Centro de Madrid: Carros portugueses só entram com convite

49 Comentários

Como temos vindo a acompanhar, há várias cidades europeias a implementar proibições à circulação de carros poluentes. O objetivo é tornarem-se mais “ecológicas”, diminuindo o tráfego e garantindo uma melhor qualidade do ar.

Em 2018 informámos que Madrid já tinha planos para banir a circulação de carros poluentes. As novas medidas entraram em vigor no passado dia 24 de abril.

Centro de Madrid: Carros portugueses só entram com convite


Foi na passada quarta-feira que entrou em vigor uma nova lei na cidade Madrid, obrigando os veículos a terem um dístico ambiental da Direção Geral do Trânsito (DGT). A DGT recomenda o uso do dístico no resto da Espanha, no entanto, atualmente não é obrigatório.

Quais os carros que têm de ter o distintivo?

Todos, exceto os a gasolina registados antes de 2000, a diesel antes de 2006 e motocicletas antes de 2000, que são considerados os mais poluidores e enquadram-se na categoria A. Estão também isentos aqueles que são considerados “modelos históricos”.

As multas para os condutores de veículos que circulem sem dísticos podem chegar aos 100 euros. Existem 4 diferentes distintivos.

Centro de Madrid: Carros portugueses só entram com convite

Entrada de carros com matrícula portuguesa em Madrid

Segundo o JN, de acordo com a Câmara de Madrid, “os veículos com matrícula portuguesa poderão circular sem problemas em todo o município, exceto na área de Madrid Central e quando se ativam os episódios de alta poluição”.

Na zona de circulação prioritária Madrid Central os portugueses só poderão entrar se conduzirem um veículo elétrico ou mediante um convite emitido por um residente, que tem a duração de um diaNo caso de portugueses que precisem deslocar-se de carro ao centro da cidade por motivos de trabalho, poderão fazê-lo através de um convite emitido por parte das associações de comércio, restauração ou hotelaria com as quais tenham relações comerciais. Contudo, aconselha-se evitar a entrada do veículo, exceto se este for “imprescindível para o desenvolvimento da sua atividade profissional”, indicou ao JN a mesma fonte.

Centro de Madrid: Carros portugueses só entram com convite

Os veículos com matrícula portuguesa estão sujeitos igualmente às restrições de trânsito aplicadas na via M-30 e seu interior quando se superam os níveis de dióxido de nitrogénio. 

De acordo com as informações da própria autarquia, o objetivo é a redução da poluição em 40% e a diminuição do tráfego em 37%, para que seja mais agradável aos peões andarem na zona, que também ficará mais bem preparada para as bicicletas e outros meios de transporte sustentáveis.

Leia também…

Madrid vai proibir a circulação de carros poluentes

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    E era de fazer o mesmo em Lisboa.

    1. Avatar de André Flores
      André Flores

      mas para o caso dos espanhois

    2. Avatar de MMario
      MMario

      Se a estupidez paga-se imposto era lucrativa.

      1. Avatar de Miguel Porto
        Miguel Porto

        Pagasse

        1. Avatar de MarioM
          MarioM

          é resultado de escrever sem olhar e toca a andar.
          Mas Tb não é nada de grave.

  2. Avatar de Eu Mesmo
    Eu Mesmo

    Ou seja só os carros novos?

    Quais os carros que têm de ter o distintivo?
    Todos, exceto os a gasolina registados antes de 2000, a diesel antes de 2006 e motocicletas antes de 2000, que são considerados os mais poluidores e enquadram-se na categoria A. Estão também isentos aqueles que são considerados “modelos históricos”.

    1. Avatar de TSan
      TSan

      Também fiquei confuso com essa frase, porquê que os mais antigos sao isentos? Esses deverão ser os mais poluentes…

    2. Avatar de SergioM
      SergioM

      Porque só os que têm distintivo é que podem entrar…

      “As multas para os condutores de veículos que circulem sem dísticos podem chegar aos 100 euros.”

