Imposto ISV: Carrinhas comerciais perdem isenção! Saiba porquê…

48 Comentários

O ISV – Imposto Sobre Veículos (substituiu em 2007 o antigo IA – Imposto Automóvel) – é um imposto de matriculação, ou seja, é pago uma única vez quando o veículo é matriculado pela primeira vez em Portugal, seja novo ou usado.

Até agora os automóveis ligeiros de mercadorias estavam isentos do ISV. O Governo vai retirar essa isenção e refere que a decisão se deve com “princípios ambientais”. A ACAP já criticou a posição.

Imposto ISV: Carrinhas comerciais perdem isenção! Saiba porquê...


Isenção do ISV já a partir de 1 de julho

De acordo com o Jornal de Negócios, as carrinhas comerciais que até agora beneficiavam de uma isenção de ISV vão perdê-la a partir do dia 1 de julho. A medida tem objetivos ambientais, mas apanhou desprevenido o setor, que diz que estão em causa 11% das vendas de veículos deste género. A lei já foi publicada esta semana em Diário da República.

Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP refere que…

Não se percebe uma medida destas, numa altura de crise económica, em que as empresas enfrentam já tantas dificuldades, não faz sentido uma revogação destas

Uma boa parte destes veículos são fabricados em Portugal, o que significa que também por aí poderá haver empresas diretamente afetadas por esta medida

Imposto ISV: Carrinhas comerciais perdem isenção! Saiba porquê...

De acordo com uma nota do executivo, os benefícios fiscais em causa eram “injustificados e contrários aos princípios ambientais que subjazem à própria lógica daqueles impostos” – já que o cálculo do ISV tem critérios ambientais, penalizando os veículos com mais emissões poluentes. Na mesma nota é ainda referido que “têm-se revelado permeáveis a utilizações abusivas”.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Xico
    Xico

    Estes vigaristas já não sabem o que inventar para ir aos bolsos do povo. Carrega Costa que o povo gosta

    1. Avatar de Manuel Santos
      Manuel Santos

      E disse há dias o ministro das finanças que não iria haver aumento de impostos b(??). Se isto não o é, então o que é na verdade?
      Quando os veículos forem electricos eles inventam qualquer imposto novo, mas não precisam de inventar porque já tributam (e não é pouco) os electricos com uma fórmula milagrosa que pelas contas deles corresponde sempre a cilindradas altas de motores a combustão.

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu quero ver quando a maioria dos carros a circular em Portugal for ecléctico, qual vai ser a regra ambiental que vão infringir para levarem com a talhada.
    Vai haver alguma coisa que vais fazer disparar um imposto qualquer

    1. Avatar de Diego
      Diego

      Imposto sobre baterias, fácil.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Imposto de consumo de energias renováveis

    3. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Imposto sobre “lixei-a-vida-a-1-milhão-de-familias-na-asia-e-america-do-sul-e-como-bonus-destruí-o-habitat-de-100-milhões-e-especies-com-contaminação-do-ar-e-rios-para-teres-as-tuas-baterias” com DL consultável em http ://lixei-a-vida-a-1-milhão-de-familias-na-asia-e-america-do-sul-e-como-bonus-destruí-o-habitat-de-100-milhões-e-especies-com-contaminação-do-ar-e-rios-para-teres-as-tuas-baterias.org

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        100 milhões de espécies? Pela boca morre o peixe.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Como se houvessem alternativa para quem usa veículos comerciais com motor de combustão…

  4. Avatar de Urtencio
    Urtencio

    Como se o dinheiro “roubado” fosse para lidar com questões ambientais!
    Saúdem o nosso grande BY&%$a!
    Pouco a pouco vão replicando o estrangulamento a “La Venezuela”..

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Porque raio não pagavam ?
      Não poluem ? Não danificam as estradas ?
      Acho muito bem se eu tenho de pagar que paguem.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Porque raio não pagavam ?
      Não poluem ? Não danificam as estradas ?
      Acho muito bem se eu tenho de pagar que paguem.

      1. Avatar de PedroLeal
        PedroLeal

        ainda achas que estes impostos servem para isso não é?

