Ideia revolucionária de jovem de 14 anos vai eliminar de vez os pontos mortos dos carros

37 Comentários

Todas as semanas surgem novas soluções e melhorias no mundo automóvel. Estas procuram resolver problemas em várias áreas complexas e que vão alterar a forma como usamos os nossos carros e os combustíveis associados.

Por vezes, surgem ideias e conceitos que resolvem os problemas mais simples. Estes mudam completamente o nosso dia a dia e a forma como usamos estas máquinas. Foi isso que uma jovem de 14 anos conseguiu, com uma ideia básica e muitos simples.


Uma solução simples, mas muito inteligente

Todos os que conduzem conhecem o problema dos pontos mortos dos espelhos e de outras partes nos carros. Estas são áreas em que não conseguimos ver e onde podem estar outros veículos “ocultos” nas nossas imediações. Estas áreas deveriam ser pensadas e redesenhadas para nos permitir ter uma melhor visibilidade.

Foi precisamente num destes problemas que uma jovem norte-americana conseguiu “inovar”. Na verdade, ela recorreu a tecnologia já existente e muito barata. Apesar de não ter ainda idade para conduzir, foi capaz de tratar um problema que os construtores (por mais ideias que já tivessem) ainda não conseguiram resolver.

É o fim dos pontos mortos nos carros

Esta nova solução foi apresentada por Alaina Gassler na Broadcom MASTERS, uma competição entre escolas secundárias. Faz uso de apenas 2 componentes simples e que muitas vezes até já encontramos nos carros que circulam.

A parte mais importante é uma câmara colocada nos dois pilares frontais do carro, que vai ter a responsabilidade de recolher imagens. Estas imagens são posteriormente projetadas nesses mesmos pilares, criando uma janela para a rua e eliminando os pontos mortos.

A ideia simples de uma jovem de 14 anos

Apesar de ser uma solução viável, esta não pode ainda ser aplicada nos carros. É necessário resolver alguns problemas e criar uma solução integrada e que não possa servir de distração. Deverão ser os fabricantes a pegar posteriormente nesta solução e torná-la padrão.

Mais uma vez é uma solução simples e barata a provar ser a mais útil. Já antes as marcas tentaram resolver este problema, sem sucesso. Resta esperar que esta proposta seja adotada e melhorada, para dar ainda mais segurança aos carros.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Almeida
    Nuno Almeida

    A ideia já foi testada com LCDs em vez de projectores e o conceito aqui apresentado é teórico sendo mais complexo e mais problemático que os LCDs.

    1. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Melhor seria usar painéis OLED flexíveis como os produzidos pela LG. Aí sim uma aplicação prática para essa tecnologia, melhor do que simplesmente enrolar a tela.

  2. Avatar de miguelito
    miguelito

    os pontos mortos não são os dos espelhos são os dos pilares

    1. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Muito bem observado. Uma coisa são as áreas que ficam atrás dos pilares, outra são as áreas fora do campo de visão dos espelhos retrovisores. O artigo não deixa claro de que tipo de “ponto morto” estão falando.

      1. Avatar de Vítor M.

        Deixa, aliás fala nos vários pontos cegos e deixa mesmo o vídeo para explicar claramente. Além disso, diz especificamente onde é projetado o vídeo que atribui ao condutor mais visibilidade. Leiam bem sff.

        Cumps.

  3. Avatar de Cabaças
    Cabaças

    Não será “ângulos mortos” em vez de “pontos mortos”?

    1. Avatar de Vítor M.

      Bom dia.

      São usados vários termos. As marcas usam pontos mortos, ângulos mortos, pontos cegos, etc.

  4. Avatar de Amadeus
    Amadeus

    wtf. mas agora andam a dar 25k a putos com ideias tão simples que parecem roubadas… ainda dizem que isto não é injusto. até a minha avó já deu esta ideia. tbm quero 25k fogo…

    1. Avatar de security
      security

      Ideias todos temos… já fazê-las é que a porca torce o rabo. Abria uma empresa e lançava o produto. Talvez agora estivesse milionário. É o que dá não dar ouvidos à avó. Elas sabem sempre o que é melhor para nós.

      1. Avatar de Amadeus
        Amadeus

        Como assim faze-las? Eu lembro-me muito bem de isto estar na “moda” e era só protótipos de várias marcas, uns com cameras, outros com leds que mudavam de verde para vermelho consoante a distância do objeto, etc. Já não se pode constatar o óbvio que vêm logo os defensores da pátria. Isto aqui tem jogada porque, na mesma feira de ciência, apareceram projetos muito mais importantes e inovadores que ideias roubadas dos anos 2000

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Que ressabiado lol, deixa lá a miuda.

          1. Avatar de INL
            INL

            A culpa aqui é dos adultos por demonstrarem instabilidade na escolha.

