Já não vai precisar de ter o dístico do seguro no vidro do carro

67 Comentários

Acabou-se a obrigatoriedade de ter o dístico do seguro no vidro frontal do carro. O Projeto lei foi aprovado no parlamento e, como é natural, também as coimas associadas a esta não afixação acabam. A lei ainda não está em vigor, pois ainda não há decreto-lei.

Já não vai precisa de ter o dístico do seguro no vidro do carro


Não afixação do dístico do seguro aprovado por PS, IL, PCP, BE e PAN

Ao longo dos últimos anos têm existido várias mudanças na lei e hoje em dia é normal existirem algumas dúvidas relativamente à obrigatoriedade de afixar selos no para-brisa. A via digital veio também simplificar muitos procedimentos e as dúvidas sobre quais os selos a ter no para-brisa são mais que muitas.

Até aos dias de hoje só era obrigatório ter afixado no para-brisa do seu carro o Seguro de responsabilidade civil. É este o selo que apenas necessitava de estar visível… mas tal obrigatoriedade vai acabar.

Já não vai precisa de ter o dístico do seguro no vidro do carro

Na atual lei (ainda em vigor), os condutores que sejam apanhados a circular com um veículo sem seguro automóvel têm de pagar uma multa que pode ir dos 500 aos 2500 euros (segundo o Código da Estrada). Além disso, o carro é imediatamente apreendido pelas autoridades. Neste caso, sendo uma contraordenação grave, o condutor perde dois pontos na carta de condução e pode ainda ficar proibido de conduzir durante um período de um mês a um ano.

O projeto reuniu os votos favoráveis do PS, IL, PCP, BE e PAN, tendo o Chega votado contra, enquanto o PSD e o Livre se abstiveram. Para a IL, “Num contexto histórico de fortes restrições financeiras não vemos como proporcional ou justificado que o Estado cobre centenas de euros apenas pelo esquecimento de um simples papel que apenas transmite informações que já se encontram na posse de quem autua”.

Partilhar:
Tags:

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Vinhal
    Carlos Vinhal

    Acho que o artigo confunde a obrigatoriedade de o veículo estar segurado com a obrigatoriedade de se ter o selo no parabrisas.

    1. Avatar de Vítor M.

      O que se coloca é o cenário atual, da informação do seguro no selo colocado no vidro (que poderá mostrar se tem ou não seguro), com o próximo cenário, não ter qualquer informação sobre o seguro e este poder não existir (ou então estar regular), mas sem informação visível no pára-brisas (porque online é possível saber se o carro tem ou não prémio de seguro).

    2. Avatar de Patinhas The Third
      Patinhas The Third

      O vidro do carro vai ficar todo disponível para o dístico de morador para a EMEL

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Como se todos os portugueses vivessem numa zona “gerida” pela emel…. deves sofrer de PDM!

        1. Avatar de Tó

          “Sarcasmo” e “ironia”. Devias procurar os termos no dicionário, em vez de vires escrever asneiras. Até há um online, convenientemente.

        2. Avatar de Patinhas The Third
          Patinhas The Third

          Rui já não vais lá. Esse teu rancor com assuntos que não te são dirigidos mas que aproveitas para ataques pessoais é sintoma de algo mais complexo.

      2. Avatar de Pintor
        Pintor

        Vão poder aumentar o tamanho dos dístico visto terem todo o espaço so para eles.

      3. Avatar de Realista
        Realista

        O meu já tem o dístico de VE, depois dois dísticos de seguro (é trimestral), e como é novo ainda não têm o da inspeção…

        Ou seja, eu teria 4 vinhetas e se fosse de Lisboa ainda teria o da EMEL.

        Basicamente teria o vidro frontal ocupado com vinhetas.

    3. Avatar de Susana
      Susana

      Discordo, o artigo está bem explicado, se as pessoas querem entender outra coisa aí o problema é delas.

  2. Avatar de António Cabaço
    António Cabaço

    Seria de bom tom, que o Chega desse uma explicação pelo voto contra, bem como o PSD e o Livre sobre a sua abstenção.

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      A abstenção é mais do género que estão se a marimbar se existe dístico no vidro ou não

      1. Avatar de André R.
        André R.

        Não, foi mais para não apoiar o PS nem o Chega…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Talvez consiga entender se ler a proposta da lei na AR. Às vezes a forma como as coisas são feitas faz toda a diferença. Eu não sei ao certo a razão pela qual o Chega votou contra, mas pode haver algo na redação da lei que seja meio manhoso.

      1. Avatar de deepturtle
        deepturtle

        ora aqui está alguém que questiona, pelo menos!
        já os outros são todos uns sabichões!