      2. Avatar de Umx
        Umx

        Num imposto o fim dado ao dinheiro é genérico, se fosse uma taxa aí sim : teria de ser aplicado nessas coisas. Assim vai direitinho para a TAP

  5. Avatar de Gondzilla
    Gondzilla

    Uma maneira de “não aumentar impostos” (João Leão, 31/03/2021: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/joao-leao-afasta-aumento-de-impostos-apos-a-pandemia-721044) é precisamente acabar com as isenções. Assim mantêm a “não-austeridade” tão propagandeada por este Primeiro-Ministro desde que está no poder…

  6. Avatar de TT
    TT

    Benefício fiscal são os atribuídos aos porsches, jaguares, teslas que por serem eléctricos pagam zero de impostos! E o zé povinho que compra estas carrinhas para trabalho paga mais impostos, em Portugal compensa ser rico quem paga é o pobre… Sempre!

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Então o ministro não disse a meia dúzia de dias que não ia aumentar impostos?
    Mentirosos a força toda!

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Reclamam reclamam, mas o Marcelo ganha as eleições com 60.7% e vamos ver se o PS não ganha as próximas…
    Ainda não vi ninguém fazer o reparo que com o dinheiro da Bazuca europeia dava para dar 1M a cada Portugues e sobrava muito dinheiro…

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Ainda estou à espera desse Milhão!! LOL!!

    2. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Você precisa de ir à escola. Não sabe fazer contas.

    3. Avatar de Oscar
      Oscar

      45 mil milhões de euros / 11 milhões = 45.000 / 11 = …. Acho que me enganei nas contas não pode ser!

    4. Avatar de scp
      scp

      Com esse milhão tínhamos todos casa paga e alguns (maioria) até deixavam de trabalhar.

      1. Avatar de scp
        scp

        Pois respondi antes do tempo, dava só +-4377€. (45mM a dividir por 10,28M). Mea culpa.

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Os socialistas não têem mesmo vergonha na cara, inventam desculpas para aumentar impostos, mas fizeram-se esquecidos quando a EDP vendeu 6 barragens por 2,2 mil milhões de euros!!!!!!

    Algum de nós que venda um imóvel, não se livra de pagar impostos, a EDP consegue não pagar nada!!!!!

    Votem em xuxas que vamos longe!!!!!

  10. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    Socialismos… meus caros..
    o coelho era o mau da fita mas nao tinha-mos tantos impostos a pagar como agora, pensem nisso, e foi obrigado a governar com as ordens de fora e depois de um socrates no governo.-.

    1. Avatar de Pp
      Pp

      Pois é. Tínhamos logo corte directo nos salários e pensões.

  11. Avatar de Sergio
    Sergio

    A verdade é que se calhar metade das pessoas que conheço no seu dia a dia pessoal usam estes veiculos para fins pessoais.
    Por isso é carregar neles, grande Costa, a promover a igualdade entre os cidadãos e a trazer à tona uns chicos espertos que vão ao stand comprar um veiculo destes para andar isento.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Então que se aplique o imposto aos carros que não estão registados em nome de empresa, eu pessoalmente tenho um carro de dois lugares porque não preciso de mais, apenas eu e a minha esposa, andar com um carro de 5 lugares é que é um crime ambiental quando apenas preciso de 2 lugares.
      E claro em Portugal ter património é crime, somos perseguidos de todas as formas e feitios

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Sérgio? Estamos a falar de viaturas ligeiras de mercadorias com um máximo de 3 lugares, não são os carros de luxo das empresas, que esses podem ser tributados a mais de 50%!!!!!!!

      A partir de agora, qualquer ligeiro de mercadorias: carrinhas de caixa aberta, carros ligeiros de 2 lugares, carrinhas de 2 ou 3 lugares de mercadorias, desde as Kangoo às Sprinter, vão todas pagar ISV a peso de ouro, porque estamos a falar de viaturas com muita cilindrada!!!! Pelas minhas contas e se a fórmula for igual aos particulares, facilmente aumentam 10 ou 20 000€ no preço!!!!!

      Brilhantes xuxas, toca a sacar mais dinheiro às empresas que estão com os cofres cheios!!!!!!!!

    3. Avatar de Starnaute
      Starnaute

      Deviam era carregar em ti. Com a carga fiscal a bater recordes, vem mais estes impostos. O que deveria ser feito é remover completamente o imposto não aumentar. há outras formas de financiar a manutenção das estradas e o impacto ambiental.

  12. Avatar de Starnaute
    Starnaute

    hahaha, carrega costa. Já estou a imaginar quem votou nestes gajos… devem estar a tentar encolher as grandes orelhas

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Votei PSD, eu nao vejo os partidos como clube de futebol.. vejo o que cada um apresenta e pretende na sua legislatura. Como é obvio a maior parte nao cumpre o que tem no programa.
      Contudo se vejo o meu actual governo, seja ele esquerda ou direita, numa situação que não gosto de observar no dia a dia, tenho que aplaudir.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        actual governo a actuar*

  13. Avatar de Seal
    Seal

    Nada de novo neste novo Reino semi comunista…
    Já outros :

    https ://observador.pt/2021/04/22/grecia-baixa-impostos-as-empresas-para-as-ajudar-na-retoma/

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      E a Grecia é um país tradicionalmente de estrema esquerda, os gregos em 2019 já não acreditaram na esquerda e elegeram um governo direita conservadora que fez os tais maus afamados cortes da crise.

