Imagine consumir energia e não ter de a pagar? Na Finlândia o preço da luz esteve negativo

50 Comentários

Os preços da eletricidade na Finlândia ficaram negativos devido a um enorme excesso de oferta de energia hidroelétrica limpa. Como tal, por alguns momentos os fornecedores estavam quase doar energia. A Finlândia passou da pobreza energética ao excesso de energia em apenas alguns meses.

Imagem central nuclear de fornecimento de energia à Finlândia


Preço da eletricidade na Finlândia reduzir 75%

Na quarta-feira, a Finlândia teve de lidar com um problema invulgar: eletricidade limpa tão abundante que levou os preços da energia para o negativo. Enquanto grande parte da Europa enfrentava uma crise energética, o país nórdico informou que os preços da energia à vista caíram abaixo de zero antes do meio-dia.

Isto significa que o preço médio da energia para o dia foi “ligeiramente” abaixo de zero, disse Jukka Ruusunen, diretor executivo do operador de rede da Finlândia, Fingrid, à emissora pública finlandesa Yle.

Segundo informações, esta queda do preço foi provocada por um excesso inesperado de energia renovável e pela redução do consumo de energia pelos finlandeses devido à crise provocada pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

A Finlândia passou da pobreza energética ao excesso em apenas alguns meses. A notícia é uma reviravolta notável para um país que, há apenas alguns meses, dizia à sua população para ter atenção ao consumo de energia.

No inverno passado, a única coisa de que se falava era onde obter mais eletricidade. Agora, estamos a pensar muito bem em como limitar a produção. Passámos de um extremo a outro.

Disse Jukka Ruusunen, diretor executivo do operador de rede da Finlândia, Fingrid, à emissora pública finlandesa Yle.

Imagem central nuclear Olkiluoto 3
A central nuclear Olkiluoto 3, de 1600 megawatts, junta-se a dois outros reatores, cada um com 890 MW de capacidade, no local em Eurajoki, no oeste da Finlândia. EPA

 

Proibir energia vinda da Rússia pode ter sido muito positivo

O país enfrentou uma crise energética depois de ter proibido as importações de energia da sua vizinha Rússia, como parte da reação global após a invasão da Ucrânia.

Nessa política de nova gestão energética o país colocou a funcionar em abril passado um novo reator nuclear e forneceu um fluxo significativo de energia à população da Finlândia, cerca de 5,5 milhões de pessoas.

Olkiluoto 3, o primeiro novo reator nuclear a ser inaugurado na Europa em mais de 15 anos, fez baixar o preço da eletricidade em 75%, de 245,98 euros por megawatt-hora em dezembro para 60,55 euros por megawatt-hora em abril, segundo o The National.

O país tem como objetivo tornar-se neutro em termos de carbono até 2035 e tem vindo a fazer esforços para introduzir soluções de energias renováveis. Ruusunen disse ao The National que a Finlândia quer que o vento se torne a sua principal fonte de energia até 2027.

Este facto está também a contribuir para a descida dos preços da energia. O excesso de água de degelo – que provocou alertas de cheias em vários países do norte da Europa – está a fazer com que as centrais hidroelétricas finlandesas entrem em funcionamento e produzam eletricidade em abundância.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Se fosse só na Finlândia…

    No mercado Ibérico também esteve em Março.

    1. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      Hoje por exemplo também está desde as 15h até às 18h…

      Isto para quem tem tarifas indexadas…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        São coisas diferentes.
        O preço no mercado indexado está por vezes negativo devido aos apoios do estado.
        Mas o preço do Mercado Ibérico não está negativo, por exemplo, hoje está a 86,75€/MWh

  2. Avatar de Emanuel Vieira
    Emanuel Vieira

    A energia nuclear é sempre uma boa alternativa.
    Em Portugal, como somos puristas ou ricos, é que coloca-se a estabilidade da produção em causa, e se aposta mundos e fundos com energia renovável que será intermitente e não será uma grande alternativa até que exista interligações funcionais e de grande capacidade.
    A energia elétrica pode ser muito barata, basta os governos e as instituições assim o queiram, agora não se pode embarcar em ilusões românticas.

