Inspeções obrigatórias para motas a partir de janeiro de 2024

83 Comentários

É já a partir de  1 de janeiro que os motociclos passam a ser obrigados a inspeções periódicas. As novas regras já foram publicadas em Diário da República.

Inspeções obrigatórias para motas a partir de janeiro de 2024


Inspeção obrigatória de motas: cinco anos após a data da primeira matrícula

De acordo com o DR, a obrigatoriedade de inspeções periódicas a motociclos, triciclos e quadriciclos, bem como a reboques e semirreboques referidos no n.º 3.1 do anexo i ao presente diploma produz efeitos a partir do dia 1 de janeiro de 2024.

O Ministério das Infraestruturas procedeu à transposição da Diretiva Delegada (UE) 2021/1717 e adequa o regime de inspeções técnicas de veículos a motor e seus reboques à Diretiva 2014/45/UE, atualizando determinadas designações de categorias de veículos.

Inspeções obrigatórias para motas a partir de janeiro de 2024

Os motociclos, os triciclos e os quadriciclos (que incluem moto-quatros e pequenas viaturas de quatro rodas) com mais de 125 cc terão de ir à primeira inspeção “cinco anos após a data da primeira matrícula”. A partir daí, a avaliação será bianual, isto é, de “dois em dois anos”, acrescenta. Veículos elétricos estão excluídos.

Comentários

83

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ifm
    ifm

    agora é que vai ser so motos a venda bem baratinhas.
    Isso e negocio paralelo de passar na inspeção, vou ja condidatar-me para ser inspector nos centros de inspeção.

    Aquelas motos tipo harveys e etc, alguem sabe se tem peças originais?? nem os entendidos em motos muitas vezes sabem o que é original ou não.

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Onde está escrito que as motos (ou qualquer veículo) para “passar” nas inspeções são obrigadas a ter peças originais da respetiva marca?! O “equipamento” tem é de se encontrar em boas condições de funcionamento e cumprir as normas e regulamentos…tanto faz se com peças originais ou compradas num “ferro velho”!

      1. Avatar de Joaquim Neves
        Joaquim Neves

        Sim mas supostamente têm de ser amolgadas.

        1. Avatar de SoVisto
          SoVisto

          Nada que um martelo nao resolva

          1. Avatar de Pedro Aranho
            Pedro Aranho

            ahahahahahahahahahahahahahahahah

        2. Avatar de Fait
          Fait

          Se estiverem muito amolgadas pode dar origem a chumbo.

        3. Avatar de Joaquim Neves
          Joaquim Neves

          correção: homologadas

          1. Avatar de André R.
            André R.

            Toda a gente percebeu mas não quiseram deixar passar

      2. Avatar de Ifm
        Ifm

        Onde está escrito???
        Em todo o lado….
        Alteração de características, tem de ser homologadas.

        E não o papel de compra “recibo” de material na marca, não é homologação.
        O inspetor até pode fechar os olhos, mas de quiser até os punhos aquecidos mesmo originais pode implicar.

        Quem sabe se a moto, vinha ou não de origem assim???
        Pois ninguém.

      3. Avatar de Dinis Domingos
        Dinis Domingos

        Está escrito na lei que todas as peças que alteras têm que estar homologadas na europa, tens que ter o documento comprovativo dessa aprovação (que as marcas fornecem com o escape se ele for homologado), a factura de compra e a peça tem que ter a gravação a laser com o número de homologação. Assim podes alterar o que quiseres e paças na inspeção. Mas se puseres um pisca da china não homologado já tens que pedir a homologação da tua moto…
        Eu tive uns escape akrapovic original numa Hornet fui parado algumas vezes, mostrei o papel da homologação e fui mandado seguir…

        1. Avatar de Ifm
          Ifm

          Dinis tu não estás na Alemanha, por o polícia não te querer enviar para a inspeção B, é outra coisa.
          Na Alemanha é que podes averbar tudo o que tenho o certificado TUV.

          O chinês grava a homologação que quiseres, e até te envia um certificado como tu quiseres, com marca de água, carimbo e até em papel timbrado é a escolha do freguês.

          Agora que a lei portuguesa é um grande tanga é a essa nível é, vivemos no passado.

          Quero te ver a ir a uma inspeção com com o teu carro, com coilovers homologados, com películas homologadas, com linha de escape homologada, com uma luzes muita esquisitas homologadas, com umas jantes maiores homologadas ( até pode ser do mesmo modelo que o teu carro)

          Depois diz ao inspetor essa lenga lenha, quando ele te perguntar o de isso está averbado no livrete!!!
          Ou isso ou ao Sr polícia.

