos em que os Tesla se viram vulneráveis e expostos a ataques. Algumas destas situações são mais sofisticadas, mas quase sempre assentam num ponto comum de falha. Falamos da sua chave e da forma como esta comunica com estes carros elétricos.

Uma nova falha foi agora descoberta e revelada, permitindo que um Model X atacado e roubado em apenas 90 segundos. Foi uma equipa de investigadores da universidade de Leuven na Bélgica que detetou este problema e prontamente o reportou à Tesla.

Simples de atacar e roubar em minutos

Do que é revelado, o problema está na chave deste modelo, que está vulnerável. Com uma Electronic Control Unit (ECU) modificada é possível ativar e modificar o chip BLE, enviado depois um firmware alterado e preparado para o efeito. A partir daqui é possível obter chaves permanentes de desbloqueio do carro.

O passo seguinte foi o acesso consola de diagnostico do Model X, onde falhas no emparelhamento abriram novas portas. Explorando este problema foi possível emparelhar uma nova chave e assim ter o controlo completo do carro, permitindo guiá-lo.

Tesla Model X atacar roubar minutos

Tesla está já a corrigir este problema

Naturalmente que a Tesla já tomou conhecimento deste problema e tratou de o resolver. A marca prometeu para esta semana o lançamento de uma atualização de software que vai corrigir a falha e assim trazer novamente a segurança ao Model X.

Estes mesmo investigadores descobriram igualmente falhas nas chaves do Model S e no sistema Passive Keyless Entry and Start (PKES). Da mesma forma como fez com o Model X, a marca estará já a corrigir este problema para não ser explorado por atacantes.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno T.
    Nuno T.

    Teslas nunca são roubados, o Autopilot é que procura nova companhia!

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Mas como é isto possível ?? Sempre falhas,sempre vulnerabilidades umas atrás das outras com este veículo ?? Eu nem acredito. 😐

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Renault, BMW, etc… é a mesma coisa a única diferença é que não existe updates para ninguem!

      1. Avatar de plf
        plf

        Compra um toyota que ninguém rouba 😀

      2. Avatar de Infetado
        Infetado

        E aqui fala-se de um carro que custa quanto ??

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Nao ligues isto aqui é só Haters o roubo de carros caros foi inovacao da Tesla. Antes da Tesla o roubo de carros caros era inexistente.

          1. Avatar de Vítor M.

            Só haters não, grande parte que diz mal é porque nunca sentou o respetivo num Tesla e muito menos o conduziu. Portanto, não é ser hater, é ser apenas desinformado, com laivos de “não sei o que é, não presta” 😉

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Afirmar que Tesla é a única Marca que é assaltada, tem acidentes, arde ou que tem defeitos é tudo menos ser desinformado.

          3. Avatar de RC
            RC

            Tem razão, bem informado em relação aos teslas e pouco em relação a outros, é como nos incêndios, ainda à pouco tempo uma marca bem conhecida teve de retirar de venda todos os veiculos que tinha na america do sul por risco de incendio espontâneo.

    2. Avatar de IonFan
      IonFan

      “com este veículo”? Isto é algo que acontece com todos os veículos com chaves remotas. A partir do momento que há sinais a “voar” entre as chaves e os carros, é possível interceptar, copiar ou imitar.
      https://www.thedrive.com/news/21003/thieves-steal-mercedes-benz-by-hacking-the-keyless-entry-in-23-seconds

      A vantagem da Tesla é que pode dar luta e actualizar o software dos carros depois de se descobrir a vulnerabilidade. Só vai durar até alguém descobrir a próxima vulnerabilidade mas sempre é melhor do que ter um sistema que, uma vez descoberta, a vulnerabilidade vai lá estar para sempre…

    3. Avatar de Louro
      Louro

      Claro porque as outras marcas nao tem qualquer tipo de problema e para além disso quando detectam um problema similar, lancam logo updates para todos os carros no mercado, sem a necessidade de os seus donos se deslocarem aos concesionarios e ficarem sem o carro durante umas horas.

    4. Avatar de ZE
      ZE

      Amigo a partir do momento que é introduzido a electrónica e sistemas operativos em automóveis
      É e sempre será impossível proteger a 100% a sua integridade
      A tecnologia serve para duas coisas
      para o bem e para o mal ,então é bom que nunca esqueçam isso

      1. Avatar de IonFan
        IonFan

        Porque antes de haver electrónica nos carros nem haviam carros roubados! Nem era tão simples como ligar os dois fios certos nem nada…

    5. Avatar de ZE
      ZE

      Amigo é preciso as pessoas perceberem que quando entra a informática
      Tudo é possível , absolutamente tudo.
      é como a microsofre há milhares de anos á porrada com o windows e ainda hoje não conseguem fazer nada de jeito.

