JLS investe 30 milhões no primeiro posto nacional de hidrogénio

44 Comentários

A JLS – Transportes Internacionais vai investir 30 milhões de euros em Mangualde na criação do primeiro posto em Portugal dedicado à produção e abastecimento de hidrogénio verde para a mobilidade e a indústria.

JLS investe 30 milhões no primeiro posto nacional de hidrogénio


Primeiro posto nacional de hidrogénio com apoio do PRR

O projeto, apoiado em menos de 25% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), deverá estar concluído até junho de 2026 e terá capacidade para produzir 6.500 quilos de hidrogénio por dia.

Situado junto à A25, o posto pretende dar resposta aos desafios da transição energética e à descarbonização do setor dos transportes.

JLS investe 30 milhões no primeiro posto nacional de hidrogénio

De acordo com o administrador Nelson Sousa, o investimento permitirá abastecer empresas locais, como a Stellantis, e também contribuir para a exportação, através do fornecimento de hidrogénio a camiões estrangeiros que utilizem aquele corredor logístico.

A transportadora tem ainda como meta descarbonizar por completo a sua frota de 300 camiões num prazo de sete anos.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de guilherme
    guilherme

    Falta o mais importante? Vai receber o dobro de fundos da UE?
    É que já sabemos como as coisas funcionam com o hidrogênio enquanto ouvem fundos tudo é lindo no dia que acabam fecham logo a porta.

    1. Avatar de guilherme
      guilherme

      Até agora nenhuma empresa deste género me provou o contrário só abrem porque existe fundos, 7 milhões de um PRR, mais uns milhões Compete 2030, mais outros milhões Norte 2030…

      Dá para empregar os amigos todos e comprar altas máquinas, depois lá tem que se pensar no próximo projecto para começar tudo de novo, a PJ não tem descanso anda sempre de volta destas coisas…

    2. Avatar de guilherme
      guilherme

      Faltou o “alegadamente” nos meus 2 posts, mas como diz o ex ministro da Indústria e energia Mira Amaral sobre o hidrogênio “economicamente inviável”.

    3. Avatar de JL
      JL

      E como já nos habituaram, quando acabam os fundos acaba a “festa”.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Mesmo cenário nos elétricos meu caro…. quando acabarem os subsidios á eletricidade e ás torradeiras com rodas…

        1. Avatar de JL
          JL

          Não é o mesmo, tanto que já acabaram na Alemanha e continua a festa

          Também acabaram os apoios para a instalação de postos de carga e continua a festa.

          Anda a inventar novamente ?

        2. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Naaa… Já não há subsídios para uma data de gente mas quem é inteligente ,e pode, compra electrico, paga-se por ele proprio com o que se poupa, e é muito mais confortável, fácil e seguro de conduzir. E poupa se o ambiente e a saúde de nós todos

      2. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Então JL? Andas a falhar! Dizes que o hidrogénio é inviável e investes na tua empresa JL e Sócios? 🙂

  2. Avatar de PM
    PM

    Essa é que devia ser a mudança, para hidro e não só eletrico.

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas estes são eléctricos.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Já podes comprar um mirai a hidrogénio e dar umas voltinhas à volta de Mangualde. Mas vai sair caro. Pelo menos podes dizer que és único a nível nacional.

      1. Avatar de JL
        JL

        Não é o único, existem 2 neste momento.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Exato e meus vizinhos e o carro está bem bonito esteticamente falando

    3. Avatar de Max
      Max

      Tens estudado a coisa ou é só um desabafo?

  3. Avatar de Realista
    Realista

    Portanto produzir 1kg de hidrogénio necessita de 50 a 55kW de energia elétrica. A empresa terá a capacidade para produzir 6.500kg por dia, ou seja, 325 000kW de consumo por dia.

    Onde é que estão os críticos dos carregadores de 1000kW para os carros elétricos mesmo?