      1. Avatar de Eu Mesmo
        Eu Mesmo

        se eu tiver um hummer de 1999 (coisa que polui pouco) posso entrar à vontade mesmo sem distintivo…

        1. Avatar de Nuno Barbosa
          Nuno Barbosa

          Os que não tem distico (antes de 2000) simplesmente não entram!!

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Podem entrar se se enquadrarem numa das muitas excepções, por exemplo aceder a um parque de estacionamento

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Podem entrar se se enquadrarem numa das muitas excepções, por exemplo aceder a um parque de estacionamento

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Não entras. Aprende a ler

    3. Avatar de Joao
      Joao

      A questão é que só podem entrar os carros com etiqueta cero ou eco. Todos os demais nao podem entrar se não se enquadrarem numa das muitas excepções

    4. Avatar de Bruno F
      Bruno F

      Não ligues. É apenas mais uma de muitas falhas de português que esta página apresenta.

      1. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Não há falha nenhuma, o texto diz ” TODOS exceptos os a gasolina….. e diesel…..os mais poluentes que se enquadram na categoria “A” , estão isentos e também os históricos ” se olhares para os selos vês que não existe nenhum “A”, facilmente se percebe que os da categoria “A” ficam à porta, todos os outros entram e depois tens as exceções.

    5. Avatar de RAFAEL OLIVEIRA
      RAFAEL OLIVEIRA

      Meu Megane a diesel de 2003 não precisa ter o distintivo? Boa!

      1. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        LoooooooooooooooL, Pois não, é considerado Categoria “A” nem precisa de distintivo, está automaticamente proibido de entrar, só entram os com selo e com exceção.

  3. Avatar de abiper
    abiper

    Portugueses, Franceses, Suiços, Americanos, Australianos ,…, Chineses.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Chega a ser cómica a consciência ecológica europeia!!!
    Até violam os tratados europeus, ao discriminarem os cidadãos de outro país da UE. Isso é violação dos tratados de livre circulação!

    Eu acho anedótico um país ter esta preocupação ecológica medonha com a capital e ter ainda centrais nucleares activas, inclusive abrigos subterrãneos para guardarem material radiotactivo. Uma das centrais está bem pertinho da nossa fronteira (e em simultãneo afastado da capital deles, vá-se lá saber porquê) e estamos a falar do país que proibiu o prestige de atracar em portos espanhóis e empurrou-o para águas nacionais! Ironia do destino, o derrame deu à costa espanhola!!!!!!!

    1. Avatar de MMario
      MMario

      Nem + é isso mesmo a UE é uma farsa ridícula cheia de leis e leizinhas estúpidas e completamente idiotas , cheias de leis feitas a pressa basta perceber por exemplo o que é a merd de 1 filtro de partículas para perceber que foi feito a pressa e serve para lixar o consumidor que compra o carro e poluir ainda mais.
      E tudo isto serve para distrair as atenções culpa-se os automóvel por tudo assim já não apontam para a falta de planeamento das cidades onde tudo está concentrado, a falta de transporte rápidos e nada ganha ao metro, a alimentação manipulada que ninguém fala e que mata mais do que a Poluição, etc, etc.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Quem faz discursos destes nao deve viver ou conhecer as grandes cidades. A poluicao nas cidades nao é algo teorico, é algo que se consegue ver e sentir diariamente.
        Ou vao agora afirma que o smog e o fumo é saudável.
        É preciso tomar medidas e reduzir drasticamente a poluicao atmosférica nestes locais, e por poluicao atmosférica nao falo em CO2.

        Eu tenho o previlégio de viver numa boa zona, mas vou frequentemente a Londres e a poluicao é visivel, muitas estacoes de metro possuem um smog constante. No final dia ao limpar o nariz consegue-se ver todas essas particulas.

        A nao ser que afirmem que todo este ambiente é saudável, nao há como ser contra estas medidas.

      2. Avatar de BC
        BC

        E a terra é plana, é isso?

