Código da Estrada: Sabe quando deve ligar os médios do seu carro?

84 Comentários

Acha que só deve ligar os médios do seu carro quando está escuro? Ou ligar apenas para se fazer notar que o seu carro tem luzes xénon ou LED? O código da estrada é bastante claro relativamente a essa situação e até dá para perder pontos na carta.

Saiba quando deve ligar os médios do seu carro.

Código da Estrada: Sabe quando deve ligar os médios do seu carro?


Quando deve ligar os médios do seu carro?

De acordo com a GNR no Facebook, ligue os médios sempre que as condições de visibilidade o justificarem, não só durante a noite, mas também ao anoitecer ou amanhecer, e, ainda, durante o dia sempre as condições meteorológicas ou ambientais o exijam.

Não se esqueça que as luzes diurnas, bem como as de presença, cumprem apenas o propósito de ajudar os outros condutores a notarem a presença de outro carro durante o dia, mas não substituem a utilização das luzes de cruzamento, conhecidas como médios.

Código da Estrada: Sabe quando deve ligar os médios do seu carro?

O desrespeito por esta regra, prevista no Art.º 61 do Código da Estrada, constitui uma contraordenação grave que, para além do valor da coima (30€ a 150€), implica uma sanção acessória de inibição de condução, de um mês a um ano, bem como a subtração de dois pontos ao condutor.

Leia também…

Portal das Contraordenações: Quantos pontos tem na carta de condução?

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    90% dos condutores não sabem usar as luzes do carro. Assim como os piscas… Sempre que chove vejo a maioria sem luzes.

    1. Avatar de Greenshines
      Greenshines

      Os piscas são extra que custa caro gasta bué gasóleo 😛

      1. Avatar de Filipe Rafael
        Filipe Rafael

        😀

      2. Avatar de José Pilão
        José Pilão

        Assim parece, cada vez o combustível está mais caro, por isso cada vez mais condutores poupam com os piscas

      3. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        E os piscas que quando estão a funcionar as luzes de presença e de paragem atrás também piscam… é do melhor!

    2. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      Não podia concordar mais

      è as luzes desligadas, sem piscas, não sabem fazer rotundas, mas há locais em que a sinalização também é fraca especialmente se forem marcas rodoviárias …

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Ia falar precisamente nos piscas… gastam bateria e combustivel… 😀

      2. Avatar de condutor
        condutor

        a Sinalizaçao que consegue estar mais alto que a cabine de um camiao nem um carro consegue ver

    3. Avatar de condutor
      condutor

      e mesmo a noite ainda a cromados a usar luzes diurno a noite e nao ligam os medios

    4. Avatar de Helder Miguel Ferreira
      Helder Miguel Ferreira

      durante o período de chuva vejo muitos com a luz de nevoeiro ligada…um perigo, pois o chão molhado como faz o efeito de espelho, a luz reflecte no chão encadeando quem vem atrás principalmente quem anda de moto.

    5. Avatar de Kokas
      Kokas

      Concordo,lamento que as autoridades não estejam mais atentas à falta de sinalização dos piscas que tantos acidentes provocam sem que alguém se preicupe

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Não se esqueçam do pisca pisca, tem em todos os carros

  3. Avatar de Filipe Rafael
    Filipe Rafael

    Cá eu não tenho como preocupar o meu Dacia Duster liga as luzes sozinho, de manhã ao anoitecer, quando chove, etc… e quanto aos piscas eu uso sempre já existem pessoas na localidade onde moro não devem saber usá-los..

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E nos túneis vejo gente sem luzes

    1. Avatar de Filipe Rafael
    2. Avatar de Vx
  5. Avatar de xupaxupa
    xupaxupa

    E andarem sempre com medios ligados tipo motociclista?

    1. Avatar de Marco
    2. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      Honestamente, prefiro a malta que anda sempre com as luzes ligadas do que os que andarem com elas desligadas.
      Há paises da UE em que se andas de carro os médios têm que estar acesos, senão o sr policia passa-te um cheque.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Exato na Suécia a manete vem bloqueada no on. Mesmo nos que tem luzes automáticas

    3. Avatar de Miguel Santos
      Miguel Santos

      Exatamente o que pensei!

