Inspeções: É melhor não retirar o filtro de partículas do seu carro

212 Comentários

Como já revelamos aqui, em novembro deste ano há novas regras para a inspeção automóvel. As novas leis estão já em Diário da República e há várias mudanças. Por exemplo, o veículo não deverá ser sujeito a inspeção, quando o inspetor considere que o seu estado ou o da sua carga não permitem a realização de todos os ensaios e verificações sem colocar em risco a sua integridade física ou a de terceiros ou provocar danos em equipamentos de inspeção, nas instalações ou no próprio veículo.

Se retirou o filtro de partículas do seu carro é melhor repor, pois, pode chumbar na inspeção.



A partir de novembro as regras para inspeção de veículos está mais apertada. Os centros de inspeção vão passar a avaliar se os veículos possuem o respetivo filtro de partículas. O filtro de partículas é um filtro cerâmico. Uma peça produzida em cerâmica porosa de cordierite ou carboneto de silício com uma estrutura parecida à de um favo de mel, mas com células quadradas em vez de hexagonais. Está colocada entre a linha de escape dos motores turbodiesel (a partir de agora todos os motores a gasolina passam a ter este componente) e evitam a emissão de partículas nocivas para a atmosfera.

Paulo Areal, presidente da Associação Nacional dos Centros de Inspeção Automóvel (Ancia), revelou ao Observador que…

Todo o investimento necessário em equipamento para fiscalizar as emissões de partículas foi realizado em 2014, quando saiu a diretiva europeia e nós fomos informados que iria ser implementada em Portugal. Nessa altura, investimos mais de 30 milhões de euros, para ter tudo pronto, mas como só agora o IMT definiu o quadro legal, só a partir de novembro vamos poder começar a impor os limites que já são aplicados há muito pelos restantes países europeus

O filtro é uma peça que custa muito dinheiro. Quando começa a dar problemas, a solução passa por retirá-lo apesar de ser ilegal. No entanto, revela o Observador que existem empresas a anunciar que realizam esta operação sem que os centros consigam detetar a marosca.

Isto porque mantêm a caixa exterior e soldam um tubo no seu interior para o inibir. Outro tipo de cliente que habitualmente retira o filtro de partículas é o fã do tuning que, para extrair mais uns cavalos do motor, incrementa a pressão do turbocompressor, “vitamina” a bomba de gasóleo e retira o filtro, que se lá continuasse rapidamente ficaria saturado e a obrigar a operações de limpeza extra por incineração.

 

 

Leia também…

Se tiver o carro sujo… não vai passar na Inspeção! Conheçam as novas regras

Comentários

212

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Finalmente. espero que os chumbem a todos, e aos fumarentos que andam por ai. E devia ser obrigatorio mostrar faturas de intervenções visiveis recentes. Por exemplo se alguma solda tivesse aspeto de nova ter que se comprovar o que tinha sido com fatura, não vá haver aqueles espertos que mandam por um no dia anterior e tiram de novo.

    1. Avatar de Vítor M.

      De facto os fumarentos parecem estar a aumentar…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        O fumo nada tem a ver com emissões… é só o aspecto visual.

        1. Avatar de Vítor M.

          Poluição, tudo se resume a isso.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Apesar de tudo existe diferença pois o aspecto é visual dá a entender ao subconsciente que se trata de uma poluição pior quando na verdade pode não ser o caso…

          2. Avatar de Vítor M.

            Também é verdade. Concordo.

        2. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          A maioria dos carros fumarentos com aspecto “tuning” levaram com alteração de aumento da pressão do turbo e de gasóleo e tiram sempre o filtro de partículas.

        3. Avatar de Cafuné
          Cafuné

          Então vá ficando perto de tubos de escape de respire o efeito visual. Depois os efeitos na saúde, serão visuais. lolada brutal

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Sim, também fique perto dos tubos de escape e respire os transparentes… depois venha dizer o resultado.

          2. Avatar de Darth
            Darth

            É um comentário um pouco bronco

        4. Avatar de Jp
          Jp

          Estou a ver que és muito entendido nesta matéria…
          Enfim….

    2. Avatar de Haiw
      Haiw

      O meu e fumarento de 1989 e ando no centro de lisboa e nunca me disseram nada. Era so o que faltava comprar carro novo por causa dos ambientalistas, oferecam me um ou calem se.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Ninguém lhe deve nada, mas você deve muito ao planeta onde vive.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Só faltava o abraçador de árvores.

          1. Avatar de Almeida
            Almeida

            Ou o agarrado ao snif de partículas que acha que o mundo tem uma dívida para com ele e que nos concede o privilégio de existir. Vamos dar-lhe um carro novo. Devemos-lhe isso e muito mais 😀

        2. Avatar de Luis Pedro Duarte Sousa
          Luis Pedro Duarte Sousa

          Tenho a certeza que a maior parte das pessoas que dizem isso têm TDIs do grupo Volkswagen ou algo do gênero em vez de optarem por japoneses a gasolina que com o mesmo preço tem mais potência, mais fiabilidade e um terço das emissões

          1. Avatar de Manel
            Manel

            Como ?
            Caso não saibas todos os veículos automóveis na Europa têm que cumprir a norma Euro 6d-Temp, portanto não interessa que sejam Japoneses, Chineses, Coreanos, Americanos etc.
            Os veículos a gasolina emitem mais CO2 que os veículos a diesel, ao contrario os diesel produzem mais NOx e menos CO2 que os a gasolina.
            Os veículos com os motores (diesel) mais modernos, em termos de poluição estão equiparados com os a gasolina.

          2. Avatar de Gtikiller
            Gtikiller

            Lol, e os bmw, mercedes, peugeot, citroens, renaults, etc não contam? Cada cromo…

          3. Avatar de Louro
            Louro

            @Manel,
            cO2 é o menor dos nossos problemas quando falamos de emissoes dos veiculos a combustao.

      2. Avatar de Urtencio
        Urtencio

        Por um lado tens razão.. as taxas e taxinhas para depois uns e mais uns quantos poderem ter regalias de 8 motoristas e mais não sei quantos carros, faz que muitos dos comuns “percam” a oportunidade de adquirir carros mais recentes! Juntando com rendas de casas superiores ao ordenado mínimo…
        Típico de um pais aprendiz de Venezuela!

        1. Avatar de BC
          BC

          Olha, és desses…

          1. Avatar de Urtencio
            Urtencio

            Desses? Não sou de nenhum… Trabalho amigo!

      3. Avatar de oeuropeu
        oeuropeu

        Muitos centros de inspecção vão fechar os olhos.
        Isto só la vai quando a policia começar a verificar os carros, e vendo que este não esta a cumprir as normas passar o auto, e acontecendo n que passaram na inspecção e não cumprem as normas e pertencem ao mesmo centro de inspecções, pedir uma inspecção ao centro por uma entidade competente.
        Só assim os centros de inspecção eram rigorosos, para não terem problemas ou serem fechados

        1. Avatar de Toni
          Toni

          Antigamente os carros a davam n tinham paneleirisses e havia menos assidentes agr e só pra deixar mais umas croas po estado

      4. Avatar de Marco Oliveira
        Marco Oliveira

        O Problema não está num carro de 1989 que nem sequer tem filtro. Aliás o facto de ter um carro 1989 quer dizer que está a ajudar o ambiente ao não trocar de carro regularmente.

        1. Avatar de Robin
          Robin

          Até que enfim uma resposta inteligente, e além disso mostra que é uma pessoa financeiramente inteligente porque, um carro serve para queimar km, seja velho o novo, com o novo os gastos são maiores e grande parte das vezes representa um endividamento por muitos anos o que corresponde a ser um escravo da divida e Portugal além de ter uma elevada divida publica, ainda tem uma da maiores dividas privadas, tudo a ajudar as crises em Portugal, mas ninguém pensa nisso, prosperidade não é sinonimo de endividamento, mas não se ensina as pessoas ,aquilo que passa muito é o convite a dívida.

        2. Avatar de Toni
          Toni

          O problema é que na inspecção eles andam se for preciso 1 hora atrás de alguma anomalia pra reprovar o carro obrigando você a comprar um novo

          1. Avatar de José
            José

            Assim perdem dinheiro, porque poderiam ver um carro a cada 15 minutos…

        3. Avatar de Manel
          Manel

          Um carro do ano de 1989 (se não foi alterado) está em conformidade com a legislação em vigor nesse ano.
          Outra coisa é comparar os níveis de poluição de um motor de 1989 com os parâmetros actuais.

        4. Avatar de luisa
          luisa

          Fizeste as contas? Mostra lá como chegaste a essa conclusão com dados e factos!

