Mistério: centenas de veículos da Tesla abandonados num terreno baldio

79 Comentários

A Tesla é uma marca forte e mundialmente conhecida, pelo que tudo o que acontece no mundo [sobre ela] é notícia. Recentemente, surgiu a informação de que centenas de veículos da Tesla estariam abandonados num terreno baldio. Qual a justificação?


“Cemitério” de veículos Tesla… é excedente

A notícia foi avançada pelo jornal Globo que questiona “Por que há centenas de Teslas abandonados em um terreno baldio nos EUA?” Segundo a publicação, as imagens começaram a aparecer no Reddit, e mostram centenas de veículos Tesla abandonados num terreno baldio em Lutz, na Flórida, EUA.

De acordo com a publicação, há uma coincidência. Perto do local onde estão os Tesla há um centro de atendimento ao cliente. Contudo, as “investigações” da comunicação social não se ficaram por aqui.

A imprensa norte-americana começou por cruzar dados e descobriu que a Tesla aumentou a quantidade de unidades fabricadas a partir de abril, apesar dos dois últimos relatórios trimestrais da empresa mostrarem que as vendas não acompanharam o incremento na disponibilidade dos veículos.

Os veículos “abandonados” foram produzidos entre abril e maio deste ano. Suspeita-se, assim, que as centenas de veículos produzidos são excedente e, por isso, estão em stock. Sabe-se também que a Tesla ficou sem espaço nas suas principais instalações na Flórida e em Orlando.

Mas haverá alguma razão para estarem estacionados num descampado, ainda mais num local com enorme exposição solar e onde há muita humidade?

Compraria um carro sabendo que esteve em stock nestas condições?

Partilhar:
Tags:

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Baixem o preço que deixam logo de ter stock… tal como as outras marcas que não estão a conseguir vender carros lá nos EUA! O grupo Stellantis é um bom exemplo… e o Carlos Tavares está com a cabeça a prémio não tarda nada… há carros assim há +200 e tal dias, sem venda!

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      Não é assim tão fácil baixar preços.
      A Stellantis não tem um carro interessante normal que não venda tanto la

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Não é fácil baixar… mais foi fácil aumentarem os preços disparatadamente. Primeiro foi por causa de não haver componentes, e consequentemente falta de carros… logo os preços aumentaram. A juntar à festa, depois tens as concessionárias, que adicionam outros 4, 5 ou 6 mil USD em cima do valor já alto em coisas como pneus cheios a azoto, tapetes, e outras inutilidades. A RAM por ex. é da Stellantis… e o pessoal na fábrica já está em layoff por não conseguirem vender pick up’s… a 80 – 100mil USD cada! A juntar a isto tens juros altíssimos, seguros automóveis na ordem dos 1200/1500 USD ano e claro a classe média não tem poder de compra… Logo se não há procura, têm que baixar os preços. É simples… é a antiga lei da oferta e procura. Ou falência…

  2. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Infelizmente, quando se “tem mais olhos que barriga” é no que dá!
    Imagine-se agora “um desgraçado” que adquira em Tesla e lhe calhe um desses “armazenados” num baldio…
    E depois queixam-se que ardem, explodem, avariam, etc…
    O Elon Musk anda mesmo pirado de todo… e, para piorar a situação, cobra uma fortuna pelos “armazenados em baldios”…
    Vá-se lá saber a mentalidade deste tipo de pessoas…

    1. Avatar de VapokaFP
      VapokaFP

      A Tesla quis produzir em quantidade em vez de qualidade. O consumir abriu os olhos e cada vez menos compra Tesla.

    2. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      Realmente é melhor a tua mentalidade, o ser humano mais rico do planeta contra o zé pincel.

      1. Avatar de Tromp
        Tromp

        Ter fortuna é só isso que significa. Nada mais.
        Não se relaciona com inteligência, respeito, experteza ou outra caracteristica qualquer.

