IUC 2026: conheça as novas regras de pagamento

144 Comentários

O IUC (Imposto Único de Circulação), também conhecido como “selo do carro”,  é um imposto anual que incide sobre a propriedade de um veículo automóvel (e não sobre a circulação), pago até o veículo ser abatido. Conheça as mudanças para 2026.


O Imposto Único de Circulação (IUC) é um tributo anual que todos os proprietários de veículos matriculados em Portugal estão obrigados a pagar. Conhecido popularmente como o “selo do carro”, este imposto incide sobre automóveis, motociclos, veículos pesados, barcos de recreio e aeronaves privadas.

Em 2026 entram em vigor novas regras no calendário de pagamento, aprovadas pelo Governo no âmbito da simplificação fiscal.

IUC – Novo calendário de pagamento

Até agora, o prazo limite para pagamento do IUC dependia da data da matrícula do veículo, o que levava a esquecimentos e penalizações.

A partir de 1 de janeiro de 2026, as regras passam a ser as seguintes:

  • Para valores iguais ou inferiores a 100 €, o IUC deve ser liquidado até ao final do mês de fevereiro.
  • Para valores superiores a 100 €, o imposto pode ser pago em duas prestações iguais, a efetuar em fevereiro e outubro.

Desta forma, todos os contribuintes passam a ter prazos uniformes e previsíveis.

O pagamento do IUC deve ser feito através do Portal das Finanças, na área pessoal do contribuinte. Após a emissão da nota de cobrança, é disponibilizada uma referência para pagamento por multibanco ou homebanking.

O não pagamento atempado implica o pagamento de coimas, que começam nos 25 € e podem aumentar consoante o tempo de atraso

Comentários

144

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Lima
    Miguel Lima

    Palhaçada autêntica! No mês de matricula pode esquecer mas pagar em Fevereiro já não esquece! Uma família que tenha 2 viaturas ou mais, podiam pagar o imposto em meses diferentes, aliviando assim o orçamento familiar, desta forma juntam tudo nos mesmos meses! Isto é facilitar o contribuinte?

    1. Avatar de Gil Vilaça
      Gil Vilaça

      Exatamente!! É o que me acontece, temos 3 viaturas, todas em meses diferentes, agora vamos ter que pagar tudo no mesmo mês!! Palhaçada é o mínimo que pode chamar…

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Quem tem 3 viaturas, em princípio , não tem problemas com pagamentos…

        1. Avatar de Amadred
          Amadred

          Na província não há transportes públicos compatíveis, eu trabalho a 27 km a esposa a 12 e a filha estuda a 12… Sou rico? não, tenho 3 carros com mais de 10 anos nenhum de nós recebe mais de 1200€ mensais, casa combustíveis e as despesas normais, fevereiro vai ser difícil…

          1. Avatar de Gil Vilaça
            Gil Vilaça

            Exatamente o meu caso…

          2. Avatar de António Monteiro
            António Monteiro

            Caro Amadred no dia em que um rico se preocupar com o pagamento do IUC nós devemos a andar todos a pedir esmola…Aliás, o aumento do endividamento das famílias portuguesas é expressão numérica da nossa riqueza. Mais, quem de boa-fé preste atenção à caresia do custo de vida, nomeadamente, ao aumento dos preços dos bens alimentares, bem como. das rendas habitacionais, com facilidade pode aperceber-se da violência fiscal da antecipação do recebimento do IUC. Acresce a hipocrisia do argumento de que se trata de uma simplificação fiscal, subentendendo-se que visa facilitar a vida dos contribuintes …

        2. Avatar de Miguel Lima
          Miguel Lima

          Sim porque quem tem 3 viaturas no valor de 3 ou 4 mil euros é rico e um que tem uma viatura de 100 mil euros é pobre! Cada comentário…

        3. Avatar de Ferreira
          Ferreira

          Governar a casa dos outros é facil a nossa é um pouco mais difícil

        4. Avatar de Vsx@gmail.com
          Vsx@gmail.com

          Caladinho eras um poeta

      2. Avatar de R
        R

        é. e k máximo que podemos falar é que se mexe no que nao é preciso mexer. seria mais giro baixar valores.. mas nao, após anos e anos a dificultar a vida aos portugueses, decidem deixar pagar em duas vezes. porque será que fica difícil ? e mais, se é difícil pagar 200 ou 300 euros de iuc significa que sao carros potentes, amigos, comprem carros que possam manter. o pobreta, pagam todos os iucs do agregado ao mesmo tempo. governos cada vez mais governos..

      3. Avatar de Mário
        Mário

        Tem que pagar todos os anos…. Mete esse valor de parte. É tão simples quanto isso. Ou então equaciona se precisa mm de 2 viaturas em casa.

      4. Avatar de António
        António

        Uma questão, em Dezembro terei que pagar o IUC do carro pois é o mês da matrícula. Em Fevereiro terei que pagar novamente???

        1. Avatar de André Fernandes
          André Fernandes

          Não. A notícia está bem explícita. Agora nada tem a ver com o mês de matricula mas sim tem de ser pago nesses dois meses. Apenas no mês de Fevereiro (para valor igual ou inferior a 100€). Caso seja igual ou superior a 100€, aí o valor é repartido em duas partes iguais (metade), metade do valor em Fevereiro a outra metade do valor em Outubro.

          1. Avatar de Maria Mariz
            Maria Mariz

            Verdadeiro André Fernandes. Mas se a matrícula do carro é de dezembro e ainda estamos 2025, temos de fazer o pagamento agora em dez/2025, e estando já em 2026, teremos de pagar de novo o bendito imposto entre Fev/2026 e outubro/2026 (consoante a situação de cada um) pq já são as regras de 2026. Rica ajuda ao contribuinte. . Pessoas de bem, o objetivo é todos pagarmos, todos os meses impostos.