    4. Avatar de Bruno
      Bruno

      Não sei se sabe mas no caso dos motociclistas é obrigatório andar sempre com média excepto em passagens de nível onde devem ser acesos os mínimos

      1. Avatar de P.santos
        P.santos

        As minhas desculpas,os motociclos ,SEMPRE médios ligados.

    5. Avatar de Filipe Santos
      Filipe Santos

      Para dizer a verdade, andar sempre com os médios acesos nem faz mal, muito pelo contrário: naqueles cruzamentos de fraca visibilidade onde existem espelhos, as luzes dos outros condutores ajudam na grande parte das vezes.

  6. Avatar de Fulano
    Fulano

    Em certos Países da UE é obrigatório circular com os médios ligados independentemente das condições climatéricas.
    Em Portugal, até de noite se vê malta a poupar nas lâmpadas… e piscas nem vale a pena falar.

    1. Avatar de Erawlpp
      Erawlpp

      Se nesses países for obrigado a matar o vizinho, nós não temos que que matar o vizinho.

      Poupar é que vai o ganho, mas neste caso, não é poupar, é falta de respeito com os outros condutores e falta de respeito de si e quem o acompanha.

      1. Avatar de Fulano
        Fulano

        A típica mentalidade tacanha…

        1. Avatar de Erawlpp
          Erawlpp

          As mentalidades tacanhas comunica-se umas com outras.

    2. Avatar de RAFAEL OLIVEIRA
      RAFAEL OLIVEIRA

      No Brasil também é obrigatório. Seja meia-noite ou meio-dia.

      Os carros novos já vem adaptados pra isso.

  7. Avatar de Marco
    Marco

    Parte da culpa é dos construtores, a grande maioria dos painéis de instrumentos são iluminados mesmo com as luzes desligadas, é mais difícil perceber se as luzes estão acesas não fosse o símbolo de médio lá numa esquina do painel, como se não bastasse, as luzes diurnas ainda dão alguma claridade, induzindo em erro.

    Deveriam manter o painel sem iluminação de forma a que obrigasse o condutor a acender as luzes para conseguir ler o painel, porque se está escuro dentro do carro, de certeza que no exterior necessita de médios…

    1. Avatar de BSousa
      BSousa

      Marco, parte da culpa é dos construtores!? Está a querer dizer, por exemplo, que as multas e acidentes por excesso de velocidade também são, em parte, culpa dos fabricantes!?

      Falemos a sério, cada vez mais os fabricantes estão a tirar responsabilidades aos condutores, desde luzes automáticas, travagem automática, todo o sistema de condução assistida e autónoma.

      Lembre-se da primeira aula de condução que teve. Lembre-se do procedimento antes de iniciar a marcha! É-nos “dada” a ferramenta… a responsabilidade de como é utilizada, é nossa!
      (Vamos a um exemplo mais mais básico! Se o display de um smartphone parte por uma queda, é culpa do fabricante por não implementar um display inquebrável?)

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Concordo consigo, mas referia-me ao facto da grande maioria dos carros trazerem displays LCD constantemente ligados e que iluminam sempre o painel de instrumentos, estes induzem em erro de que as luzes estão acesas.
        No meu quando entro num túnel, mesmo que me esqueça, noto que está muito escuro e chama a atenção…se for o modelo mais recente está sempre iluminado e é fácil não reparar.

    2. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      O que conta é exactamente essa tal luz lá na esquina tudo o resto é palha,se a pessoa não tem sequer a capacidade de ver isso pode explicar muito bem o porque de se ver certos tipos de condução.

      E o painel de instrumentos só é iluminado quando as luzes estão em posição de mínimos,o que acontece é que grande parte dos carros mais recentes trazem sensores de luz por isso é que o painel automaticamente se ilumina,uma vez que o carro liga as luzes sozinho.

