Lotus Emeya: este elétrico carrega mais rápido que o seu smartphone e já circula nas estradas

73 Comentários

O Lotus Emeya foi lançado no ano passado e foi colocado à venda na China antes do início dos pedidos na UE e no Reino Unido em março deste ano, com entregas entre julho e setembro. Para aumentar o entusiasmo, a marca anunciou agora que o Emeya quebrou um recorde muito importante.

Lotus Emeya elétrico carregamento


Para carregar de 10% a 80% usando carregador público, o Lotus Emeya demora apenas 14 minutos, usando um carregador rápido de 400 kW DC. Esta nova realidade foi validada pela “empresa líder global de consultoria” P3, segundo a Lotus. O Emeya ficou no topo da lista de EVs de carregamento mais rápido do P3.

Este carro elétrico competiu com o Mercedes EQS, BMW i7, Tesla Model Y, Genesis G80, XPeng G9, Hyundai Ioniq 6, Nio ET5 e BYD Atto 3. Nenhum destes carros elétricos está na mesma categoria que o Lotus Emeya, mas ainda assim, os testes foram realizados com estas propostas.

De qualquer forma, e segundo o relatório P3, o Emeya pode atingir uma potência máxima de carregamento de 402 kW, o que por si só é um grande número. A potência média de carregamento foi de 331 kW entre 10% e 80% do estado de carga da bateria.

Lotus Emeya elétrico carregamento

O Lotus Emeya pode supostamente ganhar 310 km de alcance em 10 minutos de carregamento. Isto se ligado a um um carregador DC de 400 kW. Para isso terá de estar em pleno funcionando, e se não existir outro carro elétrico a ser carregado ao mesmo tempo.

Os proprietários da Lotus têm acesso a mais de 700.000 carregadores públicos em 30 países europeus através da rede de carregamento da Bosch. Naturalmente que outros vão ser adicionados a esta rede nos próximos tempos, para a fazer crescer ainda mais.

Com este novo recorde, a Lotus assume uma posição de destaque única. Ao mesmo tempo, mostra que é possível vencer uma das maiores barreiras associadas à utilização dos carros elétricos. A sua autonomia e, principalmente, o tempo de carregamento são um dos principais argumentos apresentados para estes veículos não serem escolhidos por mais condutores.

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JL
    JL

    Opah, a petrolhada vai ficar ainda mais incomodada com isto e a coçar a cabeça. Loooool

    1. Avatar de João B
      João B

      Olha a seita dos elétricos… que depois protesta que não quer cabos de alta tensão para reforçar a rede elétrica.
      Vou já pedir o subsídio do estado para comprar isto… sou da IL, mas claro o Estado tem que subsidiar o meu greenwashing.

      1. Avatar de JL
        JL

        Isto é um post de um electrico, não deu por isso ?

        Bem me parecia que a petrolhada já estava a coçar a cabeça.

        1. Avatar de João B
          João B

          E os cabeças de eletrão a vangloriarem-se de passear nos seus “pilhas”, a pensarem… isto é que é proteger o ambiente….
          F

          1. Avatar de JL
            JL

            Eles não andam a pilhas, já que esses nem sequer existem cá, mas pronto já entendemos a sua dor….

      2. Avatar de Realista
        Realista

        “A seita” os elétricos que doi menos…

        Hahahaha

    2. Avatar de Marco
      Marco

      A petrolhada fica é curiosa em saber quando, quantos, onde e qual o preço destes carregamentos a 400 Kw
      Nem a 150 Kw temos em abundância quanto mais a 400!
      Depois ainda faltará aparecer Modelos que carreguem a essa velocidade!
      Enfim…a eletrolhada adora comer gelados com a testa!

      1. Avatar de João B
        João B

        @Marco, mesmo que o carregamento a 400 kW seja feito a 800V, estamos a falar de 500A, portanto uma corrente baixissima, inócua, e incapaz de gerar campos eletromagnéticos fortes.

        1. Avatar de JL
          JL

          Que interessa os campos eletromagnéticos ? isso faz mal a alguma coisa ? Se não fossem esses campos você voava.

      2. Avatar de JL
        JL

        Nota-se mesmo que ficam incomodados, até querem saber o preço de algo que não usam.