      5. Avatar de Pedro
        Pedro

        Tantas palavras para dizer que tem um carro velho e podre.

        Mais valia ser logo directo.

        1. Avatar de Robin
          Robin

          Essa é uma mentalidade de pobre,porque ter carro antigo não quer dizer rebentado ou estragado, também existe assim como novo e arruinado eu costumo dizer mostra-me o teu escape e digo-te o condutor que tu és.
          Essa mania de dizer que carro antigo está estragado é conversa de vendedor de automóveis e só vai nessa conversa quem não percebe de carros e motores.

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      E se eu fizer as reparações eu proprio que fatura é que levo? Parece que assumes que são todos aleijados que têm de levar o carro a um mecanico ou que o estado possa proibir cada qual de intervencionar os seus próprios veículos

    4. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      O que tem A FAP a ver com os fumatentos? O meu carro anda sem FAP e vão continuar assim por muitos anos e não faz mais fumo.
      E sim vai continuar a passar nas inspeções.

      1. Avatar de qqq
        qqq

        não vai não. eu vou estar atento.

      2. Avatar de oeuropeu
        oeuropeu

        Pois não importa mesmo ser fumarento ou não.
        O problema de vocês e outros milhares que tiram as FAP’s deixando os gases NOx todos para atmosfera, que são altamente prejudiciais para o ser humano e responsáveis por muitas doenças pulmonares.
        O meu carro tem FAP e nunca removi, quando da problemas que remédio fazer uma limpeza ou comprar uma nova.

        Que ignorância achar que porque não se vê fumo ta-se bem, mais que o problema visual é os problemas de saúde que advém de tirar o filtro. Se não pensa em si, pense na sua família, amigos, não tem filhos?

        1. Avatar de Toni
          Toni

          Agr andam todos preocupados com as substâncias nocivas antigamente os carros andavam e as pessoas duravam até aos 90 anos

          1. Avatar de Louro
            Louro

            @Toni,
            Nao diga asneiras, o tempo médio de vida tem vindo a aumentar ao longo dos anos.

        2. Avatar de Pirata das cabernas
          Pirata das cabernas

          Então se estás assim tão preocupado com o ambiente compra elétrico. Se não chegar anda de bicicleta. Já não fazes poluição. Ou nem bicicleta tens?

          1. Avatar de D4rx
            D4rx

            Conduzir é um privilégio e não um dever.

            É preciso haver respeito.
            Tirar o filtro pode ser bom para a carteira mas péssimo para o ambiente e para a saúde!
            Sinceramente custa assim tanto ser normal? Custa seguir regras?

            Se a polícia fosse informada pelos centros dos veículos sem estes filtros, é que penalizassem os condutores o assunto ficaria resolvido em poucos anos… 1 ponto por cada mês passado sem resolver o problema… Quem não quiser, fica sem direito a conduzir… Paciência…

          2. Avatar de Raul
            Raul

            Comentários, na maioria, de quem não tem noção da realidade. Automóveis? Por acaso têm noção de quantos navios mercantes existem, já para não falar dos outros nem das aeronaves, e da quantidade de combustivel que consomem?

    5. Avatar de José
      José

      Eu acho que não percebe como é que as coisas funcionam, os carros que já trazem filtros de partículas trazem também motores muito mais eficientes que não fazem fumo como os mais antigos que são autorizados a andar sem filtros de partículas, é tudo um engano. Eu tenho um diesel com 20 anos e não tem filtro de partículas, passou sempre na inspecção e sempre passará, mesmo tendo emissões piores do que qualquer carro diesel moderno. Os incentivos estão ao contrário, se não cobrassem impostos mais caros nos carros novos e não obrigassem a pagar 1000 euros de cada vez que se tem de mudar filtro de partículas, eu já tinha investido num carro bem mais recente, assim sendo sou condenado a andar com o meu carro mais poluente, mas também mais económico para a classe social mais baixa.

      1. Avatar de Toninho
        Toninho

        Até que enfim alguém disse qualquer coisa de jeito

      2. Avatar de luisa
        luisa

        A verdade inconveniente!

    6. Avatar de Paulo Vinagre
      Paulo Vinagre

      Quem intervenciona e repara os seus veiculos? Era obrigado a deslocar-se a uma oficiona e pagar por serviços só para ter a fatura?

    7. Avatar de Janus
      Janus

      Felipe F., Fumarento anda a tua cabeça.
      Foram pessoas como tu que me fizeram mudar de ideias relativamente ao aborto.

    8. Avatar de Sr. Raposo
      Sr. Raposo

      Quando algum dia precisar de uma ambulância e ele avariar pelo caminho por causa do filtro de partículas vai mudar de pensamento

    9. Avatar de jose
      jose

      No tempo do meu avô carros não tinham filtro de particulas , chegavam quase aos 100 anos de vida , agora com filtro da treta se morre aos 70, taxistas 99% não usa esse filtro da treta , centenas de carros já arderam por causa desse filtro da Treta os tipos do Zero são mesmo 0000000, como diz o alentejano abram os olhos mulas , que a carroça vai cega

  2. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    mais tarde ou mais cedo ia acontecer

  3. Avatar de Abreu
    Abreu

    E aqueles TDI alterados que quando aceleram a fundo faz uma fumarada preta?

    Era mandar ABATER, e a empresa que fez a alteração era pagar uma multa por atentado ambiental! Só assim acabava com essa moda

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Pode deitar o fumo negro, porque neste momento só abalizam o CO2.
      É ridículo mas já vi um carro passar a deitar imenso fumo, neste caso fumo azul, e o inspector disse que passava porque o CO2 estava bom

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Fumo azul significa óleo misturado , não vai durar muito , não te preocupes

        Abc

      2. Avatar de José
        José

        Exacto, as pessoas não entendem que não podem medir partículas porque senão chumbavam todos os carros antigos que não tenham filtro de partículas e todos os que tenham mas este já não esteja a 100%, cada mudança de filtro pode ir ao 1000 euros, ia rapidamente haver uma revolta brutal.

    2. Avatar de rui
      rui

      deviam fazer esses 200m a acelerar mas com um tubo do escape para dentro do carro

      1. Avatar de Abreu
    3. Avatar de VanWall
      VanWall

      Irmão faz o seguinte se estás com inveja porquê que não abates primeiro a tua viatura ao menos não poluias o ambiente!

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Muitos donos de carros que já tiveram filtro de particulas, estão neste momento preocupados. As empresas que os retiraram nem por isso, porque voltam a ganhar dinheiro a colocarem o filtro!!!!!

    Faltou referir que muitos “jeitosos” que retiraram o filtro numa operação mal feita, mais tarde pode provocar um incêndio no carro!!!! Um filtro de partículas não é mais do que um mini-incinerador que trabalha a temperaturas altíssimas!!!!!

    É verdade que o filtro de partículas e o catalisador castram o motor e retira-lhes potência, mas melhora e de que maneira a poluição. Experimentem ir atrás de um diesel de 20 anos (que nós ainda permitimos) e vejam se aguentam ir muitos km atrás dele sem ficarmos enjoados!

    Em vez de se atacar os carros modernos e menos poluentes, devíamos incentivar o abate dos carros antigas, ah, mas espera lá, quem usa carros antigos é porque não pode trocar por um carro novo, ou é uma empresa de transportes públicos ou de transporte de mercadorias, transporte naval, transporte ferroviário……. pois, se calhar essa medida tem custos!!!!!

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Olha lá, o meu Corsa B 1.7 D tem 20 anos e aposto contigo que faz menos fumo que os TDI, que por aí andam… isso que dizes não se aplicam aos carros velhos de certeza…

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Eu nem sequer falei em fumo!!!! Já andou atrás de um carro Corsa B 1.7 D com 20 anos? E com 30 anos? Quanto tempo aguenta andar atrás deles? E tractores? E papa-reformas?

        1. Avatar de jose
          jose

          Rui, sai dessa bola em que vives e para de dizer merda, obrigado

        2. Avatar de Luis Pedro Duarte Sousa
          Luis Pedro Duarte Sousa

          Desculpe mas tenho que discordar consigo, ao contrário do que muita gente pensa os sistemas de catalisação de escape de carrospouco evoluíram nos últimos 30 anos( eu sei disso pois sou engenheiro mecânico) se por acaso isso enjoa é por que esse carro está a queimar óleo, o que pode acontecer em veículos com mais de 400000 km, mas caso o veículo seja pouco rodado (até cerca de 250000km) é provável que não poluia mais que um carro a diesel novo, quanto aos tratores e papa-reformas concordo consigo, pois muitas vezes sai de fábrica com linhas diretas.