    3. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      Uma fortuna? O elétrico mais barato que anda aí?
      Quanto ao armazenamento, lembram se das centenas de carros Mercedes que estiveram armazenados em 2008-2009 na Polónia (penso eu, era um país do Leste) por falta de peças e que apanharam as chuvas acidas que deram cabo do verniz das pinturas? Pois eu apanhei com um desses, bastava uma lavagem para a pintura ficar com riscos, e a Mercedes sempre negou e nunca se responsabilizou, pelo menos aqui em Portugal. Só soube do problema anos mais tarde, pelo descaimento de um engenheiro da Mercedes.
      Até agora s Tesla nunca me deixou mal, ha dias veio a minha casa fazer a revisão ao carro, por minha insistência, mudou os filtros, conta 77€. Não há melhor

      1. Avatar de opas
        opas

        Boa “istória”.
        Quase que verti uma lágrima de tanto rir

        1. Avatar de JL
          JL

          Então conte lá a sua versão ?

    4. Avatar de JL
      JL

      Não entendi porque vai ficar mal, o carro está ali no máximo há 3 meses, isso é problema ?

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Vão se constipar então, pobres coitados.

  3. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
    Mascotes electricas nao obrigado.

    Os veículos “abandonados” foram produzidos entre abril e maio deste ano. Suspeita-se, assim, que as centenas de veículos produzidos são excedente e, por isso, estão em stock.

    Quando se fala “Em stock” tenho a ideia que são dentro de armazens ou algo do genero e não em baldios…

    @JL

    Comentarios?

    1. Avatar de JL
      JL

      É tipo os 3000 bmw novos que estão por lá também desde 2014 ?

  4. Avatar de Gest
    Gest

    Querem escoar a produção em excesso? Baixem os preços. Manter preços altos quando a oferta é superior à procura, é um erro de gestor amador.

    1. Avatar de VapokaFP
      VapokaFP

      Assim a Tesla ia à falência.

      1. Avatar de JL
        JL

        Está quase na falência, daqui a 2 semanas.

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          3 🙂

    2. Avatar de Tromp
      Tromp

      Esses não se perdem
      Sempre podem ser vendidos como salvados.
      Os Tugas adora pechinchas, e se estiverem à venda na Temu, melhor

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Drama, medo, terror, é a Tesla… Ups os dealers de outras marcas espalhados pela América também tem vários stocks por locais interessantes mas isso não dá clicks…

  6. Avatar de Vicente Mijardino
    Vicente Mijardino

    Quando foram os chineses, foi um escândalo

  7. Avatar de Bruno
    Bruno

    É só mais uma prova que existe uma estratejia clara para manter uma desigualdade entre pobres e ricos,
    Uns gastam milhoes em testes ao lançar misseis para o mar…
    Dubais e afins com carros carrissimos abandonados/sem dono
    Outros fingiem que vao a lua ….
    Fala-se tanto da poluicão, mas depois criam-se armas em massa para alimentar guerras
    Hypermercados diaramente deitam toneladas de alimentos para o lixo
    Shine, Apple, Nike ganham balurdios com a exploração de fabricas em paises sub desenvolvidos.
    Uns criticam as ditaduras, mas a democracia com o passar dos anos percebe-se que nao é alternativa.

    Porque que as ajudas nao chegam a quem realmente necessita…continumos a fingir que esta tudo bem ….
    Não existe forma de mudar o curso das coisas pois o ser humano é mau por natureza.

    1. Avatar de VapokaFP
      VapokaFP

      Yup. Sempre foi assim e sempre será.
      Os pobres nunca irão subir na vida. Tem de haver milhões de pobres para haver um rico.

      1. Avatar de Hulmilde_sem_inveja
        Hulmilde_sem_inveja

        Normalmente os mais inteligentes e astutos tendem a ser mais desenvolvidos e ricos! É só pensar em que ponto falhou.

        1. Avatar de Adniaoãniesodut
          Adniaoãniesodut

          Correto e afirmativo, o meu exemplo. Não burlei, não escravizei e muito menos explorei alguém.
          Quando alguém vem dizer que estado precisa de ajudar-me, punha-os a cavar batatas e vende-las.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      “Uns criticam as ditaduras, mas a democracia com o passar dos anos percebe-se que nao é alternativa.”… então qual é a alternativa?

      Ainda não vi nenhuma ditadura que não fosse suportada por interesses económicos. Com maior ou menor brutalidade repressiva associada, o interesse é sempre o mesmo… dominar os recursos económicos de uma nação, para os distribuir por uns poucos!!

      Aqueles poucos que suportam essa mesma ditadura.

      Anda tudo ao mesmo… a diferença é que num regime democrático podemos escolher quem nos rouba e vivemos em liberdade, ainda que condicionada.

      Mas isto é uma inevitabilidade de vivermos num regime regulamentado.