      Se o condutor desligar o sensor de luz o painel imediatamente deixa de estar iluminado caso, lá está, não esteja com os mínimos ligados.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Vamos la ver, por exemplo o Clio IV, tem o velocímetro digital e este está sempre aceso (dia ou noite, luzes acesas ou desligadas), ou seja, temos o painel de instrumentos sempre com claridade pois o painel lcd tem fundo branco e dá a sensação de que temos as luzes acesas, o símbolo de médios é uma coisa minúscula que fica ao lado do painel.
        Daí o meu comentário…

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Correcção, o Clio IV não tem o display com fundo branco mas sim o Megane 3…

  8. Avatar de antonio manuel almeida henriques
    antonio manuel almeida henriques

    parace mais um campo de guerra romena e grega que estrada para condutores…so falta o espadachim…..batem bum e quase a pancadaria…la se vai o carro de 18 ou 19 com 6 velocidades e fumar de vidro aberto e musica xipaxipaxipa…quamdo nao e de vidros fechados e nao se ve ninguem…..e si de dentro um ze tripa ou um tritazona…porra eu quanto a mim dou logo de frosques.

  9. Avatar de LFC
    LFC

    Ás vezes também têm os médios mal ajustados. Se tem muita carga atrás pode mudar a altura dos faróis (lâmpadas) mas depois tem de voltar a colocar na posição ‘0’ senão vai ofuscar os outros sem se aperceber.

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Isso, e os parolos que andam a conduzir com os mínimos.

    1. Avatar de gil graça
      gil graça

      Parolos? Não sei se sabes mas a maioria dos carros novos quando ligas os meninos ligam-s automaticamente e não dá pra desligar

      1. Avatar de Marques
        Marques

        Os carros novos, não são os mínimos que acendem automaticamente durante o dia, mas sim as DLR que são só à frente.

    2. Avatar de Arriba
      Arriba

      Não sei se sabe mas metendo o manípulo em automático o próprio sistema liga. Mas como o seu é do ano 1980 não temos culpa…

  11. Avatar de Zagas
    Zagas

    E também se vê muitas pessoas que querem parar o carro em segunda fila ou á berma com o intuito de apanhar alguém ou mesmo encostar só, que em vez de anunciarem o pisca ao lado direito para encostar, ligam logo os 4 piscas que um gajo fica a toa do que querem fazer e depois permanecem com os 4 piscas ligados. Não sei como é que ainda a pessoas que não sabem que os 4 piscas só se ligam quando a uma travagem brusca ou perigo na estrada para avisar os condutores deveras que se passa alguma coisa e para tomarem as devidas precauções. Agora 4 piscas para estar encostado esqueçam que não existe, pisca para o lado que estão encostados is the way.

    1. Avatar de pedro martins
      pedro martins

      Sim tá muito bem..
      Mas também deve saber que existem carros que ao se desligar o motor corta a corrente do pisca…
      Daí ligar os 4 piscas…
      Antes assim que nada ligado.

      1. Avatar de Zagas
        Zagas

        O que devia ter respondido é que proibido estacionar, logo se vai parar, não precisa de desligar o motor até porque não faz bem ao motor estar a desliga-lo por uns segundos, mantê-lo ligado com o pisca sem sair do carro, se sair do carro é considerado estacionamento abusivo e dá multa, não tem lugares para estacionar espere até que encontre um, custa mas assim manda a lei.

        1. Avatar de Vtec
          Vtec

          Isso é considerado um estacionamento e não.uma paragem…

  12. Avatar de hfilipe
    hfilipe

    “…de acordo com a GNR no Facebook …”. Não sei, mas talvez fosse mais interessante colocar a verdadeira fonte de informação: o Código de Estrada.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas está tudo, até a lei 😉

      1. Avatar de hfilipe
        hfilipe

        Certo, não disse o contrário. Na minha opinião seria mais interessante ter a fonte original, apenas isso 😉

  13. Avatar de Edgar
    Edgar

    Onde vivo (fora de Portugal), é obrigatório usar os médios sempre, quaisquer sejam as condições.

    O que para mim pode ser um momento com boa visibilidade, pode não ser para outros.

    1. Avatar de Diesel
      Diesel

      As condições meteorológicas normais/predominantes em cada país não são as mesmas. De modo que pode fazer sentido que isso seja uma prática obrigatória num país com poucos horas soalheiras e não noutro em que muitas vezes sol até encandeia.

      1. Avatar de GM
        GM

        E nessas alturas em que o sol encandeia, os médios podem ser o elemento diferenciador para se fazer notar o carro.

        1. Avatar de Diesel
          Diesel

          se o sol encandeia não vais notar os médios!

    2. Avatar de ASG79
  14. Avatar de Nuno Almeida
    Nuno Almeida

    A partir o momento que usas pala, deves acender os médios.