        3. Avatar de Robin
          Robin

          Os meus têm 30 anos com 100.000Km e outro com 25 anos 160.000 km ao lado de um carro novo têm melhor aspeto não fazem fumo preto,azul ou qualquer cor, mas conheço muito carro novo a km óleo com fartura e também posso dizer que os carros novos poluem muito mais, começam logo por ser construidos para o 1º dono e para a garantia, depois disso acabaram.
          Conheço um tipo que disse tive um Mercedes fez 3 milhões de Km, comprou um Ford Mondeo NOVO !! pois e disse-me neste já foram 2,500€ para cx de velocidades , a FAP é a toda hora e motor parece que se parte todo resumindo é novo, mas tem um merd de um carro.

        4. Avatar de Ivan
          Ivan

          Como ja disseream, isso de enjoar é oleo a queimar. Tambem tenho um Corsa B 1.7D de 96, com 450mil km, SEMPRE BEM MANTIDO, e nao deita nem fumo preto nem azul nem amarelo as riscas rosas. Não são os anos que importam mas sim o estado de conservação do mesmo. Ja vi uns quantos BMW e VW com menos de 5 anos à minha frente a queimar oleo, isso sim enjoa e faz um mal terrível!

      2. Avatar de Abreu
        Abreu

        Eles fazem fumo preto porque foram alterados, era mandar ABATER mais nada! Aqui na madeira tem muitos túneis e quando esses carros lá passam deixam os túneis cheios de fumo, os vecotecs disparam as ventuinas!

        Sabes quanto custa em electricidade 5 minutos de uma ventuinas ligada? Não gastas isso em 3 meses numa habitação

        A única saída era mandar ABATER esses TDI , e com multa para o proprietário, logo essa merda ia acabar

        E as oficinas que fazem essas alterações deviam de pagar uma boa multa ambiental!

        Não sabem o tormento que e ficar avariado num túnel e passar esses Cronos e respirar aquele fumo!

        1. Avatar de Hugo Figueiredo
          Hugo Figueiredo

          Compras um tdi assim não ficas apiado dentro do túnel…….

          1. Avatar de Abreu
            Abreu

            Tenho um 1.4 TDI polo de 2001, não faz fumo e nunca me deixou apeado.

            Trabalho em assistência e muitas vezes estamos dentro de túneis a aguardar o reboque e passa um cromo com um 1.9 alterado e fica tudo negro! Onde anda a polícia? Onde anda os ambientalistas?

            Alguém tem que fazer algo, uma coisa e o carro fazer fumo normal outra coisa é fazer aquela fumarada toda, as tantas aí no continente não tem esses Cronos

          2. Avatar de Carlos Rocha
            Carlos Rocha

            Isso é o que tu pensas, ou queres mesmo te enganar a ti próprio.

          3. Avatar de Carlos Rocha
            Carlos Rocha

            Isso é o que tu pensas, ou queres mesmo te enganar a ti próprio.

        2. Avatar de Manel
          Manel

          O meu faz fumo quando faz a regeneração, e está em conformidade com a Lei.
          E agora como ficamos ?
          Os fundamentalistas no futuro vão andar de bicicleta ou a pé, basta ver que a cruzada conta os automóveis está a dar resultado, é ver o preço dos veículos novos.
          Carlos Tavares (Peugeot) já alertou à uns anos que uma família normal não vai ter rendimentos para comprar carro no futuro.

        3. Avatar de Xxxxxxxxx
          Xxxxxxxxx

          Eu sou da madeira, tenho um tdi, é um comboio a carvao, e tenho muito prazer em deitar fumo propositadamente quando vai um caracol do lado esquerdo e não se afasta, se voce é um desses, é provavel que ja tenha apanhado

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Concordo gosto muito do planeta e do ambiente mas entre o ambiente e a carteira vai sempre a carteira e a verdade é que os filtros de particulas podem trazer montes de problemas ao carros e beneficiar o ambiente prejudicando toda a gente tambem nao acho correto se começara dar problemas ao carro concordo que se tire façam coisas que nao dêm problemas e toda a gente usa, tambem é verdade que se formos atentos podemos evitar os problemas tais como quando o carro aumenta as rotaçoes sozinho quer dizer que esta a queimar e nunca se deve desligar o carro nessa altura o que acontece muito com pessoas a fazer viagens pequenas mas secalhar em vez de criminalizar todos os que tiraram o filtro para o carro nao dar problemas podemos por exemplo começar a ensinar as pessoas que estao a tirar a carta este tipo de coisas mas o que é importante é ensinar coisas que nao servem para nada

      1. Avatar de Brilhasman
        Brilhasman

        O Tuga gosta de carros a gasóleo, mas não sabe conduzir, ou seja, não faz km para compensar um carro novo a gasóleo…tenho dito…e não percebo nada disto…

    3. Avatar de Robin
      Robin

      Esta é uma resposta que representa o porquê de Portugal estar endividado até ao tutano o importante é a divida, as pessoas devem endividar-se para ficar um País limpinho.Sim porque quem diz que a FAP mantém um motor limpinho, de certeza que não sabe o que é a fap nem o que faz aos motores e já agora convém também dizer que quem não tira a fap também incendeia não só os motores como os carros, dou 2 exemplos um carro de 2013 (50.000€ ) e outro 2019 (70.000€) nunca mexidos.

      Respostas de idiotas

      1. Avatar de Gtikiller
        Gtikiller

        Tive um seat leon fr tdi 170 fiz 200 000 e nunca tive problemas com o filtro nem nunca se incendiou… Tudo tretas… O pessoal tira o giltro apenas para ganho de potencia nada mais

    4. Avatar de Ricardo Gouveia
      Ricardo Gouveia

      Nao sei qual é a tua cena com carros antigos… Se nao gostas de carros antigos tem paciência… Temos pena meu amigo… Tens de respeitar quem tem carro antigo.
      Quem tem carro antigo é porque gosta

    5. Avatar de Toni
      Toni

      Um carro novo é pra estar sempre encostado na oficina?? Não obrigado velho e bom!

      1. Avatar de Brilhasman
        Brilhasman

        Cheio de coisinhas…para avariar

    6. Avatar de Nelson
      Nelson

      por lei ,, so os carros a partir de 2009 é que são obrigados a ter fap ,, até essa data quem os tirou nao tem de os voltar a meter ,,e se fosse mais mais informado os carros que incendeiam sao justamente os carros com o filtro estragado ,, e por falar em carros incendiados ,, hoje é dia de incendiar carros por toda a França ,, sabia disso ,,, a noite do 14 de julho ,,,

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Não amigo, segundo o diário da República , qualquer carro que tenha saído de origem com filtro de partículas, não pode retira-lo, e assim chumbar na inspeção.

    7. Avatar de luisa
      luisa

      Melhora a poluição? Ou diminui a poluição?

    8. Avatar de jose
      jose

      Pois eu penso o contrário e pelo muito que temho lido , centenas de carros têm ardido precisamente por ter esse filtro da treta e esqueçam essa treta do ambiente, que a natureza responderá por isso , Tudo nasce, tudo cresce, tudo morre e tudo se transforma

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Grande problema, levam o carro ao mecânico e ele leva-o à inspecção e passa de certeza e paga-lhe 10€, bem mais barato que ter de reparar o filtro de partículas ou voltar a pô-lo. Se acho bem, claro que não, mas infelizmente é assim que as coisas funcionam em Portugal.

    1. Avatar de BC
      BC

      O valor de pagar ao mecanico para levar o carro, mais pagar ao inspetor para fechar os olhos, é mais caro do que meter o raio do filtro e levares tu o carro à inspeçao.

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Não , não é

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Precisamente, por isso é que em caso de suspeita a policia deveria de ter autotidade para te enviar para um centro de inspecoes (a escolha deles) de forma imediata.

      Assim acabava a história, e caso o carro tivesse feito inspecao nao há muito tempo, o centro de inspecoes deveria de ser investigado.

      1. Avatar de Hugo Figueiredo
        Hugo Figueiredo

        Tu nem tens polícia para apanhar o ladrão que acabou de roubar no supermercado quanto mais para investigar seja o que for… Tristeza

        1. Avatar de Manel
          Manel

          Portugal no seu melhor.

      2. Avatar de Vitor
        Vitor

        Só mesmo num país pequeno como Portugal é que se diz tanta parvoíce junta, isto noutro país nem se fala deste tema é mesmo não ter nada para fazer.
        Isto é tudo um negócio os catalisadores, carros elétricos / meio ambiente.

