Inédito em Portugal! Vendas de veículos elétricos superaram os a gasóleo

65 Comentários

Como se costuma dizer, há sempre uma primeira vez para tudo! Em Portugal, o mês de novembro de 2021 ficará para a história do segmento automóvel. Pela primeira vez, a venda de veículos 100% elétricos superou os veículos com motores a gasóleo.

Saiba quantos veículos elétricos se venderam em Portugal em novembro e quantos a gasóleo.

Inédito em Portugal! Vendas de veículos elétricos superaram os a gasóleo


 Veículos 100% Elétricos (18.1%) superaram os veículos com motores a gasóleo (17.7%).

De acordo com dados da UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos), em novembro venderam-se 2165 viaturas 100% elétricas (BEV). A quantidade de veículos híbridos plug-in (PHEV) novos continua estável, tendo sido vendidos 1.453 veículos em novembro. No total o número de unidades de veículos elétricos em novembro foi de 3618.

Inédito em Portugal! Vendas de veículos elétricos superaram os a gasóleo

Segundo os dados, no que diz respeito a tipo de energia, a percentagem de carros totalmente elétricos vendidos foi de 18.1%  unidades) e a gasóleo foi de 17.74%. Relativamente a novembro de 2020, o crescimento de vendas de veículos totalmente eléricos disparou 160,5%.

Inédito em Portugal! Vendas de veículos elétricos superaram os a gasóleo

Relativamente às marcas, a UVE revela que a  Tesla regressou ao primeiro lugar, este mês de novembro, com 300 unidades vendidas, seguida da Hyundai (204) e da Peugeot (190) que regressou ao terceiro lugar. Em termos anuais, a Peugeot (1.351) mantém o 1º lugar com apenas mais quatro viaturas vendidas do que a Tesla (1.347). A fechar o pódio está a Nissan com a Hyundai e a Renault muito perto.

Inédito em Portugal! Vendas de veículos elétricos superaram os a gasóleo

A um mês do final do ano de 2021 tudo se conjuga para se confirmarem novos recordes nas vendas de Veículos Elétricos (BEV+PHEV), assim como uma diminuição cada vez mais pronunciada das vendas dos veículos movidos a motores de combustão interna.

UVE

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cryptopissas
    Cryptopissas

    Eu gostaria que me respondessem honestamente.

    Mesmo que se resolva o problema das baterias em termos de longevidade etc como é que vamos criar uma rede de carregamento?
    A rede não esta preparada para entregar tamanha quantidade de energia. Para não falar das pessoas que não vivem em vivendas e que tem possibilidade de carregar em casa. Eu moro num apartamento sem garagem privada. Como é que vou carregar o carro?

    Na minha opinião o hidrogénio é a solução

    1. Avatar de cK
      cK

      Tens sempre os geradores… a gasóleo…

    2. Avatar de asdrubal
      asdrubal

      estudasses para ter dinheiro para uma vivenda

      1. Avatar de Secadegas
        Secadegas

        Também não temos culpa que vivas numa casa num bairro social e recebas o rendimento mínimo…

      2. Avatar de Infinity
        Infinity

        Não é com estudos que ganhas para uma vivenda, é com cunhas

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          O meu primo fabrica cunhas e não tem uma vivenda.

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Olha que os eleitores da direita já aparecem cá a queixar-se. que gastaram 2 milhões de euros na vivenda, 400000 euros em painéis solares e nos sistemas de carregamentos e que os 270000 euros que gastaram nos 2 carros se pagaram em menos de 30 dias de utilização…
      Depois pedem-te que pagues impostos e taxas para eles não pagarem nada e ainda receberem subsídios.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        270000 em 30 dias porra não sei que eletrcio foste ver mas deve ter sido em marte eu tenho hibrido plug in gasto 16€ em eletrecidade contra 120 a gasolina que gastava antes e agr com os preços ja devia ir nos 150

      2. Avatar de FreakOnALeash
        FreakOnALeash

        Os eleitores de direita são ricos? É isso que queres dizer!?…És um lírico! Então e os sucessivos governos PS ainda não fizeram os eleitores de esquerda ricos!?…E vocês continuam a votar PS ou PS(B)!?
        Não mudem a receita a 30 de Janeiro não!