        2. Avatar de Filipe
          Filipe

          Sim. Vai ter de voltar a pagar passado dois meses. Porque o que você ainda tem que pagar é o correspondente ao deste ano de 2025. Daí em diante, será como a norma aplicada estará em vigor.

          1. Avatar de Helder Pinto
            Helder Pinto

            Isso está errado… o que está a pagar não é referente a 2025, é referente 1 ano a iniciar na data do pagamento…
            Quando compras um carro novo tens de pagar IUC na data da compra, por esse ponto de vista, era o IUC do ano anterior?! O carro ainda nem existia!
            Eu comprei um carro novo em Novembro passado e paguei IUC na compra… Em Novembro vou ter pagar novamente e Fevereiro outra vez!!
            Esta medida está simplesmente a duplicar o pagamento do IUC no 1º ano que vai entrar em vigor!

        3. Avatar de Max
          Max

          Em dezembro pagas o IUC referente ao ano de 2025 (tal como todos os que pagaram nos meses anteriores). Em 2026 mudam as regras, em fevereiro (ou em fevereiro/outubro) pagas o IUC referente a 2026.

          1. Avatar de Helder Pinto
            Helder Pinto

            Isso está errado… o que está a pagar não é referente a 2025, é referente 1 ano a iniciar na data do pagamento…
            Quando compras um carro novo tens de pagar IUC na data da compra, por esse ponto de vista, era o IUC do ano anterior?! O carro ainda nem existia!
            Eu comprei um carro novo em Novembro passado e paguei IUC na compra… Em Novembro vou ter pagar novamente e Fevereiro outra vez!!

          2. Avatar de Max
            Max

            Compraste o carro em novembro de 2024. Pagaste o IUC de 2024. É devido no ano da compra(matrícula, com valor igual independentemente do mês.
            Pagas em novembro de 2025 – o IUC de 2025
            Pagas em fevereiro (ou fevereiro/outubro de 2026) – o IUC de 2026.
            Isso de que se paga para o ano seguinte é fantasia.

        4. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Claro que sim.

        5. Avatar de Luís
          Luís

          Infelizmente tem que pagar o mês de dezembro (ano atual), depois no ano seguinte começa a pagar em fevereiro.

        6. Avatar de José Duarte
          José Duarte

          Sim, em dezembro paga relativamente ao ano 2025 e em fevereiro paga relativo ao ano 2026.

          1. Avatar de daniel
            daniel

            ao seja se pagares em dezembro vai (usufruir ) 3 meses !! e logo em fevreiro pagas denovo !! e o ppl pensa que é a mesma coisa!

        7. Avatar de Lúcia Gonçalves
          Lúcia Gonçalves

          Exactamente o meu caso…teremos que pagar 2 icu???

          1. Avatar de daniel
            daniel

            pois essa é a sacada do governo e o povo penssa que é igual!!! sao roubados e nao dao conta!

    2. Avatar de Rui Santos
      Rui Santos

      E ainda há aqueles que para além do IUC, ainda têm de pagar o seguro em Fevereiro… Aí é a cereja no topo do bolo

      1. Avatar de Nelson R
        Nelson R

        IUC, seguro e inspeção tudo num mês n\ao vai ser fácil.

    3. Avatar de Mário
      Mário

      Põe de lado todos os meses 1/12 do valor do IUC. Eu faço isso para o IUC, seguro e manutenção. Custa muito menos. Por isso pagar em fevereiro ou dezembro ou qualquer outro mês é igual

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      2x 1/2 em fevereiro
      2x 1/2 em outubro

      acho que vai dar ao mesmo…

  2. Avatar de Noname
    Noname

    Para evitar esquecerem o pagamento do iuc… Assim esquecem 2 vezes e pagam 2 coimas…
    Espertos estes “cobradores”, desculpem… Estes chulos!!

    1. Avatar de Zé da Quinta
      Zé da Quinta

      Só esquece quem quer! Ponha um lembrete no seu telemóvel, ou dois, no caso de o IUC for superior a 100€. E ponha logo para o dia 01, assim em fevereiro ainda fica com 28 ou 29 dias para ir pensando nisso.

  3. Avatar de ze
    ze

    Imposto Unico de Circulação que além de não ser sobre circulação também não é único ahah
    Faz-me lembrar quando a certidão de óbito tinha prazo de validade, não vá o morto ressuscitar.
    País este onde uma pessoa nem pode confiar no nome dos documentos e o que estes representam

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Ou a certidão permanente, que só é permanente 3 meses

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Diga também que lá fora não se paga.
      Como diziam que não se pagava IMI. Não se para com este nome mas paga. E até paga mais que cá.
      Quando verem que um seguro de responsabilidade civil em França custa quase 1000€ e cá nem 200€ pagam…

      1. Avatar de Zé

        Em agosto de 2025, o salário mínimo na França — conhecido como SMIC (Salaire Minimum Interprofessionnel de Croissance) — é de:
        • €11,88 por hora
        • €1.801,80 brutos por mês, com uma jornada padrão de 35 horas semanais
        Após descontos de impostos e contribuições sociais, o valor líquido fica em torno de €1.426,30 por mês.
        Esse valor é atualizado anualmente com base na inflação e no crescimento econômico, como forma de proteger o poder de compra dos trabalhadores.

