Mais uma cidade a proibir o uso de trotinetas elétricas partilhadas

20 Comentários

Após inúmeras queixas dos residentes sobre o caos nos passeios e espaços públicos, a cidade de Praga, na Chéquia, vai proibir o uso de trotinetas elétricas partilhadas a partir de janeiro de 2026.

Trotineta elétrica Lime, em Praga

A medida foi anunciada nas redes sociais, pelo autarca-adjunto, Zdeněk Hřib, do Partido Pirata.

O “fim das trotinetas elétricas”, conforme descrito e explicado pelo responsável pela proposta, deve-se ao facto de estas serem utilizadas como atração turística, em vez de servirem como um meio de transporte, provocando “o caos nas calçadas e nas zonas pedonais”.

Praga proíbe trotinetas elétricas partilhadas

A partir de janeiro de 2026, o novo regulamento municipal introduzirá “regras claras” para “limpar o espaço público do tráfego descontrolado de trotinetas”.

Segundo as autoridades, as queixas dos moradores tornaram-se frequentes, nomeadamente em relação a trotinetas a circular a alta velocidade nos passeios, a obstruírem zonas pedonais e lugares de estacionamento, ou abandonadas em locais impróprios.

A par das queixas, a autarquia destacou que este tipo de veículo apresenta uma taxa de acidentes superior à das bicicletas, que continuarão a ser permitidas, mas passam a ter locais específicos para estacionamento.

E-scooters

Com a nova medida, Praga junta-se a outras capitais europeias que já optaram por limitar ou banir o uso de trotinetas partilhadas, depois de Paris, em 2023, e Madrid, em 2024.

Além destas cidades, Malta tornou-se o primeiro país da União Europeia a proibir o serviço a nível nacional.

Problemas de segurança das trotinetas elétricas superam vantagens

Conforme informámos, em 2023, um novo estudo fez uma avaliação socioeconómica das trotinetas elétricas partilhadas e concluiu que, apesar dos benefícios, há questões de segurança que custam alguns milhões de euros por ano.

Resumidamente, apesar do benefício económico detetado, a sinistralidade associada às trotinetas elétricas partilhadas custou, em 2019, cerca de cinco milhões de euros em despesas de saúde à cidade de Lisboa, num valor 11 vezes superior aos benefícios ambientais e económicos gerados pela sua utilização.

Entretanto, no ano passado, a Direção-Geral de Trânsito, em Espanha, ponderou proibir a utilização de trotinetas elétricas por menores de 16 anos, no âmbito de um novo regulamento que visava proteger os peões e ciclistas.

 

Leia também:

Venda de trotinetes estão a aumentar em Portugal! Mas há um problema…

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mike Yeadon
    Mike Yeadon

    Por este prisma, proíbe-se também o tabaco, porque há fumadores javardos que atiram as beatas para o chão, as garrafas de bebidas e mais algumas embalagens, porque as bermas das estradas estão carregadas destes resíduos. Já agora os carros e as motas, porque os passeios também levam com mau estacionamento destes veículos.
    Quando a inteligência não dá para mais, proíbe-se.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Estas trotinetes e bicicletas eléctricas, por serem de baixo custo,
      São usadas em muitos casos, para roubar as pessoas e fugir.

      Estão em todo o lado, e são de facil acesso.
      Os Britânicos estão a sofrer ondas de roubo de bens por esticão,etc, com bicicletas eléctricas e trotinetes.

      E depois, verdade é que a maioria das pessoas usa-as no passeio.
      Ora o passeio é para peões, claro!!
      Muitos dizem, ha e tal mas no passeio não somos atropelados por um carro, ou seja é mais seguro para nós.
      Pois… mas passa a ser inseguro para os peões!!

      Porque é que as pessoas não vão para as ciclovias próprias, para andar??
      Estas medidas fazem sentido.

      O ideal deveria ser as pessoas serem multadas por circularem nos passeios, mas depois ha situações onde é inevitável transpor um passeio numa coisa destas, e vira confusão.
      E depois ha pessoas com problemas de saude, que só teem hipótse de puder se movimentar, com ajuda, e estes métodos trazem algumas soluções a deficientes, a baixo preço.

      Mas é sempre assim, depois paga o justo, pelo pecador.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        É simples: proíbe-se a circulação de carros particulares e logo as cidades tornam-se mais seguras para ciclistas E para peões. Sem congestionamentos e sem gases tóxicos. E não me venham com o paleio do justo e do pecador. De carro nos engarrafamentos só há pecadores.

    2. Avatar de maxim
      maxim

      mais tabaco nisso sff

  2. Avatar de Lito
    Lito

    Isso mesmo Mike, deitar uma beata para o chão é a mesma cena que andar na estrada de trotinete, viste bem a cena. Aposto que tens uma, ou que costumas andar numa.

    1. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      O dr. Mike Yeadon é um dos símbolos máximos da estupidez.

  3. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Um boa notícia, mais um País que rejeita o sub-desenvolvimento, a privatização dos espaços e vias públicas, e a estupidificação das pessoas, que os liberais querem impor.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Uma das hipótses deveria ser de limitar a velocidade destas coisas a 3 km/h.

    Para andar acima disso a trotinete teria que emitir um barulho sonoro, alto, de forma que a Policia podia multar logo a pessoa em causa quando esse barulho fosse houvido, se o fizesse no passeio.

