Mobi-1: veículo urbano elétrico que combina bicicleta e carro e traz 40 km de autonomia

44 Comentários

Longe vão os dias em que os veículos faziam sentido. Não, não é uma crítica à criatividade, é apenas um reparo à audaz loucura de criar “o que apetecer” desde que seja elétrico! A proposta que mostramos, o Mobi-1, identifica-se como um veículo urbano elétrico que combina bicicleta e carro, pesa apenas 70 kg, permite até 150 kg de carga e oferece mais de 40 km de autonomia.


O problema do tráfego urbano

Sim, o trânsito é um inferno e não dá mostras de melhorar. De Lisboa a Madrid, passando por Paris, Viena, Berlim ou Bruxelas, as estradas são um tédio, carregadas de pessoas ao volante, sem paciência, sem tolerância e, a poluição sonora é já em níveis ridículos.

Na hora de ponta, as ruas das cidades de todo o mundo ficam congestionadas com condutores frustrados. Embora a utilização de bicicletas elétricas seja uma opção, muitas pessoas não se sentem confortáveis com o equilíbrio, especialmente em condições de chuva ou frio.

É aqui que entra o Mobi-1, um veículo inovador que combina as vantagens de um carro e de uma bicicleta.

Um “pequeno carro” para as ciclovias

O Mobi-1 é uma invenção original belga que é descrita como um pequeno carro elétrico considerado como uma bicicleta. Embora tenha uma carroçaria semelhante à de um automóvel, não tem pedais e é alimentado por uma bateria elétrica.

Legalmente, na Bélgica, é um ciclomotor de classe A, limitado a 25 km/h e pode ser conduzido sem carta. Em cada país, a situação é diferente, pelo que terá de consultar a legislação.

Além disso, foi concebida com dimensões semelhantes às de uma bicicleta elétrica de carga para poder circular nas ciclovias.

Este veículo intermédio destina-se principalmente às pessoas que se deslocam muito na cidade. Oferece uma carroçaria, um assento e um espaço de arrumação, o que o torna mais confortável do que uma bicicleta.

O seu tamanho compacto e a sua classificação de classe A na Bélgica permitem-lhe comportar-se como uma bicicleta, permitindo a sua utilização em ciclovias e a proteção contra o mau tempo. Além disso, não requer qualquer esforço físico para se deslocar, o que pode agradar às pessoas que não são muito desportivas. Está também prevista como uma solução de mobilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Especificações técnicas

O Mobi-1 é um protótipo apresentado na Bélgica com um peso de apenas 70 kg e capacidade para transportar até 150 kg. A sua caraterística única são os atuadores elétricos que lhe permitem retrair-se para estacionar ou entrar em espaços apertados e depois expandir-se para o seu tamanho normal para viajar até 40 km com uma única carga.

O modelo final terá opções adicionais e está planeada uma versão de carregamento, embora isso exija paciência.

Embora o Mobi-1 ainda esteja na fase de protótipo, os inventores estão a trabalhar no design, na acessibilidade e noutros aspetos ergonómicos. Além disso, terão de obter a homologação para que o Mobi-1 possa ser utilizado não só na Bélgica, mas também noutros países.

Este mini carro promete revolucionar a mobilidade urbana, oferecendo uma alternativa prática e sustentável para as deslocações diárias.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    O que vāo dizer agora os crápulas do lobby automóvel para justificar a invasão da lataria pestilêncial deles nas cidades? ‘Ai não, não pode ser, nem todos podem andar de bicicleta, não pode ser porque não protege do mau tempo’… Qual é agora o argumento para obrigar as pessoas a pagar-lhes tributo e manter irrespiráveis as cidades?

    1. Avatar de saul
      saul

      Calado és um poeta

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        É a tua raiva de BFF do lobby automóvel que fala.

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    O JL vai gostar disto.

    1. Avatar de JL
      JL

      Para quem diz que não entende nada do que digo, esta é de patrão. Looool

      Quando testar e ver logo vejo se gosto, não sou como vocês que comem só com os olhos.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Fiz apenas um comentário. TUDO o que afirmas é pura especulação da tua fértil imaginação.

        1. Avatar de JL
          JL

          Fiz especulação onde ?

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            “não sou como vocês que comem só com os olhos.”
            Porra, não entendes mesmo Português.

          2. Avatar de JL
            JL

            Isso é especular ? Parece que afinal é o Hugo que não entende de Português.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Já dei para este peditório. Queres explicações tens de pagar.