          ” Não consta no livrete mas está tudo legal, é tudo original de origem”

          Não tenhas isso averbado no livrete que se eles quiserem contam te uma história…
          Aliás nem sequer vais nunca em Portugal averbar isso tudo.

          Os superdespotivos todos trazem válvula de escape, suspensão a ar ( para passar nas lombas, garagens,etc), mas vai lá tu tentar averbar uma suspensão a ar no teu Fiat 127 ou no teu zoe???
          Pois vai lá ao IMT, para ver o que dizem, e leva o papel da suspensão homologada.

          Artistas chicos espertos que falam de cor já vi muitos.

          1. Avatar de Dinis Domingos
            Dinis Domingos

            Homologação europeia sabes o que é? Vai ao site da Motogadget, uma empresa alemã de piscas, espelhos e outras coisas para motociclos, saca as instruções de qualquer uma peça deles, e lê la que não é preciso documentação em nenhum pais da europa e ate indicam onde está o número de homologação na peça. Não estou a falar de TUV:
            Repito: eu tive uma Hornet, com um escape akrapovic street legal com documentação e a impressão a laser no escape e não tinha nada averbado no livrete e deixaram-me ir embora sem multa 3 vezes.
            O facto dos polícias e o IMT serem ignorantes de leis europeias que afetam toda a gente não as altera. Eu sei que é uma chatice esperar 3 anos mas ganhas em tribunal…
            Por último, se não acreditas em mim, liga para Braga para um das duas únicas empresas que homologam coisas em Portugal e pergunta-lhes se tens que averbar peças para o teu veículo que foram averbadas na Europa.
            Também não falo de cor porque fui Oficial de Justiça durante 13 anos, sei bem as leis e sempre tive tudo legal, nunca tive problemas com polícia nenhum…
            “vai lá tu tentar averbar uma suspensão a ar no teu Fiat 127 ou no teu zoe???” se a peça estiver homologada na europa não preciso averbar… Se não estiver homologada então tens que ir a uma inspeção extraordinária, HOMOLOGAR A PEÇA e depois então averbar.

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            Películas foi só mandar pôr e mandar averbar…
            Jantes disseram que não era possível e menos de 10 minutos na marca resolveu o assunto. Nem 1 mês depois ligaram para recolher um documento, troquei para a nova medida, fiz inspeção B e mandei averbar…
            Desde 2014 que o faço, já vou no 3⁰ carro e zero stresses!

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      As Harveys são russas ou chinesas?

  2. Avatar de mamba
    mamba

    Isentas motas < 125cc? Portanto as motas que mais precisam, são essas que estão isentas..

    Outra coisa: lá vai o mercado segunda mão ficar inundado com motas todas traficadas

    1. Avatar de ifm
      ifm

      cheio daquelas acidentatas, que vendem como se fosse naked, ou caferacer!!!

      uiiii vai ser lindo, as cafe racer vai ser mesmo TOP hahahhaha
      é so malta com quadros e subquadros cortados e soldados….hahah

      O inspector vai olhar e sabe la o que vai ver!!! se tiver bem feito, parace um burro a olhar para um palacio

  3. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Deveria incluir tb as motoretas de 50cm3, são as que sofrem mais alterações e colocam mais preocupações a nivel de segurança e ruído.

    1. Avatar de DrFrank
      DrFrank

      Também concordo. O mais preocupante são essas todas kitadas e alteradas que mais me preocupam.

    2. Avatar de Joaquim Neves
      Joaquim Neves

      +1

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Mas aí são ciclomotores e não motociclos.

    4. Avatar de Roque Rodrigues
      Roque Rodrigues

      Concordo

  4. Avatar de Anastacio Vitorino
    Anastacio Vitorino

    Vamos lá ver se é desta

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Esta lei abriga somente novas motos ou também abrange motos antigas?

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      “Esta medida vai aplicar-se a um universo de cerca de 450 mil motociclos.”

    2. Avatar de ifm
      ifm

      Obvio que é para todas…mas achas o que???

  6. Avatar de ifm
    ifm

    ” PS recomendou a implementação da realização de inspeções técnicas periódicas de ciclomotores e motociclos com cilindrada alta”

    Grande PS, é mesmo assim, ha que ir buscar a guita a algum lado.

    Quero ver o que é considerado modificação nas motos!!
    punhos aquecidos?
    Manetes??
    Top case?
    Piscas led?
    suspenção regulavel??

