Irão descobriu aquela que poderá ser a segunda maior reserva de lítio do mundo

26 Comentários

A sede da transição para veículos elétricos tem dado palco aos seus componentes e à exploração das matérias-primas que lhes dão corpo, nomeadamente, as baterias e o lítio. Recentemente, o Irão descobriu aquela que poderá ser a segunda maior reserva mundial do chamado ouro branco.

Exploração de lítio, no Chile

Numa altura em que o foco está no desenvolvimento e na comercialização de veículos elétricos, o lítio, que até agora já era utilizado na produção de dispositivos como os smartphones, assume um papel preponderante, enquanto principal matéria-prima para a produção das baterias dos automóveis.

A importância do lítio cresceu exponencialmente, nos últimos anos, e o debate à sua volta ganhou uma nova dimensão. Ora, pela importância que lhe está associada, mais países enveredaram pela exploração em busca deste ouro branco e, consequentemente, têm sido encontradas mais reservas.

Exploração de lítio, no Chile

Recentemente, a República Islâmica do Irão anunciou ter encontrado uma das maiores reservas de lítio do mundo. Segundo o Ministério da Indústria, Minas e Comércio do Irão, os depósitos poderiam conter cerca de 8,5 milhões de toneladas métricas prontas para extração. Os números divulgados pelo governo apontam que essas reservas poderão permitir que o país ultrapasse a Austrália enquanto segunda maior potência em termos de reservas de lítio.

Atualmente, o Chile é o segundo maior produtor de lítio, com cerca de 39.000 toneladas métricas, em 2022. No entanto, as suas reservas são as maiores do mundo, com 9,3 milhões de toneladas métricas. Até agora, acreditava-se que a segunda maior reserva se encontrava na Austrália.

No mundo de hoje, este metal estratégico e valioso é de grande importância nas tecnologias avançadas.

Disse Ebrahim Ali Molabeigi, chefe do departamento de exploração do Ministério da Indústria, Minas e Comércio do Irão, acrescentando que poderão ser descobertas mais reservas de lítio, em Hamedan, uma região com grandes depósitos de argila. Afinal, conforme referiu, “este mineral é, normalmente, descoberto numa área argilosa”.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    Mais um foco de cobiça para os imperialistas aguçarem os dentes e aumentar o risco de invasão. Deviam anunciar primeiro que já têm a arma nuclear e só depois que têm a tal reserva de lítio. Senão não está defendida.

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1, agora compreendo pq O imperio em queda dos States, já estão inventar que o Irão se encontra perto de adquirir armas nucleares.

      1. Avatar de jorgepb
        jorgepb

        Se calhar dizem isso porque o Irão tem reatores nucleares, enriquece urânio acima da percentagem necessária para utilização civil, e está sempre a dizer “Morte a Israel”

        Ah, e porque não ia estar a vender drones aos russos só porque sim

        Mas vamos lá com a história dos imperialistas ocidentais *facepalm*

    2. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      Até com um tema destes se consegue passar logo para a questão política, arre

  2. Avatar de João
    João

    Eu sempre fui do Irão, desde pequenino.

  3. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Descobriram mas por exemplo países como os states é provável que não vá comprar lá o lítio por causa do irão ajudar a russia na guerra…
    Tendo ou não a ver com o assunto acaba tudo por ser relevante.

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Quem sabe os EUA não patrocinam um golpe de estado para colocar lá um governo simpático com o seu império, estilo como tentaram fazer na Bolívia.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Espero bem que sim, para acabar com aquele hospício teológico. Pensei que tivesses contente, não são os comunistas que odeiam religião?

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Pensava que os desígnios de um povo deveriam pertencer ao próprio povo. Mas claro que para o típico “ocidental” tal pensamento não se aplica, ou é da nossa maneira ou então levam com bombas no focinho. E quando digo “da nossa maneira”, quero dizer, são alinhados connosco. Se forrm alinhados, tudo está “perdoado”, mesmo que sejam na mesmo um hospício teológico como a Arábia Saudita.