          4. Avatar de JL
            JL

            Ah ok, entendi, como tem de ir a um explicador de português, tem de pagar, ok.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            LOL que criança.

          6. Avatar de JL
            JL

            Exato, quando se acerta aparece o resultado….

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não entendo o que dizes, lamento.

          8. Avatar de JL
            JL

            Tudo normal então.

          9. Avatar de Hugo
            Hugo

            Exato…e para variar não vais explicar porque como é costume nou não tens explicação ou é demasiado rebuscada certo? 😀
            Relembro que tudo isto começou com a tua questão sobre especulação. Talvez devesses usar um dicionário e deixar de ser menos literal.

          10. Avatar de JL
            JL

            Está aqui explicado, é preciso dizer mais alguma coisa ? Isso anda mesmo mau:

            “Ah ok, entendi, como tem de ir a um explicador de português, tem de pagar, ok.”

          11. Avatar de Hugo
            Hugo

            E voltamos ao início. Especulação rapaz….. tu trata-te.

          12. Avatar de JL
            JL

            Não fiz especulação nenhuma.

          13. Avatar de Hugo
            Hugo

            Então?? Estás a mentir?
            Chama-lhe o que quiseres…eu chamo-te maluco por seres minucioso a esse ponto…mesmo quando estás errado.
            Inventar e fazer suposições sem fundamento pode ser chamado de especular. Se é a palavra mais adequada não me interessa minimamente. Estudasses.

          14. Avatar de JL
            JL

            Não menti em lado nenhum.

            Quem está a ser minucioso é o Hugo.

            Não inventei nada.

            Sim, estudasses..

          15. Avatar de Hugo
            Hugo

            “não sou como vocês que comem só com os olhos.”
            “Parece que afinal é o Hugo que não entende de Português.”
            “Ah ok, entendi, como tem de ir a um explicador de português, tem de pagar, ok.”

            Especulação, mentira, invenção…dá-lhe o nome que quiseres.
            Em relação ao “Não fiz especulação nenhuma.” é apenas MENTIRA. Boneco.

          16. Avatar de JL
            JL

            Foi o que o Hugo fez, dei-lhe o nome que quis.

            Não menti em lado nenhum, a não ser que também não saiba o significado dessa palavra, não me admirava nada…

          17. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não inventaste, não mentiste nem disseste a verdade. Vou assumir que não disseste nada. Por mim está tudo ok.

          18. Avatar de JL
            JL

            Se está ok, ainda bem para todos.

      2. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Falou o Expert!

        Alguém que te contrate para testar as novas tecnologias…

        1. Avatar de JL
          JL

          Força, estou disponível, não era a primeira vez, há uns anos fui contactado pela Toyota para testar um carro.

          1. Avatar de Zé Pevinho
            Zé Pevinho

            Mentiroso sou eu e não minto tanto.LOL…

          2. Avatar de JL
            JL

            Isso é uma acusação grave, se quiser provar esteja à vontade.

          3. Avatar de JL
            JL

            Que você é mentiroso já sei, não era preciso admitir…

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Parece um caixão com rodas!

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Também o primeiro pensamento que me veio à cabeça…nem dado andava nisso!

    2. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Também foi o que eu pensei quando vi a 1ª foto…

      Mas gostei do pormenor de levar a bateria para carregar em casa…

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      E é. Para as solenes exéquias do lobby automóvel. 1886-2035. RIP.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “automóvel. 1886-2035. RIP”
        Sonha que o sonho comanda a vida 😛

  4. Avatar de Vasco
    Vasco

    “No futuro vamos ter carros voadores”… O futuro: meia dúzia de tubos de baixa qualidade, um motor de aspirador e a autonomia de um brinquedo.

  5. Avatar de Saiyajin
    Saiyajin

    Parece um féretro movel

  6. Avatar de palex
    palex

    Bom conceito, mas tem aparência de “caixão” com rodas.

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Não percebi como se transforma numa bicicleta …a bicicleta vai pesarmos mesmos 70 kg?

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      É tipo “Transformer”… 😀

  8. Avatar de Bruno Teixeira Cabral
    Bruno Teixeira Cabral

    Parece um carrinho de bebe

  9. Avatar de O Tuga
    O Tuga

    Será que depois de pagar o mercedes ao meu patrão terei dinheiro para esta extravagancia?

  10. Avatar de TdSR
    TdSR

    Melhor que um Model 3.

  11. Avatar de Realista
    Realista

    Para quem mora em Lisboa, toda esburacada ou com remendos que parecem lombas, aquelas rodinhas são do melhor