    É que nem as motos que saem do stand, estão a salvo, tudo isto pode ser comprado directamente no stand e instalado la.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Na Norauto também te instalam panelas de escape desportivas não quer dizer que esteja legal

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Tal como tens vários stand que te vendem o carro modificado já. Não é ilegal venderes carros/motos alterados, ilegal é circulares com eles na via pública

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        E também há quem venda capacetes sem homologação, não passam a ser legais porque foram comprados na loja do Zé.

    2. Avatar de TW
      TW

      Retifico. Grande PSD, é mesmo assim, ha que ir buscar a guita a algum lado.

      “De relembrar que esta foi uma medida aprovada pelo governo de Passos Coelho”.

    3. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @ifm, qual foi a parte que não percebeste que a lei foi “feita” no governo do Passos Coelho “De relembrar que esta foi uma medida aprovada pelo governo de Passos Coelho, em decreto-lei, onde tornava obrigatória a inspeção de motociclos”
      Vai ser uma pena, ver tantas e tantas motas irem para o lixo, muitas delas não vão reunir as “condições” para circular e como somos um país rico, está tudo bem.
      Ainda na passada semana estive de ferias em Espanha, e ver os veículos a circular em Espanha e em Portugal, ficamos a a sensação que os Portugueses vivem muito mas mesmo muito melhor que os Espanhóis

      1. Avatar de Só eu sei, porque não fico em casa!
        Só eu sei, porque não fico em casa!

        B@rão Vermelho isso é mentira, eu trabalho em Elvas e não vejo lá nada disso, vejo carros “novos”, muito mesmo, com dois a três anos, mas de gama baixa, em Portugal vejo muitos carros em segunda mão de gama média, a maioria são de serviço, (dito aluguer) e os restantes com mais de 6 anos.

      2. Avatar de Ifm
        Ifm

        https ://observador.pt/2023/03/23/ps-pede-ao-governo-inspecoes-regulares-a-ciclomotores-e-motociclos/

        23 de março de 2023!!!!!

        Lembram de acordar o bicho adormecido!!!!
        Pois a culpa é do Coelho outra vez, ate foi de propósito a AR para relembrar está medida.

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Se instalas na marca ou está homologado ou és informado que não é legal o uso em estrada…

    5. Avatar de cesar gamito
      cesar gamito

      nao sou do PS mas, isso e mentira. quem começou com esta lenga-lenga das inspeções as motos foi o governo do Passos Coelho.

  7. Avatar de AJ
    AJ

    finalmente. Vai remover muita poluição ambiental e ruído das ruas.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O pior disso é que as motos que fazem mais barulho são as LC’s 50cc que não vão ter que ir á inspeção… Vai ajudar claro mas não vai resolver

      1. Avatar de Francisco Teixeira
        Francisco Teixeira

        Ao tempo que já não vejo uma LC

        1. Avatar de Amilcar Alho
          Amilcar Alho

          O que é uma LC…?

          1. Avatar de RicM
            RicM

            É a Yamaha DT 50 LC, uma mota tão famosa em Portugal nos finais dos 80 e início dos 90 que até a marca japonesa decidiu fazer um modelo chamado “Cabo da Roca” em homenagem aos fãs portugueses. Imagem https://lisboa-city.doplim.pt/excelente-yamaha-dt-50-lc-id-88415.html

    2. Avatar de ifm
      ifm

      Isso nota-se nos carros!!
      desde que existe inspeção obrigatoria nos carros, deixou de haver hondas a fazer barulho e Seats a deitar fumo tipo tractores.

      nunca mais se viu linhas directas nos escapes, nunca mais se viu reprogramações nas centralinas, nunca mais se viu fumo preto a sair dos escapes parecendo uma central a carvão.

      haa espera a inspeção dos carros ja faz mais de 20 anos que entou em vigor

      1. Avatar de JLopes
        JLopes

        😀 😀

      2. Avatar de Francisco Teixeira
        Francisco Teixeira

        Esses só andam aos sábados à noite

      3. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        deixou? é que a unica diferenca que vi, é que agora passaram a ser “high tech”, com sistema eletronico para passar directo, ou por catalizador/silenciador wtv….

    3. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Sabes que alterar uma ponteira de escape por norma é apenas um parafuso, certo?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        o @ifm falou em linhas de escape e não ponteiras….