        1. Avatar de Toni
          Toni

          Concordo plenamente

        2. Avatar de Almeida
          Almeida

          Nos países mais ricos não falam porque têm sempre carros novos. Nos mais pobres não falam porque ficam felizes quando têm uma carripana qualquer. É capaz de haver outros que não falam porque são mudos e ainda outros porque o cérebro não sugere nada para dizer.

      3. Avatar de jose
        jose

        Esqueçam essa treta dos filtros da Treta , já muitos carro arderam por causa desse filtro e quanto ao ambiente a natureza se encarrega de tudo , Tudo nasce , tudo cresce , tudo morre e tudo se transforma

  6. Avatar de pedro
    pedro

    agora é que vai ser ganhar dinheiro !!!! o meu filtro de particulas novo custa perto de 2.000 euros …..

    1. Avatar de BC
      BC

      Nao o tivesses tirado…

      1. Avatar de pedro
        pedro

        não tirei, mas no dia se precisar de mudar/limpar é que vai duro ….

      2. Avatar de Hugo Figueiredo
        Hugo Figueiredo

        És um campeão a falar do caraças so tu fazes a página dos comentários…. A vida é feita de escolhas, 1o uma boa modificação não faz fumo como muitos azeiteiros que andam na rua 2o isto da fiscalização não vai dar em nada porque passa tudo desde que metas lá a nota 3o os filtros de partículas são demasiados caros ora se trocamos por um mais recente levas por tabela se manténs o carro antigo és criticado 4o muita gente tira o filtro porque não tem como pagar um novo para por no carro 5o ah mais gente a tirar o filtro por não ter guita do k aqueles que querem por mais cv’s…..

        1. Avatar de me and me
          me and me

          @hugo:
          Passa tudo desde que deixes lá a nota…. Se soubesses a raiva que isso me dá…. Espero que a polícia meta opacimetros nos carros e manda apreender tudo o que ande sem o filtro… Não tenho pena…
          Se acham caro o filtro comprem um carro sem ele…. É a vida. É o que dá ter um carro moderno… Não chorem e cumpram as regras.

          1. Avatar de me and me
            me and me

            Um carro que venha sem filtro de fábrica claro

          2. Avatar de Hugo Figueiredo
            Hugo Figueiredo

            Pela tua lógica tenho que andar com um carro do ano de 2000 deixa de ser boneco…. Já havia carros de 98 a vir com esse sistema de FAP só apartir de 2010 é que passou a ser obrigatório informa te

  7. Avatar de ok
    ok

    Finalmente. Já estava farto de ver azeiteiros na estrada e no youtube com a sua carroça velha que não anda nada e a deitar fumo preto.

    1. Avatar de Luis Pedro Duarte Sousa
      Luis Pedro Duarte Sousa

      Não andam nada??existem TDIs em Portugal com quase 500 cv, claro que continuo a preferir um Honda série b ou k , pois sou um petrolheart mas dizer que não andam nada?
      Estuda antes de falar, ok?

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Deviam de ir abater esses caros, sucata com eles, se querem fazer fumo que meta o carro na garagem e dá-lhe gás.. esses gajos só tem m¿$?%a na cabeça

      2. Avatar de Alex
        Alex

        Que adiantam 500cv que para muitos o kit de unhas é inexistente? Em reta é uma maravilha e são os maiores lá do bairro, mas quando chegam as curvas……. oupsss!!! O kit de unhas não veio instalado ahahahahah
        Depois vem um simplório com 190 cv e na 1ºa curva dá-lhes ratada xD
        Primeiro ficam abanados sem saber o que aconteceu, depois enervam-se e aceleram, no fim juntam-se a potência, o orgulho, a mania, o kit de unhas imaginário, e um 500 cv espetado contra um raile ou um muro! ahahah

  8. Avatar de márcio
    márcio

    de acordo com a CWR, uma ONG que se dedica ao combate às emissões poluentes, os 15 maiores navios do mundo, sozinhos, emitem mais NOx e enxofre para a atmosfera do que os 1.300 milhões de automóveis a circular em todo o mundo.
    pois é… os automoveis e tal… o eletricos e tal…

    1. Avatar de Luis M
      Luis M

      Faltou-te dizer que esses 15 navios sozinhos transportam mais carga que os 1300 milhões de carros… Não te esqueças que cada compra que fazemos de material electrónico e não só, estamos a contribuir para que esses navios poluam. Para se reduzir a poluição global é necessário, entre outras medidas, alterar mentalidades. O consumir local tem que vingar.
      Em relação à noticia em si só peca por ser tardia, embora vá haver sempre inteligentes a dar a volta ao sistema, como centros de inspeções a fechar os olhos.

      1. Avatar de márcio
        márcio

        concordo com tudo!
        saliento que carga não são pessoas que se movem todos os dias. Consumir local tem de ter vontade politica e financeira.
        e soluções racionais para os navios? mais de 50% dessa poluição estava resolvida em 15 unidades, já que controlar 1300 milhoes de automoveis…

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Não é verdade!
        Esse número de 1,3 mil milhões de veículos já inclui camiões e autocarros!!!!!
        Sabe que pelo menos essa carga transportada por esses navios chega ao destino por camião, certo?
        https://www.carsguide.com.au/car-advice/how-many-cars-are-there-in-the-world-70629

        1. Avatar de márcio
          márcio

          a questão é a fonte de poluição e a precupação (ou a falta dela) aqui debatida, se 15 navios poluem tanto como todos automoveis porque não tornar esses mesmos navios mais “ecologicos” e tomar medidas sobre esses 15 meios de transporte em vez 1,3 mil milhões? não quero dizer com isto que não atue sobre os automoveis, mas vamos é por as hipocrisias de parte! é triste mas é verdade… no fim resume-se tudo a lucros.

  9. Avatar de Louro
    Louro

    Lá se vai a poupanca que o pessoal dos diesel dizia ter.

    Acho muito bem, esta regra só peca por já ser tardia, deviam de munir a policia com formas de fazer testes de emissoes na rua ou entao fazer com que pudessem enviar os carros para fazer uma inspecao caso achassem que fosse adequado.
    Nao é encontrado nada de mal, inspecao é grátis e a pessoa segue a sua vida, é encontrado algo mal, é logo a multar e inspecao com preco pelo menos 3 vezes superior ao normal.

    Querem mais potencia, pura e simplesmente comprem carros mais potentes, o que nao falta é oferta no mercado.

  10. Avatar de ze
    ze

    Eu tambem queria era que acabassem com os desportos motorizados, por ex, f1, moto cross, rali,,,, etc… Issso ja nao convem,,,,, dá dinheiro…

    1. Avatar de Luis Pedro Duarte Sousa
      Luis Pedro Duarte Sousa

      Nota- se mesmo q não é um amante de carros, eu pratico vários desses desportos e não é por dinheiro, é por paixão!

  11. Avatar de eu
    eu

    Será que também vão ver os filtros de partículas dos NAVIOS?
    É que esses não poluem nadinha.
    Ahhh esperem lá… Qual filtro de partículas num NAVIO?
    Pois é…

  12. Avatar de Fernando
    Fernando

    É preciso ser se muito ingénuo para pensar que um simples carro de um proprietário particular, irá fazer alguma diferença na poluição global.
    Os maiores poluidores do planeta são TODOS financiados ou subsidiados pelos estados e nós, Zé povinho, andamos aqui a pagar multas pesadas porque fomos apanhados num esquema viciado. Os filtros de partículas vão todos dar problemas, em 90% dos casos é inevitável e resolver isso fica caríssimo, então muita gente tem de os retirar porque é como remover um cancro do carro.
    Mas volto a dizer que os carros particulares em termos de poluição global, equivale a menos que nada

    1. Avatar de Luis M
      Luis M

      um simples carro não faz nada, 1300 milhões a rodar todos os dias são capaz de fazer…

      1. Avatar de Manel
        Manel

        Tens a certeza ?
        Soma o transporte marítimo (que os motores queimam tudo o que se mete lá dentro) e transporte aéreo e vais ter uma surpresa, esqueces logo os automóveis.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Então o que é que está a contribuir para a poluição das cidades? Temos cidades cobertas de SMOG e fumo.
      Muitos afirmam que os carros não poluem então o que é que faz com que a qualidade do ar nas cidades seja tão má?

      1. Avatar de Luis Pedro Duarte Sousa
        Luis Pedro Duarte Sousa

        Jonas industriais, portos marítimos nas redondezas, aeroportos, matadouros nas redondezas,metros com mais de 30 anos, é pressiso continuar??

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Portanto uma cidade no interior o Smog é provocado por transportes eléctricos (metro), portos marítimos, matadouros e aeroportos que ficam a dezenas de km de distância?

