Hyundai Kauai bate recorde do Guinness! Saiba porque…

62 Comentários

Sabia que também há recordes a bater por carros elétricos? É verdade, e o Hyundai Kauai entrou recentemente para o livro dos recordes mundiais.

O Hyundai Kauai conseguiu bater o recorde do Guinness relativamente à maior altitude alcançada por um carro elétrico.

Hyundai Kona bate recorde do Guinness! Saiba porque...


A Hyundai apresentou em fevereiro de 2018 o seu SUV Kona Electric. Em Portugal o veículo chama-se Kauai. A autonomia ronda os 470 km, na versão mais cara. Na versão base a autonomia baixa para 300 km.

Hyundai Kauai elétrico bate recorde do Guinness de altitude

De acordo com informações da própria Hyundai, o Kauai elétrico alcançou os 5.731 metros de altitude. O feito aconteceu no Paso de Sawula, no Tibete, tendo este carro elétrico batido o recorde de 5715,28 metros, estabelecido anteriormente.

Segundo a Hyundai, durante a expedição, o Kauai comportou-se como um verdadeiro SUV em condições climáticas adversas (baixas temperaturas, queda contínua de neve e asfalto gelado). O Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) do Kauai Elétrico garantiu a estabilidade de direção do veículo em todas as condições da estrada.

Hyundai Kona bate recorde do Guinness! Saiba porque...

Durante a viagem, o veículo foi carregado através de carregadores portáteis. Durante a noite foi usado o carregador portátil padrão que vem com o próprio veículo.

Não foram encontrados problemas de desempenho ao subir aos picos mais altos. Na descida, o sistema inteligente de regeneração de energia complementou a autonomia.

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de carlos
    carlos

    faltou dizer quantas vezes teve de parar e quanto tempo demou a carregar, era importante saber
    já agora fazer comparativo com um carro sem ser eléctrico

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Eles têm medo de divulgar essa informação, por isso vão produzir uma versão mais pequena deste veículo, o Koninhas…

    2. Avatar de Rodrigo Da Silva
      Rodrigo Da Silva

      ‘E importante saber porque? Um carro convencional nao teria de abastecer tambem para la chegar?
      O que interessa fazer comparativo com um carro sem ser electrico?

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Um carro a combustão perde imensa potência (cerca de 50% aquela altitude) e isso faz disparar o consumo.
      Um elétrico não possui esse problema.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Possui o problema da temperatura. As baterias com temperaturas mais baixas perdem grande capacidade da bateria – percentualmente mais do que um carro de combustão.

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Onde foste buscar esses 50%? Isso em que tipo de motores? Atmosféricos?

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Existem inúmeras calculadoras online onde podes colocar a altitude e dá a potência teóricamennte perdida.

          Mas em média um motor atmosférico perde 1% de potência a cada 100metros de altitude. Ou 10% a cada 1000m.
          Os carros actuamente como estão mais evoluídos conseguem compensar essa perda de potência , mas isso faz aumentar o consumo.
          Isse valor é mais baixo em motores com turbo.

      3. Avatar de Louro
        Louro

        @Joao,
        O Toni tem razao, e é facil de experiemtares isso com o teu próprio carro.

        Tapa parcialmente a admissao do carro logo a seguir ao filtro de ar, e depois diz como é que o motor trabalha e como é que o carro se comporta.

        Menos ar, significa menos combustao significa menos potencia.
        Como forma de compensar a centralina vai obrigatoriemente dar ordem para mandar mais combustivel o que faz com que os consumos aumentem.

        @Pedro,
        Tens de estar a falar em temperatura mais extremas, por exemplo onde vivo tem estado temperaturas negativas (-3 a -7) durante a noite e nao noto diferencas signficativas na autonomia.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Louro, o Toni tem razão no princípio, eu sei perfeitamente. Aliás, já o senti em motores a carburador e em altitudes a volta dos 1500m. O que ponho em questão é esse número dos 50%. Parece me um bocado atirado para o ar até porque é uma coisa que depende muito do tipo de motor. Se e a injeção o carburador, se e atmosférico ou não, etc.
          relativamente às baterias, posso-te dizer que em motas eléctricas noto MUITO a diferença .

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            50% por ser 5.000m de altitude. No caso do 1500m daria por volta de 15%.
            Isto são valores médios para motores atmosféricos.