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Isso não digo, mas deve ser daqueles que promovem que se deve fazer mais estradas para aumentar o número de carros e desta forma reduzir a poluição

  5. Avatar de João Santos
    João Santos

    E eles também deviam de pagar quando para cá trazem carros espanhois, aí e nos aeroportos e navios tudo o que é estrageirada toca a pagar se quer cá estar ou passar cá

    1. Avatar de EC
      EC

      A nivel de taxas municipais de alojamento (lisboa e porto), todos pagam 2 Euros por dia até ao max de 7 dias.

      1. Avatar de hmb
        hmb

        pagam eles e pagas tu tambem, ou pensas que quando vais a um restaurante, os pratos nas zonas turisticas são mais caros porquê

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Este artigo está muito mal explicado e leva a entender que hà restrições especificas para os carros de matricula portuguesa, o que não é verdade.
    Os carros de matricula portuguesa têm exactamente as mesmas restricções que os carros de matricula espanhola, nem mais nem menos!

    Há também uma frase que está completamente incorrecta:

    “Na zona de circulação prioritária Madrid Central os portugueses só poderão entrar se conduzirem um veículo elétrico ou mediante um convite emitido por um residente, que tem a duração de um dia. ”

    O veiculo não tem de ser electrico! Uma vez mais, os veiculos de matricula extrangeira estão submetidos as mesmas normas portanto têm de ser equiparados aos veiculos com etiquetas eco ou zero. Podem também aceder se estacionarem num parque de estacionamento o se tiverem um lugar de garagem alugado!

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Pois, não tem a ver com nacionalidade mas sim com ano/combustivel do carro.

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      Realmente a maneira como a noticia é apresentada dá a entender que estão a descriminar os carros de matricula portuguesa, enfim, deve ser para incitar o ódio aos espanhóis.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Isso é a tua interpretação. Repara que a informação até é da própria câmara de Madrid. Como podes fazer uma afirmação dessas? Lê lá bem o texto sff

  7. Avatar de veloso domingos
    veloso domingos

    O cómico disto tudo é o sistema vigente, por um lado, fomentar o crescimento económico que leva a que as fábricas produzam mais e que mais consumidores adquiram os veículos gerando desta forma receitas e mais receitas para o Estado, por outro, é o desincentivo à utilização dos veículos. Não há nada como o termo intermédio para começar e, com o andar do tempo, ou seja, com a utilização dos carros elétricos tudo normalizará e a poluição, a meu ver, pouco irá melhorar…

    1. Avatar de MMario
      MMario

      Num carro eletrifico desvia-se a poluição apenas deixa de ser uma para passar a ser outra porque radiação eletromagnética é pior do que a existente só que como não se vê esta-se bem.
      A baterias não se vê esta-se bem e tantas outras que ninguém ainda fala porque se aumentar-mos o gasto eletrifico as centrais têm de gerar mais energia que vão ter de fornecer logo + poluição.
      O que existe neste momento é uma formatação mental que a seu tempo ajuda no controle das populações a todos os níveis e o carro eletrifico também vai dar uma forte ajuda.
      Ao mesmo tempo força-se que as populações se endividem para comprar o eletrifico que isso é que é bom e populações endividadas são uns bons escravos tornam-se mansos e facilmente controláveis.

    2. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Normalizar a poluição como? Donde vem a eletricidade? Mesmo que digas que existem formas de obter eletricidade de uma forma limpa quem paga o investimento? E chega ? Estás disposto a pagar 400 ou 500€ por mês em eletricidade ? Porque a nivem mundial o carvão é muito mais barato .

  8. Avatar de alves
    alves

    Senhores peopleware… mudem la o “distintivo” para dístico…

  9. Avatar de BrunoM
    BrunoM

    enfim.. mais um dístico para espetar no párabrisas.
    A ideia era irradicá-los não?

    Não seria mais fácil digitalizar a coisa e evitar assim os dísticos que por sinal é mais uma nódoa para o ambiente pois é mais papel impresso (o dístico + o envio por correio + o envelope).
    Podiam fazer como em Londres com as Low Emission Zones, metam câmeras às portas da cidade e digitalizem as matrículas que lá passem, qualquer carro que não deveria circular simples: o dono é notificado com uma multa.

