Mais de 2500 portugueses ficaram sem carta por perda de pontos

11 Comentários

Carta de Condução por Pontos entrou em vigor em junho de 2016 e já se passaram 7 anos. De acordo com dados recentes, mais de e 2500 portugueses ficaram sem carta por perda de pontos neste período.

Mais de 2500 portugueses ficaram sem carta por perda de pontos

Sistema Carta de condução por Pontos fez 7 anos…

O Sistema Carta por Pontos, que entrou em vigor a 1 de junho de 2016, completou sete anos de existência. Este sistema consiste na atribuição a cada condutor de 12 pontos. A subtração do número de pontos varia consoante o tipo de infrações cometidas: grave, muito grave ou crimes rodoviários, levando à cassação do título de condução quando é subtraída a totalidade dos pontos.

Nos sete anos da sua vigência, foram subtraídos pontos a cerca de 571 mil condutores, dos quais cerca de 173 mil no último ano (entre 1 de junho de 2022 e 30 de maio de 2023), representando um aumento de 43% face aos seis anos anteriores.

Mais de 2500 portugueses ficaram sem carta por perda de pontos

As infrações que mais concorrem para a perda de pontos continuam a ser o excesso de velocidade (69% de condutores), seguindo-se a utilização indevida do telemóvel (11% de condutores); a violação de regras e sinais (9,2% dos condutores), a condução sob influência de álcool ou substâncias psicotrópicas (3,05% de condutores) e incumprimento da luz vermelha, linha longitudinal contínua, não utilização de equipamentos de segurança, não utilização de luzes quando obrigatórias (7,75% dos condutores).

O Sistema Carta por Pontos prevê que os condutores que disponham de apenas cinco ou quatro pontos têm que de frequentar a ação de formação (alínea a) do nº 4 do artigo 148º do Código da Estrada) no prazo máximo de 180 dias a contar da data da receção da notificação, sob pena de cassação do título de condução.

Por outro lado, o Sistema Carta por Pontos estabelece que os condutores que disponham de três, dois ou um ponto têm de realizar uma prova teórica do exame de condução (alínea b) do nº 4 do artigo 148º do CE), no prazo máximo de 90 dias a contar da data da receção da notificação.

Vejam aqui quantos pontos têm na Carta de Condução.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Só fica sem carta quem não tem dinheiro para contratar um advogado da área para protelar o processo até que este prescreva!

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Não vamos confundir as coisas….

      Seres apanhando por uma carro da BT a 240 na autoestrada, não há advogados que te consiga arranjar argumentos para te safar.
      Quando existe fragante não é fácil, como sinto de segurança, falar ao telemóvel, etc
      A partir do momento que o condutor é apanhado e assume a culpa o advogado já dificilmente da a volta.

      Isso já tem de partir do condutor, quando é apanhado em flagrante ter estaleca suficiente para se bater com a polícia e argumentar, que 98% não tem e borra se todo.
      Ou quem tem, arama se em parvo e ainda se mete num alhada ainda maior.

      Mentir com todos os dentes possíveis, não ser arrogante, e ao mesmo tempo desafiar as autoridades, não é para todos, requer treino e jogo de cintura.
      Como o Sócrates, e afins, todos sabem que está a mentir mas não tem como pegar.

      “Ele emprestou me 3milhoes, um dia vou pagar, também fez obras na casa dele, mas era eu que vivia lá e eu é que escolhi o que era para aplicar na casa”

      É tanga é, mas dizer isso em tribunal e ser apertado pelo juiz com factos, e continuar no mesmo registo não é facil

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        Posso so dizer que ia em marcha de urgência para o hospital que a maria nao se estava a sentir bem.

        1. Avatar de tretas
          tretas

          pois podes, mas a seguir venho eu pedir comprovativos de que foste mesmo ao hospital com a tua maria, ou seja provas, e depois ficas agarrado ao pau, não contes só com a tua esperteza saloia, pois no reverso da medalha os outros de parvos não tem rigorosamente nada…

          1. Avatar de yamahia
            yamahia

            E eu vou, qual o problema? Uma seca de dia e meio muito provavelmente loolool

  2. Avatar de Profeta
    Profeta

    Atao ? Agora ja se comenta assim para dar ideias aos infractores ? Se ficaram sem carta foi justamente nao injustamente.

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Agora?? Sempre se comprou cartas de condução…
      Agora sair mas barato comprar que a tirar.
      Assim fica difícil…..

  3. Avatar de Lanterna Vermelha
    Lanterna Vermelha

    O que não falta são bestas a conduzir na estrada! Desde ultrapassagens, saídas de auto-estrada des a faixa mais à esquerda e saída mesmo à última, tanta gente que vejo a falar ao telemóvel enquanto conduz, condutores sem respeito pelos outros e sem noção do que tem nas mãos e já para não falar nas más sinalizaçoes do triângulo e sem o uso do colete e outras atitudes totalmente contra as regras do trânsito.
    Ao invés das autoridades estarem dentro do carro escondidos atrás de arbustos na “caça” à multa, ponham-se na estrada a ver o que é que se passa e multar quem comete contra infrações e não respeita as regras de trânsito.

    1. Avatar de Narciso Miranda
      Narciso Miranda

      Concordo com essa medida, mas em carros descaracterizados… Pq nao é a primeira vez, e certamente que nao será a ultima, que vejo alguem na estrada, a passar de faixa em faixa sem piscas, ou faixa do meio all the way…e qdo ve um carro da policia/gnr.. às vezes ate mesmo da proteccao civil..o q interessa é ter pirilampos, rapidamente mudam para a faixa da direita, sinalizam as manobras.. por isso as pessoas sabem q vao a transgredir.. mas se veem um veiculo da autoridade… rapidamente mudam o chip, e depois volta ao mesmo..

    2. Avatar de yamahia
      yamahia

      Isso e escrever mensagens até assusta ahah

  4. Avatar de yamahia
    yamahia

    Nem sempre é justamente, diria mais,na maioria das vezes são puras armadilhas sem sentido nenhum. Desde o picanço até à redução premeditada do limite de velocidade para instalação de um radar.

    Qt a dar ideias não é novidade nenhuma é a realidade em Portugal. Quem tem poder safa-se sempre, até na política os casos no trânsito são imensos e só são mesmo castigados (se forem e para inglês ver) quando o agente não cede(qs todos cedem) e o caso atinge o mediatismo e o impacto deste na opinião pública pode pôr em causa a continuidade do próprio e restante equipa no poder.
    Mais, o agente q não cede nc mais vai ter paz.