        1. Avatar de Mike
          Mike

          Ou seja, o SMIC corresponde a mais ou menos o dobro do salário mínimo em Portugal, mas o seguro custa cinco vezes mais na França… A comparação não deve incidir sobre os salários mínimos dos dois países, mas sim sobre os salários praticados na maioria dos casos, onde os salários portugueses se encontram perto do salário mínimo e em França os salários são bem mais altos que o salário mínimo francês… 😉

      2. Avatar de Zé da Quinta
        Zé da Quinta

        Em contrapartida o preço dos carros nem se compara…

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      qual o nome que sugeres para o imposto que uniu num só todos os vários impostos que incidiam sobre a propriedade de todos os vários tipos de veículos?

      1. Avatar de zé

        Qualquer coisa que não tivesse “circulaçao” no nome. Os de circulação estão nos combustiveis, portagens e afins.

  4. Avatar de C.Ribeiro
    C.Ribeiro

    Não passa de uma roubalheira tanto esquece num mês como no outro …2 ou mais carros na mesma casa a cobrança torna _se maior e que tem de pagar em outubro novembro ou dezembro vai pagar duas vezes seguidas país de oportunistas vergonha

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Quem tem mais que 2 carros em casa não tem problemas de euros.

      1. Avatar de Joaquim Navalhas
        Joaquim Navalhas

        Há muito boa gente que tem carro(s) elétrico(s) e não vai pagar nada… é este o pais que temos

      2. Avatar de Deasel
        Deasel

        Acha que uma familia que tem dois carros em casa não tem problema de euros??? Você deve ser uma anedota, só pode!!! Então quem tem um carro de 200 mil euros é pobre porque só tem um, lindo.
        Esquece que muitas das famílias tem mais do que um carro, porque necessitam (escola dos miúdos etc…). Tenha juízo, vê-se que fala de barriga cheia.

      3. Avatar de Guilherme
        Guilherme

        Ó Mario comunazeco patetico, então quem tem 2 ou 3 carros de 3 mil euros cada um por necessidade é rico?
        Vives numa realidade a parte do comum dos mortais? Ou és apenas um iludido como muitos que andam por ai sem noção do que quer que seja?

  5. Avatar de 115
    115

    Porque não meteram a data para outubro?
    Aaaaaah! Precisam do dinheiro mais cedo para tapar buracos nas contas.

    1. Avatar de R
      R

      eu pago em novembro o de 2025 e em fevereiro o de 2026. nem respiro.

    2. Avatar de O Mestre
      O Mestre

      De 1 a 31

  6. Avatar de Ze Nandoooo
    Ze Nandoooo

    Engraçado que em “IUC – Imposto Único de Circulação” a única palavra que está correta é “Imposto”. Por que nem é único, nem é de circulação…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      qual o nome que sugeres para o imposto que uniu num só todos os vários impostos que incidiam sobre a propriedade de todos os vários tipos de veículos?

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        RSP – Roubo Sobre Propriedade

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Lá en France são beacup de chulos porque também pagante imposte.

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Só quero ver se quem tem o débito direto, se vão descontar na hora certa.

  8. Avatar de Valter
    Valter

    Então e quem paga em novembro ou dezembro? Paga outra vez em fevereiro?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Claro. Qual é a dúvida?

      1. Avatar de Manuela
        Manuela

        A dúvida é, em Dezembro pago para andar durante um ano e afinal ao fim de 2 meses já estou a pagar novamente.

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Em dezembro vai pagar o imposto de 2025 e em fevereiro vai pagar o imposto de 2026.. depois só volta a pagar em fevereiro de 2027 o imposto de 2027

          1. Avatar de Manuela
            Manuela

            Desculpe mas nao é assim ,em dezembro paguei para andar durante 2025,…em 2024 o carro não existia.

          2. Avatar de daniel
            daniel

            a manuela tem razao!!! o truque é esse por partre do governo!!! pois a maioria das matriculas sao entre novembro e dezembro devido as empresas comprarem carros para acerto de contas !!! e o estado vai roubar mesmo ai!! estou supreso é que o pessoal pensa que é a mesma coisa!!! é normal este pais estar neste estado!

          3. Avatar de Mike
            Mike

            O imposto não é para um ano, o imposto é referente AO ano. Em 2025 paga para 2025, em 2026 paga para 2026. Se tivesse comprado um carro em Outubto de um ano, vendido o mesmo em Dezembro desse ano e comprado outro, ia pagar duas vezes o imposto desse ano, mesmo que tenha tido um dos carros por apenas 2 meses, não recebe reembolso do imposto pago. A diferença agora é que excepcionalmente em 2026, há uma antecipação do pagamento do imposto de 2026.

  9. Avatar de Ahahah
    Ahahah

    E acabar com o IUC para quem tem apenas um carro?

    1. Avatar de Max
      Max

      E o IMI para quem tem apenas uma casa? E …

    2. Avatar de MegaÓbvioSoçe
      MegaÓbvioSoçe

      Vamos assumir que isto foi escrito por alguém que estava alcoolizado ou algo do género…

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      E o IRS para quem tem apenas um emprego?

  10. Avatar de Mário
    Mário

    Não sabe que tem que pagar o IUC todos os anos? Mete o dinheiro de lado todos os meses. Eu meto 75€ mês de lado só para despesas com o carro. Assim não custa a pagar.

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tudo para roubarem e se aproveitar em multas. Deviam era acabar com iuc ,e emi das casas e licença para fazer obras nas nossas casas tudo para sacar dinheiro. E acabarem com os impostos jogos ,agente joga tentar a sorte para depois esses ladrões sacarem . Não é justo

    1. Avatar de Max
      Max

      Eu preferia que acabassem com o IRS.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Sim também acabei co IRS para pagar a chulos

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Obras sem licença. Devia ser bonito. Depois ficava tipo bairro da lata.

