Lisboa investe em 41 radares de velocidade! Saiba onde vão ficar…

31 Comentários

O Governo e autarquias apostam em radares de velocidade para garantir a segurança rodoviária. No entanto, este tipo de equipamentos também geram muita receita.

A Câmara Municipal de Lisboa investiu 2,142 milhões de euros na aquisição de 41 radares de controlo de velocidade de veículos, dos quais 20 vão ser instalados em novas localizações e os restantes vão substituir antigos.

Lisboa investe em 41 radares de velocidade! Saiba onde vão ficar...


Localização dos novos radares de velocidade

Segundo a planta de localização do sistema de segurança rodoviária datada de junho de 2021, elaborada no anterior mandato municipal, sob a presidência do socialista Fernando Medina, as novas localizações onde vão ser instalados estes aparelhos são as seguintes:

  • Avenidas Santos e Castro (dois radares)
  • Avenida Lusíada (dois)
  • Avenida General Norton de Matos (um)
  • Avenida Padre Cruz (dois)
  • Avenida Marechal Gomes da Costa (um)
  • Avenida da Índia (um)
  • Avenida Infante Dom Henrique (dois)
  • Avenida Dr. Alfredo Bensaúde (dois)
  • Avenida Almirante Gago Coutinho (um)
  • Avenida de Ceuta (um)
  • Avenida Calouste Gulbenkian (um)
  • Avenida Marechal Craveiro Lopes (um)
  • 2.ª Circular (um)
  • Avenida dos Combatentes (dois).

Já os 21 radares a substituir localizam-se nas avenidas da Índia e Brasília (dois), Infante Dom Henrique (dois), de Ceuta (dois), Gen. Correia Barreto (dois), Estados Unidos da América (dois), Marechal Gomes da Costa (um), Almirante Gago Coutinho (um), Eusébio da Silva Ferreira (um), 05 de Outubro (um), da Igreja (um), Cidade do Porto (um), João XXI (um), Afonso Costa (um), Eng. Duarte Pacheco (um), na 2.ª Circular (um) e na Avenida das Descobertas (um).

Lisboa investe em 41 radares de velocidade! Saiba onde vão ficar...

De acordo com o município, os novos aparelhos “são equipamentos modernos e com uma tecnologia mais atual, que possibilitam o controle simultâneo de velocidade em várias vias e em ambos os sentidos”, enquanto os radares antigos apenas permitem controlar a velocidade numa única via.

A Lusa questionou ainda a Câmara de Lisboa sobre a aplicação de coimas no âmbito da instalação de radares na capital, que revelou que “nos últimos seis anos, excluindo o corrente, foram passadas em média 116.700 multas”.

Segundo informação do município…

Os dados registados não separam os autos de contraordenação por excesso de velocidade das restantes contraordenações de trânsito. Nos últimos seis anos, excluindo o corrente, o valor médio das coimas é de 3.163.900 euros. O total das multas é repartido entre a Câmara Municipal de Lisboa (55%), a Autoridade Tributária (35%) e a Autoridade Nacional Segurança Rodoviária (10%

 

Novos radares de controlo de velocidade média! Saiba os locais

Outra das funcionalidades é a possibilidade de receber no Centro de Coordenação da Mobilidade do município dados de tráfego em tempo real (velocidades médias, contagens de veículos com possibilidade de desagregar por tipologia de veículo, distância entre veículos para avaliar congestionamento da via), revelou a autarquia, referindo que a gestão destes radares é feita pela Polícia Municipal.

Sobre o investimento associado, o município disse à Lusa que os 20 aparelhos para novas localizações tiveram um custo de 1.094.527,80 euros (IVA incluído) e os outros 21 que vão substituir antigos custaram 1.047.959,85 euros (IVA incluído), o que corresponde a um total de 2.142.487,65 euros (IVA incluído).

O Pplware tem vindo a acompanhar o tema “radares de velocidade”, em especial a instalação de novos radares de trânsito com novas tecnologias. Portugal vai ter novos radares até ao final do ano, sendo caso para dizer que haverá radares de velocidade por “todo” o lado.

