IUC: Reembolsados 57,3 milhões de euros cobrados indevidamente

10 Comentários

A Autoridade Tributária (AT) cobrava, desde 2007, o IUC de alguns carros como se fossem carros novos, ignorando o ano da primeira matrícula no estrangeiro. O valor foi reposto em 2020.

Segundo os últimos dados, o Estado, câmaras municipais e regiões autónomas já devolveram aos contribuintes, pelo menos, 57,3 milhões de euros cobrados em excesso.

IUC: Reembolsados 57,3 milhões de euros cobrados indevidamente


Desde 2007 que o Fisco cobrava o IUC como se os carros fossem novos

O IUC  é um imposto anual que incide sobre a propriedade de um veículo automóvel (e não sobre a circulação), pago até o veículo ser abatido, cujos valores são atualizados todos os anos em janeiro. É o imposto que substitui o antigo “selo do carro” e não deve ser confundido com o ISV, que é um imposto pago apenas quando o veículo é matriculado pela primeira vez em Portugal. Em Portugal vários proprietários pagaram IUC em excesso, mas o fisco já devolveu o dinheiro.

Desde 2007 que o Fisco cobrava o IUC como se os carros fossem novos, ignorando o ano da primeira matrícula no estrangeiro.

Para receber o dinheiro, os donos de carros usados importados que pagaram IUC em excesso tiveram de apresentar pedidos de revisão oficiosa do imposto se pretendiam ser ressarcidos pelas contas erradas da Autoridade Tributária (AT).

IUC: Reembolsados 57,3 milhões de euros cobrados indevidamente

De referir que as câmaras ficam com o IUC cobrado aos veículos de categorias A, E, F e G e com 70% da componente de cilindrada dos veículos de categoria B (ligeiros matriculados depois de 2007). O Estado fica com os restantes 30% desta componente e mais os 100% da componente de CO2 dos veículos da categoria B. Quando os veículos taxados estão registados nas regiões autónomas, a parte do Estado fica nos cofres regionais.

Portugal foi obrigado a corrigir, em 2019, o código do Imposto Único de Circulação (IUC), para acabar com a discriminação dos carros em segunda mão com matrícula estrangeira anterior a 2007 e importados para Portugal depois desse ano. A nova fórmula de cálculo foi aprovada a 19 de julho de 2019 e entrou em vigor a 1 de janeiro de 2020. Desde então, Estado, câmaras municipais e regiões autónomas já devolveram, pelo menos, 57,3 milhões de euros cobrados em excesso, revela o Público.

Partilhar:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de VP
    VP

    Deveria de ter sido devolvido muito mais aos proprietários. Smart de 2004 importado em 2008, no meu caso paguei IUC a mais durante 12 anos e o estado só devolveu os últimos 4 anos (e na altura fui às finanças questionar o porque do IUC ser tão elevado). Em 12 anos paguei no total 1080€ de IUC, quando na realidade só deveria de ter pago 250€.

  2. Avatar de Jor
    Jor

    Basicamente para rever o dinheiro tem de se passar por uma burocracia enorme que vai fazer o povo desistir de tão difícil é para provar para eles. Win para eles mas pelo o menos alguma justiça feita

    1. Avatar de Ribeiro
      Ribeiro

      eu so mandei mensagem com copia do livrete pelo balcão digital, insisti 2/3 vezes e devolveram o dinheiro dos ultimos 4 anos.

  3. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    eu ainda recebi uns 60 euros for 5 anos (10+10+10….)

  4. Avatar de aj
    aj

    o contribuinte tem que cobrar juros e penhorar. não era isso que as finanças fazia se a historia fosse o inverso?

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Precisamente. Qual o partido que avança com tal?

      Os liberais cá da terra são muito acanhados.

  5. Avatar de João
    João

    Eu tenho um jeep de 1993 com este problema, foi importado em 1997 e ficou com a data de 1997.
    Qual o procedimento para receber o dinheiro pago a mais e para corrigir a data ?

  6. Avatar de lucas
    lucas

    A Corrupção no seu melhor ! deviam ser todos presos.

  7. Avatar de cK
    cK

    Não se preocupem. A AT vai buscar esse dinheiro num novo imposto qualquer ou no agravamento de um já existente

  8. Avatar de Mickael
    Mickael

    Eu tenho um BMW E36 de 94 que veio da Alemanha e foi matriculado cá em 96. No entanto eu pago o imposto sobro o ano de 96 e não de 94, que é uma diferença de cerca de 100€. Eu já fui as Finanças reclamar há uns anos atrás mas disseram -me que estava tudo certo. Será que está mesmo?