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Quem falou no ruido foi o AJ, numa mota raramente substituis a linha inteira de escape, por norma o escape é composto por duas peças coletor e ponteira, alterar uma ponteira para passar na inspeção é coisa fácil de se fazer, e na esquina do centro de inspeções podes voltar a colocar novamente a ponteira de escape que vai fazer o “barulho”.
          Com isto apenas quero dizer que não vai resolver nada, apenas vai retirar de circulação motas que por algum motivo tiveram de ser refeitas ao belo estilo do tuga o desenrasca.
          Ou vai alimentar uma data de gente que nem vai ter o que fazer aos €€€ que vai receber pela porta do horse.

          1. Avatar de Ifm
            Ifm

            Barão, as motos que deves conhecer devem de ser anteriores a 2000, as que eu conheço são compostas por 3 partes.
            Coletores, catalisador, e panela.

            Muitas se tiras ( ou removes o miolo) do catalisador já notas muito mais ruído.

    4. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Vai nada. O pessoal dos escapes alterados, coloca o escape de origem para ir à inspeção, depois volta a colocar o barulhento.

  8. Avatar de Francisco Teixeira
    Francisco Teixeira

    Alguma coisa boa ele fez…
    Pena que tenham demorado 8 anos para regulamentar a lei.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Ele nunca devia era ter assumido o governo, era deixar o Sócrates e restante quadrilha a grelhar com a Troika ao volante.

  9. Avatar de Berto
    Berto

    Alterar quase qualquer parte das motos que incomodam muita gente, é 20 minutos. Seja uma ponteira, ou uma liha de escapes é perder 20 minutos a colocar o original e voltar a faze lo a cada 2 anos. Esta medida é apenas para o estado ganhar dinheiro. A falta de manutenção nas motas deve ser a menor das causas de acidentes nas estradas.

    1. Avatar de Joaquim Neves
      Joaquim Neves

      Pode ser que se enganem, se 30% das motas ficarem encostadas, vê só por exemplo o dinheiro que o estado deixa de ganhar com impostos de combustíveis.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Vais começar a pedir a matricula emprestada aos amigos só para dar uma voltinha 🙂

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Exatamente, é isso mesmo que vai suceder.

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    As motas em pior estado que se vê por aí é de 125cc para baixo, que ainda por cima sao normalmente conduzidas por pessoas que pouco percebem de motos.
    Adquiriram uma porque a lei é uma fantochada e permite condução A1 só porque sabem conduzir um veiculo de 4 rodas.
    Um jovem com 20 anos anos tira para 450cc e mais tarde tem de se submeter novamente a exame e gastar mais dinheiro para obter uma cilindrada superior, enfim lol.

    Seja como for a minha Mt07 é de 2021, por isso inspeção só para 2025

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      nem por isso… embora haja muita 125cc no mercado, e em não tão bom estado (maioritarimente putos andavam com elas, e nao as estimavam) que vao de vela, as 125cc que ficam tem mais “carinho” uma vez que maioritariamente sao jovens adultos ou adultos (20-40 anos) que adquiriram porque nao precisavam de carta, e que normalmente já podem estimar…
      agora, 600cc superdesportivas, ou cafe racers de 400cc+ que nao podem circular, isso sim é a pontapés !

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        depende de onde moras, se morares numa zona mais rural vais ver que tens muita mota 125cc ou inferior com mais de 20 anos em mau estado.
        E depois a outra questão os milhares de ubers que aí andam, esgaçam aquelas motas todinhas, não so pelo tipo de uso mas pelos km’s.
        Motas que normalmente apanham chuva como tudo e é quase certa maior oxidação ao final de uns anos.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @Sergio, parabéns tens uma mota espetacular, estive bastante inclinado para comprar uma igual, mas como o objetivo é fazer viagens optei por uma trail, mas o bichinho da MT ficou, e com um escape dos bons essa mota é super fixe.
      Ainda à poucos dias fiz 2500 Km de mota visita aos Picos da Europa e recomendo a minha só vai a inspeção em 2026

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        verdade a mota é muito agil, eu ando muito dentro de cidade.. infelizmente em auto estrada perde algumas das suas qualidades por causa de ser tao descarnada.
        Boas voltas 🙂

  11. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Eu acho que estão a fazer uma tempestade num copo de agua:

    Na minha opinião esta nova lei vai apenas retirar das estras aquelas motas sem catalisador, linha diretas, alterações que não lembram a ninguém (caferacers) entre outras.

    Ter peças aftermark nas motas, tal como nos carros não significa que seja propriamente ilegal. Desde que não existas poluição, onde inclui também a auditiva, não deverá existir problemas nas IPOS.

