Mais potência no motor elétrico do Mercedes? Só tem de subscrever esse serviço

70 Comentários

Com os carros elétricos a conquistar o mercado, as marcas estão a mudar o seu modelo de negócio e a criar novas oportunidades. Da mesma forma que estes têm agora atualizações periódicas, há também um novo leque de serviços e extras que podem ser comprados ou simplesmente subscritos.

A Mercedes é a mais recente a entrar neste mercado de extras e subscrições, com uma novidade. Está a dar aos condutores a possibilidade de subscreverem um serviço para dar mais potência ao motor do seu carro elétrico.

Mercedes subscrever motor elétrico potência

A criação de modelos de subscrição de extras para os carros elétricos não é nova. É já praticada em várias marcas, mas sempre focada em dar aos utilizadores funcionalidades associadas a sistemas de entretenimento ou elementos de conforto adicional.

Agora, a Mercedes resolveu mudar o paradigma e bloquear parte da potência do motor elétrico dos seus carros. Para remover esta limitação, e conseguir um pouco mais potência, os condutores têm de subscrever um extra que, neste caso, custa 1200 dólares anuais.

Mercedes subscrever motor elétrico potência

Ao pagar este extra anual, a Mercedes promete um ganho de potência e aceleração nos seus carros elétricos. Isso vai refletir-se no aumento da velocidade máxima e na redução de 1 segundo a atingir os 100 km/h. A marca descreve estas melhorias da seguinte forma:

  • Libertar o desempenho aprimorado para o carro
  • Melhoria notável na aceleração de 0,8 a 1,0 segundos (0-100km/h)
  • Ajuste da curva característica do motor, torque e potência máxima
  • Maior aceleração disponível independentemente do programa de condução DYNAMIC SELECT

Os valores destes ganhos e melhoria dependem naturalmente do motor elétrico e do modelo em que estão aplicados. A marca tem uma tabela com toda a informação no site onde o extra pode ser comprado.

Mercedes subscrever motor elétrico potência

O mais curioso e que pode chocar os condutores, é que este upgrade não implique nenhuma intervenção física no carro da Mercedes. Naturalmente, que o mesmo acontece nas restantes marcas como a BMW e os seus bancos aquecidos, ou com a Tesla e o seu AutoPilot ou outros extras.

Esta é uma nova realidade e que muda por completo o modelo a que estamos habituados para os carros. Tudo passará no futuro por uma subscrição e uma mensalidade, que pode ser aumentada ou reduzida de acordo com a vontade do condutor.

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Ui… O rumo que isto está a tomar…
    Vou é manter o meu Corsa a gasoil.

    1. Avatar de Reis
      Reis

      Com um Corsa a gasoil não estou a ver que um Mercedes elétrico seja um problema … quanto muito um sonho remoto 😀

    2. Avatar de RC
      RC

      Para quem tem um corsa de 2002, estes Mercedes só mesmo em sonhos….

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ou seja, a malta compra o carro, mas não pode usar em pleno tudo o que comprou até que pague uma renda à construtora. Tá certo…

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      não, tá errado!

    2. Avatar de Hugo Pombo
      Hugo Pombo

      Isso já é acontece com os carros de combustão. Por isso há as repros.

      1. Avatar de Pirata
        Pirata

        as repros não são subscrições anuais… podem extrair mais potencia de um carro, mas também podem aumentar o desgaste de componentes, aumentar emissões, etc.

    3. Avatar de Paulo Oliveira
      Paulo Oliveira

      Ramsomware tornado legitimo. Queres usar o hardware que compraste, paga não uma, não duas, não três mas uma vez por mês ou por ano, como preferires…Fantástico Mike…
      Mas em boa verdade só compra estes produtos quem quer…

    4. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Até entendia que tivesses que pagar para desbloquear. Isto torna os carros mais baratos porque eles metem o mesmo hardware em todos e fazem tiers para conseguir vender mais barato porque baixa os custos. Agora subscrição? 0 sentido!

    5. Avatar de carlitos
      carlitos

      Spotify dos carros!

      Uma subscrição para pobres, carregada de pub e outra premium para endinheirados.
      No dia em que não pagares o carro não funciona.

