Kama-1: O carro elétrico russo de 4 lugares que custa apenas 16 mil euros

40 Comentários

O segmento dos veículos elétricos continua a crescer e as ofertas chegam de todo o mundo. O veículo que hoje damos a conhecer é da empresa Russa Kamaz que o desenvolveu em parceria com a Grande Universidade Politécnica de São Petersburgo (SPbPU).

Vamos conhecer melhor o Kama-1, que promete fazer furor neste mercado cada vez mais competitivo!

Kama-1: O carro elétrico russo de 4 lugares que custa apenas 16 mil euros


A Kamaz, em parceria com a SPbPU, desenvolveu um novo carro elétrico urbano de três portas e quatro lugares – o Kama-1. Quem é fã do Dakar certamente conhece esta marca, por causa dos camiões.

Os trabalhos neste projeto iniciaram-se em dezembro de 2018 e o estado atual do projeto é “um modelo de pré-produção industrial”.

O Kama-1 é um veículo “made in Rússia”, que vem equipado com uma bateria de 33 kWh que garante até 250 km (155 milhas) de autonomia. O motor elétrico é de 80 kW, permitindo acelerar dos 0 a 100 km/h (62 mph) em 6,7 segundos.

Kama-1: O carro elétrico russo de 4 lugares que custa apenas 16 mil euros

Tem luzes LED (dianteiras e traseiras) e a distância ao solo é relativamente alta para ultrapassar “zonas difíceis”. Dentro do veículo está disponível um display de infoentretenimento de 9 polegadas.

De acordo com o comunicado da empresa, o carro conta com sistema de atendimento nível 3.

Veja o Kama-1 em vídeo…

Resumo das características do Kama-1

  • Autonomia até 250 km (155 milhas)
  • Pack de baterias de 33 kWh
  • Aceleração: 0-100 km/h (62 mph) em 6,7 segundos
  • Velocidade Máxima: 150 km/h (93 milhas)
  • Motor Elétrico: 80 kW
  • Tempo de carregamento (AC): 6 horas
  • DC fast charging em 20 minutos

O tempo dirá se a Rússia realmente irá investir e apostar forte no segmento dos elétricos. A mudança para este novo segmento  abre novas oportunidades, para novos players, que não se encontravam no mercado anteriormente. De relembrar, no entanto, que a marca russa Kamaz já tem  em circulação em Moscovo autocarros elétricos desde 2018.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    Uma espécie de Lada Niva sem o inconveniente do consumo. Por 16k compro já hoje!

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Já somos 2. Ele que venha.

    2. Avatar de Kz
      Kz

      E um papa reformas. Nao sei qual é a marca, mas ja vi muitos iguais a este. Vejo muitas vezes um igual a este na zona de Moscavide. Pertence a uma escola de condução.

      1. Avatar de Clark de Melo Cursino
        Clark de Melo Cursino

        onde compro um desses?

  2. Avatar de Aj
    Aj

    Os russos que fiquem com ele, bom aproveito.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Existe papa reformas mais caros!

  4. Avatar de Zz
    Zz

    Prefiro o meu trinta anos.. Não o trocava por um novo
    Os motores antigamente n tem nd a haver com os modernos antigamente e que se faziam bons motores

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Não sei concordo contigo tendo em conta que se está a falar de carros elétricos.

      Mas sim tens razão, antigamente bastava uma caldeira e algum carvão e a coisa funcionava sempre.

      1. Avatar de Fm
        Fm

        Eu estou a dizer q n trocava o meu por um novo mt menos elétrico.. Caldeira e carvão?? O meu puxa bm n e a carvão

        1. Avatar de RC
          RC

          É porque pensa que os eléctricos são como o seu a carvão. lol

        2. Avatar de Mário
          Mário

          Antigamente?! Isso é o quê? 20, 30, 60, 100 anos?
          Não percebi. Afinal que carro é que tem?
          Não conheço nem marca nem modelo que não dê problemas?

          1. Avatar de RC
            RC

            Agora conhece. loool

    2. Avatar de RC
      RC

      Pois não, os antigos dão problemas vários, gastam muito e andar é mentira.

      1. Avatar de Fm
        Fm

        Problemas?? De que?? É só meter gota lá. Pra dentro

        1. Avatar de RC
          RC

          Não digo que o seu não seja, mas não é o da maioria das pessoas, senão não trocavam.