    1. Avatar de realidade
      realidade

      Nao se cobram impostos de 0.
      convem que os preços sejam altos para se cobrar muito iva

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Concordo com a parte do nuclear mas por isso é que vamos continuar a ser dos mais atrasados da europa quanto as renovaveis a filandia tambem tem muito e são uma excelente alternativa

  3. Avatar de Awake
    Awake

    Alemanha a fechar centrais nucleares no meio de uma suposta crise energética e Finlândia a mostrar como se resolvem as coisas…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Exactamente!
      Mas na Alemanha governa a geringonça do semáforo, com fundamentalistas ambientais no governo!

      Mas que é uma total irresponsabilidade fechar centrais nucleares, que toda a gente sabe que é a que garante mais estabilidade e melhor preços, especialmente numa crise energética como tivemos no ano passado!!!!!!

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Quando a central fechar vou mandar entregar os resíduos radioactivos a tua casa… Ou já tens solução para os eliminar ou reciclar?
        Enquanto não resolverem esse problema de fundo o nuclear não é solução.

        1. Avatar de Awake
          Awake

          Existem sempre soluções, embora as novas centrais nucleares produzam muito menos resíduos do que anteriormente..

          Mais uma vez a Finlândia um passo a frente, tal como o pplware já mencionou no passado:
          https://pplware.sitedev.pt/ciencia/finlandia-constroi-instalacao-para-armazenar-residuos-nucleares-durante-100-000-anos/

          1. Avatar de Joao Ptt
            Joao Ptt

            No fundo a solução foi arranjar um local qualquer para armazenar os resíduos altamente tóxicos… nem eliminar nem reciclar… o comentário anterior continua válido.
            Nuclear ainda não é uma solução ambientalmente amiga, até as barragens com o seu péssimo impacto ambiental é menos mau que centrais nucleares.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Os resíduos radioativos não têm impacto ambiental nenhum o nuclear é a solução mais amiga do ambiente ponto, e esta solução da Finlândia é muito fácil dizer que é uma tenda que mandam para lá os resíduos mas é muito para alem disso é uma instalação enorme em que se armazena os resíduos em tubos de cobre que depois são cheios com cimento a uma profundidade alta o impacto disto para o ser humano e para o ambiente é 0 e com o tempo os resíduos vão perdendo a radioatividade daqui a uns anos se te apetecer desenterras aquilo tudo e mandas fora se não deixas lá fica mais uma pedra no solo sim não sei se sabias o uranio vem do solo neste caso só estas a coloca-lo lá outra vez

      2. Avatar de ECG
        ECG

        A opçao nuclear foi descartada ainda no tempo da senhora Merkel. Comer gelados com a testa nunca da bom resultado.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          A Senhora Merkl deixou a Alemanha totalmente dependente da energia russa e todos vimos o que aconteceu. Ou não sabe que os alemães racionaram energia no inverno?
          Mas deve ter razão, os Finlandeses são uns palermas por apostarem na autosuficiência!!!!! Espertos foram os alemães que ficaram reféns dos russos!!!!

          Já agora, não sei se sabe mas a Alemanha voltou a apostar em centrais a carvão…… verdes, para não pararem a sua indústria!!!!

          Mas o ECG já sabia isso tudo e mais alguma coisa!
          Eles têem o problema eléctrico, de petróleo e do gás para resolver ou a indústria pára!!!!

          É só visionários.
          A sério que gostava de ver alguns inteligentes a governarem um país, na dúvida entre poluir mas sermos autosuficientes e sermos deficientes energicamente mas totalmente verdes……. enfim!

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    disclaimer: achismo!
    Acho que tem tudo a ver com lobbies e custos operacionais a longo prazo. Acredito (sem ter acesso a números) que o que se gasta em manutenção nas eólicas e solares é muito superior ao nuclear. E a quem manda dá jeito é ter dinheiro a circular para os seus bolsos.
    Reforço: achismo.

    Nós por cá na tugalândia não temos poder de decisão de nada. Vamos atrás da UE e que se lixe tudo o resto. Os governantes – independentemente da cor – não tiveram, têm ou vão ter tomates para tomar decisões difíceis… e vão-nas empurrando para a frente com a barriga (coisas como alta velocidade e aeroporto, que deveriam ser discutidas em conjunto!).

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Não é de todo verdade a manutenção e controlo de uma central nuclear é muito superior a energia eólica ou solar no entanto a nuclear é muito mais rentável

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Isso inclui os custos de desmantelamento? E o que fazes com os resíduos radioactivos?