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Votaram 2x neles agora aguentem. O pessoal que vive a conta do estado. Os que trabalharam ganham estes prémios.

    1. Avatar de PedroLeal
      PedroLeal

      o problema é que da primeira vez não se votou neles
      Eles é que montaram a tão famosa “geringonça” e aqui estamos 🙂

      1. Avatar de aquele
        aquele

        Vais ver as sondagens e o PS continua com 40%, que tristes… povo burro que só reclama e quando tem oportunidade de votar, ou não vota ou vota nos mesmos…

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Quem não vota, está a votar companheiro. Talvez tenha de ir ler ou reler realmente quais os tipos de voto existentes e a que se destinam. E é por esse motivo que a chamada abstenção, que não é considerada nem contabilizada como tal (apenas promovida nos media) foi demonizada e sobem o tecto necessário para ter o impacto previsto, legamlemente, a cada ano que passa.

          1. Avatar de aquele
            aquele

            Podes dizer que não votar é deixar que os outros votem por ti, porém isso não tem qualquer valor prático do dever cívico, se poderá ter no futuro é outra historia. Toda a gente sabe que quem não vota ou não quer saber, ou já desistiu do pais ou outra desculpa qualquer.

  15. Avatar de João
    João

    Por um lado é mais um beneficio que é cortado aos Portugueses, e nos ultimos 10 anos têm sido imensos (não sei onde isto vai parar), por outro lado porque carga de água é que são isentos. Porque é que um carro que transporta uma pessoa para o trabalho que fica a 40 kms de casa e é o unico meio de transporte para essa cidade, e por estradas sinuosas (porque existem pessoas que não moram em Lisboa e Porto) paga ISV e este veiculos comerciais não pagam ? Um dos principios devia ser a igualdade entre cidadãos

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Porque estamos a falar de viaturas de trabalho (no máximo com 3 lugares). Como estas viaturas até têem muita cilindrada (carrinhas de caixa aberta e carrinhas de carga facilmente têem 2 500ccm), estamos a falar no mínimo de 10 000€ em cada viatura.

  16. Avatar de Xico Zé
    Xico Zé

    Se fossem buscar o dinheiro que Sócrates e outros roubaram não fazia falta estes e outros impostos .
    E o mais ridículo é ser neste momento em que as pessoas perderam empregos

  17. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Até agora motociclos com IUC até 10€ eram isentas, agora paga tudo.
    Acho bem tudo que transita pagar, até eléctricos deviam pagar.

  18. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Então e o ambiente da minha carteira!? Até parece que existem neste momento alternativas viáveis para quem presta serviços e precisa destas carripanas, aposto que se os funcionários públicos andassem com elas havia logo um subsídio ou um apoio socialzito para a coisa!!

  19. Avatar de Paulop Baptista
    Paulop Baptista

    “têm-se revelado permeáveis a utilizações abusivas”. Mas parece que toda a gente assobia para o lado, em relação às utilizações abusivas. Infelizmente, como em tudo, paga o justo pelo pecado mas a realidade é que esses veículos acabam por ser usados fora da atividade económica para a qual foram adquiridos. O chico espertismo tuga, sempre tão elogiado pelos que acham que as leis só se aplicam aos papalvos.

  20. Avatar de andre
    andre

    Este imposto, encapotado de algo benéfico para o ambiente, faz precisamente o contrario.

    Prejudica a aquisição de novas viatura, menos poluentes, e promove o uso até à exaustão de viaturas velhas e poluentes.

    o que deveria ser feito sim, era promover a troca do parque automóvel por veículos menos poluentes, e reciclar todas as latas velhas que andam por ai a poluir.

    1. Avatar de aquele
      aquele

      Tal como o Imposto Único de Circulação… promove o uso de carros velhos muito mais poluentes. Pior, em vez de ser progressivo com a idade do veiculo, é taxado deforma abrupta a partir de 2007. Ridículo, só mesmo neste pais socialista.

  21. Avatar de joao manuel pereira mascarenhas
    joao manuel pereira mascarenhas

    Ainda acreditam no que os ministros dizem?