    Quando referem que as inspecções nao tiraram os fumarentos e ratatas das estradas enganem-se… Ja muito raramente se vê um fumarento e um ratata nas estradas. Eles existem mas em muito menor escala.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Há caferacers e caferacers, o que não falta por ai são motas extraordinariamente bem modificadas, que metem as originais num canto, depois há as motas dos azeiteiros que por falta de melhor ou por falta de €€€, ficam como ficam.
      Eu adoro ver motas alteradas, quando bem feitas, quantas Vespas 150 vemos por ai super bem restauradas e outras que estão totalmente de origem mas já com 40 anos, vamos obrigar essas pessoas a colocar piscas nas motas, é que na altura não era obrigatório.

      1. Avatar de PoPeY
        PoPeY

        Exatamente, infelizmente a massificação de uma cultura faz com que a mesma apareça nos “radares” e se torne um alvo. Acontece o mesmo aos anos nos carros modificados. Existem Ibizas e civics estupidamente bem modificados, mas numa OS levam igual aos azeiteiros. Porque houve uma massificação de ibizas e civics modificados. Agora a moda são os pops&bangs, ter um anti-lag funcional é giro e tem a sua utilidade. Agora os 1.0 TSI que parecem uma AK, para alem de nao fazer sentido é extremamente incomodativo. Lá vamos todos levar por tabela novamente.

        Sobre as vespas, creio que nao será necessário ter piscas, tal como os carros sem cinto de segurança nao foram obrigados a adaptar esse sistema.

  12. Avatar de Bib'ó
    Bib’ó

    Nãã… Já era para ser em Janeiro de 2023 e como socialista é sinal de diálogo, os motars lá “dialogaram” com o governo e ganharam. Para 2024 será o mesmo se lá estiver esta rapaziada. Nada de corrupção, diálogo é mais cool.

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      https ://observador.pt/2023/03/23/ps-pede-ao-governo-inspecoes-regulares-a-ciclomotores-e-motociclos/

      Então porque todos os anos batem na mesma tecla???

      Haa porque não tem com quem dialogar, e arranjam um pretexto para dialogar.

      Ou será que é para fazer boa figura quando chegar a hora das eleições??
      Criam as dificuldades para depois dar uma de gajos porreiros.

      ” Primeiro ameaço, que te vou dar uma paulada, mas depois dou te uma palmada nas costas”
      Sou mesmo um gajo 5*, adoro a tua lógica

  13. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Será algo como submersível ou talvez mesmo irrevogável?

    Mas talvez umas Auditorias talvez resolva o apagão … fazendo luz …

    Como sabemos o facto de existir lei e normas, homologações, etc, etc, não quer dizer que tudo se cumpra ao pintelho, por isso a autoridade e as inspeções, etc ,etc … mas muitos pensam que são todos mamões, menos eles … e isso tem nome.

  14. Avatar de Sustri
    Sustri

    Vou deixar aqui o meu problema muito especifico.
    Motas todo terreno, motas usadas so ao fim de semana que nem na estrada andam.
    Motas que sao mantidas religiosamente na maioria dos casos.
    So o som de um pneu todo o terreno a rolar nos rolos vai ser suficiente para passar o limite de Db.
    Motores a 2 tempos dentro do centro de inspecao tambem ira ser uma coisa bonita de se ver.
    Para o publico em geral, ja estou a imaginar muita gente com variacoes, como por exemplo a tenere 700 rally a chumbar porque a mota e difrente da versao base que foi usada para a homolgacao.
    A unica forma que ha para se evitar um circo em larga escala é fazer uma lista de testes em que o proprietario do motociclo em questao tera de passar (o inspector nao toca na mota) e claro uma inspecao a iluminacao.
    De resto, em relacao ao que o povo se queixa e simples.
    Se um espastico for apanhado com provas ” de roda no ar ” ou em cima dos passeios ou qualquer outro tipo de comportamento digno de um macaco. Fica sem carta e ganha o privilegio de usar os transportes publicos para o resto da vida.
    So mais uma coisa, bicicletas, ebikes e aquelas pragas de aluger (trortinetes) tem de ser reguladas.
    Em vez de andarem com tretas lgbqt nas escolas, ponham a canalha a ter formacao rodoviaria, qualquer coisa equivalente a “carta das 50” que se tirava aos 14.
    Peço desculpa pelos erros ortograficos e falta de pontucao mas estes teclados gaming sao uma ameaca ao bom Portugues

    1. Avatar de PoPeY
      PoPeY

      Bem eu tenho um carro em que segundo o centro de IPO so existem 14 em portugal. É uma versão bem mais radical de um carro muito comum nas estradas portuguesas. Apesar do seu aspeto super alterado nunca tive problemas na IPO e reconhecem o carro (têm a ficha dele) exatamente como está. Não acredito que nas motas existam problemas com edições especiais.