      1. Avatar de Sam
        Sam

        Imagina se fizessem algo de jeito. Seria o SO mais vendido e usado (?)

    6. Avatar de Polo
      Polo

      Ainda bem que não acontece na BMW, Mercedes e Renault.

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mas telemóveis com rodas, onde está a novidade. Estes tipos de falhas vão existir sempre, vindo ao conhecimento publico ou não.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Nos modelos como BMW, Renault, etc… a anos que se sabem falhas para abrir portas, ligar o carro, etc… a diferença é que nao existe updates para ninguem.
      Se soubesses o quanto é facil roubar um bmw por exemplo, está tudo a venda na net!

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Concordo 200%.
        Para além disso há marcas com anos no mercado e com falhas piores que não as assumem.

    2. Avatar de ZE
      ZE

      Claro , isto nem sequer é noticia

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Aprovetem esta semana que ja esta a sair um update que o corrige ou se nao dediquem se a BMW e Mercedes que esses nunca as corrigem

  5. Avatar de ZE
    ZE

    O CARRO É FEIO QUE SE FARTA , QUE MAU GOSTO
    JÁ TINHA DESPEDIDO OS DESIGNERS

    1. Avatar de eu2
      eu2

      E já tinha ido à falência

    2. Avatar de RC
      RC

      Com essa feiura toda nem entendo como é a marca mais valiosa do planeta. Só gente com mau gosto. lol

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ainda não percebi qual era o problema de ligar o carro com a chave….

    1. Avatar de Infetado
      Infetado

      …dá muito trabalho..

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        O ladrão tb acha pelos vistos ahah

  7. Avatar de Ludita_Modernaço
    Ludita_Modernaço

    Comprar um Tesla e ficar sem ele é ser roubado duas vezes.

    Nova entrada para o catálogo das doenças: masoquismo tecnológico.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não podia estar mais errado, ou errada. Isto porque um Tesla, principalmente estes últimos modelos, são cada vez mais a nova geração do automóvel. Aliás, é graças à tesla, em grande parte, que a tecnologia deu um salto e os carros são hoje mais silenciosos, menos poluentes, mais seguros, mais simples de fabricar. Com o aparecimento em 2012 da tesla com um produto acabado e comercializável, o mundo percebeu que os motores térmicos teriam uma concorrência feroz e temos visto que ano após anos, há cada vez mais elétricos nas estradas e provavelmente já não haverá forma de travar este salto. Portanto, a Tesla, a Nissan, a Honda, a Renault, a Mercedes, a Audi, a VW, a Opel, a Peugeot, a BMW, etc etc estão cada vez mais a apostar nos elétricos em detrimento dos térmicos.

      1. Avatar de Ludita_Modernaço
        Ludita_Modernaço

        Caro Vítor, talvez se justifique uma clarificação. Nada tenho contra a inovação nem contra a tecnologia de um Tesla, apessar de me parecer um pouco precipitado achar que devemos à Tesla o mercado dos eléctricos. O que me parece inaceitável nas empresas como a Tesla (e tantas outras, na verdade) é o modelo económico encontrado para capitalizar essa inovação.

        Para os restantes que também me responderam:
        Abdicar da propriedade de um bem que compramos (seja um carro, um computador ou uma torrdeira) em benefício do interesse económico de uma empresa que nos vai esfolar em esquemas de exclusividade na reparação-utilização, não é fixe. Pensem nisso, tá?

        1. Avatar de Ludita_Modernaço
          Ludita_Modernaço

          (Aos restantes que responderam, não aos restantes que “me” responderam 🙂

        2. Avatar de Vítor M.

          Não disse que tinha, ou que não tinha. O que digo é que é importante haver inovação, e devemos ter opinião, positiva ou negativa, face ao que conhecemos. Aliás, a tecnologia precisa de massa critica, e por isso referi que, por vezes, as pessoas têm determinada opinião enviesada por desconhecimento. Não são trolls ou haters, são apenas desconhecedores dos factos.

          Face ao que eu referi, e indo ao encontro com o que referiu, tenho apenas a dizer que o modelo que estas empresas apresentam não é mau, dado que estão a diluir o custo do avanço tecnológico. Também quer-me parecer que, daqui a poucos anos, eventualmente dois ou três, o valor dos carros será mais baixo que o valor que temos atualmente nos motores térmicos. Isto porque os carros serão menos complexos, menos mecânicos e mais eletrónicos e computorizados.

