Hyundai revela o IONIQ 6: um desejo elétrico

45 Comentários

A Hyundai conquistou o seu lugar no mercado e sublinhou que no segmento dos elétricos tem uma palavra a dizer. Prova disso foram os prémios arrecadados com o IONIQ 5, conquistando o título de Carro Mundial do Ano 2022, assim como o de melhor design e de melhor carro elétrico. Agora, para dar seguimento ao trabalho apresentado com o seu 100% elétrico galardoado, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 6.

Apesar de haver um corte substancial em relação à versão anterior, principalmente no que toca ao seu aspeto, é relevante observar que a empresa dedicou muito tempo ao pormenor. De facto, para um elétrico, o seu design parece uma composição artística.

Imagem Hyundai IONIQ 6


Hyundai: Obsessão pelo pormenor

A Hyundai apresentou o novo IONIQ 6. O veículo, uma nova berlina elétrica, mostra-se com uma carroçaria em forma de arco, com uma aerodinâmica muito bem pensada.

Com um mercado dos elétricos cada vez mais povoado, este eventual concorrente do Tesla Model 3, renasce como uma evolução do Prophecy concept. A marca refere que o carro deverá estar à venda em 2023.

Fabricado a partir da plataforma já usada no IONIQ 5, a E-GMP, o novo elétrico tem 4855 mm de comprimento, 1880 mm de largura, 1495 mm de altura e 2950 mm de distância entre eixos. A frente, contrariando um pouco a linha do seu irmão mais velho, é agora mais polida e discreta.

Uma das similaridades que traz, face ao modelo concept, são os faróis “pixel”. Além disso, está igualmente presente o spoiler na traseira e a linha de ombros curva. No entanto, este novo IONIQ é mais alto e mais prático. Apesar do seu aspeto “desportivo”, a sua linha de tejadilho é 200 mm mais alta face ao Prophecy concept, por causa da bateria com 150 mm de espessura.

O interior do Hyundai IONIQ 6 também está repleto de materiais e cores sustentáveis.

Dependendo do nível de acabamento, estes incluem couro de origem ecológica (assentos), tecido PET reciclado (assentos), pele biológica TPO (painel de instrumentos), tecido PET biológico (forro do teto), tinta biológica derivada de óleos vegetais (portas), e tapetes a partir de redes de pesca recicladas – este último é uma estreia para a marca IONIQ.

Habitáculo do elétrico é minimalista sem ser pobre

Se bem estamos lembrados, na apresentação do IONIQ 5 um dos pontos mais sublinhados foi a ergonomia. Pois bem, o IONIQ 6 está desenhado como se o condutor e os passageiros viajassem numa espécie de casulo, com uma atmosfera moderna, onde sobressai a visibilidade circundante e muito espaço à disposição.

Outro ponto já familiar é o desenho da consola. Esta é central é plana, o que permite que os ocupantes dos lugares da frente possam trabalhar num portátil ou num tablet. O tablier é formado por uma dupla de ecrãs de 12 polegadas (um para a instrumentação e outro para o infotainment) colocados numa única estrutura e a consola central é flutuante.

A ampla distância entre eixos permite também muito espaço para pernas para os ocupantes da segunda fila. Tal como referido, foram utilizados apenas materiais sustentáveis para o efeito, nomeadamente couro artificial, garrafas de plástico recicladas, tintas de base vegetal, entre outros.

Há ainda um volante de dois raios e luz ambiente.

Será possível escolher entre 12 cores exteriores, incluindo um novo verde feito com base num pigmento de bambu. Existem jantes entre 18 e 20 polegadas à escolha.

Preço e disponibilidade

A informação sobre a disponibilidade, assim como o preço, só será divulgada mais tarde. Segundo a empresa, estas e outras informações de cariz mais técnico, serão reveladas a 14 de julho. Contudo, sabe-se que o sistema elétrico de 800V permitirá fazer carregamentos rápidos até 350 kW.

Outro dado que é também já corrente refere que poderá ser possível escolher entre as baterias de 58 e 77,4 kWh, sendo que a bateria com maior capacidade permitirá um alcance até 482 km.