        Loool

  2. Avatar de João B
    João B

    @JL, fica lá incomodado… se a E-Redes pedir para colocar um poste num terreno teu, “ai não pode ser”, “chulos”:
    Retirado de: https://observador.pt/2022/11/17/rede-eletrica-precisa-de-crescer-muito-para-receber-renovaveis-mas-ninguem-quer-uma-linha-no-seu-quintal/

    Toda a gente quer qualidade, oferta e a baixos custos, mas ninguém quer que as linhas elétricas passem pelo seu quinta, pelo concelho ou até pelo distrito. É sempre melhor se for no do vizinho. “E se continuarmos com esta forma de atuar não vamos ter rede em lado nenhum”. O desabafo foi feito pelo gestor de uma empresa que tem de construir nos próximos três a quatro anos mais 1.500 quilómetros de nova linha de muito alta tensão para absorver toda a oferta renovável que está a ser construída e planeada. Esta extensão implica acrescentar 15% à atual rede elétrica de transporte, afirmou o administrador da REN, João Conceição na conferência anual da APREN (Associação de Energias Renováveis) que se realiza em Lisboa nos dias 16 e 17 de novembro.

    1. Avatar de JL
      JL

      Ora bolas, como não conseguiu inventar mais nada foi buscar uma noticia que não tem nada a ver.

      Então qual é o futuro ?

      1. Avatar de João B
        João B

        Para haver energia elétrica para carregar os eletricozinhos tem de haver postes e linhas para transportar a energia.
        Mas parece ser tão limitado que nem aí chega…
        O futuro é o elétrico ser mais uma opção. Não ter a sua filosofia de “eletrico é bom, tudo o resto não presta”.

        1. Avatar de Pedro B.
          Pedro B.

          Concordo a 100% João, mas a malta é um pouco limitada.

          1. Avatar de JL
            JL

            LOOOL, um clone do mesmo.

        2. Avatar de JL
          JL

          Qual é o problema de transportar energia ?

          Provavelmente vai dizer que o futuro são aquelas soluções que gastam 5 e 10x mais.

          E quem disse que não é mais um opção ? Onde disse que o resto não presta ?

          1. Avatar de João B
            João B

            Você pelo seu discurso…
            Fica incomodado porque os petrolheads ficam incomodados.

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu não estou incomodado, até porque já sabia que eles iriam vir.

            Você é a prova disso.

      2. Avatar de Tozeca
        Tozeca

        Não me importo da metáfora que me dão… Eu não pago energia e faço 600km por semana e sinto-me até feliz quando o preço dos fossilizados aumenta
        .. só para vos ver a arranhar a carteira e a pensar no os políticos que ficam com o vosso dinheiro…

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O pessoal também é contra a exploracão de petróleo em território Portugues. Pelo menos são coerentes.

  3. Avatar de yamahia
    yamahia

    10 minutos para 300kms num carregador de 400W?
    E quando tempo demorará o Cliente até encontrar um carregador de 400 W? Loooloool
    Já há por aí muito carro com tecnologia de carregamento de 800V e nem por isso se safam melhor q os outros. A miséria franciscana é a mesma, aqui e na Califórnia ou na Noruega loooloool

    1. Avatar de João B
      João B

      E nem falando nos campos eletromagnéticos… mas isso não interessa, os EV’s são imunes a isso.

      1. Avatar de JL
        JL

        Campos electromagnéticos não fazem mal a ninguém.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Já só falta furarem o telhados das casas das pessoas e montarem os postes la dentro dos quartos.
        https://www.rtp.pt/play/p12768/e759837/linha-da-frente
        Min 22.04. Desrespeito total pelas pessoas mais frágeis.
        São uns cobardes! Com os animais indefesos fizeram o mesmo, limparam o sebo a 500 num só dia.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não sei então como você defende tecnologias que necessitam de muito mais energia.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Diz vc. Que temos o branco.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não temos isso em lado nenhum. Já o viu ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Temos pois, suficiente para vários séculos.
            A altura própria ele aparece por ai.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não vejo em lado nenhum, você já viu ? quanto custa ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já viu td o que existe à face e sob a terra?

          6. Avatar de JL
            JL

            Muita coisa, mas o que fala nem está na face da terra, está a muitos KMS da face da terra, muito para lá onde alguma vez chegaram….

    2. Avatar de JL
      JL

      Não demora tempo nenhum, assim que existam os carros sabem onde eles estão e como estão a ser usados.

      Parece que vocês vivem na época analógica, acordem para a vida.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não há ne hum carregador de 400W disponível ao público.
        Tenha calma.

        1. Avatar de JL
          JL

          400w não, há de muitos kw, já há de 350 em Portugal, cuidado, não se enerve ainda mais.
          ª

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Pois têm q o levar à Ionity a ver se faz melhor q os ionics.
          Até la, não passa de vaporware para enganar tolos que é a única área onde a indústria elektra se destaca. Pena ser pela negativa.