          1. Avatar de Luis Pedro Duarte Sousa
            Luis Pedro Duarte Sousa

            Foi erro do corretor eu queria dizer apemetros que são filtros das chaminés, e caso tu não saibas existe o porto de Lisboa, dois grandes matadouros em loures, o aeroporto da Portela e grandes zonas industriais em Vila Franca de Xira, tudo isto dentro da zona urbana da grande de Lisboa.

          2. Avatar de Manel
            Manel

            Smog numa cidade do interior ? Só se for industrializada.

  13. Avatar de Rui
    Rui

    O meu ainda tem FP direitinho. Tenho sempre cuidado em ir com ele a auto estrada para ele não estar em regeneração. Agora há uma coisa, as pessoas têm que avaliar esses gastos antes de comprar um carro. Quem não tem dinheiro para manutenção de um carro a gasóleo compre um carro a gasolina.

    1. Avatar de Luis M
      Luis M

      os carros a gasolina também vão ter FAP

    2. Avatar de Hugo Figueiredo
      Hugo Figueiredo

      Até te dar problemas e quando fores a pedir orçamentos vais pensar é páh secalhar tirava isso, não se trata de carros a gasolina ou diesel é o valor das coisas..

  14. Avatar de Coelho
    Coelho

    o governo que baixe o preço da gasolina, acabam com o problema dos motores diesel

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Sim, porque os carros a gasolina não poluem nada!!!!
      Nem emitem muito mais CO2 que os carros diesel nem nada!!!!!

      1. Avatar de Luis Pedro Duarte Sousa
        Luis Pedro Duarte Sousa

        Não é só o CO2 que polui, muitos outros gases piores são produzidos por motores a diesel, para não falar que nem se torna muita diferença na economia porque os motores a gasolina consomem menos e com metade da cilindrada(menos gases/consumo) de um motor a diesel consegues facilmente ter o dobro da potência.
        Não venhas regatear que eu sou engenheiro mecânico.

        1. Avatar de Luis Costa
          Luis Costa

          Dizes então que um carro a gasolina consome menos que um carro a diesel? Ai jasussss.. Nem te vou perguntar em que Uni tiraste esse curso para não envergonhar essa escola

          1. Avatar de Luis Pedro Duarte Sousa
            Luis Pedro Duarte Sousa

            Sim, consomem praticamente o mesmo porque a cilindrada é inferior, por exemplo um golf 7 1.4 tsi cosome exatamente o mesmo que um golf 7 2.0 tdi mesmo o tsi tendo mais 10 ou 20 CV e produzindo menos gases.
            Eu sei o que estou a dizer, não sou apenas um desinformado a tentar ter razão.

          2. Avatar de Alberto Gameiro
            Alberto Gameiro

            Esse engenheiro mecânico tem razão

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Qualquer carro a gasolina que tenha de fazer percursos com inclinação, no mínimo consome o dobro de um carro diesel.
            Vejam bem que carros usam as pessoas em Trás-os-Montes, Guarda, Douro, Covilhã…… motores diesel e com alguma cilindrada. Vejam bem quantos carros a gasolina encontram em sítios montanhosos!!!!

          4. Avatar de Luis Costa
            Luis Costa

            Comparas veículos com cilindradas totalmente diferentes, queres comparar compara 2.0tdi com um a gasolina idêntico e aí veremos. É como já te disseram aqui, mete um carro a gasolina a fazer longas distâncias e com subidas inclinadas e depois vem aqui falar. E olha que já tive tanto uns como outros na mão, e quando toca a dar esforço ao motor o de gasolina vai sempre gastar mais pois não é um motor para esse efeito.. Agora podes me dizer é que vais gastar pouco a não ir a grandes velocidades, óbvio! No meu diesel se for a velocidades constantes e baixas gasto pouco também!

        2. Avatar de Pedro Brettes
          Pedro Brettes

          Que motor a gasolina faz 3.5l/100 kms?

          1. Avatar de Luis Pedro Duarte Sousa
            Luis Pedro Duarte Sousa

            Ford 1.0ecoboost, por exemplo.

          2. Avatar de Pedro
            Pedro

            O Toyota Corolla 1.8 Híbrido faz por exemplo.

        3. Avatar de Rui
          Rui

          Óh senhor Engenheiro. Então resolva-me lá este inbroglio.
          Eu durante 1 ano e meio alugava um carro, ao serviço da empresa, para não ter de me deslocar com o meu pessoal (certificação da qualidade).
          No início eu alugava carros a gasolina, porque o aluguer é 20 e picos euros mais barato. Fazia percursos de montanha, a atravessar o douro até Vila Real e regressar, cerca de 140km de cada vez.

          Como compreende, eu tinha de devolver o carro e voltar a atestar de combustível. Olhe, experimentei os famosos carros de motor minúsculo de 1000 a 1200ccm (desde Fiat 500, Renault Twingo, Renault Captur, Peugeot 107…..). Explique-me como é que todos estes carros de matrícula de 2019, motor a gasolina, faziam todos sem excepção, médias entre 12 e 17 litros aos 100km? Repare, não é 12 a 17 litros nos 140km, é mesmo uma média de consumo de 12 a 17 litros aos 100km!!!!! Explique-me lá este fenómeno já que não percebo nada de Engenharia!!!!!!

          Passei a pagar mais 20 e tal euros, e passei a andar com o Dacia Duster 1.5DCi, Fiat Tipo 1.6 diesel, Renault Clio DCi 1.5 de 85cv. E a média de consumo andou sempre entre 6,5 e 7,5 aos 100km!!!!

          Explique-me lá o fenómeno. Ah, o Captur a gasolina foi o recordista com 17 litros aos 100km!!!!

          E olhe que tenho aqui facturas na contabilidade e o registo de km para comprovar tudo o que afirmo!!!!!

          1. Avatar de Luis Pedro Duarte Sousa
            Luis Pedro Duarte Sousa

            Deve de estar a fazer alguma confusão, alugou um Captur ou Camaro v8?
            Eu tenho um fiesta 1.0 ecoboost e faz médias de 3.8l 100 a fazer 350km a 100km/h

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Venha passear pelo Douro e diga-me que carro a gasolina faz menos de 10 litros aos 100km.
            Estou a ver que conduz muito!!!! E conhece bem o país onde mora!!!!!
            E então o Twingo a gasolina que é um carro que na A24 a subir consegue uma velocidade máxima de 70Km/h da Régua a Vila Real!!!!!!
            Vá lá experimentar com o seu Ecoboost e veja lá a média que faz a subir a A24!

          3. Avatar de Luis Pedro Duarte Sousa
            Luis Pedro Duarte Sousa

            Conheço bem a24
            Durante 2 anos ia a chaves quase todos os fim de semana e sei o quão má essa estrada é, já lá tive muitos sustos, mesmo assim é impossivel um Captur fazer 17/100, nem um gpl faz isso

          4. Avatar de Rui
            Rui

            E consegue chegar a Chaves (Régua-Chaves) num carro a gasolina a fazer menos de 10 litros aos 100Km? Eu gostava de ver uma viagem dessas!!!!!!!

        4. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Se um Diesel, é mais caro, tem menos potência e maior consumo, então nem se compreende a sua existência.

        5. Avatar de Manel
          Manel

          Como ?
          Qualquer pessoa, nem e necessário ser Engº. para saber que o diesel é o motor com mais eficiência energética.
          Deves é ser engº do facebook, ou tiraste o curso num domingo.

      2. Avatar de zedascouves
        zedascouves

        E que tal andares a pé ou de skate se estas de mal com vida não temos culpa.
        não respires ,nem comas bifes ou peixe porque estás a contribuir para poluição.

  15. Avatar de jose
    jose

    Não sei qual é o problema do pessoal em portugal com carros com tuning aka fumarentos… frustados …

    1. Avatar de Luis Pedro Duarte Sousa
      Luis Pedro Duarte Sousa

      Também não compreendo, tenho um Honda Civic eg K20 VTEC turbo que eu desenvolvi de maneira a que tivesse toda a segurança, visto que sou engenheiro mecânico e gostava de saber porque é que em Portugal não é possível legalizar turbo, visto que é legal em muitos outros países da Europa e pouco altera nas emissões, e as barras que eu coloquei parra que o carro curva-se melhor para garantir a minha segurança e também das outras pessoas na estrada São ilegais mesmo sendo um item que são originais em alguns modelos do carro e que ajuda na segurança.
      Eu acho que isto precisa de ser revisto, porque eu acho isto uma estupidez e eu não ando ká sem catalisadores, por exemplo se o meu carro fosse belga estaria completamente legal pois eu tenho toda a papelada de origem das peças, mas como é português não é possível.