Quando à tração, o novo IONIQ 6 terá opções de tração traseira (com um motor) ou integral (com dois motores). Na calha está ainda uma versão N com perto de 585 cv.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    Com o preço aí nos 20 mil euros, vendia com pães!

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 não há a mínima dúvida 😉

    2. Avatar de k
      k

      Infelizmente não acredito que seja esse o preço. Até um renault zoe começa nos 33.5k…

      1. Avatar de AiO
        AiO

        Comprei um Twingo por €26k

        1. Avatar de AiO
          AiO

          Pelo tamanho da bateria os preços devem rondar os €50 a €70..

          1. Avatar de Jota
            Jota

            Por esse preço era melhor nem o lançar!

        2. Avatar de Jota
          1. Avatar de Realista
            Realista

            Deduzo IVA. Fica pago em 7 anos com a gasolina acima dos €2/Litro…

        3. Avatar de Infinity
          Infinity

          Foste roubado

          1. Avatar de Realista
            Realista

            26k porque é 100% elétrico…

      2. Avatar de Jota
    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      20 mil euros custa um Dacia eléctrico

      1. Avatar de asimoto
        asimoto

        e por 15 mil tens um dacia a diesel…
        Qual a vantagem em comprar elétrico??
        A meu ver só desvantagens..

        1. Avatar de Realista
          Realista

          O Dacia Spring custa 23,5 mil com taxas.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Vantagem:
          Deduzes o IVA, não pagas IUC nem tens revisões tão frequentes.

          Desvantagem:
          Com o meu consumo de gasóleo, demora cerca de 6 anos a se pagar sozinho.

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Visto assim nas fotos não estou a gostar, no meu caso acontece muito não gosto de ver assim nas fotos e depois ao vivo e a corres acabo por reparar em pormenores que fazem a diferença

  3. Avatar de Antonio Ferreira
    Antonio Ferreira

    visto de traseira parece um Porsche

    1. Avatar de Demétrio
      Demétrio

      O que é bom !

      1. Avatar de AiO
        AiO

        Ou mau se fizer lembrar o 924…

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    É demasiado futurista, não gosto do design

  5. Avatar de aj
    aj

    kia costuma ter melhor gosto no design

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Com electricos é complicado, ou são demasiado grandes, ou são demasiado futuristas e parecem gadgets

  6. Avatar de Lelo
    Lelo

    Comparado com o VW ID Aero ( até 620km), a autonomia deste não parece grande coisa…E a capacidade das baterias é idêntica.

  7. Avatar de Azeitugal
    Azeitugal

    É isto que acontece quando deixam um Carrera 911 montar um audi TT

    1. Avatar de asimoto
      asimoto

      Eu acho que com isto é que vais acabar montado por um Carrera 911 e por um Audi TT..

  8. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Com a melhor bateria…482km de autonomia…num carro feito para cobrir grandes distancias. Que grande macacada.

    1. Avatar de k
      k

      Eh. 500Km é a autonomia do meu actual a gasóleo. Medindo pelo Google, o país tem cerca de 600Km duma ponta a outra. Com 500 Já fazes quase o país todo 🙂

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        O meu carro a gasóleo faz 1300km com um depósito. É um descanso. Tenho mais do que fazer do que andar a perder tempo no abastecimento.

        1. Avatar de asimoto
          asimoto

          O meu também..
          Nunca comprari um carro que só fizesse 600 km..
          Mesmo com ~1320km acho pouco..

      2. Avatar de asimoto
        asimoto

        Se morares nos açores ou madeira…talvez essa historia dos 500km funcione..
        Mas aqui no continente, convém pelo menos ter um carro que faça 1200/1300km caso contrario estas sempre na bomba..e torna-se miserável!

  9. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Muito bonito ! só que daqui a 3 meses sai novo modelo , daí não ter muito interesse …

  10. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Parece um Porsche

  11. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    Todos os eléctricos são bem vindos… Mas é melhor que resolvam os problemas da plataforma…. Pelo menos o mais grave…

    https://lemberglaw.com/2022-hyundai-ioniq-5-problems-complaints-lemon/?amp=1

    ….