      Ou isto ou a anarquia, o salve-se quem puder.

      Estou certo que muitos geeks e nerds que se escondem atrás de um teclado a botar uns bitaites, a achar que percebem de organização social, durariam muito pouco tempo num mundo sem regime, ou cujo regime fosse a “Lei da Selva”.

    3. Avatar de Naodou
      Naodou

      Os supermercados dão os alimentos, não vão pro lixo

    4. Avatar de J.Mansos
      J.Mansos

      O que é isso?
      Dubais
      Será que houve outro acordo ortográfico?

  8. Avatar de VapokaFP
    VapokaFP

    Ninguém quer estes frigoríficos. Os Teslas estão muito desatualizados e a qualidade de construção continua igual. Péssima!

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Uma chatice… podes dar-me um… mas em branco frigorífico não… que já está muito visto. Pode ser em vermelho para ir ao estádio ver a bola!

  9. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Não é novidade. Aqui há um ou dois anos pelo menos 3 parques deste género, terrenos baldios, foram vistos e fotografados em terrenos baldios na Alemanha.

    1. Avatar de JL
      JL

      AAh sim, então mostre lá.

      Quer ver os da bmw também ? ainda lá estão.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E este ano é a mesma tanga!
        A cerca de 55 kms da giga: https://maps.app.goo.gl/3nUxozAmu2JhbfFn6 , milhares de Teslas sem venda aparcados num campo de aviação desativado na Alemanha. https://maps.app.goo.gl/cednysS76dL16git7
        Parecem ser model Y’s, vai tudo para o lixo!

        1. Avatar de JL
          JL

          Então mas eram 3, agora é só 1 ?

          Não está desativado, pode ver aqui:

          https://www.airport-neuhardenberg.com/

          Então e estes audi’s aqui é para quê ? para deitar para o lixo ?

          https://www.google.com/maps/search/AUDI+AG+-+Tor+6/@49.2000625,9.2241099,221m/data=!3m1!1e3!5m1!1e4?entry=ttu

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Está a comparar o quê. Uma fábrica com um terreno baldio?. loool
          Se fizer zoom para como está na fabrica da Tesla Berlin é outra acumulação de carros mas essa compreende-se, podem estar para embarque. Agora mais de 5000 teslas abandonados a quase 60 kms da fábrica e não vendidos é que coiso, loool.
          De facto a Tesla fabricou 433.371 para o 1º trimeste deste ano e só conseguiu vender 386.810, logo ficou às costas com 47000 a apodrecerem por aí nos mais diversos locais.
          https://sherwood.news/business/elon-musk-tesla-extra-inventory-satellite-imagery/
          Estão espalhados por mais de uma dezena de locais já identificados. A sua querida insideEv’s foca para cima de uma mão cheia deles:
          https://insideevs.com/news/720018/thousands-unsold-tesla-evs-parking-lots/
          Já não são apenas os 3 detetados em 2022 na Alemanha (Hannover, Regensburg e Bremen, muitos deles em terrenos baldios). O Filme de terror apenas estava a começar.

        3. Avatar de JL
          JL

          Não está lá terreno baldio nenhum.

          Se fizer zoom o que vê são os carros dos trabalhadores, mas ok, já vimos que vê mal.

          Estão espalhados como os audi ? hummm.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A imagem é de março de 2024, se procurar no histórico de imagens s do Google Earth, vai verificar que o local completamente vazio dois meses antes,
            Como é que são carros de funcionários se o local dista quase 60 kms da fábrica, conforme já lhe indiquei? Vc pare para pensar um bocadinho que assim não vai longe,
            Veja bem;
            “We counted 40 car transporters per hour in the village”
            https://www.msn.com/en-us/news/world/the-hidden-side-of-tesla-s-success-thousands-of-unsold-cars-stored-on-former-military-airfield/ar-BB1m9Jvj
            Ou seja, a cada hora chegam 8 camiões cheios de Teslas que atravessam a pequena aldeia. Perturbando a paz e os últimos dias de quem ali reside.
            Ahhh só mais uma coisa:
            Stored on FORMER MILITARY AIRFIELD

          2. Avatar de JL
            JL

            Então os funcionários trabalham 24 horas por dia 7/7 ?

            Não estou a falar desse, esse é do aeroporto que há 2 anos também tinham alguns, depois foram.vendidos e agora tem mais alguns, chama-se stock ? Sabe o que é isso ?