    1. Avatar de Jakim+Zé
      Jakim+Zé

      Estão a carregar as baterias dos novos autocarros de Viana do Castelo com recurso a geradores a Gasóleo

      1. Avatar de Realista
        Realista

        A carga para a rede de 325 000kW é idêntica quer provenha de fontes renováveis ou quer venha de fontes fosseis…

    2. Avatar de JL
      JL

      Pois, para isto já há energia que chegue e sobra.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        E qual é a percentagem que é gerado por painéis solares e eólicas?

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde e para que utilização ?

    3. Avatar de Max
      Max

      Se te queres meter pela eletricidade necessária para a produção de 1 kg de hidrogénio (“verde” ou “amarelo”, para distinguir do “hidrogénio cinzento” utilizado habitualmente) como é que as contas devem ser feitas:
      1) Para fabricar um 1 kg de hidrogénio por eletrólise são necessários 50 kWh de energia elétrica
      2) Num FCEV 1 kg de hidrogénio permite gerar efetivamente eletricidade para o motor elétrico entre 13 a 20 kWh de eletricidade – ou seja, uma eficiência energética entre 26% e 40% (relação entre a eletricidade gerada pelo hidrogénio e a eletricidade necessária para gerar o mesmo hidrogénio)
      3) Num BEV ao carregar 50 kWh na bateria, cerca de 42 a 47 kWh chegam efetivamente ao motor elétrico, uma eficiência energética entre 85% e 95% (muito superior a um FCEV).

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Ninguém está a questionar a proveniência da eletricidade.

        Os problemas que se levantam aqui no PPLWare é quando se fala de instalar 10 carregadores de 1000kW onde referem logo que é impossível e que é um desperdício energético pois representa um consumo de uma pequena cidade.

        No entanto quando se fala de 325Mw para a produção de hidrogénio, já não existe problema e está tudo bem…

        1. Avatar de Max
          Max

          Então:
          – A Repsol diz que, segundo os dados do INE (via Pordata), de 2020, o consumo doméstico de eletricidade por habitante é de 110 kWh – por mês, o que dá 3,6 kWh por dia (considerando 30,5 dias)
          – Numa cidade de 5.00 habitantes são 18 MWh por dia
          – Numa cidade de 50.000 habitantes são 180 MWh por dia
          – Numa cidade de 100.000 habitantes são 360 MWh por dia
          Os seja, os 325 MWh para gerar os 6.500 kg de hidrogénio por dia – é o mesmo que o consumo doméstico de eletricidade de uma cidade de 90 mil habitantes (como Paredes ou Viana do Castelo).
          Não, o “hidrogénio verde” não cresce nas árvores nem é filtrado da água. E tem um problema para além do custo e do transporte – a baixa eficiência energética quando usado num FCEV.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            E então não há problema, é isso?

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…6.500 quilos…”
    Parece q não mas esta pequena estrutura é capaz de produzir diariamente o suficiente para alimentar um Mirai durante 130 000 kms
    Nada mau.

    Está solução é o terror da máfia instalada em redor dos parques eólicos e solares

    1. Avatar de JL
      JL

      Errado, um mirai consome em média 1 kilo por cada 100 KMS, o que dará 650 000 kms.

      No entanto gastaram cerca de 325 MWh que dava para um carro idêntico fazer cerca 1 950 000 KMS.

      Já agora, a estrutura não é pequena, precisa da área de espelhos, como você chama, para produzir 325 000 kWh por dia, e mais uns pozinhos para a cena da compressão e resfriamento.

      Já agora, se o vão fazer para camiões, esqueça para o Mirai, pois não são totalmente compatíveis, as bombas que abastecem os camiões só dão 350 bar, metade daquilo que é preciso para um Mirai.

      1. Avatar de Max
        Max

        Certo, a 50 kWh por kg de hidrogénio, 6500 kg são precisos 325 MWh.
        A empresa JLS, na sua página diz que é “Produtor de energia elétrica – capacidade instalada 180 MW” – o que significa que terá um terreno entre 170 e 220 ha com painéis solares.
        (MW é capacidade instantânea, MWh é produção acumulada). Com uma capacidade instalada de 180 MW, a produção diária média andará pelos 615 a 715 MWh, que excede as necessidades para gerar os 6.500 kg de “hidrogénio verde”. Falta perceber a quem o vai vender ao certo.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Os meus vizinhos andam diariamente com os Mirai, se não “carregam” em casa, onde é que eles “atestam” ?
            Ainda há dias um deles estava parado no parque de estacionamento do meu trabalho o Mirai cinzento, se quiseres posso partilhar fotos do carro.