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          @Louro Em Lisboa fazendo o mesmo percurso com 22ª ou nestes dias frios com 7º nota imensa diferença na autonomia. Outras pessoas que conheço com carros elétricos dizem-me que também notam isso.
          Nada como procurar em sites da especialidade onde aparecem os gráficos onde mostram como a temperatura influencia a autonomia.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Foram de carro até ao campo base do Everest. Isso fica a cerca de 5.000m de altitude.
          O recorde está em mais de 6 000 metros.
          Qualquer carro consegue ir a essas altitudes.

          Por ter ido não invalida a que afirmei (que é um facto científico). Eu afirmei que perde potência não afirmei que deixavam de funcionar.

          Os motores precisam de oxigênio para funcionar em alta altitude existe menos oxigênio logo são menos eficientes não sei onde é que está a duvida.

          A alta altitude uma pessoa também tem mais dificuldade em respirar cansa-se mais rápido, isso não significa que morre afixado por ir aos alpes 😀

          Mas se achas que o que afirmei é incorreto podes justificar à vontade

    4. Avatar de Louro
      Louro

      Provavelmente um eletrico teria grandes dificuldades em chegar lá acima, pois o ar é rarefeito o que implica que a combustao nao aconteca correctamente ou até nao aconteca de todo.

      Um carro a combustao precisa de ar, um carro eletrico nao precisa de ar para andar só energia eletrica.

    5. Avatar de Tugatesla
      Tugatesla

      Os carros a combustão interna têm felizmente os dias contados. No ano de 2020 as comparações com interesse são, entre carros elétricos.
      O tempo das cavernas já lá vai…

      1. Avatar de Carl Jung
        Carl Jung

        Os carros elétricos são o pior embuste dos últimos anos!!! Ahahah comprem comprem. Alimentem a roda do consumo que eles continuam a meter vos carrinhos novos com mais 10km de autonomia (quando já todos os elétricos poderiam ter autonomias bem mais elevadas ) Mas compra, compra que é bom, e é ecológico! Não tem emissões…mas ninguém fala do impacto gigante do minério do lítio!! E as baterias quando chegam ao fim de vida…ah, que fazemos? Manda-se para África e enterra -se lá num monte… Enfim, que hipocrisia.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Enfim que hipocrisia?! Eu daria que ingnorancia da tua parte! Isso sim ‘e preocupante!

          Falas do impacto ecológico do minério do lítio..e o impacto ecológico da extração do petroleo? As baterias quando chegam ao fim da vida reutilizam-se e so em ultimo caso reciclam-se como ‘e obvio. Ninguém vai enterrar algo tao precioso como baterias.

          Até vou esclarecer mais um mito sobre os eléctricos. Se 100% da energia para carregar um EV viesse do carvão (o que não acontece em lado nenhum) continuaria a ser mais ecológico e menos poluente do que um carro convencional! Cerca de 80%-90% da energia das baterias ´e aproveitad num EV enquanto que so 30%-40% da energia é aproveitad num carro convencional. O resto é desperdiçado em calor, etc.

          Tens mais alguma duvida que queiras escalarecer?

  2. Avatar de Fonseca Galhão
    Fonseca Galhão

    Kona todo-o-terreno…!

  3. Avatar de Ze
    Ze

    Kona em altitude

  4. Avatar de Jota
    Jota

    Claro que quem bateu o record foi o Kona. mas o Pedro Pinto foi maroto, podia ter colocado no título Kauai! 🙂
    Agora fora de tangas, há para aí muita gente a comprar konas elétricas!

      1. Avatar de fc
        fc

        Em Portugal o nome oficial não é esse.

      2. Avatar de Flavio Ferreira
        Flavio Ferreira

        Deviam ter feito referencia ao primeiro lugar que é um Fiat Panda, carro pequeno e de fraco motor que chegou aos 5200 metros. Isto em 2004!!!

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Record está em 6.600m – 2007 com um Suzuki Jimmy.

          De é para dar referência que seja com factos reais

    1. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      Para mim o nome do meu carro é Kona, Kauai não soa bem. 🙂

  5. Avatar de PeterSnows
    PeterSnows

    Tenho 1 e até agora impecável.
    Se bem, que se a diferença para o Tesla3 fosse/for de 5 mil€, comprava um Tesla por causa da rede de carregamentos.
    Na altura a diferença era maior.

