Malásia eliminará impostos associados aos carros elétricos

2 Comentários

Embora conste da agenda de alguns países, para já, a Noruega é aquele com maior sucesso quanto à implementação de uma mobilidade elétrica. A Malásia inspirou-se e, no sentido de seguir o mesmo caminho, eliminará todos os impostos associados aos carros elétricos.

O país conta com 32 milhões de habitantes e quer acolher, plenamente, a mobilidade elétrica.

carros elétricos


A Noruega é o país que regista maior sucesso na transição elétrica, correspondendo a sua taxa de penetração a mais de 80% – percentagem que inclui apenas carros puramente elétricos. Ora, a aposta e implementação de políticas de apoio refletiram-se numa massificada adoção de veículos.

Pelo mesmo caminho quer seguir a Malásia. Embora tenha uma população muito maior, de 32 milhões de habitantes, eliminará os impostos sobre os carros elétricos e abraçará a mobilidade elétrica. A novidade foi dada por Tengku Datuk, ministro das finanças da Malásia, que referiu que o governo detetou o seu potencial para ajudar na redução da poluição e na dependência energética externa.

Então, o ministro das finanças da Malásia propôs que os carros elétricos ficassem completamente isentos de impostos de importação, impostos especiais de consumo e do imposto sobre as vendas. Caso estas medidas não sejam suficientes, ainda beneficiarão de isenção de imposto de circulação.

Tengku Datuk, ministro das finanças da Malásia
Tengku Datuk, ministro das finanças da Malásia

A proposta do ministro da Malásia implicará a prorrogação da isenção fiscal total até 31 de dezembro de 2023, bem como a prorrogação da isenção de impostos de importação até ao final de 2025.

Efetivamente, estas novas medidas pretendem impulsionar a quota de vendas de carros elétricos na Malásia. Contudo, o governo espera também que permita que a indústria nacional expanda a produção de carros e componentes, tendo em conta o custo de importação de materiais mais reduzido e as facilidades fiscais.

Assim sendo, e seguindo os passos da Noruega, espera-se que a Malásia venha a ser também um caso de sucesso no que à adoção da mobilidade elétrica diz respeito.

 

Leia também:

Realme pode iniciar-se nos carros elétricos, scooters e muito mais, diz patente

Comentários

2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de andre
    andre

    E então um esperto politico português viu a noticia e lembrou-se de tentar melhor.
    Vamos aumentar os impostos em todos os carros que não sejam elétricos.

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      FDS!! Mais impostos!! Não tarda vais vale ir de bicicleta ou de carroça de bois!!