Ministério da Saúde vai adquirir 53 viaturas elétricas da BYD

64 Comentários

A mobilidade elétrica tem vindo a ser uma prioridade para vários organismos. De acordo com as mais recentes notícias, a chinesa BYD vai eletrificar a frota do Ministério da Saúde.

Ministério da Saúde vai adquirir 53 viaturas elétricas da BYD


Ministério da Saúde adquiriu 53 BYD ATTO 3…

A BYD, fabricante líder mundial de veículos movidos a novas energias (EV e PHEV) e baterias elétricas, vai reforçar a frota do Ministério da Saúde com 53 BYD ATTO 3. O concurso público lançado na segunda metade do ano e mediado pela SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde) terminou com a aquisição de 53 viaturas BYD que serão entregues até dezembro de 2023.

Estas viaturas serão distribuídas de norte a sul do país por várias Unidades Locais de Saúde.

Pedro Cordeiro, COO da BYD Portugal, afirma que…

Este momento é mais um marco na história recente da BYD Portugal. É a materialização do nosso compromisso em fornecer soluções de mobilidade sustentável, impulsionadas pela inovação, para apoiar áreas vitais como a saúde. Estamos orgulhosos por contribuir para um amanhã mais sustentável, unindo tecnologia avançada à nossa visão de responsabilidade. O dia de hoje assinala o nosso empenho em liderar a transformação para uma mobilidade mais consciente e eficiente

SNS vai adquirir 53 viaturas elétricas da BYD

Acrescente-se que a BYD, fabricante líder mundial de veículos movidos a novas energias e baterias elétricas, e uma das maiores empresas do mundo na vanguarda da inovação sustentável, reconhecida globalmente pelo seu compromisso no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, chegou a Portugal apenas em meados de maio deste ano e tem, desde então, revolucionado o mercado dos elétricos, com os seus modelos progressistas e a sua identidade.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Isto vai de mal a pior
    Isto vai de mal a pior

    All hail China, China Nº1…. /s

  2. Avatar de Fachadas
    Fachadas

    É para agradecer os milhões dados nos testes PCR inconclusivos e que provocaram uma pseudo-pandemia…

  3. Avatar de Victor von Frankenstein
    Victor von Frankenstein

    Subsidiar uma ditadura triste Portugal…

    1. Avatar de Tromp
      Tromp

      Temos pena, mas é a lei do mercado a funcionar.

    2. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      É assim que funcionam as democracias… para o bem e para o mal! No entanto acredito que tenha sido feito concurso público e pelos vistos as construtoras Europeias ou até mesmo as que fabricam na EU (Teslas), não conseguiram chegar à proposta feita pela BYD. A continuar assim as construtoras Europeias vão ter muito que penar… e repensar o que andam a fazer, já que ninguém quer Plugins que custam o mesmo que um EV ou mais 10mil Eur. que um carro a combustão!

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        E porque é que achas que não conseguiram chegar a proposta feita? Mão de obra escrava é que é TOP.. adoro este pessoal, reclamam como o aralho cá que ganham pouco e que são todos uns FDPS, mas comprar de um país em que os trabalhadores ganham uns papo-secos e é bem caladinhos para não apanhar no focinho é que é bom.. Porreiro pah

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Estranho, tendo em conta que a China tem sido dos países que mais tem feito para combater a pobreza, que diminuí de forma drástica, enquando no “ocidente” a pobreza tem aumentado.

          Os chineses têm que estar caladinhos, no entanto são um povo que passa a vida a fazer manifestações e greves, bem mais que em qualquer país do ocidente.

          1. Avatar de GM
            GM

            Sim, fartam-se de fazer manifestações. Sobretudo a etnia Uigure. Esses fazem imensas manifestações, em espaço público.
            Estás esquecido de 1989, se é que já eras nascido.

          2. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Quê, os massacre da praça Tiananmen que nunca aconteceram. Ou os campos de concentração de Uigures que nunca existiram. Pois, pois… Vê se claramente que nunca pusestes os pés na China.

