Mercedes apresenta um vídeo incrível do seu sistema de estacionamento sem condutor

16 Comentários

A Mercedes está a destronar a Tesla no que toca à condução automatizada e aos recurso que tornam o carro mais autónomo. Um exemplo disso foi a atribuição do nível 3 de condução autónoma à marca alemã, sendo a primeira a garantir este nível. A gigante de Estugarda apresentou agora um vídeo do seu sistema de estacionamento sem condutor. De facto, o Intelligent Park Pilot é impressionante e tem dedo português!

Imagem Intelligent Park Pilot da Mercedes


Sistema de estacionamento sem condutor Mercedes tem dedo português

A Mercedes está determinada a ser a referência europeia no que toca à condução autónoma. Os alemães já conseguiram uma certificação importante com o seu Drive Pilot, um sistema que permite aos condutores deixar todos os controlos a cargo do veículo. É dito que o condutor pode mesmo, neste nível 3, tirar os olhos da estrada.

Note-se, contudo, que o sistema só está disponível em troços específicos de estradas alemãs e só permite uma velocidade máxima de 60 km/h. As vantagens? É claro que esta condução totalmente autónoma tem verdadeiro interesse nalguns cenários, entre eles, nos engarrafamentos de trânsito.

Em novembro passado, a empresa também recebeu aprovação da Autoridade Federal de Transportes Motorizados (KBA) na Alemanha para utilizar o seu Intelligent Park Pilot (piloto inteligente de estacionamento) no sexto andar do parque de estacionamento de Estugarda, uma vez que cumpre o nível 4 da SAE para veículos motorizados, conforme estabelecido na AFGBV (diretiva de condução autónoma), que foi aprovada pelo Bundesrat alemão em 20 de maio de 2022.

 

Mas, o que significa esta diretiva?

Basicamente, os condutores com este sistema nos seus veículos podem sair do carro junto à porta de saída para peões do parque de estacionamento, premir um botão na aplicação móvel e ir à sua vida, sabendo que o seu carro encontrará um lugar de estacionamento por si só.

Bom, nada que um aspirador robô na nossa casa não esteja habituado.

Esta tecnologia tem dedo português. Conforme o Pplware noticiou em janeiro, foi a partir da Bosch em Ovar que as equipas responsáveis pela manufaturação das câmaras de vídeo fizeram parte desta infraestrutura inteligente.

Estacionamento autónomo sem condutor é o primeiro do mundo altamente automatizado (SAE Nível 4) com a função de estacionamento a receber aprovação oficial para uso comercial na Alemanha

Referiu a Bosch em comunicado quando o sistema recebeu a aprovação para uso comercial.

 

O que é o nível 4?

Diferentes reguladores propuseram classificações diferentes para compreender até onde os veículos podem ir, mas no final é a SAE (Society of Automotive Engineers, fundada em 1905 nos Estados Unidos) que parece ter estabelecido o padrão.

No que toca à condução dos veículos, a classificação criou uma escala de seis níveis (zero + 5), em que zero é um veículo sem qualquer autonomia, e cinco é o nível mais avançado que pode ser alcançado. Neste momento, a grande maioria dos sistemas de condução autónoma mais avançados são de nível 2.

O melhor exemplo é o Piloto Automático Tesla. A empresa recebeu várias queixas (a mais recentemente durante o último Super Bowl), com alguns a alegarem que o nome Autopilot “vende” sistemas mais avançados do que realmente permite. O seu Autopiloto Completo (FSD) é também de segundo nível, mas aspira a atingir o terceiro nível.

Neste segundo nível, o veículo pode acelerar, travar e virar sozinho, mas o condutor deve manter a sua atenção na estrada a todo o momento e permanece como responsável final. O veículo não está preparado para lidar com qualquer acontecimento imprevisto e, por conseguinte, o condutor pode ter de assumir os controlos num determinado momento.

O Mercedes Drive Pilot, no entanto, eleva a fasquia para o terceiro nível. Portanto, o seu condutor não tem de estar consciente do que está a acontecer na estrada. O carro deve ser capaz de lidar sozinho com imprevistos, mas pode pedir ao condutor que assuma os controlos. Conforme foi especificado neste nosso artigo, atualmente a tecnologia só pode ser utilizada em espaços específicos e até um máximo de 60 km/h.

Agora, no que toca ao Piloto de Estacionamento Inteligente (Intelligent Park Pilot), a Mercedes vai um passo mais longe. No quarto nível, o carro deve ser capaz de se mover por si próprio e responder a todos os imprevistos. Mesmo numa situação de risco, o veículo será capaz de agir autonomamente, por exemplo, no caso de uma falha nos seus sistemas.