          1. Avatar de Tecnico Meo
            Tecnico Meo

            O mundo está cada vez mais bipolarizado. Tens de pensar muito bem e profundamente qual o lado que queres escolher. No fundo, tenho ainda alguma fé em ti, és um individuo com inteligência acima da média. Vê o que se está a passar com a china , com a expansão que estão a fazer lentamente e sem ninguém perceber. A china tem neste momento nas mãos a Russia, Irão, Burma, Angola, India, entre muitos outros pontos chaves de muitas nações. Em Portugal, tem a EDP nas mãos, já tem algumas águas entre outros sectores. A EDP foi um tiro nos pés de PT, com a automatização que a nova rede e nos novos contadores, (controláveis remotamente) e SEM o controle estar nas mãos dos Portugueses e sem redundâncias analógicas de controle , a China ao alcance de um click devolve Portugal á idade média deixando tudo e todos sem eletricidade, se quiser. O Irão é um peão da China, tal como muitos outros países. Vê o que se passa em Burma. A ideia que o destino da nação é um desígnio da vontade do povo é uma mais velhas e antigas mentiras do mundo “Kramarada “

          2. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            “desígnio da vontade do povo é uma mais velhas e antigas mentiras do mundo”

            Que pensamento tão democrático!

            Mas sim, os EUA e restantes aliados é que já cheiram o fim da sua hegemonia e do mundo unipolar que criaram. Dando caminho para um mundo multipolar.

  4. Avatar de Art
    Art

    Eu prefiro as Iranianas…..tão jovens e oprimidas…que se lixe o lítio

    1. Avatar de Dl
      Dl

      +1
      E só vejo os olhos.
      Já pensei mudar-me para lá. Eu e as minhas tias

  5. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    Toca a esburacar o planeta!…

    1. Avatar de RC
      RC

      Isso já fazem há mais de 100 anos na terra e no mar, ou pensa que os recursos caem do céu ?

      1. Avatar de pdsermqq
        pdsermqq

        “ainda mais” planeta.

        Querem salvar o mundo mas os elétrico estão a dar cabo do planeta ainda mais rápido. É tudo uma farsa.

        1. Avatar de RC
          RC

          Estão ? onde ? e o petróleo não ?

  6. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Não tarda nada o regime da Inglaterra e os seus aliados vão já começar a preparar as organizações não governamentais (ong) e uma invasão da República Islâmica do Irão (RII), com o pretexto de espalhar «democracia» e «direitos humanos».

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Nao tarda como assim? Foram exatamente eles que fizeram o golpe ao Sha do irao.

    2. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      Deves estar a escrever isso a partir de um país aliado do regime inglês. Se fosse a partir de um país aliado do Irão democrático deveria ser um pouco mais difícil, não?

  7. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Agora todos vão dizer Irão amigo a democracia esta contigo na mira …

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    A malta fala, mas a verdade é que tirando a parte religiosa, o Irão está décadas á frente de Portugal.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Se fosse só o Irão… Isto aqui é de muito longe o país mais rasca da Europa ocidental. Mas não é de agora. Já no tempo do estado novo se ensinava aos miúdos que isto era o tal país grandioso, onde o sol nunca se põe, mas na realidade nunca foi capaz de produzir um automóvel de série com tecnologia própria.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Tivemos o UMM e o Portaro para o TT e o Sado para a cidade.
        Tudo grandes máquinas!

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          UMM era fabricado sob licença de uma empresa francesa Cournil e Portaro sob licença de uma empresa romena Aro. Sado era uma carroçaria de fibra de vidro com motor e caixa Daihatsu. Tudo grandes máquinas para expor num museu automóvel.

  9. Avatar de JHVS
    JHVS

    Tenho a certeza que ao contrario dos tugas, eles vão aproveitar para ganhar dinheiro