  12. Avatar de João Costa
    João Costa

    Tenho um carro de setembro e outro de novembro. Paguei o IUC de 2025 nestes meses e, viu já pagar 50% de 2026 em fevereiro. Sem dúvida, hoje a gestão das grandes empresas e do governo é feita de esquemas para lixar a classe média

  13. Avatar de Cebolas+Verdes
    Cebolas+Verdes

    Paga mais um híbrido com menores emissões e consumos que um carro de motor a combustão com maiores emissões e consumos, bastando para isso que a cilindrada seja inferior. Top.

  14. Avatar de contraditorio
    contraditorio

    Neste “país” a propriedade é um direito proibido 🙂 Feizes os pobres que nada têm … e mesmo assim pagam IVA 🙂

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Por isso é que lá fora pagas muito mais impostos sobre a propriedade.

      1. Avatar de Toino
        Toino

        Tb ganhas mais ó asdrubal inacio!!!

  15. Avatar de Max
    Max

    Recomendação: para pagamento de um conjunto de impostos pessoais/do agregado familiar (ou empresas) entre eles o IUC – aderir ao débito direto (link)
    Não convém deixar passar o prazo de pagamento do IUC – acrescem uma coima mínima de 50€, juros e um valor por a cobrança ser feito em execuções fiscais (o pagamento com atraso, antes da citação, é menos). Quem for mais de 100€ e quiser pagar em fevereiro e outubro arrisca-se a a esquecer-se duas vezes, é mais prudente aderir ao débito direto.
    https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Pagamentos/Aderir_ao_debito_direto/Paginas/default.aspx

  16. Avatar de Americo
    Americo

    Eu fui roubado em 2019 do valor de 200.00€ porque o ladrão Estado obrigou me a pagar seis anos mais de 250.00€ quando só devia pagar 43.00€ quando foi obrigado a devolver o dinheiro só me devolveram o valor de cinco anos um roubo descarado que.em 2015 começou a roubarem um direito que é lei dado pelo Dec/lei249 2009 23 setembro.Rste roubo vai para pagar as altas pensões dos ladrões que me roubam desde 2015.Que.vergonha para todos estes fascistas que.roubam já desde 1969.

  17. Avatar de Bruno
    Bruno

    Isto é sempre a roubar palhaçada deviam era abulir pais que anda sempre nas merdas das inovações.querem é proceder a mais penhoras e roubos descarados carros que paga nos e nunca são nossos…

  18. Avatar de Ismael Bonifácio Pinto Magalhães
    Ismael Bonifácio Pinto Magalhães

    Uma viatura usada paga menos IUC que uma viatura nova. Qual o incentivo no espírito da lei para a compra de viaturas novas e logo mais segurança rodoviária? Nenhuma! Não passa de um lei com efeito negativo para a segurança, pois as pessoas vão passar a comprar cada vez mais viaturas usadas.

    1. Avatar de Max
      Max

      Não é uma “viatura usada” – é uma viatura matriculada antes de julho de 2007, que paga IUC por outra tabela, bastante mais baixa. Depois dessa data, todos pagam sgundo as mesmas regras, sem distinção entre novos ou usados..
      Não estiveste atento às discussões sobre o orçamento de Costa para aumentar, progressivamente, o IUC dos carros anteriores a julho de 2007? Encheu páginas de comentários, petições e manifestações. A seguir o govern de Costa caiu e acabou-se a história.

  19. Avatar de Fábio
    Fábio

    Que lei mais ridícula, quem se esquece de pagar na data da matrícula também se vai esquecer de pagar em Fevereiro, desculpa esfarrapada para receberem imposto antecipado . Além de pagar tantos impostos continuamos com as estradas numa miséria . com tanta coisa mais urgente para resolver como é possível isto ter sido aprovado em parlamento. Democracia representativa my ass .

    1. Avatar de Max
      Max

      Para já ainda não há nova legislação. Não se sabe se será lei (da Assembleia da República) ou decreto-lei (do governo). Para já pertence à Agenda para a Simplificação Fiscal, um pacote de 30 medidas aprovado pelo Conselho de Ministros em 16/01/2026.

  20. Avatar de Night
    Night

    Juntem a isso o IMI que se não estou em erro é em outubro também.

    1. Avatar de Max
      Max

      Paga a totalidade do IUC em fevereiro, para desfazar.

  21. Avatar de António Monteiro
    António Monteiro

    Há uma explicação para o prazo de validade de uma certidão de óbito ser de 6 meses. É que o país oficialmente era católico e, como tal, era certo a ressurreição dos corpos. Sucede que todos os mortos podiam ter ressuscitado, e os vivos não terem dado pelo aumento da população…. Quanto aos novos prazos de pagamento do IUC, é que não vejo justificação alguma, a não ser antecipação da entrada nos cofres do Estado desta receita… Em Fevereiro nos cofres do Estado entra a receita de todo o IUC até 100 euros e, pelo menos, metade de todo o IUC que for superior a 100 euros… Esta, a simplificação fiscal do Dr. Montenegro….

  22. Avatar de João godas
    João godas

    Ponham as inspeções obrigatórias, também todas em Agosto

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      A do meu já é! 🙂

  23. Avatar de Maurício
    Maurício

    Mais uma forma de arrecadar dinheiro….em Dezembro irei pagar um ano de IUC que nao vou usufruir e em Janeiro/Fevereiro pago mais um ano…sem contar que este sistema complicara a vida a quem trm mais de uma viatura, sobrecarregar o orçamento de muitas familias!!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Tu pagas o IUC respeitante ao ano em questão. Em Dezembro pagas o IUC de 2025, ó iluminado!