    6. Avatar de Reis
      Reis

      Não comprou tudo , por isso tem de pagar a renda …

  3. Avatar de LA
    LA

    Conclusão, o carro já vem com o Hardware e pagamos, por isso. Depois ainda pagamos, por uma alteração de parâmetros, na Centralina. Grande negócio.

    1. Avatar de RC
      RC

      Não é que o fazem em algumas oficinas ?

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Sim e não…. nas oficinas onde fazes uma repro, não ficas a pagar uma anuidade.

        Pagas isso mesmo… a repro. Uma só vez.

        1. Avatar de RC
          RC

          é quase a mesma coisa, de vez em quando vai lá na mesma.

          1. Avatar de LA
            LA

            Mas neste caso vou estar a pagar por hardware, que poderei nunca necessitar. Na minha óptica para além de ser um desperdicio de recursos, é uma forma de obrigar o consumidor a pagar mais, por aquilo que, não necessita.

          2. Avatar de RC
            RC

            Fabricar um motor eléctrico de 200 kw é igual a um motor de 400 kw, saia mais caro produzirem motores diferentes.

  4. Avatar de Jakim Zé
    Jakim Zé

    Lá está, comprem um carro, e depois cheguem à conclusão que o mesmo não é vosso. É da marca, que só vos deixará o usar se assim quiser.

  5. Avatar de Manuel
    Manuel

    Se isto é tudo feito a partir de software, iremos ver nos próximos anos uma oferta de “serviços” no mercado paralelo. Vai ser uma espécie de pirataria, mas em vez de ser de filmes e séries, vai ser de alterações no software dos carros.

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      pois mas no software se der m$$”a pouco te afecta ja no carro é muito perigoso meter merdas compradas nas esquinas. Espero bem que nao forcem o pessoal a ir por esses caminho. Podemos estar a meter muita gente em perigo.

  6. Avatar de Infinity
    Infinity

    Para acelerar vai vale um carro a gasolina ou diesel, acelerar num carro electrico so vai limpar a autonomia e passar mais tempo agarrado as fichas

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Porque a aceleração também não gasta mais num carro térmico… enfim.

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Sim, o tempo que gastas a carregar o carro comparado com o abastecer um termico até é igual e tudo

        1. Avatar de RC
          RC

          Gasta tempo a carregar um carro eléctrico ?

          Não me diga que fica lá a segurar a ficha ? 😀 😀

          1. Avatar de Infinity
            Infinity

            em 2-3 minutos tenho autonomia para 1100km

          2. Avatar de RC
            RC

            Eu para gastar esse tempo em cargas devo demorar uns 3 a 4 meses.

      2. Avatar de Yur-pt
        Yur-pt

        Sim, mas enche o depósito em 2 ou 3 minutos.

  7. Avatar de joao
    joao

    Ridículo isso, ter que pagar por algo que já está no carro instalado. A bmw também está cobrando subcsrição para liberar os aquecedores dos bancos. Essa nova moda está ficando comum. Absurdo.

  8. Avatar de Mark
    Mark

    Depois vão se queixar que os chineses apanham o mercado todo!! Os chineses vão oferecer tudo por uma fração do preço de compra e sem estes truques. Se continuarem por esta via, será o fim das construtoras tradicionais.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Até terem o mercado todo nas mãos, depois fazem o mesmo que estes ou pior

  9. Avatar de Não Digo
    Não Digo

    O DLC chegou à industria automóvel *facepalm*

  10. Avatar de mamba
    mamba

    tranquilo, continuarei a usar petroil por muitos anos (não sou rico e isso é carro de rico). Não me afeta

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Não afeta? O problema não têm nada a ver com o sistema de propulsão. Aliás a BMW estava a fazer serviços de subscrição para o aquecimento dos bancos…

      1. Avatar de mamba
        mamba

        expliquei-me mal. Continuarei a usar o meu corsa B de 2001

        1. Avatar de RC
          RC

          Para quem tem um corsa de 2002, estes Mercedes só mesmo em sonhos….

  11. Avatar de Zequinha
    Zequinha

    ninguem é obrigado a comprar mercedes nem a subscrever os serviços.

    isto tem bom remédio, é castigar as marcas não comprando os produtos deles…

    1. Avatar de João
      João

      Até os demais fazerem o mesmo, como a Apple com os carregadores.