    4. Avatar de Américo Mendes
      Américo Mendes

      Boa tarde
      Um automóvel a combustão usa perto de 30% dos Kw disponíveis no depósito…um eléctrico usa algo acima dos 95%. Logo para os mesmos kms necessitamos de menos energia. vale a pena ver este aspecto, díria.

      Para abastecer, sim, viver num apartamento carece de ter, no mínimo de um lugar de estacionamento na garagem (no meu caso foi assim). Neste caso, o condomínio só tem de ser informado se tiver electricidade diretamente da fracção e fazer o reforço da linha, directatamente do quadro do APA (se necessário).
      Se não tiver garagem, nem aparcamento colectivo, privado, pode não ser de todo possível.
      Cada caso é um caso…é usar a imaginação “tuga” para criar uma solução em acordo com o condomínio, onde for exequível.

      1. Avatar de Não digo
        Não digo

        Mas tens mais energia num litro de combustível que no mesmo espaço ocupado por baterias, ou seja o combustível é mais eficiente.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          Simplesmente lol

        2. Avatar de Test User
          Test User

          Desde quando mais eficiente ???????????????????????

          1- Um Litro gasolina equivale 8.9 kWh.
          2- Os carros têm normalmente deposito de 45 a 65 litros.
          Vamos assumir 65 Litros x 8.9 kWh = 578,5 Kwh .
          3- Como os carros combustivel usa entre 12% a 30%
          Vamos assumir 30 % = 173,55 Kwh
          4- Maioria anda em cidade na maior parte dos dias
          Assumir gasta 7 Litros em cidade, faz para ai 928,57 Km
          5 – Tesla Model S Performance com bateria 95Kwh faz 730 km
          Se tivesse 173,55 Kwh fazia 1333,59 Km

          Se a Mercedes-Benz esta para lançar um carro com autonomia de 1,000 km em velocidades normais em autoestrada. Imagino em cidade.

        3. Avatar de RC
          RC

          Eficiência não se mede pelo espaço.

    5. Avatar de Nuno
      Nuno

      Quando apareceram os ICE tambem nao havia bombas de gasolina obviamente que a rede se vai criando e tem evoluido bastante nos ultimos anos portanto se continuar assim ate 2030 temos uma rede de carregamento perfeitamente capaz de suportar 5 milhoes de eletricos.
      Sim hidrogeneo tambem é uma boa opção simplemenete acho que vai depender de cada um como a gasolina e o gasoleo mas na minha opiniao a eletrecidade vai ser sempre mais barata e eficiente

    6. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      A rede não é problema, pura e simplesmente é bem mais barato ter/criar uma rede apropriada para pontos de distribuição principais, do que camiões a passear e transportar combustíveis fosseis.

      Quanto ao viver num apartamento, é realmente o problema maior.
      Das duas uma, ou carregas em casa ou no trabalho, e quem de alguma forma não o poder fazer num nem outro, realmente tera de dedicar um bom tempo de vida nos postos de carregamento, o que é impensavel se for >10min. Isto hoje claro.

      A solução para não se poder carregar em casa para mim so existe uma a medio prazo.
      Poder trocar a bateria, baterias fáceis de trocar nos postos, de preferencia automaticamente mas isso implicava normas ISO para serem todas compativeis, nada que aconteça nos próximos 10 anos certamente.

      Quanto ao hidrogenio, o desperdício energético para criar hidrogenio, transportar para os postos, voltar e a transformar em eletricidade para o automóvel é ridiculo.
      Mesmo que se acabe por usa-lo como carburante, faz mais sentido procurar formas mais eficientes de usar logo carros elétricos do que tentar implementar o hidrogenio.

    7. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Tens no hidrogénio o mesmo problema que tens nos eléctricos : consumos de co2 na produção de baterias e consumos de co2 na produção de hidrogénio. Disso não se fala, pois a moda é ter um carrinho que, supostamente… não polui ! É o apogeu da hipocrisia em que mergulhámos mas que os interesses instalados insistem em esconder.