  24. Avatar de Arquitetos
    Arquitetos

    Esquecem-se das famílias numerosas. Tanto querem o aumento da natalidade, mas depois não facilitam nada. Tenho um Audi Q7 de 2008 de sete lugares, porque tenho 3 filhos rapazes e necessito de espaço para todos. Pago cerca de 1000€ em novembro de IUC. Certamente vão deixar para comprar um veículo que pague menos, mas mesmo assim a diferença de preço para outro carro são vários anos de IUC.

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      1000€ de IUC? Se pagas é porque podes…… se não podes muda de carro.

    2. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      compra um X que não pagas IUC

    3. Avatar de Mário
      Mário

      Mentiroso sou eu… Quem tem um Q7 tem dinheiro. 1000€ de IUC? O máximo é bem abaixo disso.

    4. Avatar de Cidadão
      Cidadão

      Se tiveres um Dacia de 7 lugares como eu pagas 10 vezes menos do que isso, mas se tiveres um Q7 então terás de pagar…

    5. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      V8 diesel ?

  25. Avatar de Sail
    Sail

    Se isto é ajudar os contribuintes então eu sou Rei de Espanha. FDP do PM

    1. Avatar de Max
      Max

      Quando mudam as regras anuais, o impacto é no ano da mudança, depois o efeito é o mesmo.

      1. Avatar de Sail
        Sail

        Supostamente em 2026 o IUC era para pagar até ao fim do ano e agora por serem uns gananciosos e corruptos mudam para estas regras que nem lembram a ninguém.
        O que vai acontecer é simplesmente quem depende dos subsidios de ferias ou de Natal para pagar o IUC vai simplesmente lixar-se ou vai mandar abater o carro e comprar um AMI ou Topolino pois não pagam IUC

        1. Avatar de Max
          Max

          Não deve ter acontecido só comigo porque me pareceu que na troca de carro, de usado por novo, no final do ano os stands tendem a vender o carro em dezembro e a entregá-lo (e a matriculá-lo) em janeiro do ano seguinte. Eu “ganhei” um mês, em vez de janeiro pago em fevereiro. Os de fevereiro ficam na mesma, os restantes anteciparam – pagam mais cedo, mas pagam o mesmo.
          Não percebo bem essa de só se conseguir pagar o IUC com o subsídio de férias ou do Natal, parece que o pessoal tem carro mas anda todo a tinir. Pode ser haja mas não é argumento.
          O que o governo alegou para a alteração foi:
          – Simplificação administrativa – em vez de ter pessoal da AT – todos os meses – dedicado à cobrança do IUC e à sua entregas às 308 câmaras e outras entidades, mais as citações, coimas, cobrança coerciva e penhoras, concentra em dois meses – fevereiro e outubro
          – Os livretes deixaram de ter data de matrícula, podendo criar-se confusão com a data com atrasos nos pagamento do IUC que leva a coimas elevadas. Isto e verdade para quem troca de carro (é como quem se divorcia e volta a casar, nunca tem a certeza se a data de aniversário da mulher é desta ou da anterior).

  26. Avatar de Esteves
    Esteves

    Uma autentica vergonha a maneira que este governo tem de mascarar o orcamento porque ao entrar este dinheiro e fevereiro vai aliviar contas das camaras e ficam com dinheiro para pagamento de almocos de verao

    1. Avatar de Max
      Max

      Aliviar as contas das câmeras … enfim, no final do ano as contas são as mesmas …
      Mas que facilita a sua a gestão de tesouraria, facilita. Em vez de receberem das finanças, mensalmente, à medida que o IUC referente aos seus munícipes é cobrado, a maior parte há de lhes ser entregue em fevereiro/março.

  27. Avatar de Devemacharquesomostolos
    Devemacharquesomostolos

    “Desta forma, todos os contribuintes passam a ter prazos uniformes e previsíveis.” Porque pagar no mês da matrícula não é previsível nem uniforme, absolutamente ridículo esse argumento. Enfim…

  28. Avatar de José
    José

    Tenho aproximadamente 1500€ de IUC’s a pagar anualmente, sendo estes faseados nos meses das matrículas era algo que não fazia grande “mossa” na carteira, agora todos juntos em Fevereiro vai doer.. Cabe na cabeça de alguém??? Pelo menos devia ser facultativo, mas enfim mais desgoverno do mesmo…

  29. Avatar de JMarston
    JMarston

    Mais filas nos serviços públicos! Portugal está sempre a andar para trás.

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Tu é que estás a andar para trás. Usa a net.

  30. Avatar de Toino
    Toino

    Tou mesmo a ver o sistema ir a baixo nesses meses…

  31. Avatar de José
    José

    Boa tarde
    Quando era miúdo, ainda me lembro, o méu paí tinha um burro e uma carroça.
    Podia circular e não se ouvia falar em imposto de circulação, isto á cinquenta anos atrás ; talvez a solução passe por aí, voltar ao burrito e á carroça!

  32. Avatar de Joao F.
    Joao F.

    As pessoas não estão a saber ler bem a lei. Ninguém vai pagar duas vezes seguidas, ou em dezembro e depois em fevereiro.
    Vou dar exemplo. paguei IUC em agosto 2025. tenho o imposto para um ano, ou seja agosto de 2026. em agosto de 2026 pago novamente o que dá ate agosto de 2027. o que acontece aqui é que como já está pago e cobre até agosto 2027 em fevereiro não vou pagar se não estaria a pagar duas vezes para o mesmo período. então e para acertar as contas e pagar tudo no mesmo tempo em vez de ser taxado em agosto de 2027 o estado adia até fevereiro de 2028. a partir daí será sempre em fevereiro.
    Espero ter ajudado.