  10. Avatar de Eleck
    Eleck

    era é fazer o mesmo aos espanhois, a ver se gostam, mas haveria de ser em todo o território nacional, terrestre e maritimo

  11. Avatar de Z/OS
    Z/OS

    Curioso, eu como cidadão pago os meus impostos. Como dono de um automóvel a gasolina pago os meus impostos de circulação que por sua vez pagam as estradas. Os veículos ditos ecológicos aparentemente nao pagam nada de impostos de circulação e nao estou a falr dos carros eléctricos. Eu nao tenho nada contra estes, pois mais cedo ou mais tarde terei um veículo ecológico. O problema é que quem paga os impostos de circulação paga as estradas em que conduzem. Quando não houver destes veículos poluentes, onde irá o estado buscar a nova mama para continuar a mamar e a fazer estradas? Ponham-se a pau que ainda virá aí uma grande surpresa… em nome da ecologia, da teoria do aquecimento global, em nome das gerações futuras…

    1. Avatar de MarioM
      MarioM

      Cada vez mais as populações e os povos são formatados mentalmente as técnicas usadas pelo Hitler , pelo Freud ,são cada vez mais aprimoradas e vai-se martelando e passando as mensagens que interessa que sejam absorvidas depois de algum tempo essas mensagens já fazem parte mental da população tornam-se facilmente manipuláveis porque as cidades e tudo está feito e programado para que as pessoas sejam guiadas ao consumo daquilo que parece ser a solução soluções com meias verdades .

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    Solicitei um pedido de esclarecimento através do SOLVIT com base no princípio da liberdade de circulação e de não discriminação entre cidadãos de Estados-Membros. Ficarei a aguardar uma resposta.
    Deixo o link para mais alguém que deseje fazê-lo: http://ec.europa.eu/eu-rights/enquiry-complaint-form/home?languageCode=pt

    1. Avatar de MarioM
      MarioM

      Na melhor das hipóteses vão dar-lhe uma resposta de corrupto, torcendo a lei.
      Foi o que me fizeram quando apresentei em Portugal uma reclamação por causa da Circulação em Lisboa do carros antigos.
      Não se esqueça que “Os piores Corruptos são aqueles que torcem a lei” são esses que geram os outros. mas desses ninguém fala.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Já responderam. Agora mesmo. Coloco abaixo.

        Ex.mo Sr./Ex.ma Sr.a,

        Por favor, veja adiante a reposta ao seu pedido. Importa notar que os conselhos dados pelo A sua Europa – Aconselhamento são independentes e não podem ser considerados como a opinião da Comissão Europeia, de qualquer outra instituição da UE ou do seu pessoal, nem são vinculativos para a Comissão Europeia ou qualquer outra instituição da UE ou nacional.

        Exmo. Senhor

        Muito obrigado por ter contactado A Sua Europa Aconselhamento

        Relativamente à sua pergunta temos o prazer de informar:

        1 – Com efeito, os cidadãos portugueses e, consequentemente cidadãos europeus, não poderão ser discriminados em razão da sua nacionalidade de acordo com o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE) tendo direito a igualdade de tratamento para com os cidadãos espanhóis que se encontram na mesma situação.

        2 – De acordo com o Artigo 18.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia:

        «No âmbito de aplicação dos Tratados, e sem prejuízo das suas disposições especiais, é proibida toda e qualquer discriminação em razão da nacionalidade.
        O Parlamento Europeu e o Conselho, deliberando de acordo com o processo legislativo ordinário, podem adotar normas destinadas a proibir essa discriminação.»

        3 – De igual forma, a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia prevê no seu artigo 21.º sobre «Não discriminação» que:

        « No âmbito de aplicação do Tratado que institui a Comunidade Europeia e do Tratado da União Europeia, e sem prejuízo das disposições especiais destes Tratados, é proibida toda a discriminação em razão da nacionalidade.»