      1. Avatar de Hugo Figueiredo
        Hugo Figueiredo

        Em Portugal é tudo muito complicado amigo, tudo é ilegal mas já é legal comprares o ilegal com IVA se não podes ter não vendiam.. Mas não vamos ganhar guita nas peças nas inspeções e multas..

        1. Avatar de Luis Pedro Duarte Sousa
          Luis Pedro Duarte Sousa

          Tem razão

    2. Avatar de Ricardo Gouveia
      Ricardo Gouveia

      É mesmo… O pessoal que tem carros originais tem dores de cotovelo

  16. Avatar de Paulo Fernandes
    Paulo Fernandes

    FAP nos navios, já!

    1. Avatar de me and me
      me and me

      Eles usam….

  17. Avatar de Tiago Oliveira
    Tiago Oliveira

    O maior problema de todos nem é voltar a instalar o filtro de partículas, que normalmente anda à volta dos 1500€, depende.. O problema são os motores dos carros mais antigos que perdem óleo e têm fugas e assim nem vale a pena instalar um filtro de partículas novo porque se vai estragar logo… Tendo que reparar o motor mais vale comprar um carro novo! Vai ser um problema grande para muitos porque existem centenas de milhares de carros a gasóleo (não só TDI da VW como se fala aqui) que tiraram o filtro de partículas e agora não se sabe como se vai contornar esta situação. Nem todos têm dinheiro para comprar um carro mais recente. Era uma boa altura para voltarem os incentivos para abate do carro antigo.

    1. Avatar de Luis Pedro Duarte Sousa
      Luis Pedro Duarte Sousa

      Carros com mais de 25 anos é praticamente impossível apelar para abater, pois são considerados carros de coleção.

      1. Avatar de JMCXL
        JMCXL

        Não é por ter 25 anos que um carro é de colecção.
        Para um carro ser considerado de colecção tem de cumprir uma série de requisitos, e em que a idade nem é o mais complicado.

        1. Avatar de Luis Pedro Duarte Sousa
          Luis Pedro Duarte Sousa

          Sim, mas muitos dos donos iam alegar isso e também poderiam se ir registar, pois basta o carro ter uma ou outra peça original e pagar 15€ numa inspeção num centro qualificado e fica com um certificado com validade de 6 meses

          1. Avatar de Lelo
            Lelo

            Não percebes rigorosamente nada do que escreves… Curso da treta.

      2. Avatar de Manel
        Manel

        Deves é trabalhar no Estado.
        Por os conhecimentos que esbanjas-te por aqui, sendo Engº mecânico, não tinhas lugar numa empresa privada, tal a dimensão das barbaridades que dizes.

  18. Avatar de Paulo Campos
    Paulo Campos

    Agora é que vou começar a faturar hehehe, venham eles.

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      És mecânico kkkkkkk

      1. Avatar de Paulo Campos
        Paulo Campos

        Na marca à 33 anos neste caso Renault, imagina fazer horas extra.

  19. Avatar de Rui
    Rui

    O filtro de partículas é um artigo de luxo, como não tenho carteira para luxo não uso. IVA de 23% pensem nisso…para além de quando fazem regenacoes os níveis são 50vezes superiores

  20. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Se é bom ou não ter filtro de particulas não sei, se ajuda o ambiente ou não, penso que sim..
    ir atrás de certos carros é dose, o cheiro é insuportável..

    cá em casa há 1 carro que se retirou o filtro e digo que estar com aquele carro num espaço fechado é preciso uma máscara com garrafa de oxigénio

    agora não venham é com aqueles filtros que só actuam com o carro parado 🙂

    1. Avatar de Manel
      Manel

      Caso não saibas foi feito um recall.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        1 recall para melhorar o sistema para fugir à lei? é esse recall

        agora estão os carros todos num cemitério

  21. Avatar de NjsS
    NjsS

    Só por curiosidade, existe algum estudo que tenha feito medições de emissões quando os carros estão a fazer a regeneração do dito?
    Pelo menos no meu caso, é mais fácil estar ao pé de uma incineradora que ao pé do meu carro quando está a fazer a regeneração 🙂

    1. Avatar de oeuropeu
      oeuropeu

      Qual é o seu carro?
      Uma coisa é incineração forçada, outra é a que faz normalmente em andamento e muito mais prolongada.

    2. Avatar de Lelo
      Lelo

      Existe da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente. Procura.

    3. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Não deve ser um VW senão era ao contrário, parado nem ponta de fumo botava

    4. Avatar de Manel
      Manel

      Sim esse estudo existe.
      Mas o que dizes é tão absurdo que se assim fosse o carro incendiava-se.
      Enfim, há gente assim há.

  22. Avatar de Adrisoares
    Adrisoares

    BLACK SMOKE MATTERS

  23. Avatar de Salazar
    Salazar

    O que mais vou gostar de ver é que o pessoal da Honda e afins vao ter que passar a usar também as FAP…

  24. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Pessoal pagou umas boas massas para retirar o filtro, não o pediu na oficina para devolver, já que estava operacional.
    Agora as oficinas têm lá milhares de filtros prontinhos para vender, que lhes saíram a preço zero..lol.
    Isto há cá coisas…

    Em relação ao engenheiro mecânico, estou a ver que os cursos de engenharia foram todos dados no mesmo sítio e pelo mesmo professor.
    Espero que não se tenham encontrado todos às 3 da manhã de um domingo para obter o canudo…

  25. Avatar de Carlos marques
    Carlos marques

    Para quê tanta coisa, o meu último automóvel passou na inspeção sem sequer sair do meu estacionamento. Enquanto houverem centros de inspeção a aceitarem dinheiro para passarem os carros mesmo carregados de problemas ou todos quitados, nem vale a pena fazerem este tipo de medidas.

  26. Avatar de zedascouves
    zedascouves

    Muita gente com a mania que o carro velho é fumarento, tem piada eu tenho visto é os novos, todos quitados a fazer fumo.
    Não são os velhos que andam a fazer corridas, esta gente precisa de limpar as cabeças até metem pena, de mecânica não vêm um boi, mas mania lá isso têm.

  27. Avatar de Rui
    Rui

    Comprei há uns anos um carro usado com FAP, entretanto as minha situação económica piorou, a FAP avariou e entre gastar €1500 numa nova e €300 em retirar, claro que optei por retirar. No próximo ano não passa na inspecção, o que faço? Fico sem carro (não posso pedir crédito para pagar a FAP por estar desempregado) ou vou dar o rabinho, é isso? Nem me importava de encostar o carro, mas não tenho transportes públicos num raio de 12km.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Ha, e não sou tuning, tenho uma carrinha ford, a teoria do “é bem feito para os fumarentos” não se aplica.

    2. Avatar de Monte Gordo
      Monte Gordo

      Rui, de facto a solução passa por comprar um carro a gasolina usado trocando esse ou pagar um FAP em mensalidades. Além disso em ferro velho há peças usadas a bom preço.
      É triste que a situação financeira piorou e no seu caso não é por “tunning”, mas as leis são feitas para o geral e não casos específicos.

      1. Avatar de Robin
        Robin

        As leis são feitas muitas vezes com a intenção de manter pobres as pessoas e passo a explicar.
        Começa pela mentalidade uma pessoa rica, começa por não desperdiçar o dinheiro, um carro é visto como um bem que desvaloriza rapidamente e serve para fazer Km, queimar estrada, depois evita ao máximo pedir emprestado porque quem pede emprestado é escravo de quem empresta, como faz ?
        Arranja um bom carro usado que tenha um motor a diesel ou gasolina fiável, com facial manutenção e barata, ( vou dar um exemplo que conheço o meu irmão tem um veiculo com + de 20 anos é uma marca premium tem actualmente 75.000 km mudar a correia de distribuição naquele motor não se muda, custo = 0, se tiver um carro novo da mesma marca, mudar a correia de distribuição fica em cerca de 4.000 €, e carros desses e mato na rua, e a função é a mesma queimar Km ) agora eu pergunto prosperidade é o quê ?
        Se olhar-mos o reverso da medalha o que vê ? são os tipos como apenas o seu ordenado fazerem papel de teso e endividarem-se para comprar um carro novo que além do custo da prestação ainda ,vão levar com manutenções e reparações de fazer chorar a carteira.
        se replicarmos isto temos o País que temos sempre com o credo na boca e de mão estendida e de quem é a culpa ? pois é.

  28. Avatar de Monte Gordo
    Monte Gordo

    É curioso ver que muita gente nesta página são de certo jovens e no entanto a maioria com zero sentido de ambientalismo. O que interessa é potencia, barato e passar na inspecção. Se emite X ou Y não lhes interessa… por isso há países que são ricos porque o povo é rico na cabeça, e outros são pobres porque o povo também lhe falta riqueza “cinzenta”.