    1. Avatar de Márcio
      Márcio

      Não é bem assim. Ao pagar em agosto de 2024 só tinha que voltar a pagar em agosto de 2025, porque era esse o mês da matrícula. Só por isso.

      Se comprasse um carro usado, sem IUC, num stand, em dezembro 2024, MAS que a data de matrícula fosse março, pagava em dezembro para poder circular e novamente em março de 2025, porque era o mês da matrícula.

      https ://www.razaoautomovel.com/noticias/iuc-pagamento-2025-2026-condicoes/

    2. Avatar de ze
      ze

      Uma correcção: O pagamento do IUC em Agosto de 2025 é o imposto desse mesmo ano. Não tem a validade de 1 ano. Penso que a alteraçao desta lei está relacionada com o principio de “primeiro pagas e depois é que tens acesso ao que produto” (além da justificação que eles dão de ser sobre simplificar datas e evitar confusoes)

  33. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    Mas quem foi o anedota que deu a ideia de pôr estas datas?! Isto tem algum jeito…

  34. Avatar de João Lobo
    João Lobo

    Uma maneira de arranjar massa mais cedo, deve ser porque estão a precisar de arranjar as estradas por causa do enorme número de carros de Bombeiros que passaram por elas últimamente.

    1. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Só pode…

  35. Avatar de Paulo
    Paulo

    e quando se vende uma viatura? como se processa? por exemplo pago a mesalidade de fevereiro e vendo a viatura em abril. O estado vai cobrar a prestação de outubro ao novo dono?

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Se já vendeste o problema não é teu é que quem compra 😛

  36. Avatar de Joaquim Lopes
    Joaquim Lopes

    Primeiro era tudo em junho e todos tinham de ir às papelarias buscar o selo. Tudo foi contra a mudança porque isto e aquilo… Que toda a gente sabia que tinha de pagar em junho e o mês de matrícula que era mais difícil de lembrar e em vez de pagar tudo de uma vez ia pagar em separado. Agora que fizeram o contrário está tudo contra outra vez… Porque antes era consoante o mês de matrícula e quem tinha 2 ou 3 carros ia dividindo.

    O pessoal é contra a mudança independentemente de quais sejam os motivos e as desculpas. A mim não faz diferença e a fazer era positiva… Em vez de pagar quase 200€ em julho, posso pagar quase 100€ em fevereiro e outros em outubro.

    Se tenho 200€ para dar em julho, não vou ter “200€” para dar em fevereiro? Tem que sair e tem portanto é indiferente se sai em janeiro ou em dezembro. Sei que tenho de o ter para pagar. E para quem pagava IUC, seguro e inspeção no mesmo mês, agora vai ter uma folga nesse mês. A não ser que o carro seja de fevereiro claro.

  37. Avatar de Joõa
    Joõa

    Quem for a pagar o IUC no final do Ano Novembro ou Dezembro de 2025, também vai ter que começar a pagar no início do Ano 2026 e outra parte em Outubro.
    Estão a “roubar” mais cedo do que previsto.
    Pois se é algo Anual, tem de concluir 365 dias.

    1. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      O mesmo vou sentir eu . Pagar IUC em Dezembro de 2025 e outro IUC no início de 2026.

    2. Avatar de Max
      Max

      A periodicidade do pagamento do IUC é anual, exceto em 2026, em que na generalidade dos casos não decorre uma ano entre o pagamento em 2025 e em de 2026. A partir daí o pagamento continua a ter periodicidade anual.
      Como é dito no comentário acima, quando se passou, em 01/01/2007, do “selo do carro”, (imposto de circulação) que era pago em junho, para o IUC, pago no mês de matrícula, foi ao contrário. Supondo um carro matriculado em dezembro – em junho de 2007 pagou o selo do carro, mas só voltou a pagar o IUC em dezembro de 2008, mais de um ano depois.

  38. Avatar de Joõa
    Joõa

    PERIODICIDADE ANUAL… Um período de um Ano é composto por 365 DIAS !!!
    … e devido POR INTEIRO.

    Artigo 4º
    Incidência temporal
    1 – O imposto único de circulação é de periodicidade anual, sendo devido por inteiro em cada
    ano a que respeita.
    Fonte:
    https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/Cod_download/Documents/IUC.pdf

    1. Avatar de Max
      Max

      Isso é se não houver um ano de transição como acontece em 2026 (e já aconteceu em 2007-2008 na sucessão entre o selo do carro IUC). Paga-se e só se volta só se volta a pagar um ano depois (365 dias).
      Mas o “por inteiro” também tem interesse e já foi referido acima num comentário, que refere o Razão Automóvel: quem, em novembro de 2024, fosse comprar um carro a um stand de usados, que não tinha o IUC pago e tinha mês de matrícula em fevereiro – em novembro de 2024 pagava o IUC por inteiro para poder circular e em fevereiro de 2025 voltava a pagar o IUC por inteiro. Onde é que estava o pagamento por um ano feito em novembro de 2014?
      O pagamento que valia por um ano é ilusório, como se vê por esse exemplo – a periodicidade do pagamento é que é anual, se não vier a ser alterada a data do pagamento.