    2. Avatar de Ifm
      Ifm

      O inspetor não toca na moto??
      Whattt??

      Vou para o matadouro e ainda tenho de dar o tiro???

      Se ele estragar, o seguro do centro que pague, não vou andar feito parvo com a moto a fazer testes sem sentido nenhum para correr o risco de danificar a minha moto…
      Eles é que tem de inspecionar, não sabem??
      Vou ter formação ou passem logo o papel verde.

    3. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @Sustri, motas sem matricula não vão a inspeção, não podem andar na estrada nem tão pouco sabes que é o dono, para os poderes convocar para a inspeção, não têm livrete

  15. Avatar de Manuel Soares
    Manuel Soares

    Não percebo a preocupação do pessoal, a minha mota com alterações vai continuar a passar como o carro, tou me bem a cagar, nota no cinzeiro e siga. Se nos carros já acontece, pensam que nas motas vai ser diferente?

    Eu nem me importo de admitir visto que os meus carros e motas tão sempre em bom estado que eu trabalho com isso diariamente, por isso.

  16. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    já faltou mais para chegar aos triciclos dos putos!

  17. Avatar de Vasco
    Vasco

    A inspecção deveria ser feita de surpresa, como já vi fazer muitas vezes à saída de certas rotundas, normalmente apenas a veículos pesados, com balança e tudo o mais.
    O Sr. encoste, não preciso de ver o selo da inspecção, obrigado. Vamos ver esses pneus, medir os gases, abra o capot sff, etc, etc, etc.
    Carros e motos, a eito, e de surpresa.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Sim, porque isso é extremamente prático e não estorva em nada o trânsito…

  18. Avatar de Spidi
    Spidi

    Puramente para salvar os centros de inspecção…é ridiculo inspecionarem motas uma vez que é facil deduzir que, obrigatoriamente, têm de andar bem mais cuidadas que um automovel. Senão quem paga é o teu toicinho !
    Lembrar também que quem fez/adoptou a lei não entende patavina do que é andar ou o que é uma mota.
    As motas de mato estão condenadas…faz lembrar o que aconteceu com os jet skis á uns anos.
    Em relação ao tópico dos barulhos, escapes, etc é pura demagogia. Qualquer Ferrari á saida do stand faz mais barulho que qualquer mota de série ou mesmo com escape aftermarket e homologado. Não vejo ninguém por aqui a queixar-se disso…Triste que, numa altura em que nos vendem que os carros electricos vão salvar o futuro, ninguém seja capaz de reconhecer que as motas já o fazem…gastam menos, poluem menos, método mais eficiente para nos deslocarmos numa cidade como Lisboa. Os velhos do Restelo…sempre os velhos do Restelo…

  19. Avatar de Aleluia
    Aleluia

    Já agora, um passarinho, contou-me que vão começar a apertar com a malta que nas cidades anda entre as faixas de circulação, no meio dos carros. Já estou a imaginar o dinheiro que vai começar a surgir dessas multas… Aleluia! Até que enfim!

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Ficas contente, já podes por a cabeça de fora e não picares ninguém 🙂

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Se não consegues ficar mais magro, ao menos que ou outros fiquem mais gordos…

  20. Avatar de JOSE
    JOSE

    Os carros e motas têm que ir à inspeção.

    AS ESTRADAS NÃO PRECISAM DE IR…!!!!!!!!!!!

  21. Avatar de Narciso Miranda
    Narciso Miranda

    Penso que vá originar um maior numero de acidentes nas estradas, porque apesar de “meter a ponteira de origem para a inspeccao”, vai andar muitas mais operacoes stop a ver se a mota ja tem inspeccao. Logo, por senso comum, vao deixar andar a ponteira de origem uns tempos. E se já no transito nao “veem” alguem que tem uma mota ruidosa, imagino sem “ver”.

    Enfim.. minha opiniao.

  22. Avatar de Ze
    Ze

    boa tarde as ditas 125 mas que so tem 124 na ficha tecnica tambem vao ser inspecionadas?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Se é acima de 125cc e têm 124cc penso que não haja dúvidas…