    1. Avatar de Toni
      Toni

      Então você anda a nadar em dinheiro?

    2. Avatar de Manel
      Manel

      Se vives no Portugal virtual, sai à rua e entra em contacto com a realidade.

  29. Avatar de rodrigues
    rodrigues

    Esta medidas podem estar sujeitas ao fracasso… os carros tem cinzeiros, palas e outros “buracos” onde cabe, perfeitamente, uma nota de 50 paus…

    Os carros nem iam à inspecção, foi preciso a foto comprovativa… engraçado o carro que no ano anterior tinha “passado” numa “tele-inspecção” voltou a passar já no centro…

    Sei de quem tenha retirado o FPA porque, efectivamente, estava a dar problemas… não devia retirar, deveria substituir… sim… um dos problemas com os carros até nem é os adquirir, é o seu sustento! E os rendimentos da maioria dos “portugas” é baixo, não chega para tudo…

    Sem dúvida que se vê muita vaidade em ter um carro de uma determinada marca/modelo… um carro para mim não passa de um meio de transporte que não me enche de vaidade… se pudesse não ter carro era muito bom

    O meu carro tem 20 anos, gasolina/gpl… um Honda 1.7i. Não levo nada nos “buracos” quando vou à inspecção… nada a apontar, está tudo dentro da legalidade

  30. Avatar de Jorge
    Jorge

    São milhares de carros que já não tem .ou entao estão ocos por dentro. Todas as oficinas de bairro e são bastantes pelo país. Pois sei do que falo..
    Não sei se os centros de inspeção vão conseguir detectar todos pois uma grande parte deles são subernaveis. Em muintos aspectos.

  31. Avatar de Bruno.T
    Bruno.T

    É por estas e por outras que não compro um carro novo.. a medida faz todo o sentido sem duvida mas olhando para o rendimento médio dos portugueses substituir um FAP é algo extremamente pesado no orçamento familiar assumo eu.

    Só espero que não venham com uma lei para meter FAP’s em carros mais antigos ou recentes que não disponham como fizeram com os catalisadores em carros antes 1992 embora o preço de um catalisador não se compare a um FAP.

    Vamos ver o que o futuro reserva.

    1. Avatar de Ricardo Gouveia
      Ricardo Gouveia

      Até concordo contigo, por exemplo… Tenho um seat Ibiza 6l cupra fr e por acaso gosto dele por ser um carro a diesel fumarento

  32. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Nem é o filtro de partículas o pior, é a desactivação da válvula EGR. Depois lê-se os comentários e percebesse quão comprometidos estão os portugueses com a poluição ou a redução da mesma.

    1. Avatar de jca
      jca

      Mas o problema dos carros ditos fumarentos não é mesmo esse? Retirarem o FAP e não eliminarem a válvula EGR? Corrijam me se estiver enganado.

      1. Avatar de Nuno José Almeida
        Nuno José Almeida

        O filtro de partículas é mesmo só para as partículas não tem nada a ver com a quantidade de fumo que emite. Quando vires alguém a deitar fumo por todo lado, “desligou” a válvula EGR isto para ganhar um pouco de potência em regimes baixos, só isso.

      2. Avatar de Nuno José Almeida
        Nuno José Almeida

        Também pode ter mudado a programação da centralina e normalmente até fez as duas coisas e até as três (tirar a FAP), que isto de vez em quando gastar um bocadinho de gasóleo para queimar as partículas é para os outros.

  33. Avatar de Almeida
    Almeida

    157 comentários! 158 com este! Que poluição! 😀

  34. Avatar de Louro
    Louro

    Eu muito gosto deste pessoal.

    Compram carros, depois tem de andar a retirar filtros de particulas e afins porque fica muito caro trocar…
    Para esses, epah porque é que compraram um carro que nao tinham dinheiro para manter entao?

    Os que retiraram para aumentar a potencia, porque razao nao compraram um carro mais potente logo a partida?

    Vou ali a garagem, fecho as portas e janelas, e ligo os dois ao mesmo tempo, posso lá estar sem qualquer problema… eletricos.

    1. Avatar de Boa noite virgens ofendidas
      Boa noite virgens ofendidas

      Deixa estar que carro a “pilha” são muito amigos do ambiente! Sabes a exploração do lítio não é nada evasiva para a natureza! e quando as “pilhas” “morrem” elas são aproveitadas….para nunca serem recicladas! pelo menos até ao momento é assim que se passa….

      “Os que retiraram para aumentar a potencia, porque razao nao compraram um carro mais potente logo a partida?” Isso é um argumento saloio de quem ganha a vida atrás de um PC…da mesma forma porque aqueles que compram uma casa sem jardim e churrasqueira não compram uma casa já com tudo?! Não compreendo o porquê de construírem depois…senão têm dinheiro vão comprar
      às prestações?!

      1. Avatar de Hugo Figueiredo
        Hugo Figueiredo

        Ora este sr disse tudo…tem razão

    2. Avatar de Hugo Figueiredo
      Hugo Figueiredo

      Mais um campeão das pilhas.. Que uma coisa tem haver com a outra?? Se tu compras um carro e tens dinheiro para manter porque compras peças de segunda marca e não compras originais?? È exatamente a mesma coisa 3.000euros um filtro ou 300 euros para tira lo???? Ê matemática

  35. Avatar de Hugo Marafona
    Hugo Marafona

    Tantos comentários e só confusão…

    o meu carro custou 20.000€, o filtro custa 3.000€, o meu carro não avisa quando está a fazer a limpeza, se o desligar a meio, corro o risco de o saturar e ter que pagar 70€ na marca para fazer limpeza forçada…e isto faz que o filtro em vez de durar 10 anos dure 5 ou menos… ou seja pago 20.000 mas no fim o carro com a treta do filtro fica pelo dobro porque houve engenheiros que preferiram por um filtro manhoso em vez de fazerem um bom motor realmente…

    O filtro foi uma maneira de os fabricantes cumprirem as normas 6d ou o caraças. em vez de realmente fazerem motores menos poluentes. O meu carro polui o mesmo que um de norma 4 ou 5 sem o filtro e não deixa fumo nem co2 pois tem manutenção em dia, não faz reciclagem de filtros, usa bom combustível e bons óleos.

  36. Avatar de Miguel
    Miguel

    1) O filtro impede as partículas de saírem para o exterior? Apenas temporariamente. Ficam presas até incinerar, depois de x em x Kms tem de incinerar cujo resultado são partículas de muito menor dimensão do que as iniciais.
    2) O processo é inócuo para o motor? Não, o impedimento da saída de gases não favorece o motor, nem no rendimento, nem na durabilidade.
    3) O processo exige mais combustível? Sim por duas razões: pelo acto de incineração necessita de estar funcionamento, nem que seja ao relentim. Por outro lado, o filtro vai enchendo, dificultando a saída de gases e reduz a potência instantânea do motor. Dependendo do tipo de condução, pode aumentar o consumo de combustível.
    4) As partículas muito menores resultantes da incineração são inócuas para a saúde? Também não, são múltiplas partículas de Carbono, algumas tóxicas na mesma, com a agravante do organismo não conseguir filtrar tão bem devido às suas dimensões tão nanométricas entram e alojam-se muito mais facilmente no nosso organismo.
    5) O processo de incineração é seguro? Não é habitual surgirem problemas, mas há alguns casos relatados de ter gerado incêndio do automóvel pois esse processo atinge temperaturas até 700º C, ou por outras razões de pressão, como relata este acórdão: http://www.gde.mj.pt/jtrg.nsf/86c25a698e4e7cb7802579ec004d3832/3481fd5a14d71e22802581950037289d

    Em suma, o filtro de partículas tem um objectivo de louvar. Contudo não cumpre bem esse objectivo, nem para a saúde, nem ambiente. Em vez disso acrescenta uma despesa considerável de manutenção, pode prejudicar o motor e até aumentar o consumo de combustível…. portanto é mais um negócio. Tem muito a melhorar, mas será que querem?