  39. Avatar de Mike
    Mike

    Não sei qual é o problema desta gente. Na Alemanha o imposto de circulação é cobrado no início do ano a todos os proprietários de cada automóvel e o seguro é sempre pago no final do ano. Aliás, só é possível matricular um carro com a apresentação de um IBAN válido para cobrança do imposto e se o IBAN estiver errado ou não existir, recebe uma coima. E ninguém se queixa e tudo funciona. No final vai-se pagar o mesmo. Se vai pagar em Dezembro de 2025 e depois em Fevereiro de 2026, já não se vai pagar em Dezembro de 2026, mas em Fevereiro de 2027! Há muita malta que não sabe poupar, chapa ganha, chapa gasta, mas tem que ter um bom carro à porta para mostrar. Deixemo-nos de validades e ajustemos as coisas à nossa realidade e necessidade. No fim vão ver que conseguem poupar e bem. Já diz o ditado: grão a grão enche a galinha o papo…

    1. Avatar de Joaquim Navalhas
      Joaquim Navalhas

      Foste para a Alemanha porquê?

      1. Avatar de Mike
        Mike

        E quem disse que fui para a Alemanha? E que é que isso tem a haver com o artigo aqui publicado? O conhecimento não ocupa lugar… Agora não podemos ter familiares ou amigos na Alemanha os quais podemos visitar e discutir diversos assuntos? Alguns precisavam era mesmo de emigrar, para aprenderem a ser um pouco mais civilizados e a viver em sociedade…

  40. Avatar de Vítor Castanheira
    Vítor Castanheira

    Quem paga IUC no mês de dezembro, 150€, em fevereiro paga mais 75€, no mês de outubro mais 75€ ou seja em menos de um ano pago só o dobro, 300€.
    Para ser bem educado , chamo só de chulos , porque se quisesse ser ordinário era.
    Mas não me vou esquecer nem nas auarquicas nem nas próximas.

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Vais pagar o mesmo valor que deves ao Estado na mesma, desta vez com a opção de pagar em fevereiro e outubro em vez de apenas em dezembro… E depois só pagas em fevereiro e outubro de 2027 em vez de dezembro de 2026! Tanto alarido quando O VALOR a pagar se MANTÉM e muda apenas QUANDO é pago… Ou não o ias pagar o IUC em dezembro de 2026? O Estado continua a receber o mesmo, a diferença é que o vai fazer UMA ÚNICA vez mais cedo… É como quando saiu o novo formato de matrículas, o pessoal não teve problemas em ir logo gastar dinheiro para fazer umas matrículas novas… Mas se a sua substituição fosse obrigatória, iam todos reclamar! O tuga só está bem é a reclamar…

    2. Avatar de Max
      Max

      Em 2025 paga 150€ e em 2026 paga os mesmos 150€. É que de outro modo não se podia alterar as datas de pagamento. Mas isso já aconteceu em 2007-2008, em que o prazo aumentou – para os carros matriculado a partir de julho – pagaram (como todos os outros) o selo do carro em junho e durante mais de um ano, até ao mês da matrícula, não pagaram IUC.

  41. Avatar de Jorge C
    Jorge C

    A desculpa é para as pessoas não se esquecerem de pagar. Será que ao pagar em Fevereiro não vai haver esquecimento de pagar em Outubro? Se sim para além de ter de pagar o devido também vai ter de pagar a multa.

  42. Avatar de Mata ratos
    Mata ratos

    Olha que engraçado aqui o pessoal a reclamar… Então não votaram nos liberais? Agora aguenta… Ainda bem que tenho 2 carros eléctricos.

    Nada é mais patético que ver pobres a votar no PS, PSD, CDS, IL e Chega e depois chorarem com o resultado.
    Como diria o grande Pedro Passos Coelho “deixem de ser piegas”

    1. Avatar de Max
      Max

      Ó c*g* e tosse, só se está falar da alteração da data de pagamento do imposto, ninguém criou um imposto novo ou o agravou a mando da troika.

  43. Avatar de Ismael Bonifácio Pinto Magalhães
    Ismael Bonifácio Pinto Magalhães

    Sem dúvida existe uma dupla tributação sobre o mesmo objeto(propriedade) e dentro do mesmo ano. Isto a mu ver é ilegal…bem visto! Acabam por utilizar a estratégia de dividir o pagamento em alguns casos se ultrapassar o valor, mas pagas duas vezes o mesmo. Não é permitido que um mesmo objeto cobre dois tributos diferentes sobre o mesmo facto gerador. Isso viola o princípio que vem do Direito Romano “non bis in idem” (não tributar duas vezes o mesmo facto ou objeto).Já existia a ideia de que ninguém poderia ser punido ou processado duas vezes pelo mesmo facto. Esse princípio era aplicado principalmente no Direito Penal romano, como uma forma de proteger os cidadãos contra abusos do Estado.
    Este princípio foi incorporado em vários ramos do direito (penal, administrativo, tributário, internacional), sempre com o mesmo núcleo de sentido:
    “Não se deve repetir uma punição ou exigência pelo mesmo fato.”
    Neste caso, no Direito Tributário moderno, aproveitou-se esta noção para impedir que um mesmo objeto estatal cobre dois tributos sobre o mesmo facto, chamada dupla tributação.

    1. Avatar de Max
      Max

      Em 2025 e em 2026 pagas o mesmo valor do imposto que pagavas antes. Se agora houvesse dupla tributação pagavas mais. Só se alterou a data de pagamento do imposto.
      Se queres perorar sobre dupla tributação fala do IVA sobre o ISP nos combustíveis (ao valor com ISP acresce o IVA).