          Portanto, na minha opinião, este novo mercado será mais justo, porque com preços mais baixos, estes bens poderão chegar a mais carteiras, menos recheadas eventualmente. Isso é positivo.

          A Tesla foi quem abriu essa caixa de pandora, que no meu entender, foi um passo muito certeiro e de muita coragem. Outros antes tentaram e falharam, como já referi o caso nos anos 80 da Mitsubishi, por exemplo (que cedeu ao lobby do petróleo). Agora… propriedade de algo eu também já não sei o que é ao certo. Se comprar uma casa, paga-a mas nunca é sua, porque vai pagar IMI toda a vida. Se comprar um carro, idem aspas (impostos)…

          1. Avatar de TSLABull
            TSLABull

            Perdoem-nos “Universo” que eles não sabem o que dizem! 😛

        3. Avatar de Rui
          Rui

          Ora explique la em que é que o do o de um Tesla abdica da propriedade do seu automóvel?

          Caso não saiba quem vendia carros sem bateria era a Renault.
          E olhe que não é nada precipitado afirmar que a Tesla mudou o mundo automóvel. Antes do roadster os eléctricos serviam apenas para jogar golfe.

          A Tesla mostrou que um electrico podia ser um desportivo e podia ser usado para o dia a dia.

          O model S envergonhou os maiores construtores mundiais e a partir daí foi imparavel a mudança.

          Sem a Tesla só conduzia eléctricos para jogar golfe.

          Elon Musk fez mais pelo mundo do que ninguém desde a existência do mundo.
          Apenas o fim da escravatura se pode comparar a revolução que Elon musk e as suas empresas criaram no mundo.

      2. Avatar de 3phac
        3phac

        Os elétricos saíram antes dos a combustão. Não estamos a falar de nada revolucionário.

        1. Avatar de Vítor M.

          Na história, por vezes, há casos que dar uns passos atrás não é recuar, é ganhar lanço. No caso da Tesla, o facto de recuar no tempo e recuperar os motores elétricos é exatamente isso. Ganhou lanço para ser hoje o que nenhuma outra empresa conseguiu, dentro do mercado automóvel elétrico. Se numa altura complicadíssima do mundo, onde o petróleo era a moeda mais forte, a empresa lutou contra esses lobbys e venceu, trouxe novos conceitos, como a condução automatizada (porta para a autónoma) ao mercado, sem dúvida que é inovadora e corajosa. Outros tentaram, muitos, e falharam. Esta é a minha visão dos factos.

  8. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Poderiam criar uma tecnologia no carro que fosse permitido bloquear o sinal de radio ou internet , igual o que se faz com os routers ou os pcs. Desligar completamente a comunicacao. Sera que mesmo assim o carro ficaria vulneravel ?. Obvio que depois nao tinha essas tais mariquices activas, do genero, esqueci de fechar o vidro envia uma mensagem para o telemovel.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      E também não receberia o sinal para abrir da chave do proprietário… Pormenores.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Poderia sei lá… infravermelhos… é uma tecnologia revolucionária.

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Continua a ser possível interceptar e copiar ou imitar o sinal. Além disso tem que estar em linha de visão para funcionar. Nada de entradas passivas com chaves no bolso.

    2. Avatar de 3phac
      3phac

      Existem muitos bloqueadores de sinal. Não apenas as cadeias usam como chefes de estado . Basta definir as frequências e o perímetro que VC quer bloquear e comprar um bloqueador adequado . Até na AliExpress comoras

      1. Avatar de IonFan
        IonFan

        Mas também bloqueia sinais legítimos… Se deixares de fora as frequências dos sinais legítimos, os sinais ilegítimos podem entrar na mesma frequência.

        Os chefes de estado têm motoristas para destrancar as portas. Não precisam de andar com a chave do carro no bolso 😉

  9. Avatar de Não Obstante
    Não Obstante

    Sim, roubam o carro e depois? O dono informa a Tesla e vão onde?
    Esquecem que além de ser um carro, não como os outros, é uma central de segurança, tanto para o próprio como para a vizinhança.

    1. Avatar de Vítor M.

      Exato, mas há alguns que depois desaparecem, mas não é fácil não.

    2. Avatar de Robin
      Robin

      Tudo depende da capacidade do ladrão.

      1. Avatar de Miguel Seabra
        Miguel Seabra

        Sim, qualquer ladrão que se prese tem uma equipa de investigadores de uma universidade de renome para o ajudar na sua tarefa, sim porque foi preciso uma EQUIPA de investigadores para abrir o carro esta semana, porque para a próxima semana já teram que reunir e estudar outro método “simples”

        Tanta ignorância…