  3. Avatar de Nuno Palma
    Nuno Palma

    No outro dia tive um pequeno acidente, sem culpa, com umas pessoas pouco recomendadas. A primeira coisa que fiz foi ver se tinham seguro e tirar uma foto ao dístico. Agora, pelos vistos já não dá… Enquanto o selo e inspeção não me choca, o seguro já não me parece boa ideia.
    O argumento que a polícia tem acesso, não contempla uma série de situações graves.
    A meu ver, uma burrice.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Uma pesquisa pela matrícula diz-te se tem seguro ou não.

    2. Avatar de Vilna
      Vilna

      A garantia ou não do seguro após o acidente não segura por si ninguém. O acidente já aconteceu

    3. Avatar de RC
      1. Avatar de Nuno Palma
        Nuno Palma

        Deixem-me só dizer isso à malta mais velha que não usa internet no telemóvel ou que fica muito mais descansada quando vê que o carro tem seguro…
        É preciso é comentar algo…

        1. Avatar de RC
          RC

          acho que estamos a chegar a uma altura que temos 99.99% das pessoas a usar internet ou a “usar” alguém como proxy que usa a internet, tipo o filho.

        2. Avatar de Rafael
          Rafael

          Tem sempre que andar com o papel no carro, por isso para essas pessoas há sempre solução

      2. Avatar de Raul
        Raul

        Há uma App chamada de “Tem seguro”, já uso há muito tempo e não tem falhado.

      3. Avatar de Nuno Dias
        Nuno Dias

        Não conhecia. Obrigado pela partilha.

    4. Avatar de O que sera, sera
      O que sera, sera

      Nao faz sentido o que dizes….para le de andares preocupado, nao estas nos anos 80 para traz… aqui em inglaterra isso nao existe ha decadas e nao da problema nenhum. Se tiras foto a matricula porque precisas do selo??

    5. Avatar de CódigoEW
      CódigoEW

      Burro é o meu amigo, a folha do seguro tem de continuar a andar no carro, caso tenha um problema como o que referiu, tira a matricula que facilmente há “ANOS” que online se consegue saber logo se a viatura está segurada e numero de apolice…

      Deixe de viver no século passado…

  4. Avatar de C
    C

    Que raio de escrita. Para já começam por dar a ideia que a lei já está em vigor, depois não está. Mais abaixo confundem o que foi aprovado (não obrigatoriedade do distico no vidro) com as coimas para quem não tem seguro! É possivel ter seguro e não ter lá o distico… Caramba

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Amigo não dá ideia nenhuma. Tens de ler, até está a negrito o que referes.

      1. Avatar de RC
        RC

        Concordo com o C… “Acabou-se a obrigatoriedade de ter o dístico….”, deveria estar algo do género “Está prestes a acabar….” ou “Está em vias de acabar…”. A frase inicial indica que já está em efectivo, mas depois a frase final do parágrafo nega a primeira.

        1. Avatar de Vítor M.

          E diz, está logo no início. Basta ler a introdução. Diz assim “Acabou-se a obrigatoriedade de ter o dístico do seguro no vidro frontal do carro. O Projeto lei foi aprovado no parlamento e, como é natural, também as coimas associadas a esta não afixação acabam. A lei ainda não está em vigor, pois ainda não há decreto-lei.”

          Mas está decidido, a decisão está tomada.

          1. Avatar de K
            K

            Viva.
            Creio que o início da frase poderá levar em erro algumas pessoas mais apressadas.
            É referido no final do parágrafo mas deve ser da responsabilidade do interlocutor ter um discurso claro no seu todo.

            “acabou-se” é uma interpretação pouco fiel da realidade uma vez que ainda não acabou mas sim, foi aprovado em AR o término. Só depois de estar em DL/DR é que se pode fazer a primeira afirmação.

            Podem deixar estar e continuar a discutir semântica ou podem rever e deixar claro desde a primeira palavra.

            A decisão é vossa.

          2. Avatar de Vítor M.

            No título diz isso mesmo, “Já não vai precisar”, não diz “já não precisa…”. E diz claramente “A lei ainda não está em vigor, pois ainda não há decreto-lei.”. Portanto, se as pessoas quiserem truncar, até só precisam ler “Acabou-se…” e escolhem o que querem acabar.

          3. Avatar de Santos Lemos
            Santos Lemos

            Pois tudo ok…mas ainda não há decreto -lei. E assim sendo a bófia está -se nas tintas e saca do bloco das multas.

          4. Avatar de Vítor M.

            Tem de sair em Diário da República.