Leia também…

Radares de Velocidade por “todo o lado” em Portugal

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro L
    Pedro L

    Este equipamentos são melhoesr que as rtx3080 – agora é por a “minerar ” para recuperar o investimento rapidamente.

  2. Avatar de Pe@ce
    Pe@ce

    Esta informação não deve estar 100% correta, ainda hoje passei na 2ª circular e o Waze avisou-me de 2 novos radares no sentido Aeroporto-Benfica, um na Repsol e outro à entrada do viaduto de Benfica, e de facto estavam lá os dois, embora 1 meio escondido no meio do arvoredo. Aqui fala num novo apenas.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Isso parece mais o sentido Benfica-Aeroporto.

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      O do viaduto já lá está desde 2019, algures há quase 2 anos.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        2019? Eu já o conheço desde 2011.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Sempre la estiveram os 2, há quase 10 anos, limite de 80 km/h, apenas é costume estar com avarias, principalmente o da Repsol.

  3. Avatar de kanjas
    kanjas

    E começam a faturar a partir de que data?
    Os da Santos e Castro já estão instalados há mais de 1 mês…
    Passo naquela avenida todos os dias de há 5 anos para cá. Apanhei 1x um acidente e nunca vi filas nem aglomeração de transito (tirando nos semáforos da rotunda da Alta). Desde que colocaram os radares que há mais aglomeração de veículos e maior confusão.
    Prevenção a funcionar…

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Os sinais passaram a ter menos tempo a verde, desde as obras do metro… daí passarem muito menos carros, se lá passa todos os dias, deve ter notado os 5 estaleiros de obras que lá apareceram e o que desapareceu logo a seguir a Alcântara (as obras no 3 viaduto acabaram).

  4. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Dinheiro para roubar há, arranjar as estradas é que está quieto.

    1. Avatar de José Fonseca
      José Fonseca

      Chamam-se regras, ou, neste caso, leis. E são para cumprir. Se andar dentro de limites não paga nada. É bastante simples, na verdade. Ninguém anda a roubar nada. Em excesso de velocidade muitas vezes o ladrão é a morte mesmo, quando não se fica por roubar automóveis ou motas a quem cumpre as regras. Eu já vou para mais de 1 mês sem mota porque um mamífero decidiu passar o vermelho. Roubou-me a mota e dezenas de horas que perco no dia-a-dia. Já viu? É só mudar a perspectiva.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Vc deve ser mesmo anjinho.

        1. Avatar de José Fonseca
          José Fonseca

          Não sou, mas se apanhar uma multa, como já apanhei, pago e não bufo, porque sei perfeitamente que passei os limites. E também não venho para a internet choramingar a dizer que ‘andam a roubar’. O incómodo aqui é chamar de ladrões a quem anda a tentar manter a ordem no país.

          1. Avatar de Manuel
            Manuel

            Ah ah ah aj… esta foi a piada do ano!!! Ah ah ah… ainda estou a rir

  5. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Paga Zé Povinho!

    Isto só muda se as pessoas algum dia abrirem os olhos e fizerem outra revolução como há 47 anos atrás.

    1. Avatar de Maresia
      Maresia

      Obrigar a andar à velocidade permitida é motivo para revolução? Porque não fazes tu uma? Já sei, és um daqueles justiceiros da internet que manda os outros fazer e acontecer. Tu, ficas quietinho a observar. A dar ordens…miúdos…

  6. Avatar de Gato por Lebre
    Gato por Lebre

    Desculpem a ignorancia…
    Mas a Avenida General Norton de Matos não é a mesma coisa que 2ªCircular??

