Lembra-se do Isetta Bubble Car? Ícone está de volta e adaptado ao século XXI!

15 Comentários

Para Wim Ouboter, os carros de hoje em dia são demasiado grandes, excedendo o necessário para responder às necessidades das pessoas comuns. Assim sendo, criou um novo carro, baseado no conceito do Isetta Bubble Car, que é, por sua vez, pequeno e leve, ideal para o quotidiano.

Recorde Ouboter e conheça a nova invenção.

Original Isetta Bubble Car

O criador suíço Wim Ouboter lançou uma nova geração de mini-scooters de três rodas para crianças, e transformou as viagens de curta distância, quando desenvolveu uma versão das scooters de brincar em alumínio dobrável para adultos. Agora, espera promover uma revolução semelhante no mercado dos automóveis elétricos, com o seu carro superleve destinado a transportar dois passageiros.

Chama-se Microlino e é inspirado no Isetta Bubble Car – originalmente concebido em Itália e lançado pela primeira vez em 1953, foi com a produção em massa levada a cabo pela BMW, em 1955, que se tornou num ícone do pós-guerra. Desde essa altura, e até à sua descontinuação, em 1962, foram vendidas mais de 161.000 unidades.

As scooters puseram pessoas em movimento e pouparam inúmeras viagens de carro desnecessárias. Acredito que uma mudança de mentalidade semelhante é agora vital para as viagens de automóvel urbano, a fim de reduzir radicalmente o CO2. Deve chegar o dia em que é considerado inaceitável que apenas uma ou duas pessoas se sentem num SUV para uma viagem local. Vejo esse hábito como semelhante ao uso de casacos de pele no passado.

Disse Wim Ouboter.

Wim Ouboter, de 62 anos, inspirou-se no Isetta Bubble Car para criar o Microlino

Antigo banqueiro, em Zurique, lançou a sua primeira scooter em 1997 e, desde então, segundo o Financial Times, vendeu 50 milhões de scooters sob a forma de 30 modelos diferentes, gerou mais de 600 milhões de libras, e garantiu operações sob licença em 80 países.

Mais de seis décadas depois do último Isetta Bubble Car ter saído da linha de produção, o criador suíço de 62 anos está a inspirar-se neste modelo sensação para criar outro fenómeno de vendas.

Bubble Car está de volta!

Conforme esclarece Wim Ouboter, o carro médio é ocupado por 1,2 pessoas e faz apenas 35 km por dia. Portanto, defende que carros normais são demasiado grandes para aquela que estabelece como sendo 95% da sua utilização.

Ora, perante este cenário, o Microlino descarta tudo aquilo que é desnecessário, utilizando 60% menos peças e pesando 55% menos do que um carro convencional (496 kg). Além disso, segundo Ouboter, é tão leve, que gera um terço do CO2 por quilómetro, quando comparado com outros carros pequenos.

O Microlino começou a ser pensado em 2015, por Ouboter e pelos dois filhos – Oliver, 28, e Merlin, 27. A família era proprietária de um Isetta de 1956 e, inspirando-se nele, decidiram redesenhá-lo para o século XXI.

Wim Ouboter e a esposa Janine (no centro) com os seus filhos Merlin (esquerda) e Oliver (direita)
Wim Ouboter e a esposa Janine (no centro) com os seus filhos Merlin (esquerda) e Oliver (direita)

O resultado foi um carro com 2,52 metros de comprimento e 1,47 metros de largura, permitindo que caibam até três Microlinos num espaço de estacionamento padrão, e com uma velocidade máxima de 90 km/h, acelerando de 0-50 km/h em cinco segundos. Além disso, a porta de abertura segue o mesmo design do Isetta, estando posicionada à frente, para que o condutor possa sair diretamente para o pavimento.

 

Leia também:

VW revelou um elétrico autónomo que permite aos passageiros dormir na horizontal

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anti Scamers
    Anti Scamers

    Como me disse uma vez uma pessoa que percebia de automóveis: “tem de ter ferro à frente”.
    Esta pseudo-coisa com rodas vai passar no testes euro-ncap com distinção. Depois há quem diga mal das motos.
    Perdoem-me a linguagem. Paz para todos.