      1. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        Tudo o que o homem produz, polui. Sejam resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou ambos…
        Acho que, partindo desse ponto, a questão é fazer o produto final não poluente, ou o mínimo possível.
        Porque no fim de vida, voltam todos a ser poluentes porque se tornam todos “resíduos”. Aí entra a reciclagem… e volta o ciclo a acontecer

    8. Avatar de eu2
      eu2

      O hidrogénio precisa de ainda mais energia para ser produzido.

      1. Avatar de gafas
      2. Avatar de RC
        RC

        Muito mais, cerca de 4 a 5 vezes mais.

    9. Avatar de Zed
      Zed

      Os players tradicionais é que querem fazer querer que o hidrogénio é melhor alternativa. Em vez de extrairem petroleo, extraem metano, em vez de refinarem petroleo, produzem hidrogénio, em vez de transportarem produtos petroliferos, transportam hidrogénio e em vez dos postos armazenarem e venderem petroliferos, armazenam e vendem hidrogénio. Ainda há mais uns intermediários a lucrar no processo que assim podem continuar a lucrar. A eletricidade é má para eles, têm de a demonizar, e não lhes falta dinheiro para o fazerem.

    10. Avatar de eu2
      eu2

      Basta ter uma tomada em casa.

      1. Avatar de eu2
        eu2

        Vai é demorar 8 horas. Será demasiado?

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Para aqueles que dormem ou descansem 8h não será problema. Para quem passe menos de 8h por dia em casa pode complicar

          1. Avatar de eu2
            eu2

            E se carregar 4h por dia (noite) durante 2 dias?

          2. Avatar de eu2
            eu2

            Só se andar muitos km frequentemente

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            estar a pagar casa para só passar 4h por dia é dinheiro mal gasto. Mais vale jogar a casa fora

    11. Avatar de Rui
      Rui

      Se tens garagem partilhada pode ser instalados carregadores partilhados com a faturação feita de forma individual, a EDP tens soluções para isso por exemplo e ai pagas ao preço da tua energia em casa e ainda com descontos em bi horário.

    12. Avatar de RC
      RC

      Se tivesse um não fazia essa pergunta, já que o peso que tinha na sua fatura é pouco significativo.

    13. Avatar de RC
      RC

      Então mas espere, para eléctricos não há rede e para hidrogénio já há ????

      Veiculos a hidrogénio consomem 5x mais, logo a rede tem de ser muito maior.

    14. Avatar de PTO
      PTO

      Sem dúvida que o hidrogénio é o futuro e é, sem discussão possível, a verdadeira energia limpa.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        e de onde vem essa energia limpa que chamas hidrogenio?

        do ar? menos de 0.0001%
        da agua? 0%
        crosta terrestre? menos de 0.14%

        Vai la pesquisar de onde vêm hidrogenio a que chamas “limpa” nos EUA por exemplo 95% vem de combustíveis foseis e gas natural…

        1. Avatar de RC
          RC

          Provavelmente por magia, como tem sido os ultimos 50 anos de promessas de hidrogénio limpo.

      2. Avatar de RC
        RC

        E de onde vem essa energia limpa ? do Universo ? LOOOL

  2. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Tudo muito bonito, mas não diz a quantidade de carros a diesel vendidos. Percentagens assim valem o que valem…

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      1º se nao consegues ver por percentagens nao deves ter tido matematica
      2º o numero está lá tens é de ler noticia

  3. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Gostava de frisar que o sector automóvel esta em crise por falta de veículos, e com isso é natural que se tenha entregue mais eléctricos que a diesel (uma vez que não tem para entrega…), e ainda as empresas estão a preferir os eléctricos por causa dos benefícios fiscais.

    1. Avatar de Zed
      Zed

      Porque os diesel não são “veículos”, ou porque os diesel precisam de mais componentes escassos, como chips? 😀

      1. Avatar de Marco Oliveira
        Marco Oliveira

        não, mas as marcas estão a dar prioridade à venda de elétricos.

        1. Avatar de RC
          RC

          dão prioridade aquilo que o cliente quer.