  15. Avatar de Justus
    Justus

    Mas no seu País está sempre tudo escuro e chove bastante não é o caso de Portugal, concordo sim deve-se usar as luzes médios sempre que as condições climatéricas o exijam mas não cair em exageros e ir logo para a Caça Multa , outro assunto já tenho reparado que alguns condutores durante a noite ou quando está escuro NUNCA Ligam as LUZES e isso sim é criminoso pode provocar muitos acidentes e as Autoridades competentes nem sequer chamam a atenção ou nem quer saber para além de outras infrações que essas sim provocam acidentes,tais como Não respeitar a sinalização , não parar nas passadeiras, não ter seguro, não ter carta , não ter inspeção do veículo, conduzir sob o efeito de Drogas e álcool, ultrapassagens Perigosas, conduzir em contra mão , excesso de velocidade em estradas com a sinalização por exemplo de 40 kilometros por hora e andam a 80 e 100 km hora, em especial nas localidades e bairros e a Polícia não vê e não querem ver só lhes interessa a Caça a Multa.

  16. Avatar de censo
    censo

    Mais importante que ver é ser visto. E hoje a maioria dos veículos tem sensor de luz que faz com que a partir de determinada luminosidade as luzes acendam. E mesmo assim há quem desligue todos esses automatismos…não vá estragar a viatura. E há ainda quem circule no meio do nada …em mínimos !

  17. Avatar de Graça Martins
    Graça Martins

    Devia ser OBRIGATÓRIO ligar SEMPRE as luzes, p/ segurança de todos. Sempre defendi isso.

  18. Avatar de Ejvieira
    Ejvieira

    Por aqui nas Americas andam sempre acesas, desde que se ligue logo o carro, dia noite ou de sol.

  19. Avatar de André T
    André T

    Luzes de nevoeiro, os parolos que andam com estas ligadas sem nevoeiro deveriam ser autuados de forma ainda mais severa.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A lei diz que é proibida a utilização dos faróis de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais não o justifiquem

  20. Avatar de João Coelho
    João Coelho

    Este assunto e a recomendação da autoridade policial são exemplares da descoordenação em que vivemos! Na verdade nos últimos 10 anos, assistimos a uma delapidação efetiva da responsabilidade a que qualquer condutor está obrigado! Inclusive assiste-se a comportamentos de riscos, praticados por motoristas de transporte público, agentes da autoridade e até instrutores de condução! A questão das luzes (ver e ser visto) é só um um episódio de entre um rol preocupante de comportamentos levianos ao volante!

  21. Avatar de Diogo
    Diogo

    Tenho uma dúvida, em Portugal é legal andar com os médios sempre acesos independentemente das condições? Mesmo que seja dia de céu limpo pode-se andar com elas ligadas?

    1. Avatar de PeterOak
      PeterOak

      É legal sim. Pode circular com os médios ligados durante o dia, mesmo em dias de céu limpo. Não há nada no código da estrada que o proíba.

    2. Avatar de João Coelho
      João Coelho

      O CE só tipifica as situações em que é obrigatório circular com as luzes ligadas. Assim em tudo o que não esteja previsto podemos circular com as luzes desligadas ou ligadas. É ao critério de cada condutor! Cabe pois a cada condutor avaliar em cada momento as circunstâncias que devem levar a ligar ou não as luzes! Eu defendo simplesmente que circular é o bastante para ter as luzes ligadas!

    3. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      É legal circular com os médios sempre ligados, não pode circular é com luzes de nevoeiro sempre ligadas, essas estão previstas apenas quando devem ser ligadas.

    4. Avatar de Louro
      Louro

      Nao só é legal como deveria de ser obrigatório.

  22. Avatar de Nano
    Nano

    Mas também há os que acham que ligar as luzes de nevoeiro é de azeiteiro.

  23. Avatar de Bruh
    Bruh

    Alguns até agradeço que andem com os médios desligados. Carrinhos novos todos xpto e tal, mas numa estrada sem separador físico leva-se com cada lamparina apontada para os olhos, vinda dos carros em sentido inverso, que quase fico cego.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Se ao levares com a luz dos carros no sentido inverso ficas cego, ou tens algum problema de visao e deverias de visitar um oftalmologista, o outro carro tem os farois mal regulados…

      Em terceira hipotese, e se tiver em consideracao o teu comentário dos carrinhos novos todos xpto e tal, é a dor de cotovelo a afectuar a tua visao.