      2. Avatar de O que sera, sera
        O que sera, sera

        Eu percebi logo a primeira, nao entendo a confusao hahaha Nao sei se e por viver em Inglaterra onde isso nao existe e logo fazer referencia, ou se e porque o bom portugues adora pesquisar para apontar o dedo, mesmo estando errado

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Não creio que seja por viveres em Inglaterra, no entanto deu pra perceber que és daqueles que emigra e automaticamente passa a achar-se superior. Parabéns lol

      3. Avatar de Bruno Silva
        Bruno Silva

        O artigo está confuso para pessoas menos atentas. E não deveriam falar sobre as multas para quem não tem seguro, afinal o artigo é sobre o dístico. E o título deveria ser: “Já não vai precisar de ter o dístico do seguro no vidro do carro, quando o diploma da lei estiver aprovado”.
        Confuso e mal construido.

        1. Avatar de Vítor M.

          Para pessoas menos atentas todo e qualquer artigo fica confuso. Agravado para outros, os mais complicados. O artigo acrescenta informação sobre a informação pilar. O que ajuda a perceber o enquadramento da medida a entrar em vigor face ao quadro legal atual.

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Não vale a pena tentar discutir semântica, como diz a outra. Nada do que o resto do artigo possa dizer (ou mais corretamente, contradizer) invalida que a primeira frase de todas seja falsa: “Acabou-se a obrigatoriedade de ter o dístico do seguro no vidro frontal do carro”
            Isto é falso. Continua a ser obrigatório!

          2. Avatar de Vítor M.

            Errado, a primeira frase é “já não vai precisar…”, por isso, o caro José está errado. E o restante texto completa o cenário atual e o futuro da lei.

            É típico de alguns mais afoitos ao desenrasque truncar os assuntos e costurar uma versão à medida 😉 portanto, pode truncar à vontade, e use-a onde entender. Mas que está tudo bem explicado, isso está.

    2. Avatar de Vilna
      Vilna

      A única coisa confusa é o já não é preciso mas ainda não está em vigor…. Logo ainda é preciso mas vai deixar de ser

    3. Avatar de CódigoEW
      CódigoEW

      Não sabem interpretar o que lêem já por si diz muita coisa, então se a lei foi aprovada agora, como é evidente só passa a ser valida quando esta for publicada em Diário da republica, as coisas não é assim do pé para a mão, dai até há publicação permanece em vigor a lei atual…

      1. Avatar de notauser
        notauser

        Olhe que não saber interpretar é mais fácil do que parece. O seu comentário também não é dos mais fáceis de interpretar, porque além de não estar bem escrito é impreciso.
        Não foi aprovada nenhuma lei. Nem agora, nem depois. Nem tão pouco é garantido que seja publicada em diário da república (embora possa ser bastante provável) porque ainda não passou pela discussão na especialidade.

    4. Avatar de Chaparrito
      Chaparrito

      Já vem tarde essa lei

  5. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Então já posso retirar TODOS os dísticos do para-brisa?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Poder podes, mas se fores apanhado sem o dístico do seguro levas multa.

  6. Avatar de José
    José

    Acho que não ,o de inspeção ainda tem de lá estar,mas corrijam por favor se estiver errado.

    1. Avatar de Raul
      Raul

      O da inspeção já não é obrigatório há muito tempo. Só mesmo o do seguro enquanto não sair o decreto lei.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      O da inspecção ja não é obrigatório há vários anos. O dístico do seguro é o único que ainda é necessário, até que a medida agora aprovada passe a ser efectivamente aplicada.

  7. Avatar de Marko
    Marko

    Nice, clean Windows!
    Pela matrícula do carro as autoridades conseguem ver se o veículo tem ou não seguro portanto… Like!
    Quando ser puder tirar a Pplware que não se esqueça de avisar sff… 😀

  8. Avatar de Alberto
    Alberto

    Muito bem, já podemos dar sem seguro sem os outros saberem, isto realmente….

    1. Avatar de Marko
      Marko

      O que interessa aos outros saberem? (o_O)
      Se te interessa andar a ver se os vizinhos têm seguro pela matrícula vês… Interessa é as autoridades saberem, e em caso de acidente os acidentados!

    2. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Também queres andar com um selo na testa a dizer que estás a usar cuecas?

      O seguro é obrigatório por lei. Cabe ás autoridades competentes fiscalizarem. E não é um pedaço de papel, facilmente falsificável que prova alguma coisa e torna o sistema mais seguro

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Aliás, eu posso fazer um seguro, recebo a carta verde e depois cancelo o seguro e continuo com o dístico no carro e o seguro não está válido, porque cancelei. O dístico vale o que vale.