    1. Avatar de ERUS
      ERUS

      Tens razão nem ele percebia nem tu que pensas que os carros ainda são como no inicio do século XX…

    2. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Estrutura de unicorpos automotivos
      Primeiro de sua classe, o Microlino possui um unicorpo autossustentável que melhora o comportamento de segurança e condução em comparação com o quadro tubular de outros veículos de sua classe.
      Com uma carroceria de alumínio leve com porta de aço reforçado e suspensão independente nas quatro rodas.

      1. Avatar de Anti Scamers
        Anti Scamers

        Vítor, não acreditas em nada disso, pois não? Já tenho voluntários para o teste de segurança: Mark Juker and The Metas.
        Não aconselho a levar o copo do café porque nem tem “Tablier”.
        Ferro à frente, por causa dos outros, distraídos.

  2. Avatar de Zé

    “motociclos” “não” fazem testes euro-ncap

    1. Avatar de Anti Scamers
      Anti Scamers

      Eu sei, foi uma não-piada. Conduzo motorizadas e carros, um de cada vez, claro. Devo dizer que é muito enriquecedor estudar e praticar a condução de motos. O que quero dizer é que quando conduzo um motociclo sinto-me mais seguro do que a idéia de estar dentro daquela gaiola (potencialmente) mortal.
      Não digo que seja impossível, mas espero que um ovo com rodas não me apareça à frente com o responsável a pensar que está seguro e representa segurança para todos o utilizadores da via pública. Bem hajam.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Quando te sentas numa moto o teu para choques é a moleirinha. No Microlino sempre há mais qualquer coisa.

  3. Avatar de paulo silva
    paulo silva

    Que proteção tem a frontal? Menos que uma moto! Por sairão os passageiros se escaparem?

    1. Avatar de Anti Scamers
      Anti Scamers

      É isso Paulo, os carrinhos de choque da feira têm mais proteção.
      Isto é uma fake news duma fake family, então a senhora segura uma trotinete a representar o quê?
      Segurança não deve ser, só se for na Suissa.
      Tuga que é Tuga, é a pé ou com “muito ferro à frente e atrás”, ou a nado porque o cacilheiros estão sempre em greve. Isso sim, é mobilidade Tuga, o país que é visitado por todo o mundo. O suiço que fique lá a tomar conta dos queijos. Ovos temos que chegue, no prato.
      Parece-me propaganda.

  4. Avatar de Evel Knievel dos pobres
    Evel Knievel dos pobres

    Tenciono entrar no guinness book of records como o feito de mais capotanços seguidos ribanceira abaixo num bubble car porque o medo é uma cena que a mim não me assiste.

  5. Avatar de Pitty
    Pitty

    Os críticos que por aqui andam fazem-me lembrar os mesmos críticos do primeiro Smart fortwo…

    Tem piada que nos resultados do NCAP o Smart acabou por ter 4 estrelas para os passageiros!
    E se bem me lembro no Fifth Gear foi feito um crash test contra uma barreira de betão armado a 120km/h e a estrutura resistiu bastante bem!

    https://www.youtube.com/watch?v=mnI-LiKCtuE

    Vale lembrar que um Zoe, por exemplo, com muito mais ferro na frente como cantam por aqui ( 😀 😀 :-D), tem 0 estrelas no NCAP!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O ZOE de 2013 têm 5 estrelas…

      1. Avatar de Tumba
        Tumba

        Tem razão, até porque entretanto os testes ficaram muito mais exigentes e torna-se até injusto comparar o rigor de testes atuais com os feitos há 10 anos atrás.

        https://www.razaoautomovel.com/2021/12/euro-ncap-renault-zoe-zero-estrelas

        Mas acabo perceber o que o Pitty disse. Não vale a pena concluir logo que um veículo é inseguro só pelo seu tamanho sendo que o mesmo nem foi testado devidamente. Pode até vir a surpreender!

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    Ocupa bastante o passeio.

  7. Avatar de Tumba
    Tumba

    Já agora, vale dizer que o Isetta foi vendido num total por quatro marcas:
    Iso Isetta (1953–56)
    BMW Isetta (1955–62)
    VELAM Isetta (1955–58)
    Romi-Isetta (1956–61)