    2. Avatar de Márcio Dias
      Márcio Dias

      Se deu essa ideia porque não a divulgou? ou apenas disse ao neto?

    3. Avatar de int3
      int3

      Que idade tens? 10 anos?

      1. Avatar de Amadeus
        Amadeus

        Se tivesse roubado uma ideia e dito a toda a gente com 10 anos talvez os “adultos” me dessem um prémio de 100k por ser tão fofinho e inovador e a “geração do futuro”

  5. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Isso não foi testado à uns anos no atrelado dos camiões para facilitar a ultrapassagem?

  6. Avatar de Samuel
    Samuel

    Se isto for para a frente provavelmente será uma tecnologia standard na industria automóvel.

  7. Avatar de Enfim...
    Enfim…

    Uau…
    Que ideia genial… Uma ideia que nunca ninguem pensou…
    Mas eu dou outra ideia espetacular como esta… Carros descapotaveis!
    Onde levanto os meus 25k?

    1. Avatar de R41M31
      R41M31

      Também tinha ideia que não era novo. Penso que também havia uma marca que propunha ter lcds em todos os pilares do carro para ter vista 360°

    2. Avatar de Admirado
      Admirado

      Bem visto e suportado por fonte. Apoiado.

    3. Avatar de Eu
      Eu

      Esta miúda está a “inovar” ao estilo do Steve Jobs 😀

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Deveriam mudar o texto da notícia dado que a solução apresentada – muito boa e muito bem vinda – não se relaciona com os ângulos mortos dos espelhos mas sim com os pontos invisíveis provocados pelos pilares A, os que suportam o vidro frontal.

    Também seria muito boa a mesma ideia aplicada aos pilares traseiros do carro, dado existirem cada vez mais carros com um vidro traseiro muito pequeno e aqueles pilares, mais a estrutura da porta do porta bagagens, retiram muita visibilidade em manobras.

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    Tudo a dizer que a ideia não é nova etc etc…
    Ao menos ele teve a ideia de avançar com a ideia!
    É isso que faz com que se saiba qual é a diferença entre os trabalhadores e os investidores de sucesso…
    Enfim

  10. Avatar de Hugo
    Hugo

    Mais inovador seria retirar o pilar, mantendo a resistência da estrutura.

    1. Avatar de Vítor M.

      Provavelmente caminha para essa solução. Mas sem dúvida que o proteção tem de se sobrepor a este problema.

    2. Avatar de Alguem
      Alguem

      Vidro com grafeno. Boom!

    3. Avatar de Alguem
      Alguem

      Ou um teto flutuante.

  11. Avatar de darth
    darth

    o que tem isto a haver com “ponto morto”? como resolve isso o carro que está na faixa ao lado, atrás mas demasiado perto?

  12. Avatar de Eu
    Eu

    Esta ideia está “morta” à nascença! Pois, a condução autónoma já eliminou todos os “pontos mortos” 😀

  13. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Existe n conceitos similares. Este conceito tem sido desenvolvido por várias empresas há vários anos. Mas o artigo pelo menos é bom para mostrar ao pessoal estes conceitos. Já agora esses pilares denominam-se pilares A. Há uns anos quando estive ligado a esta área da inovação também apresentava n de ideias que achavab giras, mas depois acabava por descobrir várias ideias similares. Se vos esforçarem um pouquinho também vão ver que podem ter ideias porteiras, mas depois vão descobrir que na realidade pensamos todos o mesmo. O problema é mesmo implementa-las de forma satisfatória. Por isso é que admirava o Steve Jobs. Não importa só ter boas idieas, é preciso é saber-las implementar bem e de forma realmente útil.

  14. Avatar de Luis
    Luis

    Essa ideia não é exclusiva, ja eu a tive a varios anos atras e ate tenho ja solução a vista para ela , e alias os carros nem de espelhos precisavam mas como os fabricantes so vao fornecendo a tecnologia a medida do que lhes da jeito, pois essa coisa de fechar espelhos automaticamente ja nem existiria mas como tem de vender e fazer passar os clientes por diversas coisas novas ate chegarem a imaginacao mais actual.

  15. Avatar de Iven Silva
    Iven Silva

    O quê? Eu tive a mesma ideia quando ainda era um puto em 1997. Claro que na altura nem dei importância, nem sabia como fazer semelhante coisa e a tecnologia era outra, mas imaginava exactamente o mesmo que vi no vídeo. Bem, os meus parabéns à miúda.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      O meu irmão quando era puto tambem desenhou uma Playstation Portatil muito semelhante à lançada uma decada depois pela própria Sony de nome PSP.

      Ideias todos temos…

  16. Avatar de Majo
    Majo

    A ideia já existia, a anos vejo imagens conceituais desse tipo de ideia, só falta a tecnologia correta para coloca-la em prática.