Já alguma vez viu o sinal H46 ou o H47? O que significam?

38 Comentários

Os sinais de informação têm como principal objetivo dar indicações úteis. Em abril de 2020 entraram em vigor novos sinais de trânsito. Sabe o que significam os sinais H46 e H47?



A 20 de abril de 2020 entrou em vigor a primeira grande revisão ao Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST) aprovado pelo Decreto Regulamentar n.º 22 -A/98, de 1 de outubro. Este novo regulamento visou o aperfeiçoamento e a atualização da sinalização rodoviária em conformidade com o Código da Estrada e em alinhamento com o Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária — PENSE 2020.

Sinais H46 e H47: afinal, o que significam estes sinais?

O H46 – Zona residencial ou de coexistência indica a entrada numa zona de coexistência, ou seja, numa zona partilhada, concebida para a utilização por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito estabelecidas no Código da Estrada, nomeadamente no seu art.º 78.º – A. Este tipo de sinalização encontra-se, comummente, em ciclovias/ecovias. O H47 indica o fim de Zona residencial ou de coexistência.

Regras específicas para as zonas residenciais ou de coexistência

  • Os utilizadores vulneráveis podem utilizar toda a largura da via pública;
  • É permitida a realização de jogos na via pública;
  • Os condutores não devem comprometer a segurança ou a comodidade dos demais utentes da via pública, devendo parar se necessário;
  • Os utilizadores vulneráveis devem abster-se de atos que impeçam ou embaracem desnecessariamente o trânsito de veículos;
  • É proibido o estacionamento, salvo nos locais onde tal for autorizado por sinalização;
  • O condutor que saia de uma zona residencial ou de coexistência deve ceder passagem aos restantes veículos.

O limite de velocidade nas zonas de coexistência é de 20 km/h para todos os veículos. Também um condutor pode ser autuado nesta via, por exemplo, por excesso de velocidade.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Tirei a carta em 2017, na altura a instrutora disse-nos que o sinal ainda não existia afixado na via pública mas já estava pronto a ser usado, e anos depois deparo-me com este sinal em Valongo, e vendo que a maior parte dos condutores não sabe o significado.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Ia perguntar onde é que isso foi implementado e já deste aqui um exemplo, obrigado!

      1. Avatar de Miguel Silva
        Miguel Silva

        Há um no centro de aveiro, perto do forum, na rua de viana do castelo.

        1. Avatar de Joaquim Afonso
          Joaquim Afonso

          Conheço a zona e no início da Av. Dr. Lourenço Peixinho.
          Enfim… obra pra meterem guito ao bolso.
          Onde já se viu, duas vias a afunilarem para uma mesmo no centro, tem cá uma lógica. Deviam ter logo pedonalizado tudo e pronto… mas isso implicaria terem de arranjar estacionamento grátis nas imediações e já sabemos a mina de ouro que é o negócio dos estacionamentos nas cidades portuguesas!

    2. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      Eu não sei/sabia…

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    Tirei a carta em 2017, na altura a instrutora disse-nos que o sinal ainda não existia afixado na via pública mas já estava pronto a ser usado, e anos depois deparo-me com este sinal em Valongo, e vendo que a maior parte dos condutores não sabe o significado.

    1. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      A minha é de 1992… 😀

      1. Avatar de BoomerX
        BoomerX

        A minha de 1993, vi este sinal em Oeiras e fui ver o que era

        1. Avatar de _RJCA_
          _RJCA_

          Tenho tido sorte porque ainda não vi nenhum desses sinais “esquisitos”

    2. Avatar de Hmoita
      Hmoita

      Em 1983, quando tirei a carta não havia nada destas modernices e circulava-se melhor

  3. Avatar de berlaitada
    berlaitada

    Devia have rum sinal destes ao pé das igrejas. lol

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Em Valongo é só pé de uma

    1. Avatar de mr_mufy
      mr_mufy

      Nesta zona em Espinho tem gerado imensos problemas. Os condutores não sabem o significado dos sinais. Ok, não precisam de saber logo tudo, mas podem informar-se…
      Ja existiu um atroplamento.
      É a nossa sociedade, avança a todo o gás.