  12. Avatar de O Abreu
    O Abreu

    Tá boa! E não se pode abrir o capom do carro, tanto Mercedes como BMW elétricos…

    1. Avatar de Infinity
      Infinity

      Vais fazer as revisoes ao carro?

    2. Avatar de RC
      RC

      Pode, é puxar a alavanca e abrir.

      Não tem é nada para ver ou fazer…

    3. Avatar de Test User
      Test User

      capô ou capot

  13. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Venha de lá os softwares piratas para desbloquear estas coisas…
    Mais a sério, acho que isto começa a ser completamente ridículo.
    Penso que deveria existir alguma regulamentação para este tipo de situações.

  14. Avatar de Bruno
    Bruno

    Mas que palhaçada é esta? Só espero que haja alguém que proíba este tipo de roubo as pessoas. Está bem que só compra quem quer, mas se isto virar moda para as outras marcas teremos um grande problema.

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Não ah dúvidas que as restantes marcas vão seguir o mesmo caminho, é uma questão de tempo.

  15. Avatar de Danny
    Danny

    Há uns anos fui comprar uma TV LCD e vi duas LG iguais e mas os preços tinham uma diferença a volta dos 120€. Além do preço, a mais barata como característica especial era a visualização de fotos e reprodução de musica .mp3 e a mais cara acrescentava bluetooth e podia reproduzir filmes em .avi e outros formatos.
    Comprei a mais barata e mais tarde descobri que podia desbloquear a tv e usufruir mais. Agora reproduz os filmes. Só não tem bluetooth, mas tb nem interessa pois apenas servia para o comando.

    Isto para dizer que quem for comprar um carro, paga por todo o equipamento e será barrado ou limitado a usar. de certeza haverá desbloqueios destes equipamento, pois quem irá pagar todos os anos serviços? é que é subscrições para tudo e qualquer coisa. Agora vamos para os carros, pois as marcas perceberam que os elétricos não tem tanta manutenção, logo toca a sacar de outra forma. Mas acho que o tiro será fatal para as marcas.
    Quero apenas pagar o que pedi e tenho direito e não o que estou privado em usar.

    1. Avatar de JP
      JP

      A tendência é de não possuirmos nada físico e sim subscrições e arrendamentos.

  16. Avatar de Ze Carlos N
    Ze Carlos N

    Nao percebo a indignacao. Desde que tudo seja claro no momento da compra, nao ha problema. So compra quem quer.

  17. Avatar de tsubatsa77
    tsubatsa77

    Mas alguém no seu perfeito juízo vai comprar um carro de 50k ou mais, e depois vai à oficina da esquina a pedir para que lhe mudem a centralina com um sofware manhoso?

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O pessoal faz repos em carros de 100k…

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Qual é o espanto, há pessoal com Ferraris a atestar nas bombas dos supermercados

      1. Avatar de iDespairing
        iDespairing

        Ter Ferrari nao quer dizer que tem Mordomo para ir as compras no Supermercado e o posto de combustível esta ali a mao. lol

  18. Avatar de Bruno C.
    Bruno C.

    Como a eletrificação do mercado automóvel levará a uma quebra nas vendas de peças e serviços conexos, as marcas começam já a usar a estratégia que já é usada pelas empresas que desenvolvem software: ao invés das licenças perpetuas, a subscrição mensal/anual será o caminho que todas as marcas seguirão. Ou seja, num futuro próximo, ter um carro elétrico (e poder usá-lo) será um sorvedouro de dinheiro para o “utilizador”.

    1. Avatar de LA
      LA

      Mas quando isso acontecer, nem os carregamentos, nem nada, poderá ter custos. Apenas pagaremos pelos quilómetros que fazemos, com o carro.

    2. Avatar de RC
      RC

      Será ? então ? é o seu desejo ?

  19. Avatar de dude
    dude

    Vou ficar chateado quando comprar um carro e poder abrir as janelas. Depois ter de pagar uma subscrição para poder fecha-las. Outra aplicação, mas o mesmo princípio. Já não rende pagares actualizações ou novas funcionalidades. Agoras pagas para usar o que já compraste.