    1. Avatar de Gato por Lebre
      Gato por Lebre

      A 2ª Circular constitui um eixo formado pelo enfiamento de três avenidas :

      Avenida Eusébio da Silva Ferreira (criada, em 2015, a partir do encurtamento da Avenida General Norton de Matos), entre o início do IC19, em Benfica, e o acesso da Estrada da Luz;

      Avenida General Norton de Matos (até 1974, Avenida Marechal Carmona), entre o acesso da Estrada da Luz e o Viaduto do Campo Grande;

      Avenida Marechal Craveiro Lopes, entre o Viaduto do Campo Grande e o acesso da Avenida Dr. Alfredo Bensaúde à A1, junto ao Prior Velho e Sacavém

  7. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    😉 Uiiiiii ainda por cima a OMS mencionou que a velocidade nas auto estradas passe a ser de 100km, vai ser bonito caso aprovem.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Que disparate, tenham bom senso pf!
      Daqui a pouco temos de ficar em casa para não poluir, que absurdo.

  8. Avatar de Wilson
    Wilson

    Porque radares de velocidade e de velocidade média geram muita receita? Tando no Brasil quando em Portugal os motoristas respeitam a velocidade da via. Será que estes equipamentos estão desregulados?

  9. Avatar de lopes
    lopes

    Acabei de mudar as matriculas do carro para o E-mail do costa assim é notificado mais de pressa…

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      🙂 🙂 🙂

  10. Avatar de PB
    PB

    É a “prevenção” rodoviária…

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      da algibeira DELES!!!

  11. Avatar de John Doe
    John Doe

    Sugiro alterar a primeira frase do texto de

    O Governo e autarquias apostam em radares de velocidade para garantir a segurança rodoviária

    para

    O Governo e autarquias apostam em radares de velocidade para garantir a entrada de impostos

    É curioso que nunca ouvi falar de nenhum acidente motivado pela falta de sinalização ou iluminação.
    A culpa é sempre do excesso de velocidade…
    Se estão assim tão preocupados com a segurança, conforme querem fazer parecer, por que razão não optam por outras formas de abrandar os automobilistas? Lombas? bandas sonoras? Tirar pontos à carta? sinalização?
    Ah, pois, é mais lucrativo multar, o chamado “dinheiro fácil”.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      NEM MAIS, NEM MENOS!!! É por estas e MUITÍSSIMAS outras, que não voto em nenhum PARTIDO deste regime pseudo-democrático. Sou INTEIRO e íntegro!

    2. Avatar de José Fonseca
      José Fonseca

      O problema está mesmo nos partidos, não está na cultura automóvel do país nem nada. Lombas e bandas sonoras…? Há malta que até acelera! Onde é que dói ao tuga? No bolso. Não andam na ordem, pagam. Simples.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Se fosse só nesta área que a classe política está num nível “abaixo de cão” era bom era… o pior que é em todas as áreas!!! Vaya gentalha!!!

        1. Avatar de Manuel
          Manuel

          O zé totinho ainda se deixa levar pela lábia dessa classe podre, corrupta e aldrabona!!! Essa gente sabe-a muita… ciência de saber enganar o zézinho tontinho

  12. Avatar de António
    António

    Bom dia a todos, por se falar em radares, ontem ao passar na Av. Dr. Alfredo bensaúde reparei que um pouco antes dos semáforos, aqueles que passam para vermelho se for detectado alguma viatura que siga a mais de 50km/h uns metros antes, está lá um poste com o que pode ser os novos radares que detectam e fotografam quem passa o vermelho. Pelo que pergunto:
    – Já haverá aprovação legal para o fazer?
    – Não haverá um aviso prévio de que estão em funcionamento?

    Tenho ideia de ter lido em algum lado que estão a instalar este tipo de radares na capital até ao final do ano. Mas que só irão funcionar no início do próximo ano.

  13. Avatar de António
    António

    Achei com o comunicado:
    “Os equipamentos estão a ser paulatinamente instalados e encontram-se em fase de testes”, referiu a Câmara de Lisboa, adiantando que se prevê que a instalação dos 41 novos equipamentos esteja concluída até ao final do ano e que “a sua entrada em funcionamento será oportunamente comunicada”.