            Junto a fábrica são parques dos empregados.

            Uauuu que drama, se calhar até os estão a empilhar. Loooooool

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Chama-lhe Stock,
            https://youtu.be/-7KKT7DXrtc?si=hGWumw656ZlTOyTB
            Realmente não é fácil esconder 47000 carros não vendidos num só trimestre.

          4. Avatar de JL
            JL

            Sim, stock.

            Esconder não, arrumar.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Stock não. Carros não vendidos. Armazenados em qq buraco. Incluindo terrenos baldios. Solução? Parar a produção programada a ver se resolve…

          6. Avatar de JL
            JL

            Uma coisa não vendida é o quê? Stock ?

            Solução, continuar a vender.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Um coisa não vendida dentro do prazo é mercadoria encalhada E referem-se a produtos que não foram vendidos no tempo esperado e que, por alguma razão, se tornaram difíceis de vender, seja por mudança de procura, seja por modificação de tendências do mercado que foi o que aconteceu a esses Teslas.
            Criar stock propriamente dito é uma coisa diferente e destina-se a satisfazer encomendas em carteira dentro dos prazos estipulados!

          8. Avatar de JL
            JL

            Já lhe disse para onde vão, para o inventário onde são vendidos mais baratos, porque são carros que não dão para configurar.

            E sabe quem mais os compram ? os stands.

            Um amigo meu comprou um Y novo, SR por 38 mil num stand.

  10. Avatar de PJA
    PJA

    Lamentável, uma das marcas que mais devia se preocupar com ambiente afinal preocupa-se com os negócios.

    1. Avatar de JL
      JL

      Exato, dai ter fabricado mais carros para saírem mais baratos.

  11. Avatar de Luís
    Luís

    Qualquer dia deitam-nos fora como fazem os produtores de tomate quando têm tomate em excesso. Entretanto os cavalos dos Tesla vão pastando.

  12. Avatar de Aldo
    Aldo

    terreno tão bom com tanto lixo

  13. Avatar de opas
    opas

    Na Austrália, os portos já não aceitam mais navios com veículos da Tesla, pois os que estão lá há vários meses ainda não foram vendidos e ocupam espaço valioso.

    1. Avatar de JL
      JL

      Ah não, então mostre lá essa notícia ?

      1. Avatar de Historiador
        Historiador

        Por acaso a razão não teve nada a ver com stocks de carros que não eram vendidos mas sim por razões sanitárias. E não foi só a Tesla afetada. A Kia também teve o mesmo problema.

        https://www.msn.com/en-au/news/australia/glovis-caravel-huge-blow-to-aussie-tesla-buyers-as-ship-carrying-several-months-worth-of-cars-is-kicked-out-of-australia-due-to-mystery-biohazard/ar-AA1m8m0c

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim, dessa eu lembro me.

  14. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Quando dizem “vedam mais barato”,é muito complicado vender mais barato, pensem assim, tens um restaurante e serves o prato do dia das 12:00 às 14:30, por 10€, mas a partir das 14:00 não tens quase clientes e decides vender a mesma refeição a 3€, para não haver sobras, estás a correr o risco dos teu clientes alterarem a hora de almoço para depois das 14:00 por ser bem mais barato é uma explicação a Zé da Iscas mas é mais ou menos isto.
    PS. Ainda hoje de manhã estava a ver as noticias e mais um carro que se incendiou em Paredes, não foi falado que tipo de viatura era se VE ou combustão, mas é só para chamar a atenção que é mais recorrente do que reparamos carros em chamas, também não mencionado a origem de incendio se foi ou não criminoso.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      É como tudo, certas marcas de telemóveis tb preferem destruir q vender abaixo do valor 1 ou 2 anos depois. Outras fazem-no e não é por isso que deixam de vender o modelo mais recente.
      Temos uma pastelaria por aqui que após as 21 vende os bolos a metade do valor, Não é por causa disso que na manhã seguinte deixa de ter a casa cheia. Outras preferem destruir.
      Quando se fala de sustentabilidade o melhor é vender e permitir o uso do que simplesmente destruir.
      Qd o principal argumento da transição elektra é exactamente a sustentabilidade e defesa do ambiente, esta é só mais uma evidência de que as coisas não são o que querem fazer parecer.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Eu faço voluntariado e vou a restaurantes e pastelarias que optam por doar para não correr esse risco de ter clientes à espera da hora dos descontos, nenhuma das opções é certa ou errada, são opções.
        Um dos locais que vou recolher alimentos é uma cadeia de pastelarias bem conhecida e eles não vendem a metade do preço, só à pouco tempo é que aderiram as aplicações de venda de comida no final do dia, tipo Too Good To Go, e agora acabo por levar muito menos coisas, era dos sítios de onde contribuía mais.