            Em Outubro houve mais de 200 greves no país. Para não falar de mais de 300 demonstrações. Mas claramente que estas não contam porque são chineses a fazer-las.

          3. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Diz-me que este último parágrafo foi no gozo?
            Epah eu gostava de ver qual é a China que tu imaginas aí nessa tua cabecinha, é porque existe até escravos a morrer até a fome nos “campos de reeducação”

          4. Avatar de GM
            GM

            Nuno V, pesquisa nos jornais referente a 1989. E vídeos, há excertos das reportagens dessa altura.
            Se calhar foi um filme de Hollywood.

          5. Avatar de Isto vai de mal a pior
            Isto vai de mal a pior

            Oh Nuno, que anjinho me saíste…

          6. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            @GM
            Não, os protesto na praça correram de forma pacífica. E tal não é controverso. Não só temos declarações de dignatários internacionais que participaram nos protestos, bem como temos vários documentos no Wikileaks de vários instituições americanas que claramente indicam que não houve violência na praça. Aliás, muitos dos protestos na praça de Tiananmen exigiam a aceleração das reformas socialistas. A violência ocurreu fora da praça, num protesto propagado por um sector de estudantes. Estes promotores dias antes do protesto incentivavam á violência, bem como estes democratas diziam que os camponeses não deveriam ter direito ao voto. Tal resultou que no início desta usou se coktails de molotov. Tal forçou a intervenção do exército. O mais estranho disto tudo é que olhamos para os promotores deste protesto, e onde é que eles estão? Ora estão nos EUA, tendo estudado nas melhores Universidades, universidades estás que estão fora do alcance de muitos americanos, e uma boa parte dos que consegue alcançar apenas o conseguem fazendo um empréstimo bancário que pagarão durante uma boa parte da sua vida. E estes chineses, estranhamente não só conseguiram estudar nestas universidades como tem agora trabalhos milionários. Dá que pensar não dá. No entanto acho engraçado as pessoas ficarem indignadas com este episódio, mas não têm qualquer problema com o massacre ocorrido em Taiwan que matou no mínimo 18 vezes mais pessoas.

          7. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            A sério? Um vídeo do YouTube?

          8. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Cada um pior que o outro, então um está a falar da china atual e outro manda vídeos de há 30 anos atras como se as coisas não tivessem mudados, há 30 anos atras nem os chineses sonhavam que iam dominar a industria automóvel europeia

          9. Avatar de GM
            GM

            Oh Gonçalo, vê a data da notícia do DN: Junho/2023
            As coisas mudaram, na China? Algumas, sim. Diria até muitas. Evoluíram bastante. Mas outras mantiveram-se, e, mais ainda, refinaram-se (vigilância com câmaras com recurso a IA, etc). Outras, simplesmente não mudaram de todo.

          10. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            A China não restringiu o protesto, porque este decorreu dentro da normalidade. Foram presas 8 pessoas por desacatos. Se queres ver repressão, vê como por exemplo as manifestações de George Floyd que foram presas mais de 14000 pessoas.

        2. Avatar de Jusiaf
          Jusiaf

          Grande lata a sua, as empresas ocidentais deslocalizam as fábricas para tirar partido da mão de obra escrava ou quase escrava, as empresas ocidentais têm negócios com ditaduras em todo o lado e o problema são as empresas chinesas. Já me parece aqueles activistas do clima que viajam para todo o lado e só comem comida importada ao mesmo tempo que gritam com os outros por estarem a poluir o planeta, tenha juízo…

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Não, o ocidente deslocou a sua produção para a China por causa da mão de obra barata. E a mão de obra é barata porque a vida na China é significativamente mais barata que a China. Mais uma vez, como é que explicas os números de pobres na China têm diminuído e no ocidente tem aumentado. E não estou a falar de valores oriundos da China. Falo de valores emitidos pelo WorldBank.

            A poluição é um problema oriundo do nosso modelo de produção e consumo. Mas obrigado pela generalização que fazes da malta que luta pelo ambiente.