  9. Avatar de Tiago Alves
    Tiago Alves

    Um vez passei por um carro com as chaves na porta.
    Foi graças ao selo que entrei em contacto com a seguradora para que avisasse o cliente da situação.
    Agora vai ser impossível, caso aconteça algo semelhante.

  10. Avatar de Zé Pagante
    Zé Pagante

    No que toca ao sector automóvel a obrigatoriedade deste dístico é mesmo o mais importante. Bravo Iniciativa Liberal, é mesmo o que toda a gente esperava. Assuntos como IUC, ISV, portagens, combustíveis, inspeções, coimas e outros tantos que ficam por mencionar e vão diretamente ao bolso do Zé Pagante, não interessam nada.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      O pior são mesmo os valores que se cobra pela importação de carros dentro da ue que a própria já disse que não pode ser e passou multas a portugal
      Portagens nem quero falar que basta fazer 10km em autoestrada e só ouço o aparelho da via verde a apitar

  11. Avatar de Voz da Razão
    Voz da Razão

    Logo agora que eu apliquei o dístico de seguro no pára brisa da mota é que vem esta lei para deixar de ser obrigatório o dístico.
    E agora como irão as autoridades e os transeuntes na via pública saber se a mota tem seguro ou não?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Porque é que os transeuntes precisam saber se a mota tem seguro? Eu não vou na rua a verificar quem tem seguro válido ou não tem. Tenho mais do que fazer.

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Ele é daquele tipo de pessoas que deixa a etiqueta na roupa, para assegurar os transeuntes que ele é o verdadeiro proprietário da dita roupa.

  12. Avatar de Paulo Pedroso
    Paulo Pedroso

    So falta retirar a obrigatoriedade do dístico a GPL … uma discriminação total lol

    1. Avatar de A fortuna
      A fortuna

      O facto advém de que o GPL é perigoso em certos parques subterrâneos ou estruturas fechadas (se existe uma fuga) e tem que haver maneira de os responsáveis poderem identificar um veículo e proibir a sua entrada.

      Num mundo perfeito, as pessoas com veículos a GPL não entrariam e não seria necessário dístico; como é o oposto, o veículo tem que ser identificável. A discriminação fazem as pessoas que não cumprem (ou tentam)

      1. Avatar de Paulo Pedroso
        Paulo Pedroso

        Os veiculos a gpl que usam o distico no vidro (verde) é porque já passaram por uma inspeção para poderem entrar em todo e qualquer tipo de parque seja subterrâneo ou fechado, portanto o seu mundo perfeito não sei qual é 🙂

        1. Avatar de A fortuna
          A fortuna

          A questão é a mesma: existem vários veículos a GPL e há que diferenciar entre os azuis e verdes (post final de 2013) pela mesma razão:
          – sendo a GPL apresenta o perigo
          – se se retirasse o autocolante verde de obrigatório, tirando o autocolante azul sería igual e podia parecer que estava tudo bem.

          Daí essa necessidade.

          O mesmo acontece com um elétrico de quiser que o parque de estacionamento seja gratis

  13. Avatar de A fortuna
    A fortuna

    Há aqui pessoas muito mal informadas…

    1) o seguro continua a ser obrigatório

    2) cada matrícula fica digitalmente associada (ou não) a um seguro, em caso de um acidente etc etc etc assim como sabem os dados do proprietário, sabem os dados do carro e seguro associados.

    3) o cidadão externo NÃO tem que saber se um carro X tem seguro. Em caso de acidente contacta a polícia e são eles que têm que registar tudo. Em caso de quererem usar o ter ou não seguro em algum caso judicial, dizem ao polícia para registar o detalhe.

    4) não vejo qual a confusão de algumas pessoas aqui, ainda bem que o país se juntou à UE senão ainda estaríamos como em 1975 …

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      3) Normalmente NÃO PRECISAS NEM DEVES, repito: NÃO PRECISAS NEM DEVES LIGAR PARA A POLICIA.
      Só necessitas de recorrer à policia caso uma das partes se recuse a identificar, caso tenho fugido do local do acidente ou haja vitimas porque para esses casos é preciso o levantamento dos autos da policia. Para todos os outros casos ter policia ou não é igual ao litro… Aliás se chamares a policia e necessitares de dados que não tenhas tomado nota tens que pagar €25 para os requerer.

      Chamar a policia é só perda de tempo de recursos públicos.

  14. Avatar de Susana
    Susana

    A minha seguradora já não me enviou o selo , mas o artigo diz que a lei ainda não entrou em vigor.