        4 – Poderá apresentar o caso com cópia de todos os documentos pertinentes às seguintes entidades:

        – Provedor de Justiça espanhol – el Defensor del Pueblo – órgão mediador entre os cidadãos e a Administração Pública espanhola

        – Presidente da Câmara Municipal de Madrid

        – Deputados portugueses e espanhóis ao Parlamento Europeu

        – Comissão de Petições ao Parlamento Europeu

        – Comité das Regiões Europeu

        – Câmara de Comércio e Indústria Luso Espanhola

        5 – Poderá também apresentar o caso ao Conselheiro Social da Embaixada de Portugal em Madrid e da DGACCP – Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas bem como Associações portuguesas nesse Estado-Membro.

        6 – Poderá contactar em Portugal, a Embaixada de Espanha e apresentar-lhes a sua questão.

        7 – Contactos úteis:

        – Provedor de Justiça espanhol – el Defensor del Pueblo:

        Website: https://www.defensordelpueblo.es/

        – Câmara Municipal de Madrid:

        Website: https://www.madrid.es/portal/site/munimadrid

        – Deputados portugueses e espanhóis ao Parlamento Europeu:

        Website: http://www.europarl.europa.eu/meps/pt/home

        – Comissão de Petições ao Parlamento Europeu:

        Website: http://www.europarl.europa.eu/at-your-service/pt/be-heard/petitions

        – Comité das Regiões Europeu:

        Website: https://cor.europa.eu/pt

        – Câmara de Comércio e Indústria Luso Espanhola:

        Website: https://www.portugalespanha.org/index.php

        – Embaixada de Portugal em Madrid:

        Website: https://www.madrid.embaixadaportugal.mne.pt/pt

        – DGACCP – Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas:

        Website: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/quem-somos/direcao-geral-dos-assuntos-consulares-e-das-comunidades-portuguesas/contactos

        – Associações portuguesas em Espanha:

        Website: http://observatorioemigracao.pt/np4/18/

        – Embaixada de Espanha:

        Website: http://www.exteriores.gob.es/Embajadas/Lisboa/es/Paginas/inicio.aspx

        Cumprimentos
        A Sua Europa Aconselhamento

        Para fazer outro pedido, visite o sítio A sua Europa – Aconselhamento. Não responda a esta mensagem.

        O seu pedido:
        Foi publicada notícia em que era restringida a circulação de veículos de matrícula estrangeira no centro de Madrid, excepto se por convite de residente. A mesma notícia indicava que para aceder a certas estradas em redor de Madrid passava a ser requerido um dístico no veículo. Esta informação parece conflituar com a liberdade de circulação e parece evidenciar a existência de um tratamento discriminatório nesta matéria entre cidadão espanhol e cidadão de outro Estado-Membro. Agradecia clarificação. Deixo a notícia referida: https://pplware.sitedev.pt/motores/madrid-carros-so-com-convite/

        Com os melhores cumprimentos,

        A equipa do «A sua Europa – Aconselhamento»

  13. Avatar de Porconta
    Porconta

    Tenho dificuldade em acreditar nesta noticia, não na proibição de carros poluentes mas nas restrições aos carros de Portugueses, e então aos Franceses, e os dos outros países da Europa, podem? expliquem melhor isso, pois se for verdade temos o caldo entornado na Europa.

  14. Avatar de Luis carreira
    Luis carreira

    Qualquer dia parece-me que vou deixar de ter carro uma vez que começam a proibir os carros velhos de andar.. Com o meu ordenado ridículo de 645€ base em que pouco mais aumenta com o subsidio de alimentação , nunca irei conseguir comprar um veiculo ecologico…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Estudasses.

  15. Avatar de MarioM
    MarioM

    noticias/estudo-garante-que-eletricos-nao-sao-solucao-para-travar-alteracoes-climaticas/?utm_source=tsf.pt&utm_medium=recomendadas&utm_campaign=afterArticle

    1. Avatar de MarioM
      MarioM

      Como não se pode colocar a fonte basta procurar pelo nome do estudo acima referido.