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Mão de obra barata é diferente de escrava, a china tem a mão de obra barata porque eles levam uma vida barata e não quer dizer que vivam mal simplesmente não vão ao restaurante todos os dias e principalmente não está na cultura deles comprar um carro novo para mostrar ao vizinho coisa que o europeu é especialista

  4. Avatar de jota
    jota

    Tchiiiii, tanto preconceito e complexos de inferioridade…

  5. Avatar de Rit
    Rit

    Portugal como país rico que é deve passar a frota toda para eléctricos o mais rápido possível porque os preços dos eléctricos podem descer.

  6. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Está com tudo a BYD depois de conseguir 6 milhões de veículos eléctricos, 1 milhão nos últimos 3 meses.
    A tecnologia das baterias LFP/Blade mais a qualidade dos veiculos está a fazer da marca um sucesso em todo o mundo.

    Já agora porque é que o estado não apostou num modelo mais barato como o BYD Dolphin?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      LFP ou outra qualquer é a mesma “coisa” se não mantiver a bateria a meio entre os 45 e 75%… Seja ela qual for ( e não acredite no pai natal que eu trabalho com “LFP ( LifePo4) á uma década, e isso vicia tudo na mesma… Até por vezes tem uma degradação flash… E se um dia para o outro puff… O mesmo não acontece nas que Lithiun -ion…

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Porque o Dolphin é um Clio e um Atto é um Mégane. O espaço na bagageira e o espaço na segunda fila devem dar jeito. De qualquer forma penso que não estaremos a falar em preços criminosos, se foi a concurso, quero acreditar que a recém chegada BYD ganhou pelo melhor preço. Será útil vir a saber quantos km estes carros vão juntar e quais as mazelas associadas ao longo do tempo de serviço pelo ministério da saúde.

  7. Avatar de GM
    GM

    Está tudo explicado: “… com os seus modelos progressistas e a sua identidade.”. Este também é um Governo progressista, daí a escolha.

  8. Avatar de GM
    GM

    Curioso. O Ministério da Saúde não tem dinheiro para nada, veja-se as greves e os serviços encerrados de Norte a Sul do país, mas tem dinheiro para comprar veículos eléctricos. E ainda por cima chineses.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        O portuga é isso que quer .. “Ostentação” e anda de cuecas e meias rotas… Vamos ver se teem dinheiro para os pneus .. é que um carro com o dobro do peso no fim do ano saí ao mesmo preço… Mas custou o dobro…

    1. Avatar de Lanterna Vermelha
      Lanterna Vermelha

      Ninguém disse que o Ministério da saúde não tem dinheiro. Segundo o ainda actual governo diz que aumentou o orçamento da saúde para 2024. O problema das greves não é apenas dinheiro e aumentos de ordenado. Há muita política por trás dos bastidores, seguros de saúde e principalmente hospitais privados a esfregar as mãos à custa do estado em coma do sns. Quanto à compra do veículos eléctricos acho bem que se modernize e se atualize, ficava mais contente se fosse para o transporte ambulatório e se não fosse de origem chinesa. Já que indústria automóvel nacional é 0, no que diz respeito a desenvolvimento.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Com a Frudemia muita gente ficou milionária á custa das ovelhas