  24. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    É ver os manos que passam pelos sinais com a obrigatoriedade de ligar os médios antes dos túneis e ficam à espera que elas liguem sozinhas já dentro do túnel… Logo após o sinal já podem mamar multa, pena que a GNR não actue, nem na ausência de piscas, senão o pessoal de certeza que tinha mais cuidado.

  25. Avatar de Rui João
    Rui João

    Ainda bem que não há mecanismos que controlem isso automaticamente. Oh wait.

  26. Avatar de J Castro
    J Castro

    E para que servem os QUATRO PISCAS ???

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Servem para todos aqueles que não fazem um único pisca na sua vida acharem que por os ligarem podem estacionar em qualquer sitio.

  27. Avatar de Filipe
    Filipe

    Deveria ser obrigatório andar sempre com médios ligados mesmo que o carro tenha luzes de circulação diurnas, porque essas luzes são só na frente
    Deveria imperar o princípio de ver e ser visto. Até porque a percepção de movimento d’um carro ou qualquer outro veículo é bem maior com luzes, exemplo disso são as motos à já vários anos são obrigadas a circular com médios

  28. Avatar de Rui Miguel
    Rui Miguel

    Eu só usarei os piscas quando pagar a prestação deles…

  29. Avatar de Fak
    Fak

    Cenas que não entendo:
    -multas que provêm do entender de cada 1 (que no caso, é o entender do polícia e a minha opinião que se lixe)
    – o pessoal que, à noite, anda só com mínimos ligados
    -as regras de que, até podemos estar dentro de um túnel (que é mais iluminado que uma árvore de natal) mas mesmo assim temos de ligar luzes para sermos vistos porque os 1001 holofotes não chegam
    – as luzes xénon, aquela porra provoca encadeamento por todo o lado e continua a passar nas inspeções
    – a falta de piscas, ume pessoa não fazer uma vez ou outra é normal mas há manetes por aí que já devem ter teias de aranha

  30. Avatar de Senna
    Senna

    Hoje fiz 750km de estrada, sendo meia dúzia deles em cidade que de si já é ativa. Ora na auto estrada durante o dia, confesso que os carros atrás de mim com os faróis ligados, deram jeito mas piscas… Tá quieto!
    Durante a noite, tornou-se mesmo muito cansativo a condução. A porra dos LED’s ou xénon, encadeiam muito, mas piscas poucos vi. Assisti a muitos 120 na esquerda, o que não está incorreto, mas os condutores da esquerda quase que me arrancavam o espelho, pelo menos a 160km/h. Agora deixo a minha opinião, com led ou xénon, temos que nos adaptar ao atual momento de fase de segurança automobilística. No entanto somos nós condutores que mandamos nos carros.
    Bem haja.

  31. Avatar de Sennaa
    Sennaa

    Hoje fiz 750km de estrada, sendo meia dúzia deles em cidade que de si já é ativa. Ora na auto estrada durante o dia, confesso que os carros atrás de mim com os faróis ligados, deram jeito mas piscas… Tá quieto!
    Durante a noite, tornou-se mesmo muito cansativo a condução. A porra dos LED’s ou xénon, encadeiam muito, mas piscas poucos vi. Assisti a muitos 120 na esquerda, o que não está incorreto, mas os condutores da esquerda quase que me arrancavam o espelho, pelo menos a 160km/h. Agora deixo a minha opinião, com led ou xénon, temos que nos adaptar ao atual momento de fase de segurança automobilística. No entanto somos nós condutores que mandamos nos carros.
    Bem haja.

  32. Avatar de upedreiru
    upedreiru

    .. 90% dos condutores portugueses nao usa os médios porque acham que veem bem, esqueceram que aprenderam que devem fazer-se sinalizar aos outros condutores. Piscas! A estatística, anda pelo mesmo.
    60% dos condutores acha que gastam mais combustível se usarem as luzes.

  33. Avatar de VC
    VC

    Na mota não existe esse problema, estão sempre ligados 🙂

  34. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    O meu vaículo automovel anda sempre com os medios ligados, basta ligar a igniçao, nao me da certamente multa