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “Também um condutor pode ser autuado nesta via, por exemplo, por excesso de velocidade.”
    Eis o cerne da questão! Multar a malta a mais de 20 à hora.
    Tenho que ter cuidado qd passar nesses sitios de bicicleta.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Nem por uma área pedonal tens respeito. Para ti era carros em todo o lado, até nos passeios.

      1. Avatar de Luís Marques
        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Tb pensei nisso. Se quisermos praticar os 100metros como fazemos?

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Vamos discutir semântica?
          Não é uma área 100% pedonal porque é permitido circular veículos mas «utilizadores vulneráveis» são o quê? Pessoas asmáticas?

          1. Avatar de Luís Marques
            Luís Marques

            Não vale a pena estar a “bater mais no ceguinho”…

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      E não podes passar a correr senão és logo autuado e apreendem-te as nike air

      1. Avatar de Luís Marques
        Luís Marques

        Tão engraçadinhos que eles são… Ser encartado não devia ser para qualquer um. Quer velocidade aluguem um Kartodromo ou um a pista de F1 e vão para lá fazer piões.

  5. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    Está previsto um novo sinal, H2O !

    1. Avatar de berlaitada
      berlaitada

      O H69 é que é…

  6. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    E se a estratégia para o combate à sinistralidade fosse de educação todos os condutores receberiam a informação em casa sobre as alterações e atualizações no que respeita quer à sinalização quer às regras do código da estrada. Felizmente que temos o Pplware a fazer serviço publico, porque de resto, da parte dos responsáveis as moradas associadas à carta de condução só servem para enviar multas para alimentar a rubrica de receitas do orçamento.

    1. Avatar de José
      José

      Nem mais! Conheço o sinal, mas a sua ideia é magnífica, nem que fosse enviar um sms com um link para informar as pessoas – de certeza que têm o nosso número- , assim, nem o Estado gastava mais e os condutores ficariam devidamente informados..

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        O problema é que a ideia do Estado é ganhar antes de gastar. Pensam que ganham investindo na caça à multa. Mas quanto se pouparia numa verdadeira prevenção e na educação dos condutores ?

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Eles (serviço do Estado responsável pela área naquele momento) poderiam ter um serviço de “Newsletter” para informar os condutores, ou qualquer pessoa interessada no assunto com as indicações tanto das mudanças e novidades, como onde exactamente encontrar a versão completa integral total (espero ter sido redundante o suficiente) para a pessoa conseguir ver como está tudo naquele dia, antes de eventualmente no dia seguinte sair mais uma alteração qualquer.

  7. Avatar de Aves
    Aves

    Tinha ideia do sinal, que tem um grafismo intuitivo, mas não fazia a “mínima” do limite dos 20km/h. É melhor porem também um sinal de limite de velocidade.

    1. Avatar de GPTAves
      GPTAves

      Nas localidades e em meio urbano o limite é 50 e não vez sinais de 50Km a cada esquina, esta implícito…. ele a cada um…..

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        O comentário de meter o limite de velocidade por cima do sinal faz sentido, a ideia dos sinais é evitar problemas, porque não ter lá o “20” para as pessoas entenderem imediatamente e não ficarem a olhar para o sinal como um burro a olhar para um palácio.

        1. Avatar de GPTAves
          GPTAves

          Deixa cá ver, o sinal indica especificamente zonas residenciais ou de coexistência (onde os utilizadores vulneráveis podem utilizar toda a largura da via pública e é permitida a realização de jogos na via pública), vou la passar a 120Km com os peneus a fumegar…. Enfim

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            O Aves, o teu ódio de estimação, tem uma certa razão.
            Muitos nem conhecem o sinal quanto mais saber a velocidade máxima.

          2. Avatar de GPTAves
            GPTAves

            Mr.Y Civismo sabem o que é?!? Tem regras implícitas, não estão espalhados sinais ou cartazes para alertar para o cumprimentos das mesmas, embora haja quem não as cumpra. Infelizmente caminhamos para uma sociedade em que cada um faz o que lhe apetece e se não houver indicação do que fazer ainda faz pior, para depois vir com a desculpa de onde é que isso esta “escrito”….

          3. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Calma, rapaz! Só se está a falar para colocar um 20 com um círculo vermelho à volta no próprio sinal para não haver necessidade de colocar um extra abaixo do sinal novo.
            Assim não haveria desculpa para os que não cumprem.

  8. Avatar de Kafka
    Kafka

    Abaixo os carros! Tudo a andar a pé.