  20. Avatar de Pedro Passos Coelho
    Pedro Passos Coelho

    …e mais, prometo se voltar ao poder privatizarei todas as estradas.

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      As estradas já são privadas. Só podes andar nelas se pagares seguro, e mais umas quantas taxas ao estado.

      1. Avatar de RC
        RC

        então quer dizer que são do estado, só algumas são privadas e paga portagem por isso.

      2. Avatar de Pedro Passos Coelho
        Pedro Passos Coelho

        Esse regime é light e para o bem comum, eu defendo privatizar à seria para sair mais caro ao povo e criar novos ricos! quem pode, pode!

  21. Avatar de Jose
    Jose

    Uma autêntica burla! Pagar pelo bem para o ter sob resgate das marcas! Se compro algo, é meu! Estas medidas violam os Direitos de propriedade dos compradores e donos do bem! Desde o início deste século que certas marcas de informática e da indústria de jogos, foram paulatinamente habituando os proprietários a convencerem-se que não são donos de nada! Basta ler as letras pequenas nos contratos. O mais incrível é os Estados, todos sem excepção, permitirem esta bandalheira, perdoem-me a expressão. Não admira nada, no caso português, somos donos de um determinado bem, e o Estado, arroga-se no direito de todos anos nos cobrar importo sobre esse bem via IMI! Qualquer dia pagarmos algo para respirar, porque para tudo o resto já pagamos. O que diriam primos meus agora quando há uns 40 anos descobriram que haviam bares que cobravam por um copo de água para tomar uma aspirina, um bem grátis onde moravam, o qual só era pago em casos de águas especiais ou de outras regiões. Hoje, paga-se tudo, até o que antes era universalmente gratuito.

  22. Avatar de AlexX
    AlexX

    Concordo e todas as outras marcas deviam desde já fazer o mesmo. Mais, por $1200 anuais os carros deviam chegar ao cliente bloqueados a 120km/h de velocidade máxima e 12 segundos 0-100 que já chegam muito bem e assim quem pagasse a anuidade sentir-se-ia melhor. Rejubilem enquanto não tiverem que pagar anuidade para que ele ande, além do ICA. Ou, e dado que já vimos vários presidentes elogiando a China como bom modelo a seguir, quando virem o regime de pontuação social implementado e mijarem fora do penico (fizerem o que seja que o sistema não gosta), o carro nem abre e o sistema hifi diz a cantar: “hoje vais a pé lá lá lá”. E com as casas inteligentes será ainda melhor.

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      adianta muito, só vai expandir o mercado das modificações

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        Não é bem assim, se a marca quiser impedir que modificações clandestinas sejam feitas tem várias formas de o fazer, além que é mais fácil controlar equipamentos que requeiram conectividade constante ou periódica para que funcionem.
        O caso de reprogramar centralinas é diferente e as marcas até agradecem que o façam clandestinamente porque o motor em vez de fazer X kms só vai fazer 1/3, 1/4 ou ainda menos desses X kms que foi projectado fazer sem problemas e mais depressa compram outro carro.

        1. Avatar de RC
          RC

          Então porque não deixam fazer o mesmo nestes, mais depressa o motor e as baterias vai à viola, logo acontece o mesmo.

          Não faz sentido não é ?

          1. Avatar de AlexX
            AlexX

            Não acontece o mesmo, este motor estará de fábrica preparado para a potência e binário extra, ao contrário dos motores em carros a combustão. E para mais isso também implicava a marca abdicar duma anuidade simpática.

          2. Avatar de RC
            RC

            Então é igual, os motores dos carros a combustão também vêm preparados para mais potência, até porque as versões desportivas, na maior parte dos casos, o motor é o mesmo com alterações no firmware.

  23. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    O que podemos vir a ter é tipo lojas de aplicações para o mundo automóvel, hoje quero experimentar a condução autónoma da Volvo, com o aumento de potência da Tesla, e o radar da Mercedes no meu Fiat, qualquer coisa assim.
    Isto já é normal nas aplicações informáticas, a Adob, ou até o Office 365 e agora o Wndows 365.

  24. Avatar de secalharya
    secalharya

    Por isso mesmo os EVs são uma fantochada e não são o futuro.

    1. Avatar de RC
      RC

      Acho que devia mudar o nome para MAYA.