Já não é obrigatório colocar o selo do seguro do carro no para-brisas?

19 Comentários

Com tanta lei, mudança de lei, regras, às vezes fica difícil saber afinal o que está em vigor. No que diz respeito aos selos do carro, ainda há algumas dúvidas se devem ser afixados no para-brisa. É ou não obrigatório o selo do seguro do carro no para-brisas?


Nas redes sociais tem circulado uma informação que indica que “Já não precisa de colocar o selo do seguro do carro no para-brisas do veículo. O selo da inspeção destacável no para-brisas do carro também deixou de ser obrigatório em 2012. A ficha de inspeção do veículo passou a servir de comprovativo e pode ser, essa sim, solicitada pelas autoridades num eventual controlo policial”. O Pplware tem aqui um artigo bastante elucidativo sobre o tema.

Afinal é obrigatório ou não o selo no para-brisas?

A resposta é NÃO!  Desde 11 de julho de 2023 que entrou em vigor uma alteração ao Decreto-Lei n.º 291/2007 que eliminou a obrigação de afixação do dístico do seguro automóvel.

Quanto ao selo da inspeção no para-brisas do automóvel deixou de ser obrigatório desde 2012.

No que diz respeito aos documentos, segundo revela o Polígrafo, devemos ter:

  • Ficha de inspeção periódica obrigatória;
  • Documento de identificação do condutor;
  • Carta de condução;
  • Certificado de seguro;
  • Documento de identificação fiscal, se não constar do documento de identificação;
  • Registo de propriedade do veículo;
  • Documento único automóvel.

Carros

De referir que os documentos anteriores podem ser às autoridades através da aplicação móvel id.gov.pt.

A aplicação id.gov.pt (disponível para Android e iOS) da Administração Pública permite-lhe guardar e consultar os seus cartões (Ex: cartão de cidadão, carta de condução, cartão ADSE) em qualquer momento e em qualquer lugar recorrendo à Chave Móvel Digital.

Caso seja mandado parar pelas entidades policiais, e não tenha, por exemplo, a ficha da inspeção, a coima a aplicar poderá ir dos 60 aos 300 euros. Além disso, o condutor de veículo fica ainda obrigado a apresentar o documento num prazo de oito dias, no local indicado pela autoridade. Esta é uma contraordenação leve e nesse sentido não perde nenhum ponto na sua carta de condução.

Por outro lado, se o veículo não tiver a inspeção feita, a multa pode ir dos 250 aos 1 250 euros. (Artigo 116.º – Inspeções – ver aqui).

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PM
    PM

    Sim é obrigatório. o GNR mandou por o vidro frontal.

    1. Avatar de zv
      zv

      Não, não é, nenhum deles.

    2. Avatar de Aristides Barros
      Aristides Barros

      recusa fazê-lo e não pagues a coima …

    3. Avatar de Seal
      Seal

      “A resposta é NÃO! Desde 11 de julho de 2023 que entrou em vigor uma alteração ao Decreto-Lei n.º 291/2007 que eliminou a obrigação de afixação do dístico do seguro automóvel”
      Qual é a duvida ?!

    4. Avatar de PJA
      PJA

      Não é obrigatório,vos. O Sr agente da GNR tem de comprir as leis aprovadas na Assembleia da República, local onde se aprova as leis deste país, não na mente de agentes de autoridade, que acham que são os maiores.
      Mais lhe digo não é obrigatório nenhum dístico na parabrisas, e eu não tenho.

  2. Avatar de TV
    TV

    Convém dizer que nos Açores, dentro do mesmo país que é Portugal, continua a ser obrigatório. Aplica-se legislação própria infelizmente.

    1. Avatar de Sérgio V.
      Sérgio V.

      O iva também é diferente dentro do mesmo país … E ninguém se queixa

      1. Avatar de Outro trolha
        Outro trolha

        Eu queixo-me, mas ng me liga nada. Acho que me vou colar no meio de uma estrada em hora de ponta.

  3. Avatar de Lumia
    Lumia

    O único selo obrigatório é o GPL/GNV

  4. Avatar de André R.
    André R.

    A própria carta verde já não é verde… nem vem com o picotado…
    “Sr guarda, veja lá aqui a carta verde em branco da seguradora e diga-me onde está a porra do selo para recortar… ou quer que coloque a folha A4 numa mica?”

  5. Avatar de EI
    EI

    Ficha de inspeção, o que é isso?

    Mudo de carro a cada 4 anos.

    1. Avatar de LR
      LR

      És mesmo o maior da tua aldeia…

      1. Avatar de R
        R

        O maior não. Mas o que muda mais de carro talvez

    2. Avatar de tonecas
      tonecas

      deves de mudar é de carrinho de linhas

    3. Avatar de PJA
      PJA

      Ambientalista?

      1. Avatar de R
    4. Avatar de Ricky
      Ricky

      Não sabes o que é a Ficha de inspeção, mas sabes que é necessária aos 4 anos, interessante ponto de vista o teu…

  6. Avatar de VpokaFP
    VpokaFP

    O único selo obrigatório é de perigo de radiação em carros elétricos.