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Inclui tudo ao fim de uns anos a central está paga e a produzir energia limpa, quanto aos resíduos solução barata deixas em piscinas, 2º solução enviar para a Finlândia que eles têm uma base de armazenamento de resíduos radioativos, 3º solução construir uma base de armazenamento como a Filândia

  5. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Dizer que a energia nuclear e limpa é tapar o sol com a peneira, é passar o problema dos resíduos reactivos pra quem vem depois.

    1. Avatar de realidade
      realidade

      Se pensas que por nao termos centrais nucleares nao levas com os resíduos dou outros pensa melhor.

      Espero que nao mores perto da fronteira,caso contrario serás o primeiro a levar com a radiações dos nossos vizinhos

    2. Avatar de DrFrank
      DrFrank

      Dependendo de como queres ver as coisas, nem as éolicas são limpas porque foram produzidos outros residuos durante o processo de fabrico.

      Mas falta-te outra peça, os resíduos nucleares podem ser reaproveitados. Ou seja, voltarem a serem usados para continuar a produzir energia. Youtube – “The Big Lie About Nuclear Waste”: https://www.youtube.com/watch?v=IzQ3gFRj0Bc

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Os resíduos nucleares podem ser armazenados e reciclados, não é a coisa mais bonita do mundo de facto mas é de longe a melhor forma tanto para o ambiente como para a carteira de produzir energia

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sabes que os resíduos radioativos vão perdendo a sua radioatividade certo ? daqui a uns anos não passa de uma pedra

  6. Avatar de Lúcido
    Lúcido

    Talvez devêssemos abrir uma junto à fronteira com Espanha, como eles fizeram connosco 🙂

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Sempre defendi isso…

      1. Avatar de Tiriri
        Tiriri

        Eu carregava os Açores de centrais nucleares (ou térmicas), e mandava a energia pra cá via satélite.
        No meio do atlântico não estorva a ninguém…

        1. Avatar de Blackbit
          Blackbit

          Não, via wi-fi é melhor
          s/ off

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Portugal nao vai abrir nenhuma central nuclear nos temos de continuar a ser os mais atrasados da europa temos esse estatuto para manter, e um central nuclear não é poluente portanto é igual só vai depender do que vais fazer aos residuos

  7. Avatar de adolf santos silva
    adolf santos silva

    enquanto portugal andar atras de modas e nao adotar a energia nuclear vamos ter sempre esta pobreza energética contra factos nao a argumentos

  8. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    https ://www.publico.pt/2022/02/13/ciencia/noticia/empresa-japonesa-planeia-construir-primeira-central-fusao-nuclear-pais-1995306

  9. Avatar de merc dei
    merc dei

    portugal que continue o caminho do future : “renovaveis” e hidrogenio limpo. nuclear de cisao é passado. no futuro que venha a fusao

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Muito bem! Muito bem!
      Mesmo que o Hidrogénio verde receba milhares de milhões de subsídios para apenas 2 empresas (Galp e REN) e que no final vai vender-nos o hidrogénio a 6 euros!!!! São só 10 vezes mais o que pagamos agora pelo preço do gás!!!!

      Somos ou não somos inteligentes? E somos ou não somos verdinhos? (principalmente os nossos ministros)

      Mas o que interessa é sermos verdes a qualquer custo!!!!!

      Os espanhóis preferiram gastar o PRR……. a darem dinheiro às empresas (80% a fundo perdido) para comprarem outras empresas!!!!

      Cabecinhas pensadoras!!!! E gastarem uns minutos a resolverem a falta de água em metade do país, não?

      E porque não termos nós próprios uma central nuclear de última geração, com microreactores? É que para quem não imagina, tivemos décadas um reactor experimental, mandado fazer…….. pelo Salazar nos anos 60 em plena Lisboa!!!!!

      https://observador.pt/2019/09/02/unico-reator-nuclear-nacional-foi-desmantelado-em-operacao-secreta/

      Quando encontrarem algo que seja mais económico e fiável que a energia nuclear…….

      Vamos ser verdinhos a qualquer custo!!!! E vamos lá torrar quase metade do PRR para no fim pagarmos a energia 10 vezes mais cara! Somos uns génios!
      A NASA devia estudar-nos!

      1. Avatar de merc dei
        merc dei

        xiii tanta palavra para nao dizeres nada. instala la entao um reactor ai em casa e liga-o a rede .. a espanha isto, a filandia aquilo, o egitpo acolotro … voces velhos do restela nunca estao satisfeitos… esta sempre tudo mal … ja vi que tens alguma coisa contra o “verdinho” … seras um daqueles que tambem pensa que isto do “verdinho” é uma cabala internacional para o bill gates tomar conta do mundo ?

