Instalar ecrãs com Android Auto no seu carro é legal?

23 Comentários

A tecnologia faz parte dos nossos veículos! No entanto, os carros mais antigos não têm suporte para algumas plataformas que foram aparecendo. Será que é legal em Portugal ter um ecrã com Android Auto instalado no seu carro?

Instalar ecrãs com Android Auto no seu carro é legal?


É legal usar um ecrã com Android Auto mas…

O seu carro não tem suporte para Android Auto? Não há problema do ponto de vista de tecnologia porque pode sempre comprar um equipamento para instalar. Pode ser um tablet, um smartphone ou um ecrã com Android Auto.

Em Portugal a instalação do ecrã é legal, no entanto, de acordo com o Artigo 84.º – Proibição de utilização de certos aparelhos, do Código da Estrada.

  1. É proibida ao condutor, durante a marcha do veículo, a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos;
  2. Excetuam-se do número anterior:
    1. Os aparelhos dotados de um único auricular ou microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;
    2. Os aparelhos utilizados durante o ensino da condução e respetivo exame, nos termos fixados em regulamento.
  3. É proibida a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos suscetíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de instrumentos destinados à deteção ou registo das infrações.

Instalar ecrãs com Android Auto no seu carro é legal?

Em resumo, o dispositivo não deve ser transportado nas mãos e, seja que tipo de dispositivo for, este não deve ser utilizado durante a condução. A instalação deste tipo de sistemas também não deverá obstruir a visão.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Pelo minha interpretação desse artigo, os condutores de Tesla não podem mexer no ecrã enquanto estão a conduzir? É isso?
    Se sim, como executam algumas funções do carro que estão somente disponiveis via interface gráfica?

    1. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      Então interpretou mal. É proibida o manuseamento de aparelho que prejudique a condução. O ecrã do tesla tem funções que são essenciais para a condução. Mas ninguém está a dizer que pode jogar no mesmo ecrã enquanto conduz. Não depende do ecrã, mas sim do que faz com ele.

      1. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Se aceder a certas funções implica o uso continuado e abstenção de atenção à estrada, então pode ser autuado

        1. Avatar de JP
          JP

          Tal como acontece com botões fisicos com as mesmas funções em outros carros. Deixamos de carregar neles?

          1. Avatar de há cada gajo
            há cada gajo

            A questão é ergonómica e em ultimo caso, segurança. Se sabes onde estão os botões fisicos e lhes acedes mesmo sem olhar para eles…tenta fazer o mesmo usando apenas um tablet pendurado na consola central.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      O artigo não diz nada disso.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      parece que so a tesla é que tem um ecra com as funçoes basicas do carro ahah até num pegeout o ac é no ecra

  2. Avatar de Venenino
    Venenino

    Fica aqui a questão, Será que as autoridades poderão indicar alteração de características se carro originalmente vir com autorrádio simples ???!!!

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Para as autoridades saberem o que vem de origem têm de consultar a ficha do veículo, pois o mesmo modelo pode vir com N configurações.

      1. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        certo, mas um carro “normal” de 98 ou de 2002 nunca vem com ecrã tátil de origem. toda a gente sabe….

    2. Avatar de Someone
      Someone

      A principio não…
      Eu fiz ao meu e já levei a inspeções e afins, e nada me foi dito…

      Quero assumir que os autorádios não são alvo de inspeção…

      Corrijam-me se estou enganado…

    3. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      No YouTube há um canal de uma oficina de Lisboa que já aconteceu isso, falta saber é os termos concretos, como se o condutor ia a ver filmes.

    4. Avatar de Poio
      Poio

      Claro que podem.

  3. Avatar de PP
    PP

    Já aconteceu um proprietário de um vw golf ver o carro apreendido após instalação de um radio android. Foi apreendido por “alteração das características do veiculo”, forçado a ser submetido a uma inspecção B, e os inspectores concordaram que apenas deveria ter instalado o auto-radio de cassettes que originalmente equipava a viatura. Podem seguir essa saga aqui:
    https://youtu.be/4nhhRB_UxU0?si=CE54prUgRiw8ZYbp

    Ou aqui:
    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://forum.motorguia.net/forum/motorguia-f%25C3%25B3rum/off-topic/14287200-golf-iv-apreendido-por-ter-um-r%25C3%2581dio-com-monitor&ved=2ahUKEwiZzen-yJ2DAxXkVaQEHWiiCuQQFnoECBkQAQ&usg=AOvVaw3533m4qgZ6kmztHo6RTONw

  4. Avatar de Dave
    Dave

    Sempre se pode por um smartphone “pendurado” no vidro, com as mesmas funções e, está tudo bem… 🙂

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não, não está tudo bem. O artigo é sobre isso mesmo

  5. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    O que o artigo diz é que não podes ir com ele nas mãos…

  6. Avatar de Armando
    Armando

    Bastante duvidoso, a grande maioria dos novos veículos vêm com ecrãs touch multifunções e em alguns casos para alterar por exemplo temperatura e ou posições da saída de ar só mesmo por touch, o que implica manuseamento contínuo mas vêm de fábrica e homologado nos veículos !! Em que ficamos ?

  7. Avatar de Gata
    Gata

    quer isto dizer que google maps e waze sao proibidos de usar enquanto o carro esta em movimento? mesmo que outra pessoa o manuseie?

  8. Avatar de Bsoft
    Bsoft

    As palavras chave são utilização ou manuseamento CONTINUADO, dos aparelhos designados auscultadores e radiotelefonia

  9. Avatar de José
    José

    Há algum limite ao tamanho do ecrã ( tablet por exemplo) que seja montado num motociclo? O pessoal costuma colocar o telemóvel a servir de GPS, mas já vi use tablets.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    A questão é simples. Pela minha experiência, a legalidade vai depender da boa fé e da disposição do agente da autoridade que nos mandar parar. Se o condutor conhecer bem o artigo legal em questão, tem mais hipóteses de não ser autuado, mas vai depender de como interpela o agente.