  4. Avatar de JL
    JL

    Vendem-se mais no fim do ano por razoes fiscais… as empresas estao a fechar contas e investem como forma de reduzir lucros… visto os elétricos terem vantagens fiscais!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Exacto, dezembro é o mês de gastar o máximo possível para descer lucros e pagar menos IRC.
      Grande maioria dos contratos frota aqui da empresa foram feitos em dezembro. Eu ando com car allowance por isso não faz diferença.

  5. Avatar de jose garcia
    jose garcia

    atenção aos dados do mapa 1 e 2 – os valores (em novembro) não coincidem

  6. Avatar de Luis
    Luis

    e não há dinheiro? LOL

    1. Avatar de Osório Silva
      Osório Silva

      Era mesmo isto que eu estava a pensar… e a malta queixa-se que não há dinheiro!
      Veículos muito mais caros e vendem-se mais? Está certo!

    2. Avatar de RC
      RC

      é por não haver é que venderam mais eléctricos.

  7. Avatar de Vasco
    Vasco

    Da leitura de alguns comentários nota-se que falta aos portugueses algum pragmatismo relativamente ao problema do carregamento das baterias dos carros eléctricos. Uma oportunidade de negócio destas não seria certamente perdida na Nigéria, onde imediatamente apareceriam os vendedores de electricidade que estacionariam os seus camiões TIR no fundo das ruas e distribuiriam energia proveniente dos seus geradores a todos os interessados. Distribuição resolvida com o recurso a meras extensões eléctricas e em muitos casos tomadas trifásicas estrategicamente colocadas, até nos muros dos prédios e vivendas. Ayn Rand é que tinha razão…!

  8. Avatar de A
    A

    Só gostava que fossem ao mesmo preço que um a combustão.

  9. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Isso nao sao carros vendidos ao publico…sao carros que sao matriculados pelos stands…é diferente… e sempre se fez isso em Portugal com carros a gasolina e a gasoleo…

    1. Avatar de JE
      JE

      No caso dos Tesla, não há “stands”. Os carros matriculados já estão vendidos. É venda direta da marca ao cliente, sem taxas, taxinhas e comissões para o stand.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1
      Nos Stands quando estão sem nada para fazer começam a matricular carros, é um bom passatempo

  10. Avatar de Sapo
    Sapo

    Opa. Os ricos estão todos em temporada de compras. É eu aqui a penar pra comprar um kit embraiagem para lata

  11. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    EVs de empresas…subsídios e descontos até mais não.

    Os particulares não compram EVs.

    1. Avatar de RC
      RC

      Eu sou particular e tenho 3.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Eu sou particular e vejo-me aflito para ter um carro barato

        1. Avatar de RC
          RC

          Então deve verificar as suas prioridades.

  12. Avatar de gafas
    gafas

    E em dezembro a Tesla vendeu mais que todos os outros VE, logo , é a marca que mais vendeu em 2021

  13. Avatar de gafas
    gafas

    Os carros a gasolina vendem-se mais por causa dos preços dos VE ainda serem muito altos.

  14. Avatar de gafas
    gafas

    o citroen Meari custa 6.900 €

  15. Avatar de gafas
    gafas

    Desculpem Citroen AMI

  16. Avatar de Miguel Real
    Miguel Real

    Ora essa, em 2001 como era recordam-se? havia o que? e agora observem a realidade presente pensem na evolução que teve e deduzam o que ainda se vai evoluir antes de deixar de valer a pena investir em I&D logo, (como estar vivo e existir POLUI.), trata-se de reduzir o mais e melhor possivel a mancha negra e compensar com florestaçã0, (lembram-se do D.Dinis e do Pinhal de Leiria? nada de novo!), e todas as formas possiveis para melhorar a condição do unico planeta que temos e teremos, (Marte só servirá como Arca de Noé), não é viavel usar 2,5 vezes o Planeta ano a ano nem é viavel a sociedade que ‘quer’ crescer continuamente a ritmos desenfreados, para já tal como sempre paciencia e seguir em frente com trabalho e luta para deixarmos algo melhor para as gerações seguintes nos poderem PAGAR as reformas pois vamos precisar estamos a viver mais anos que nunca.