  44. Avatar de Lima
    Lima

    Isto é mais um esquema do estado pra nos roubar alguns milhões mais, por exemplo, aqueles como é o meu caso que pago em agosto e setembro., vou ter de pagar de novo em fevereiro sempre!! Isto acaba por haver abusos, e prejuízos, porque acabo por pagar quase duas vezes num só ano, por isso, este estado contínua a roubar os contribuintes sem vergonha nem justiça, tou cansado de ver a injustiça no meu. País, chega de roubo, maquinações, e irresponsáveis.

  45. Avatar de BA
    BA

    Se pagar a 1a prestação é o carro for abatido pelo meio? É calculado pro rata e devolvido ou devida a diferença?

  46. Avatar de Teófilo
    Teófilo

    Estou a ver que é só “inteligentes”, pelo menos a julgar pelos comentários, perguntas e respostas. Não dá para ver que o único comentário mesmo bem feito é o que questiona se o pagamento no mês da matrícula se podia esquecer e agora as novas regras não se “podem esquecer”? Só “inteligentes” também no governo. Em vez de baixar ou simplesmente eliminar o imposto estúpido que é este como tantos tantos outros, vêm com normas perfeitamente estúpidas e a coincidirem com outros encargos dos que se limitam a “pagar para palhaços comerem”. Já agora que mal pergunte, e se me apetecer pagar tudo duma vez, não posso? É que assim posso “esquecer-me da segunda prestação. Santa parvoíce e roubalheira. Deve haver gajos a quem pagamos salários principescos que passam o dia a imaginar novas formas de f… o contribuinte. PQP

  47. Avatar de Teófilo
    Teófilo

    Estou a ver que é só “inteligentes”, pelo menos a julgar pelos comentários, perguntas e respostas. Não dá para ver que o único comentário mesmo bem feito é o que questiona se o pagamento no mês da matrícula se podia esquecer e agora as novas regras não se “podem esquecer”? Só “inteligentes” também no governo. Em vez de baixar ou simplesmente eliminar o imposto estúpido que é este como tantos tantos outros, vêm com normas perfeitamente estúpidas e a coincidirem com outros encargos dos que se limitam a “pagar para palhaços comerem”. Já agora que mal pergunte, e se me apetecer pagar tudo duma vez, não posso? É que assim posso “esquecer-me da segunda prestação. Santa parvoíce e roubalheira. Deve haver gajos a quem pagamos salários principescos que passam o dia a imaginar novas formas de f… o contribuinte. PQP

  48. Avatar de Vsx@gmail.com
    Vsx@gmail.com

    No ato de compra do carro, pagas o iuc para 1 ano. Neste caso o carro é de junho. Todos os anos pagamos para o anon seguinte.
    Ou seja roubam- me meio ano.

    Chulos

    1. Avatar de Max
      Max

      Então responde ao Razão Automóvel.
      – Em novembro de 2024 ias a um stand de usados e compravas um carro que não tinha o IUC pago. O mês de matrícula é fevereiro
      – Em novembro de 2024 pagavas o IUC (o valor por inteiro)
      – Em fevereiro de 2025 voltavas a pagar o IUC (o valor por inteiro)
      Onde é que estava o pagamento do IUC “para 1 ano” feito em novembro de 2024?
      A periodicidade do pagamento ser anual é que dá a ilusão de se pagar por 1 ano, quando se vê perfeitamente pelo exemplo que, em novembro de 2024, pagavas o IUC de 2024, e em fevereiro de 2025, pagavas o IUC de 2025. Não pagaste o IUC de novembro de 2024 até novembro de 2025.
      O que fizeram agora foi alterar a data de pagamento do IUC de 2026 – que ias pagar, no mesmo valor, no mês da matrícula.

  49. Avatar de Danny
    Danny

    Assim as pessoas não esquecem! Agora vou esquecer, era fácil lembrar, ou olhava para a data na matrícula ou como tinha de ir à inspeção já sabia. Quando é o IRS eu sim esqueço

    1. Avatar de Jorge C
      Jorge C

      Isso nem sempre é assim.
      Eu tenho uma carrinha que foi importada e o iuc é no mês de registo em Portugal e a inspecção no mês da 1 matricula.

  50. Avatar de Monica
    Monica

    Tenho uma duvida para quem tem mais que um carro com valores iuc diferentes exemplo 1 a 30€ outro a 60€ outro a 150€, podemos dividir o total a pagar em 2 “prestações” ou so podemos dividir o pagamento para veiculo com iuc 150€?

    1. Avatar de Gil Vilaça
      Gil Vilaça

      Gostava de saber também a resposta a esta questão…

  51. Avatar de Shirley Andrade dos Santos
    Shirley Andrade dos Santos

    O governo “dito”português, “parece” inimigo dos seus cidadãos.
    governo precisa criar uma solução para o “plano familiar”
    e para “pessoas que moram sozinhas” pois o custo de vida está altíssimo!
    Estamos em modo de sobrevivência.
    Poderiam se faz favor, perceber essas dificuldades????

  52. Avatar de Jorge
    Jorge

    Uma coisa é uma medida ser aprovada em Conselho de Ministros. Outra, bem diferente, é essas alterações serem publicadas em Diário da Republica e salvo melhor opinião até ao momento (10 setembro de 2025), não existe qualquer diploma publicado no Diário da República que altere o Código do Imposto Único de Circulação (CIUC) no que respeita à modalidade ou ao prazo de pagamento.

  53. Avatar de Ulme
    Ulme

    Em 2026 Portugal o IUC é pago por duas vezes se for superior a 100€. Pergunto, se tiver dois carros e cada um pagar 60€ , posso pagar por duas vezes?