    Dessa forma doentes motores podem usar a trotinete a 3km/h, no passeio, de forma segura,
    E quem for viciado em velocidade pode ir para uma ciclovia.

    Mas mesmo assim, isto não elimina a selva nos passeios, nem os roubos.
    Só dá protecção a doentes motores.

    1. Avatar de ºOº
      ºOº

      Enquanto uns estão na fila de trânsito horas, eu em menos de 10min chego a casa são e salvo.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Pois,
        É essa mentalidade do Chico esperto que viola tudo o que é regra, que faz com que comecem a proibir estes veiculos.
        Tens desde fulanos a circular em zonas restritas só para peões, em sentido contrário, nos passeios, quando querem mudam de sentido,e por ai a fora.

        Claro chegas a casa mais rápido, claro que sim.
        Já imaginas-te o que era a malta de carro ou moto a fazer o mesmo?
        Sentidos proibidos, passeios, inversões de marcha a maluca, e por ai a fora, tipo MadMax..

        E por causa de tipos como tu, vai haver pessoas com problemas motores,insuficiencia cardiaca,etc, que precisavam destes veiculos porque os ajudava, a um preço baixo, e vão agora ser proibidos de os puder usar.

        Diz-me uma coisa,
        Ao menos usas colete, tens a trotinete com matricula bem visivel e pagas seguro?

        1. Avatar de ºOº
          ºOº

          Tudo dentro da lei.
          Muitas vezes vou eu a 25km/h dentro de uma localidade e passa uma coisa com duas toneladas prai a 90km/h a meio metro mim, quem é que está mal mesmo?

    2. Avatar de ºOº
      ºOº

      Quem é o inteligente mesmo?

  5. Avatar de Grunho
    Grunho

    Proibir o tráfego de trotinetes não podem. As particulares estão homologadas para circular em toda a Europa se obedecerem à regra dos < 25/hora + < 250wh. Nem isso faz o menor sentido: na superfície ocupada por um SUV cabem 15 a 20 trotinetes. Faz mais sentido acabar com o acesso desordenado de SUVs aos centros urbanos para não impedir as pessoas de circular. Agora, acabar com as licenças de aluguer, de maneira a não as abandonarem à balda nos passeios ou no meio da rua, Isso tudo bem.

  6. Avatar de Ricardo Abonado
    Ricardo Abonado

    Aqui na aldeia é só terceiro mundo em cima delas um perigo para eles e quem circula..

  7. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Acho muito bem! Numa cidade moderna queremos carros jante 23 , não é essas coisas modernas de rodinhas pequeninas!

    1. Avatar de Sergiowct
      Sergiowct

      Vamos falar de estacionamento abusivo? Say no more.
      Pesquisa por Adam something no youtube e prepara picocas.
      Outra javardice de Praga e tambem visitar por Honest guide, onde a alma zovietica de maroscas impera. Desde troca de moeda (CZK) ate certas ervas e tal e mais sei que.
      E claro, conteudo adulto como nao poderia faltar.

  8. Avatar de Sergiowct
    Sergiowct

    Confirma-se ja que moro em Praga.
    Uma cidade que refusa construir infrastutura nao misturada com peoes ha mais de 8 anos, onde a policia local orgulhosamente faz safari a procura de ciclistas e trotinetas nos passeios ja que nas ruas e um perigo e se quiseres reportar a policia declara qualquer nao automobilista culpado (mesmo com video evidencia), reportas? Levas com uma carta retaliatoria.
    Enfim, uma javardice no qual me tornou famoso nesta cidade (e que fiz parte de um documentario exibido ontem). Uma pesquisa no google mostra muito mais classicos. Abencoada gopro onde tenho que transmitir a pedalada em directo no youtube para minha seguranca (nao va um agente desvairado tentar roubar as camaras)

    Outra actualizacao Checa: O partido motorista (sim, existe partido vroom vroom) tenciona nomear o seu lider como ministro do ambiente! Esse mesmo ameacou deportar-me por ser eco terrierista 😉

    Quem diria que pedalar para o trabalho seria considerado activismo? Teve que ser um estrangeiro porque o medo impera. Ate eu acabar com imensos mitos.

  9. Avatar de Giordano
    Giordano

    O trânsito não escala bem! Para mais em cidades antigas, com estradas muitas vezes estreitas, que não são propícias a rede viária.

    O caminho deveria ser o oposto. Mais transporte individual de pequeno volume nas ruas e fora dos passeios, como bicicletas, cavalos e trotinetas (registo obrigatório do uso, seguro e dístico de identificação do equipamento para facilitar identificação em caso de sinistro), especialmente a baixa velocidade (lombas de x em x metros, lombas mais altas e difíceis junto a passadeiras), mais transportes públicos (vias exclusivas), passeios melhorados para uso exclusivo – repito: EXCLUSIVO – dos peões, travessias pedonais facilitadas e proibição de carros, táxis e ubers nos centros urbanos.

    Mais fluidez, menos partículas, menos desgaste, menos ruído, menos stress e mais… fertilizante… nas estradas… Ganha o ambiente, ganha o erário público, ganha a população.

  10. Avatar de Mário Inocêncio
    Mário Inocêncio

    Sou de acordo não acrescentou nada á sociedade e ainda trás mais perigosidade ás ruas e estradas e acima de tudo aos cidadãos!

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Concordo plenamente