    2. Avatar de Tromp
    3. Avatar de Zé

      Não tem dinheiro? Tem é má gestão. Além do orçamento do Ministério da Saúde duplicar entre 2015 e 2024, andamos há anos e anos a manter os serviços à base de horas extras. Os médicos (e não só) não estão a fazer greve ao trabalho. Nem sequer estão a fazer greve ao trabalho extra. Estão simplesmente a dizer que não fazem mais horas extra além das que estão previstas na Lei, e que já são muitas. E percebo. Não é bom para a pessoa (tirando a parte financeira que também se dissipa em impostos). Não é bom para os serviços nem doentes ter uma pessoa a fazer 60, 70 horas numa semana.
      E não, não há falta de médicos em Portugal. Talvez pudessem haver mais que sempre permitiria outro tipo de gestão e “concorrência” entre eles, mas a sua ordem sempre tem lutado com unhas e dentes para que ninguém consiga abrir novos cursos (é mais fácil de controlar quando há poucos). Os governos também poucos guizos têm para fazer frente. Mas, o maior problema do SNS é a falta de gestão. Falta de qualidade, falta de tudo e mais alguma coisa. Num país com serviço de saúde universal e (praticamente) grátis, é completamente incompreensível o número de hospitais privados (que continuam a aumentar) e o número de pessoas com seguro de saúde (o novo imposto português). O grande mal do SNS é simplesmente má gestão desde o Ministro até aos administradores e tudo o que anda pelo meio. Têm é dinheiro a mais para a qualidade de serviço prestada aos Portugueses.

      1. Avatar de GM
        GM

        Tens toda a razão. Mas também a tenho no que referi, pois apesar de um Ministério encharcado em dinheiro, os utentes continuam a ter de se deslocar de madrugada ou no dia anterior para conseguir lugar na fila e almejar uma senha para consulta, continua-se a esperar anos para a primeira consulta (muitos morrem antes de tal acontecer), e, apesar desse encharcamento, o que sobra é para aplicar em 50 carros eléctricos, e não para parar, pensar e organizar o SNS. Porreiro, pá.

      2. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        O problema não é a má gestão, mas a gestão feita a entregar uma quantidade significativa de dinheiros públicos a interesses privados. Para 2024, mais de metade do orçamento da saúde têm os privados como o seu destino.

        1. Avatar de GM
          GM

          Cortesia do PS, António Costa, e sobretudo Marta Temido. Não esquecer está senhora.

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Não, não é cortesia de apenas o PS. Este problema do desinvestimento na parte pública da saúde não é de agora, mas sim já é antigo. Como por exemplo, na altura do último governo do PSD/CDS, já uma grande parte do orçamento era destinado a privados.

  9. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Cá pra mim a VW não vai tolerar a afronta e vai-se embora.

    1. Avatar de GM
      GM

      Sem dúvida. Não deve faltar muito.

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      A VAG não vai embora de Portugal e a marca VW está a perder importância no grupo pela falta de competitividade. Além de que o equivalente ID.4 é mais caro 3K.
      https://edition.cnn.com/2023/11/27/business/volkswagen-brand-no-longer-competitive/index.html

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      podem ir não fazem cá falta, marca ultrapassada com preços bem acima da média para o que os carros oferecem e ainda se meteram no escanda-lo das emissões que depois a resolução foi tirar cavalos aos carros marca vergonhosa

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A mim não me tiraram CV nenhuns. 227 na A6 para Badajoz não está ao alcance de QQ 2.0 a gasóleo. Digo eu
        Tenho q ler mais sobre isso 😛

      2. Avatar de GM
        GM

        Diz isso aos trabalhadores do sector automóvel da AutoEuropa, e empresas fornecedoras do parque industrial. Que por acaso, ou não, até é uma das unidades mais eficientes do grupo.
        Ou estás à espera duma unidade BYD para empregares essa malta?

  10. Avatar de Zé

    Isto deve ser piada de 1 de Abril.
    As USL fazem os serviços todos de táxi porque senão tem de haver um condutor. Mas para os muito poucos locais onde ainda há carro (e velho) acho que é de saudar. Se calhar vai é ser carro de “serviço” dos diretores, mas enfim…

  11. Avatar de AJ
    AJ

    B*Y*D. Buy* Your *Dictator EV.

  12. Avatar de Shout
    Shout

    E vão carregar onde?…nos centros de saúde?

    1. Avatar de Zé o segundo
      Zé o segundo

      Calma, todos eles vem com um extensor de autonomia na mala mais conhecido por gerador a gasoleo…

      1. Avatar de JL
        JL

        Os geradores “portateis” não carregam estes carros, nem existe qualquer necessidade disso.

        obvio para quem tem 2 dedos de testa que vão instalar carregadores para eles.