  15. Avatar de Nuno
    Nuno

    Eu nao compraria um carro deixado nessas condições.
    Mas aceitaria de muito bom agrado um desses mas oferecido.
    Pelo menos dava lhe alguma utilização útil.

  16. Avatar de Aves
    Aves

    Uma das televisões (vi o programa mas não fixei qual) fez um programa sobre o fogo no edifício de estacionamento no Prior Velho, em que arderam cerca de 200 viaturas.
    Disse a televisão, tendo pedido a documentação à CM de Loures, que a empresa não estava licenciada para estacionamento, mas para armazém, que não incluía o piso superior onde se iniciou o fogo,. Ao não estar licenciada não reunia requisitos de segurança, como seja extintores. Um perito ouvido pela televisão diz que, por não estar licenciaada, é praticamente certo que as companhias de seguros se vão por de fora.

    1. Avatar de Historiador
      Historiador

      Ora aqui está uma informação de interesse que desconhecia. Quando tenho voo a partir de Lisboa costumava deixar o carro nessa empresa quando não conseguia vaga nos estacionamentos cobertos do Aeroporto. Lá vou ter que arranjar alternativas e confirmar se as empresas estão devidamente licenciadas e seguradas.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        O link com o vídeo do programa, da RTP, “colou” ao comentário de acima. De facto convém ver.

  17. Avatar de Historiador
    Historiador

    Vou ser advogado do Diabo e dizer que todos os carros que sejam transportados por via marítima estão expostos a condições bem piores durante semanas ou meses quando esperam para serem embarcados ou desalfandegados.
    Lembro-me vagamente de há uns anos ver imagens de carros da marca Skoda quase submersos num parque destes junto a um porto marítimo devido a inundações.

  18. Avatar de VpokaFP
    VpokaFP

    Que monte de lixo! XD

  19. Avatar de Jota
    Jota

    Mas julgam que o mercado quer mesmo isso?

    1. Avatar de JL
      JL

      Se não quisesse não se vendiam.

      1. Avatar de Pixas
        Pixas

        O vendedor sabe!

        1. Avatar de JL
          JL

          Qual vendedor ? já mudou de nick novamente ?

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E não vende.

        1. Avatar de JL
          JL

          Tanto vende que desaparecem do inventário.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Daí as paragens sucessivas na produção
            Só em 2 meses a Fábrica da Alemanha parou 2x’s no total de 2 semanas e depois continuou a parar, chegando às 4 paragens até agora conhecidas. As desculpas foram várias mas a causa nunca foi divulgada pela marca.

          2. Avatar de JL
            JL

            Desculpas de quem ? Das autoridades ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Da Tesla, falta de peças, greves, falta de electricidade., etc. Tanta treta e ainda produzirem mais do q aquilo q o mercado absorveu loool

          4. Avatar de JL
            JL

            Quer dizer que é uma fábrica eficiente.

            Pensava que estava a falar das bombas. Looool

            Greves são o quê, também é desculpa ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eficiente onde? Era para produzir mais e arranjou uma desculpas esfarrapadas para produzir menos e mesmo assim ficou com mercadoria encalhada para ser vendida a preços de saldo.

          6. Avatar de JL
            JL

            Então quer dizer que foi eficiente.

            O mercado é que abrandou.

          7. Avatar de JL
            JL

            Veja se aprende o que é a eficiência, e também se aplica à fábrica.

            https://youtu.be/fSBqNI68moU

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E o que é que não vender tem a ver com a eficiência da fabrica?
            Não foram eficientes comercialmente e/ou muita gente já não vai em cantigas. Têm que ser mais eficientes e arranjar outra cantiga.

          9. Avatar de JL
            JL

            Porque aumentaram a produção e as vendas não aumentaram na mesma proporção.

        2. Avatar de Pixas
          Pixas

          Bem visto Yamahia!