          1. Avatar de Fm
            Fm

            Trocam porque devem de andar cheias de dinheiro!!!carros novos são uma ilusão e só pra andar a levar a marca.. A poupar é que vai o ganho colega

          2. Avatar de RC
            RC

            Sim, depois outros compram e usam e acabam por ir pra sucata, a idade média do parque automóvel é de 12 anos, portanto essa é a idade média com que vão para a sucata, uns duram mais e outros menos.

          3. Avatar de RC
            RC

            Eu sempre ouvi dizer só diz isso quem nunca andou num novo, mas como disse, sempre ouvi dizer isso. lol

  5. Avatar de Jorge Fernando
    Jorge Fernando

    É uma melhor proposta do que o dacia spring, mesmo que não vá ter o mesmo sucesso do que o dacia.

  6. Avatar de António Dinis
    António Dinis

    Tenham atenção à história!
    Os primeiros carros elétricos datam de 1908. Sim é 1908, não é gralha.
    Nessa altura haviam muitas soluções em desenvolvimento.
    Os elétricos deixaram de ser solução por grandes desenvolvimentos nos motores de combustão.

    1. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      Ou seja, os motores de combustão tem +100 anos de avanço e agora os eléctricos em pouco mais de 20 anitos já viraram completamente o mercado.

    2. Avatar de RC
      RC

      Foi um pouco mais cedo, 1832, feito por William Morrison.

  7. Avatar de Indignado
    Indignado

    Pelo aspeto do vídeo com 4 lugares não deve haver muito espaço lá dentro … cheira-me que ate num mini tens mais espaço …

    1. Avatar de RC
      RC

      São menos lugares a andar vazios….

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Eu até diria que existem carros só com 2 lugares e que até se vendem bem. Mas ninguém iria acreditar

    3. Avatar de Dinamico
      Dinamico

      Até nem é mau tendo em conta a quantidade de carrinhas que se vê por Portugal fora e principalmente nas grandes cidades que parecem autocarros da Carris e levam 1 pessoa lá dentro.

      Esses é que têm muito espaço mesmo.

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Vi o vídeo e gostei bastante.É um excelente carro por um bom preço.Já vi outros por aqui que pareciam latrinas e feios que até dói.Este não,este cativou-me.

  9. Avatar de RM
    RM

    Vem com vodka ? 🙂

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Tem baterias de Vodka que garantem um bom comportamento a baixas temperaturas 😀

  10. Avatar de lolada
    lolada

    Um novo papa reformas?

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Mas, mais muito barato que um papa reformas, mais bonito e sem aquele barulho irritante de “metralhadora” 😀

  11. Avatar de albino negro
    albino negro

    A maioria da malta ainda nao percebeu que dentro em breve quase ninguém vai ter carros.
    O conceito vai vai ser do género das trotinetes que andam espalhadas pela cidade.
    Este tipo de carros vai servir para isso

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Suponho que viva em Lisboa…

      1. Avatar de RC
        RC

        Pois, não deixa de ter razão, usar um carro em Lisboa é como usar uma faca para cortar um cadeado.

        Fora das cidades é outra conversa.

  12. Avatar de adbu
    adbu

    Com uma parceria com uma marca europeia para efetuarem a manutenção dos carros e iam ter boas vendas na europa.

  13. Avatar de Zeze
    Zeze

    16000 + IVA + roubalheira de imposto + lucro + taxas e taxinhas. Ou seja um balúrdio para um charuto. Boa sorte!

    1. Avatar de RC
      RC

      Os elétricos só pagam IVA, neste caso como vem fora da UE paga alfandega.

      Este é a pilhas, importar charutos da russia sai muito caro.

  14. Avatar de Eu
    Eu

    «a distância ao solo é relativamente alta para ultrapassar “zonas difíceis”» Como???
    Será que foram enganados pela ilusão de óptica causada pela saia preta?
    Aquilo está a varrer o chão, não tem altura nenhuma!

  15. Avatar de Pereira Bicho
    Pereira Bicho

    Caramba! Até que enfim que vejo um carro eléctrico com um custo razoável, uma autonomia razoável e uma velocidade que máxima dentro do essencial, assim já brincamos. Será que está Europa só sabe fazer carros caros, ou com características que não interessam à maior parte das pessoas? É para estes carros que o Estado deve dar incentivos e não para carros caros!

  16. Avatar de edgar correia
    edgar correia

    Tem preço, disegn, conforto e performance apelativos. Compro