  10. Avatar de Raul
    Raul

    Não é só na Finlândia que esteve negativo, no mercado ibérico também e por sua vez em Portugal. Em Abril aderi à LuzBoa tarifário simples e indexado. Houve dias em Abril e em Maio que paguei a energia negativa. A média é feita ao mês e só para terem uma ideia, comparando com a EDP Comercial de onde saí em Abril, pagava cerca de 30€ por mês, em 12 dias de faturação na LuzBoa paguei 1,63€. Este mês recebi uma fatura já com um mês de ciclo de faturação e vou pagar 9€ e consumi mais kwh que na EDP onde pagava 30€ por menos kwh euros Resumindo paguei por 1 mês cerca de 5€ e tal porque 3€ e tal é da taxa audiovisual, obrigatória em todos os fornecedores. Se tivesse sabido há mais tempo pois foi através do contas poupança que fiquei a saber, já tinha poupado centenas de Euros e não andava a encher o papo aos acionistas da EDP. São contratos anuais sem fidelização, posso sair quando eu quiser.

    https://www.facebook.com/groups/647955793752578/?ref=share

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      São coisas diferentes.
      O preço no mercado indexado está por vezes negativo devido aos apoios do estado.
      Mas o preço do Mercado Ibérico não está negativo, por exemplo, hoje está a 86,75€/MWh

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      Comprando no mercado ibérico (MIBEL) muito provavelmente está-se a comprar eletricidade produzida com energia nuclear de uma das 5 centrais espanholas.

  11. Avatar de Stanley
    Stanley

    Se sobra energia barata é bom para o mineração de bitcoin.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Isso já deu o que tinha a dar…

  12. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    Excelente transição energética da Finlândia.

    Quem me dera que outros países europeus lhe sigam as pisadas!!

    Imaginem carregar o carro eléctrico com este tipo de preços!!!!
    Isto sim é um grande motivador de mudança de comportamentos para que sejam mais sustentáveis!!!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      E já podes, é só adrir a miio que tem uma tarifa indexada e algumas vezes está negativo.
      Isto não é nada de novo para quem têm tarifas indexadas. Mesmo em casa.

      1. Avatar de Dani Silva
        Dani Silva

        O problema é que pode até pagar quase zero da electricidade, mas tem sempre de pagar a parte do OPC, que não é assim tão baixa.

        E sim, eu sou cliente da miio 🙂

    2. Avatar de Raul
      Raul

      Dani Silva, já consegues carregar um carro eléctrico em casa com estes preços. Basta aderires a um tarifário de energia indexado.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Descobri e aderi há 3 meses ao mercado indexado.
      Tenho um carro eletrico (pessoal) e um hibrido (empresa)
      O hibrido não fiz as contas, mas o eletrico no mês de Março paguei 0,06€/100km e em Abril 0,13€/100km

      Sim, os valores estão mesmo corretos e são já com IVA

      1. Avatar de Dani Silva
        Dani Silva

        Excelente!!!

  13. Avatar de ECG
    ECG

    Este ano, no mercado SPOT, isso aconteceu varias vezes. Alias a media destes primeiros meses é mm assim, mto baixa. Mas o povao, ao contrario de procurar soluçoes e ter algum (pouco diga-se) trabalho, prefere o muro das lamentaçoes.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O ECG que se acha o mais esperto da turma…… explique-me lá este problema:

      Em Portugal a idade média dos automóveis é de 15 anos! Sabe o porquê? É que os carros velhos claramente poluem mais que os novos!

      É porque não queremos ser amigos do ambiente, é isso que vai responder-me?

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Os carros que se vendem actualmente não têm nada que os recomende. A maior parte é SUVs, que bebem este mundo e o outro e vomitam CO2. Os tóxicos e cancerígenos, na gasolina está exactamente igual a 15 anos atrás, no diesel melhor qualquer coisa com o Adblue. Numa lógica de custo benefício, não há nada a ganhar com a substituição dos carros de 15 anos por outros novos a combustão.

  14. Avatar de Roy Runeberg
    Roy Runeberg

    Por isso e que paguei eletricidade da casa:
    Jan/fev -759€
    Mar/abril -650€…