  37. Avatar de Marco Silva
    Marco Silva

    Aí, aí, aí…os chicos espertos tem ainda até setembro de 2021 para andarem fora da lei e sobretudo á margem! Somos tão somente uns provincianos! E o melhor exemplo disso mesmo, neste momento, é verificar o que se passa com as matrículas! Se a lei impusesse a troca da matrícula, saíam todos da toca para criticar! Mas como não é obrigatório, já todos trocam voluntariamente! A isto chama-se provincianismo! O filtro de partículas é ótimo, veio para ficar, e só os provincianos agarraram e propagaram a ideia de que é bom tirá-lo! Pagaram para o tirar, e agora param para o colocar, com os perigos que isso vai trazer! Na verdade daqui a pouco mais de doze meses só terão duas hipóteses…ou o carro tem filtro montado e a funcionar, ou andam a pé! Portugal não precisa de gente que está constantemente a viver fora das regras e quem assim vive deve procurar países que se identificam com a falta de regras….

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      O filtro de partículas foi criado devido a uma boa ideia ( menos poluição ), mas o aparelho em si não presta, por diversas razões.
      É muito caro, dá imensos problemas a quem usa o automóvel para trajectos curtos, retira potência ao motor e aumenta os consumos.
      Quem usar carro para fazer muitos kms seguidos em autoestrada, provavelmente nunca terá problemas, agora para quem faz poucos kms e ainda por cima no pára arranca, esses estão tramados, o filtro é uma bomba relógio pronta a rebentar.
      Entope, devido a não atingir a temperatura e rotações do motor adequadas, e o carro entra em safe mode e já não sai dali.
      Depois é uma pipa de massa para limpar… até à próxima vez que entupir.
      Por isso muita gente os mandou remover.
      Ganharam mais potência no motor, menos consumo e problemas derivados ao filtro foram eliminados.

      O pessoal fala em comprar inspectores para o carro passar, mesmo sem o filtro.
      Isso é muito bonito, mas imaginem a seguinte situação.
      Operação STOP, carro analisado, inspecção feita, aprovada, e filtro de partículas está lá o sítio porque o filtro nem vê-lo.
      Próximo passo, fiscalizar o centro de inspecções que aprovou o veículo e fazer umas perguntinhas ao inspector em causa.
      Pronto, ficam logo todos com medo e acabam-se os subornos.
      Dizer que alguém meteu o filtro antes de ir à inspecção e depois o retirou, isso não pega.
      Ninguém faria isso dados os montantes elevados em causa…

  38. Avatar de Edm
    Edm

    1°- Parece que os carros foram só feitos para andar em Autoestrada…
    2°- sei de transportadores com carrinhas de muita autoestrada, que já tiveram que inventar para não comprar filtros de partículas, ou seja, mais tarde ou mais cedo terão que gastar dinheiro.
    3°- Carros a gasolina com baixas cilindradas ainda não são grande solução. Tragam um carro desses com 5 pessoas para as zonas de montanha, e depois poderemos conversar, sobre consumos.
    5°- pessoalmente para mim, um diesel dos novos consegue ter muito maior disponibilidade de potência. Para se ter uma equilavência num carro a gasolina terá que ter cilindrada e cv’s.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Os automóveis, com estes FAP, não são feitos para percursos curtos.
      O meu carro é diesel sem FAP porque é antigo.
      Com as minhas voltinhas se tivesse carro novo estava tramado.
      Os meus percursos quase nunca passam os 10 km.

  39. Avatar de warysdadd
    warysdadd

    Eu tenho um carro sem FAP, na altura comprei sem ele pelos vistos, e não me disseram. Se nunca tive nenhum problema, definitivamente que não.
    Devo pôr, talvez, mas a FAP custa mais que o meu carro ( vw polo 1.4 tdi 2007 ).
    Eu zelo pelo bem ambiente, sou o primeiro a reciclar, sou o primeiro a tomar cuidados ( quando vou à praia a levantar o lixo, guardar o lixo no carro e deitar num cesto ), mas se ele assim nunca me deu problemas porque haveria de pôr?
    Entendo as várias opiniões, mas as marcas ganham bastante com isso.
    Atentatamente,
    Pedro Fernandes

  40. Avatar de Silva Sérgio
    Silva Sérgio

    Expliquem lá como vão controlar isso???
    Tenho uma Ford Focus Break II de 12/2004 1.6TDCI 110cv que não possui FAP de origem , e há irmas do mesmo ano e ano seguinte com FAP…Como é que os centros vão saber se saiu com ou sem FAP

    1. Avatar de João
      João

      Pelo VIN provavelmente…

      1. Avatar de warysdadd
        warysdadd

        A partir do ano de 2007 é que os carros começaram a ter filtros de partículas. Não foram todos os carros a possuir de imediato, mas a partir desse ano muitos anos começaram a ter filtro.

  41. Avatar de Jorge campos
    Jorge campos

    Nos centros como vão ver se carro tem ou não?
    Será a partir de algum ano específico?

  42. Avatar de JP
    JP

    Tudo bem que se deve preservar o hambiente, mas parece-me que essa atual preocupação é só fachada, produtos em geral feitos para durar menos.
    Será que não se polui menos se não incentivasse o consumismo.
    Depois é fabricar novos produtos par fazer limpeza aos FAP, mais poluição, não vai para a atmosfera, mas se calhar também não leva o devido tratamento.

  43. Avatar de orlando gaspar
    orlando gaspar

    sim é tudo muito bonito, por acaso sabem quantos carros da Policia, bombeiros, e mesmo do governo (sim serviço publico) mandaram retirar o filtro de particulas??

  44. Avatar de J
    J

    Tou a ver que há muita gente a falar sem saber…. Concordo que as emissões deveriam ser controladas, mas antes de defenderem os filtro de particulas, como Deus no céu.
    Isto é tudo muito bonito, mas a realidade é que um filtro de particulas quando faz a limpeza/regeneração polui muito mais do que um carro com apenas catalizador, em vários anos e são muito mais prejudiciais à saude. Mentalizem-se que os filtros de particulas não passam, de apenas, mais um negocio.
    Deixo-vos um link para “estudarem” a coisa em si, em vez de colocarem o filtro de particulas no topo. E tirem as vossas conclusões….
    https://www.wattson.pt/2020/01/14/lei-ignora-elevada-emissao-de-particulas-toxicas-nos-novos-diesel/

  45. Avatar de Pedro
    Pedro

    Um carro a gasóleo com filtro de partículas foi feito para fazer quilómetros, viagens grandes onde pode regenerar à vontade quando precisar.
    O problema é que esses filtros foram equipados nos carros mas a informação não passou e o português como estava habituado a comprar carros a gasóleo para poupar no combustível, continuou a comprar.
    O problema é que a maioria das pessoas ou conduz na cidade, ou faz pequenos trajectos de nacional/autoestrada, o que mina os filtros todos mas quando se aperceberam, já era tarde e tinham um problema caro demais para o “ordenado médio nacional”.
    Basicamente as pessoas escolheram foi mal o carro para as necessidades que tinham pois se bem usado, é suposto um filtro de partículas durar a vida útil de uma viatura.
    E não estou com isto a apontar o dedo a ninguém pois as pessoas escolhem aquilo que acreditam que é melhor para a carteira delas e também eu não tinha informação quando comprei o meu carro a gasóleo e comprei também de acordo com o que mais sentido fazia para a minha carteira, o que também tive foi sorte pois faço bastantes quilómetros por semana e como tal dou o uso devido ao meu, um Peugeot de 2008 que já conta com mais de 300 mil quilómetros sem um único problema no filtro.
    Hoje em dia com a informação que existe, não acredito que ninguém compre um carro a gasóleo para fazer 10 ou 15 quilómetros diários como acontecia antigamente…

  46. Avatar de Marco Kiko
    Marco Kiko

    O filtro de partículas ou catalisador como quiserem chamar não tae nada a ver com fumo totós só reduz o barulho mais nada

    1. Avatar de 652mga
      652mga

      “Tótós”… bom quando alguém afirma que o filtro de partículas e o catalisador possuem a mesma função que o silenciador ou panela de escape (redução do barulho de escape), das duas uma: não tem a menor noção do que escreve ou terá que meter mais tabaco na mistura…

  47. Avatar de Night
    Night

    Isso e tangas, vai continuar a passar tudo pela porta do cavalo como sempre.
    Contra mim falo, tive problemas resolvi tirar em vez de investir milhares que não tinha, era deixar o carro parado ou retirar por meia duzia de trocos. Não tive opção salários demasiados baixo para os custos de todos esses extras que nada interessa pro carro.

  48. Avatar de Pedro
    Pedro

    Lamento é que os proprietários dos carros adaptados à norma 6, com os ditos filtros de partículas, etc., e sistemas anti-poluição, que tantos problemas dão e despesa aos seus proprietários, paguem 5 a 10 x mais de IUC que os carros antigos que tanto contribuem para a poluição e degradação do ambiente do planeta. Os carros não poluentes ou menos poluentes esses sim é que deviam pagar menos e não o contrário!!!!