          1. Avatar de JL
            JL

            E que os porsche que chegam a 280 kW.

            Não é para enganar, já estão preparados para os carros que vêem a seguir, enganar é andarem ainda instalar carregadores de kW quando praticamente já todos carregam ao dobro da velocidade.

            Pena ser pela positiva, senão não estavam ” nem aí “.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Podem vir os q quiser. Sem carregadores potentes são iguais ao Twingo. É como vc tentar carregar o seu Oneplus a 100 com um carregador de 5. Não há milagres, lamento

          3. Avatar de JL
            JL

            Mas já há carregadores potentes.

            Para quê virem carregadores para carros que não existem ? É sempre o contrário, primeiro os carros, depois os carregadores .

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Deve ser. Nem lentos têm em condições e quantidade qt mais de 400W. Vá sonhado.

          5. Avatar de JL
            JL

            Ionity, 350 kW, chega ?

    3. Avatar de JL
      JL

      Na Califórnia têm uma rede de hidrogénio há 20 anos que não funciona, nem os carros que a usam têm os mapas deles, isso sim, um atraso de vida, os Toyota mirai têm o mapa das bombas de combustível comuns. Loooool

  4. Avatar de Andre
    Andre

    Que pena, um desperdício de design. Daqui a uns anos, vai ser um “pisa papéis”. Impecável por fora e com a bateria viciada. Ainda dizem que isto vai ser o futuro e a salvação do ambiente, LOL

    1. Avatar de JL
      JL

      Desde quando estas baterias viciam ? essas já não se fabricam desde os anos 90.

      Quem diz que é a salvação do ambiente ?

    2. Avatar de João B
      João B

      Isso é mentira pah… o JL já vem dizer que são super amigos do ambiente, nem se precisa de minerar materiais e uma bateria dura 1 milhão de kms com 99% da carga.

      1. Avatar de JL
        JL

        Você é que é o ambientalista, não eu.

        Mas como sempre não entende nada do assunto e apenas se resume a ser um anti-ev.

  5. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    É desse tipo de tecnologia que é preciso para os BEV convencerem os automobilistas a abandonarem a gasolina ou o diesel.
    Deveria haver mais como este Lotus.

  6. Avatar de João
    João

    Eu vim ao Rock in Rio, ver um festival verde alimentado por toneladas de gasóleo.
    Mas em Lesboa não há eletricidade renovável?

    1. Avatar de JL
      JL

      Então não foi ao festival, porque não foi alimentado com diesel.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O meu carro tb não é alimentado por diesel. Acredita?

        1. Avatar de JL
          JL

          Quem falou do seu carro ? eu falei dos geradores do festival.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Exacto

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E então?

          3. Avatar de JL
            JL

            E então não foi diesel.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Deves fazer parte de alguma igreja dessas eletricas, anda a pé maze.

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu não, mas vocês parecem fazer parte, tanto que no que toca a inventar e mentir são um espetáculo.

          http s://mag.sapo.pt/musica/artigos/rock-in-rio-lisboa-mantem-parceria-pela-sustentabilidade-e-anuncia-novas-medidas-ambientais

          Já parecem sacerdotes…

  7. Avatar de PJA
    PJA

    Está resolvido. Agora é só vender este carro a 30K, montar postos de carregamentos de 400Kw aos milhares nas ruas. Força nisso, burocratas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Tipo bombas de combustível que são aos milhares pelas ruas ?

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim, também há bombas de combustíveis aos milhares pelas ruas ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Este quer comparar com 5 minutos com 3horas ahahahsha

          2. Avatar de JL
            JL

            Leva 3 horas a abastecer ? Sim, já tem acontecido.

          3. Avatar de PJA
            PJA

            3 dias? Ah, sim é possivel.

          4. Avatar de JL
            JL

            3 dias ? então que ev tem que é tão lento a carregar ?

          5. Avatar de PJA
            PJA

            Não, eu tenho um que carrega em 5 minutos.

          6. Avatar de JL
            JL

            Perde assim tão tempo com ele ? Enfim ainda há malucos que ficam lá a segurar o cabo. Looooooooool

          7. Avatar de PJA
            PJA

            É verdade, é para não cair.

          8. Avatar de JL
            JL

            Exato. Lol

  8. Avatar de Realista
    Realista

    Mas e os bexigas d’aço que só param a cada 10.000km??

    Ainda não serve.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @Realista, muda o nick para @bexigas

      1. Avatar de Realista
        Realista

        A minha bexiga não é de aço…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Só @bexigas.