Mais um acidente grave com os carros da Tesla! Autopilot virou de repente numa curva

18 Comentários

Mesmo com toda a tecnologia que tem desenvolvido, a Tesla tem mostrado problemas graves nos seus carros. Os acidentes repetem-se e cada vez mais graves, sempre com um padrão associado e que parece ser a causa principal, o Autopilot.

Este sistema de condução autónomo é muito usado para dar suporte aos utilizadores e, apesar de ser dos mais seguros no setor automóvel, tem vindo a ser a causa de alguns acidentes. Neste relato, numa curva, virou no sentido contrário.

Tesla acidente Model X curva Autopilot

Acidente grave com Model X da Tesla

Os problemas com os carros da Tesla vão-se acumulando. As autoridades estão já a investigar a maioria das situações que têm envolvido o sistema de condução semi-autónoma integrado, que acontecem de forma aleatória e que muitas vezes têm consequências graves para os condutores e os seus carros.

Uma nova situação aconteceu há cerca de um mês e levou à destruição total de um Tesla Model X de 2018. O acidente aconteceu na área de Los Angeles e foi relatado por um condutor que testemunhou o acidente e apoiou as vítimas.

Do que foi publicado no Twitter, a situação aconteceu de forma aleatória e numa curva. O Model X que foi acidentado estava com o Autopilot ligado e durante ao fazer uma curva para a direita acabou por virar para a esquerda e ficar parado contra o separador central.

Autopilot virou ao contrário em curva

Como resultado do acidente, o Model X da Tesla acabou por arder de forma completa e muito rápida. Ao chegar ao acidente, e enquanto chamava os serviços de emergência, o veículo acidentado simplesmente pegou fogo, com o que pareciam foguetes, resultado de problemas com a bateria.

O próprio condutor que relatou a situação, também ele dono de um Model X da Tesla, relatou que já teve situações anormais com o Autopilot. Considera o sistema ainda pouco maduro e com muitas falhas. Descreveu uma situação em que o seu carro não reconheceu um cone e acabou por passar-lhe por cima.

As situações têm-se acumulado ao longo do tempo, sem que a Tesla tenha uma solução para estes problemas. A marca está a ser investigada e cada vez mais o Autopilot está a ser avaliado, com situações em que estará a ser proibido de ser publicitado como sistema de condução autónoma.

Califórnia proíbe Tesla de publicitar o software Full Self-Driving com esse nome

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Qual será a evolução, e estado atual, de uma comparação de acidentes por km conduzido, humanos vs piloto automático?

    1. Avatar de Joca
      Joca

      Não dá para comparar devido à grande descrepancia entre os dois. Há muitos poucos carros autonomos comparado a carros não autonomos, estatisticamente mesmo que possa existir correlação ela não é identificavel com um grau de confiança suficientemente alto.
      Mas um dia será interessante saber isso.

  2. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Quem tem carros da Tesla deve desligar o Autopilot e o FSD imediatamente pois com estes estão a por a VOSSA VIDA EM RISCO.

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Hahahahahahahaha

    2. Avatar de secalharya
      secalharya

      Exato. Os outros condutores são cobaias involuntários.

      O Musk testa software Alpha na estrada e nenhum governante tem **mates de o parar.
      A Califórnia está a começar a abrir os olhos ao mudar o nome do Autopilot em 2023.

      1. Avatar de Detomaso
        Detomaso

        Na Europa é proibido

  3. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Com estes sistemas de condução autónomo, sempre que houver acidentes:
    – A culpa não foi minha, o carro é que virou e acelerou sozinho… (a ser verdade ou não)

    A Telsa ainda vai começar a por nos contratos de vendas que não se responsabiliza pela “má condução” do sistema de condução autónomo.

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      O Autopilot da Tesla está programado para se desligar 1 segundo antes do carro bater. Assim a Tesla nunca é responsabilizado porque o Autopilot não estava activo no momento do embate. 😉

      A Mercedes vai-se responsabilizar se os carros com o novo sistema nível 3 tiverem um acidente.

  4. Avatar de Helio
    Helio

    Com a “caixa negra” se saberia realmente o que se passou. Será o tira-teimas…

    1. Avatar de RC
      RC

      E eles já têm e qualquer um pode retirar os dados:

      https://edr.tesla.com/

      1. Avatar de Helio
        Helio

        Grato pela informação.
        Mas de pouco vale, a não seja requerido por uma autoridade e a seguir ao evento, para evitar adulteração dos dados gravados

        1. Avatar de RC
          RC

          Por isso mesmo darem para ser retirados por qualquer um, vai ser assim em todos os novos a partir das novas normas.

  5. Avatar de David
    David

    Caixão com rodas inteligente, deviam de ser todos enterrados com os teslas.

    1. Avatar de RC
      RC

      Ena, temos aqui o Deus todo Poderoso. HHEEHHE

  6. Avatar de Mike
    Mike

    Mais uns tempos e nem precisamos de carta de condução… podemos aproveitar para investir num jazigo.

  7. Avatar de secalharya
    secalharya

    AutoCRASH.
    Será que é assim que se vai passar a chamar este sistema na Califórnia?

  8. Avatar de MR
    MR

    Mas se era uma curva perigosa à direita, o sistema não teve dúvidas e virou à esquerda 🙂

  9. Avatar de Aquelequevocesadoram!
    Aquelequevocesadoram!

    Voçês gostam mesmo de falar mal da Tesla…
    Outra vez, ainda não provado que o autopilot estava ativado mas voçês acusam logo a tecnologia e nunca põem em causa a possibilidade de ter sido falha humana…
    Um site de tecnologia que constantemente fala mal de tecnologia….
    O musk deve ter abusado de vocês quando eram pequeninos…
    Tristeza de jornalismo!!!
    Até ao tweet fazem um like… hahahahah dediquem-se á pesca!