          2. Avatar de Max
            Max

            Em Cascais … só pode. No posto que abastece o hidrogénio para os autocarros. Tanto quanto sei é semi-público.

          3. Avatar de JL
            JL

            Não andam com os mirai, só anda um, o azul.

            E só anda com metade da autonomia.

            Eu já confirmei que eles andam cá, neste momento abastecem com metade do tanque em Cascais.

          4. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Andam os dois, eu trabalho a 300 metros da residência deles e quando estava a morar no meu apartamento vinha a pé para o trabalho e via os dois a circular, e como te disse na semana passada estava o cinzento aqui parado no parque de estacionamento.
            O posto de Cascais é dentro das instalações da CMC, acho eu que não está aberto ao publico.

          5. Avatar de JL
            JL

            O cinzento tem estado parado, na ultima vez que o vi estava no concessionário da toyota em Prior velho, já a alguns meses, aguardava por um filtro especial, se já o meteram a trabalhar, ok.

            Não é aberto ao público, mas com contacto com a câmara, eles autorizam o abastecimento, mas como disse, só abastecem metade do tanque.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Deves pensar que Hidrogenio cai das arvores. Para ter Hidrogénio é necessario aumentar o numero de parques eólicos e solares. Para essa máfia é a melhor solucao, é necessario quase 3x o numero de parques eólicos e solares

      1. Avatar de Max
        Max

        Calma aí, há dois processos de geração de hidrogénio, que nada têm a ver um com o outro:
        – “Hidrogénio cinzento (e “azul”) – a partir do gás natural por reforma do metano. Diz-se “reforma” porque separa o hidrogénio (H) do CO2. Se o CO2 é libertado para a atmosfera é “cinzento”, se for capturada uma parte é “azul”. O hidrogénio cinzento é o mais barato e é o que é habitualmente utilizado em todo o mundo.
        – “Hidrogénio verde” e “hidrogénio amarelo” – obtido por eletrólise da água (purificada). Se for usada eletricidade proveniente de energias renováveis é “verde”, se for de um mix de várias fontes é “amarelo” (e se for eletricidade de centrais atómicas há quem lhe chame “rosa”). É mais caro e, quando usado na célula de combustível de um FCEV para gerar eletricidade para o motor r elétrico, tem uma baixa eficiência energética (coloquei os valores num comentário acima).

  5. Avatar de Antonio Vasco
    Antonio Vasco

    Enquanto podemos tempo e dinheiro com uma tecnologia que não serve para ninguém, os chineses vão dando cabo da indústria automobolistica europeia com os seus eléctricos… Continuem assim que vão bem… Para o precipicio

  6. Avatar de Mike Yeadon
    Mike Yeadon

    Se houvesse mesmo interesse, a folha biónica já tinha avançado para além de testes atrás de testes.
    Tudo o que implique independência das redes que contabilizam e faturam aos consumidores, é para abater ou guardar para aplicações militares.

  7. Avatar de Stanley
    Stanley

    Continuo apostando no hidrogênio.

    1. Avatar de Max
      Max

      No em pó ou no outro?

    2. Avatar de JL
      JL

      Porque não compra 1 ?

  8. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    Só para lembrar que nos anos 90 já tinhamos no porto autocarros a hidrogénio….

    Ora vamos ignorar para obter 1 kg de hidrogénio “verde” precisamos …
    + 55 kWh de energia “verde”
    + 10 litros de água limpa
    + comprimir a 300 Bar e arrefecer
    + transportar 17 cisternas equivalentes a uma de gasóleo/gasolina
    + voltar a comprimir e arrefecer para os 700 Bar
    + para obter 15kwh numa pilha de combustível
    Ou
    + 15kwh de energia termica ….

    Sim …sim… faz todo o sentido ….

    Completamente…. desde os anos 90….!!!