A figura do condutor desaparece, pelo que o vídeo mostra uma pessoa a abandonar o parque de estacionamento enquanto o carro procura um lugar para parar.

No quinto e último nível, o automóvel deve ser capaz de fazer face a qualquer situação com que se depare. O veículo, por exemplo, não precisará de ter volante ou pedais. Há várias marcas já com estes avançados, como é o caso da Amazon, Cruise e Waymo que exploram a viabilidade deste sistema, embora com carros tradicionais.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Indignado
    Indignado

    O tempo que ele esteve as voltas na app tinha estacionado o carro.

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      O problema que eu vejo hoje em dia é que há apps para tudo e mais um par de botas.

      Deviam haver uma maneira de juntar várias funções no mesmo sítio.
      É APP para o carro
      É APP para o portão de casa
      É APP para carregar o carro
      É APP para entrar no escritório
      É APP para GPS
      É APP para tudo.

      Até podiam haver essas APP todas mas devia de ser mais simples deviam dar para se integrar umas nas outras.
      Ex: gênero o Spotify no Waze.
      Devia ser possível teres trabalhos ou botões pré configurados, para fazer quase tudo.

      1. Avatar de RC
        RC

        E dá, use os widgets.

        1. Avatar de pdsermqq
          pdsermqq

          Na Tesla nada funciona 100%. Só bugs.

          1. Avatar de RC
            RC

            Ah sim, então qual é o seu ?

  2. Avatar de AlexS
    AlexS

    O tempo perdido na app foi também o que me chamou a atenção.

  3. Avatar de André R.
    André R.

    Isto implica que o estacionamento esteja preparado para este sistema, onde indica ao carro onde deve estacionar.
    O carro depois só tem de seguir a planta do estacionamento.

  4. Avatar de REASONX
    REASONX

    É muito bonito mas, e depois, chamas o carro pela app ou tens de andar à procura dele no parque porque ele foi-se estacionar nao sei onde. Imaginem o parque de um shopping, por ex.. ja pra nao falar no tempo que o carro parece demorar para se mover e procurar lugar, com essa lentidão, bem que os parques ficavam congestionados. De qualquer modo, a tech parece promissora.

    1. Avatar de Helder Pinto
      Helder Pinto

      Está visto que não viste o video completo…
      Quando fores a caminho do parque chamas o carro pela app e ele retorna ao ponto onde o deixaste…

  5. Avatar de Consciência Moderada
    Consciência Moderada

    GRANDE bost@!!!
    Tirar carta condução para quê?! Cada vez mais os carros já quase faz tudo sozinho.
    Depois nunca mais é sabado, batelada de tempo para programar na app, um século para o carro ir estacionar.
    Se foi o que foi par estacionar, já me tinha passado com o tempo que o carro iria demorar para chegar até mim novamente!
    Queria ver isso a funcionar num estacionamento apinhado de carros, com lugares apertados e não à larga como no video.
    Então e se a app não funcionar?! Se não tiver bateria o telemovel?! Se não existir rede movél?!?!
    Tudo muito bonito mas… puro comodismo, sem lógica, cada vez mais a tornar o humano preguiçoso e cerbro dormente!

    1. Avatar de RC
      RC

      Pense só assim:

      Daqui a uns anos eles serão mais rápidos a estacionar do que você.

    2. Avatar de RC
      RC

      Esqueci me de dizer que ter um carro, seja ele qual for, sempre foi comodismo, os meus pais nunca tiveram carros e fizeram a vida deles e criaram uma família.

  6. Avatar de João Carvalho
    João Carvalho

    Há sempre um tuga… nem que seja a limpar casas de banho. Se há referências que só nos empobrecem… enfim!!

  7. Avatar de anon
    anon

    já à uns 2 ou 3 anos vi um genesis (marca premium da hyundai) a estacionar-se “sozinho” na coreia do sul… bastava deixar junto ao lugar e ele lá fazia os seus cálculos para estacionar naquele espaço… penso que o carro dava um sinal sonoro à medida que pedia para avançar ou recuar, o que era feito com a chave… (e sim, não é coisa única, eu sei…) sinceramente preferia que não se avançasse mais do que isso, mas quem sou eu, que não tenho poder de compra para nenhum deles lol

  8. Avatar de João Dias
    João Dias

    Fico com uma impressão cada vez maior de um sentimento anti-tesla por parte do PPLWARE… Até nesta reportagem incluíram mais um elemento, sem fontes justificativas…