    1. Avatar de Vítor M.

      Aaa sim a Hyundai tem o IONIQ 5, que tem sido um sucesso de vendas. Aliás, agora já só consegues comprar o modelo 2023 do IONIQ 5, mas isso não quer dizer que não tenha problemas. Agora, ao nível de construção não é melhor que um Tesla., é MUITO melhor.

      1. Avatar de Hugo Sousa
        Hugo Sousa

        …. Pois claro….
        Mas consegue jogar Crisis…

        Ok… Algo mais fácil… Consegue adaptar dinamicamente a suspensão?

        https://twitter.com/JeffTutorials/status/1543247919767322624?t=1TpFJx8VsOR17NohwsTAiA&s=19


        Isto vai ser lindo…. 😉

        Mas o melhor a que a equipa de advogados já está montada… Agora a Tesla vai presseguir e executar FUD e Fake News que usem o nome da Tesla ou Elon….

        Boa sorte rapazes…

        1. Avatar de Vítor M.

          Que doença. Já não se pode dizer algumas verdades sobre a Tesla que até nem dormes. Que doença porra.

          1. Avatar de Hugo Sousa
            Hugo Sousa

            Pois claro… Por isso ignorou todos os factos e sublinhou as opiniões…

            Eu coloquei vários links a fundamentar os meus comentários… O sr colocou opiniões…

            Depois nega os factos e/ou diz que são fabricados…

            Não sei a que doente se refere… Aos mais de 100 que vão morrer por ano pelo Diesel Gate e o mais de 3000 doentes crónicos…. Ou dos doentes que se vendem esquecendo o código ético da profissão….?

          2. Avatar de Vítor M.

            Os teus links são fora de contexto. São truncados do assunto, feitos à medida. Tudo o que seja contra o que sonhaste ser um Tesla, fábricas ou inventas um assunto contrário. Isso é um pouco já de loucura.

            Ei coloco factos dos utilizadores portugueses, tu vais buscar assuntos de turcos ou indianos so para contrariar.

          3. Avatar de Hugo Sousa
            Hugo Sousa

            Mais um link fora do contexto…

            https://twitter.com/alex_avoigt/status/1542803792181297153?t=nlahndMPUCWww4BwymcURg&s=19

            …. Ou é indiano?…??

          4. Avatar de Vítor M.

            Em Portugal deixou de ser o carro mais vendido. Na Escandinávia cada vez tem mais concorrência e à medida que mais marcas colocam as suas propostas, a Tesla fica relegada a outros níveis mais abaixo. É isso que está a acontecer. E porquê? Porque os Tesla são fracos em termos de fabrico, bons em tecnologia, caros para o que oferecem, bons nas baterias, mas já há outras marcas a apresentar bons carros, com melhores materiais e mais baratos. A Hyundai tem muito melhor serviço de assistência que a Tesla, por exemplo. Isso é um ponto positivo, além de ter ofertas mais em conta. E isso vais ver nos tweets daqui em diante. Aliás, o IONIQ 5 foi carro do ano, elétrico do ano e design do ano. Tesla já não convence.

  12. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    …. Uau…. A sério…
    Se calhar gastava mais de um segundo a ver os links… São de fontes oficiais… Aliás os links são muito fáceis de seguir e encontrar a fonte…
    Algo que é eticamente correto ligar a fonte original…
    Algo simples que falha em muitos sítios…
    Diga lá um link apenas que é fora do context ou fabricado… Apenas um…

    1. Avatar de Vítor M.

      Voltas a misturar as coisas, agora os links já não servem 😀 os que deste é que são bons. Não perco mais tempo contigo, isso já é uma obsessão. Já te disse para fazer como tu, arranjar links “a metro de textos feitos à medida” nem é preciso muito. Agora, na experiência do utilizador, p carro tem materiais fracos, curva mal, trava mal e pelo preço, a oferta do equipamento está ao nível de um Dacia.

      Agora, tecnologicamente, são muito bons. O resto é fraco e de pouca durabilidade, palavras dos utilizadores.

  13. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    Traseira: mistura de Porsche com Mercedes
    Dianteira: Citröen C6

  14. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    Acho uma opção muito interessante… Mas espero que resolvam algumas questões pendentes na plataforma…

    De resto é uma proposta bem interessante…
    Pode atrair muitos adeptos convencionais…
    São precisas todas as soluções…