IMT: Há Cartas de condução falsas à venda no Facebook por 200 euros

8 Comentários

Na internet, se pesquisarmos, encontramos de tudo. Para quem precisar de obter rapidamente uma carta de condução em Portugal, há sites e grupos nas redes sociais, como o Facebook, que dizem conseguir tal documento. Segundo informações, há cartas de condução falsas que custam 200 euros que podem estar a ser registadas no IMT.

IMT: Há Cartas de condução falsas à venda no Facebook por 200 euros


Cartas de condução falsas à venda no Facebook são emitidas legalmente no Brasil e Guiné-Bissau

Para ser titular de carta de condução, os cidadãos têm de ser residentes em Portugal, ter a idade mínima prevista para cada categoria de veículos, frequentar uma formação teórica e prática ministrada por uma escola de condução licenciada por este Instituto e ter aproveitamento tanto na prova teórica como na prática. No caso da troca de título de condução estrangeiro, os cidadãos estrangeiros residentes em Portugal deverão fazer essa troca junto dos serviços do IMT, seguindo os procedimentos indicados.

Segundo revela o ZAP, um grupo no Facebook está a disponibilizar cartas de condução falsas, emitidas legalmente no Brasil e Guiné-Bissau. Além disso, os criminosos prometem registo dos títulos no Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) através da simples troca de título de condução estrangeiro. O preço das cartas de condução pode variar entre os 200 euros e os 500 euros.

IMT: Há Cartas de condução falsas à venda no Facebook por 200 euros

Uma boa parte das pessoas que recorrem à fraude são, de acordo com o Expresso, condutores de TVDE, que com uma carta de condução portuguesa podem conduzir em qualquer país da União Europeia.

A GNR reforça que o pagamento de quaisquer valores para obtenção de carta de condução falsa, bem como a emissão destas cartas são crimes puníveis por lei.

Partilhar:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FM
    FM

    Começo a ter medo. Quando me desloco na UBER em Lisboa apanho sobretudo motoristas que não falam português e muitos nem inglês. Sem competências nas línguas como passaram no exame para o TVDE? Já apanhei 2 motoristas diferentes a dirigir o mesmo carro, com o mesmo nome e a mesma foto. São sobretudo homens do mundo mulçumano. É evidente que não está a haver controlo nenhum.

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      As empresas de aluguer estão a aproveitar a evolução da utilização dos tvde e uber eats para alugar carros e motas para transportes e entregas.

      Como nunca aluguei nenhum não sei, mas, eles pedem que um gajo mostre a carta ou só querem que paguemos?

      1. Avatar de FM
        FM

        Vê-se logo que não sabe como a aplicação da UBER funciona. Eu acho-a genial para o cliente desde que haja controlo do Estado, o que me parece não estar a acontecer.

  2. Avatar de Fábio
    Fábio

    Acho engraçado isto pois chegou a existir alturas que por alguns contos se comprava uma carta legalmente aprovada e registada.

    Estas são falsas não deve haver grande problema a identifcá-las digo eu.

    1. Avatar de Antão Auto10
      Antão Auto10

      Ainda se compra isso com relativa facilidade apenas está mais caro do que a uns anos, mas anda muita gente aí assim 100% legal e sem problemas. Nunca colocaram um pé em qualquer aula ou exame e estão “legalmente” encartados, já não é novidade nenhuma isso.

  3. Avatar de manuel pereira
    manuel pereira

    só me admira… é que como quase tudo demora a vir ao de cima … porque segundo dizem as más linguas isso é uma coisa que circula quase como que uma bola …aliáz se fosse só isso com as cartas … e atestados de residencia a custarem igual ou superior

  4. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Então e os moderadores ou ” os policias ” do negócio ?

    Coitadinhos !

    😉

  5. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    “Na internet, se pesquisarmos, encontramos de tudo.”
    Neste caso das cartas falsas, estou farto de levar com publicidade sugerida das ditas, pelo facebook e nem preciso pesquisar nada.
    Farto-me de reportar e o facebook nada faz, tal como nas páginas falsas de scams.
    Mas se eu fizer um comentário que o face ache ofensivo, já levo com adverts.