  13. Avatar de São Pedro
    São Pedro

    Por opções como esta, acho que não é de admirar que muitos empresários fechem as fábricas onde a mão de obra é mais cara e ergam onde ela é mais barata. As grandes empresas estão a investir na China e na Índia. Infelizmente mesmo os doutores andam com palas nos olhos. Embora não seja um número significativo de veículos é um sinal.

  14. Avatar de Luiz
    Luiz

    Já não temos médicos e milhares de pessoas sem médico de família, mas temos transporte, prioridades… lamentável

  15. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    O Nuno V é um futuro tio José de bigode em crescimento. Também não houve Holodomor pois não?
    E quanto ao governo do PSD que nos livrou da Troika, só comenta da forma que comentou quem acha que todos são lorpas como sua excelência. Vote PS, senão a avença pode não cair!

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Foi o PSD que nos livrou da troika, andas a ver muita ficção? Já agora, quem é que assinou o memorando que trouxe a troika para cá?

      1. Avatar de GM
        GM

        Sim, foi o PSD que nos livrou da Troika, entidade essa requisitada pelo Governo do PS, personalizado por José Sócrates, numa célebre comunicação ao país, tendo por trás o Ministro das Finanças da altura, Dr. Teixeira dos Santos, de castigo. O programa foi negociado com o Governo/PS, e assinado pelos 2 maiores partidos, PSD e PS, por exigência da Troika. Alguma dúvida?

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Meu caro, o PS era um governo minoritário, como tal a troika nunca poderia entrar cá apenas com o entendimento do PS. O memorando da troika não foi uma exigência da troika, mas sim da assembleia. E este foi assinado pelo PS, PSD e CDS.

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        É muita ficção é?! A realidade é que temos urgências paradas ao fim de 8 anos de social comunismo ou vai dizer que ao fim de 8 anos, 2 gerigonças e uma maioria absoluta a culpa ainda é do Passos!? O PS bem podia ter resolvido o problema com a maioria absoluta, mas não! Há que manter a TAP, esse bem precioso ao bem estar da população. Já agora qual o partido com mais anos no poder desde 2000?

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Social comunismo? Isso foi um termo que aprendeste na conversa de café?

          Mas quem é que te disse que o PS não têm culpas no cartório? Mas acho que também estás esquecido com o estado da saúde na altura do passos, desde hospitais e centros de saúde que fecharam. A política que o PS seguiu foi a continuação da do passos. E está política não foi iniciada com o Passos, mas é ainda mais antiga.

    2. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      E nunca me viste aqui a negar que houve uma vaga de fome na união soviética.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Mas soube negar o massacre de Tianamen, que pessoa virtuosa que você é!
        E sabe quem foram as principais vítimas do genocídio do Holodomor? Não vai dizer que foram os moscovitas ou vai? Já sei vai meter tudo no mesmo saco e responde os povos da união soviética negando assim a tentativa de genocídio cometida contra os povos da Ucrânia!
        É o PZP ou PS que lhe paga a avença? É que com respostas assim, já nem sei!

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          O massacre a que te referes não aconteceu na praça, mas sim fora desta. Ou sabes mais que os dignatários que estiveram na praça, bem como os relatórios vazados de várias centrais de inteligência americanas?

          De acordo com a maioria dos historiadores que estudaram o holomodor, este não foi um genocídio. Mesmo Robert Conquest, o maior promotor de este como sendo genocídio, alterou a sua posição após a abertura dos arquivos da união soviética. A vaga de fome não afectou apenas ucranianos, mas também russos e cazaques. Mas já sei, tu sabes mais que os académicos. O Holomodor poderia ser classificado como um genocídio se a sua definição na ONU fosse alterada tal como a união soviética queria. Mas que os países do ocidente não quiseram porque saberiam que muitos dos seus eventos também passariam a ser classificados como genocídio. Como por exemplo a vaga de fome de Bengala que levou á morte de 3 milhões de mortes quando este era território britânico.