    1. Avatar de King Banido
      King Banido

      Era de quanto a diferença?

      1. Avatar de PeterSnows
        PeterSnows

        Na altura o Tesla3 era uns 60mil€, o Kona 42mil€

  6. Avatar de Xico
    Xico

    Quem tem um kona tem tudo

    1. Avatar de Rui
      Rui

      e quem tem duas konas !

      1. Avatar de Samuel MG
  7. Avatar de qqq
    qqq

    A versão Kona mais cara é a que faz mais kms? Não faz sentido!

  8. Avatar de Vilna
    Vilna

    É uma falta de respeito e de fidelidade para com a 1ª.

  9. Avatar de fc
    fc

    Seria interessante a comparação entre a altitude máxima de operação entre um carro elétrico e um de combustão. Se por um lado a altitude implica que o ar fica mais rarefeito e dificulta a combustão por outro lado a altitude por norma implica mais frio o que pode sair da zona de funcionamento das baterias.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O impacto do frio nos carros elétricos já está mais que testado em paises como Canadá e norte da Europa.
      A altitude afecta e muito um motor a combustão (50% menos potência a 5.000m), um electrico é completamente imune.

      1. Avatar de King Banido
        King Banido

        E agora pergunto, quem é que faz uma viagem para uma montanha com um carro electrico?
        Claro, se fores com mais malta e levarem um gerador a Gasolina atrás, é possivel.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Eu vivo nas montanhas e tenho dois eletricos lololol

          Agora se me falares de montanhas aquela altutide, nem o pessoal com carros a combustao, pois quando acabar a gota é game over.

          O eletrico, podes sempre comecar a descer, e a auto-regeneracao carrega a bateria novamente para saires de lá.

          1. Avatar de King Banido
            King Banido

            Claramente que estou a falar de uma montanha inabitada e não numa cidade que fique numa montanha…

            Sim, o a combustão seficar sem gasosa tambem morre, mas é mais facil transportar uns jarricans que um gerador…

            Isso do pode sempre… Se tiveres a subir e acabar as pilhas? vais andar a descer tudo para recuperar, voltar a subir e parar a meio novamente? Alem que a regenração não te enche as pilhas e se tiveres uma autonomia de 15/20km com essa regeração já é muito, mas muito bom !

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Ele está a falar em desertos. Eu estou a a falar em altitude no geral.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Suíça tem muitas montanhas e existem muitos carros elétricos.
          Califórnia tem das montanhas mais altas dos states e é o estado com mais carros elétricos.

          1. Avatar de King Banido
            King Banido

            Mas são montanhas habitadas… É mais que normal, ainda por cima em paises de 1º mundo, que haja condições para ter um electrico, mesmo em montanhas!

            Alem que não podes comparar a rede de carregamento Tesla dos States com a de cá…

  10. Avatar de Matos
    Matos

    A foto do veículo não corresponde a um Hyundai Kauai/Kona

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      A imagem da foto corresponde a 1 NIO

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Pelo menos a que esta no momento em que cometei, é a imagem de um Kona

  11. Avatar de Emanuel Barros
    Emanuel Barros

    Essa imagem não é de um KONA! Essa foto que colocaram é de um AIWAYS U5 que também é eléctrico e fez China Alemanha.

  12. Avatar de Flavio Ferreira
    Flavio Ferreira

    Fraquinho, feito em 2004 (Fiat Panda)
    https://www.youtube.com/watch?v=1_0BrejULkY

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Esse fez menos que este elétrico.
      O record a bater são os 6.600m feito em 2007 com um Suzuki Jimmy modificado (devido à altitude)

  13. Avatar de asilva
    asilva

    Quim Barreiros é chamado à recepção, necessitamos da sua ajuda para escrever uma música que inclua as palavras carro Kona e vizinha 🙂

  14. Avatar de Polo
    Polo

    Qual foi o carro do anterior recorde?
    A quem quer chamar kauai: não sejam konas!

    1. Avatar de Flavio Ferreira
      Flavio Ferreira

      O carro que subiu mais alto até foi o Fiat Panda em 2004, mas não é eléctrico mas não deixa de ser um panda que impressiona a mesma 😀

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O record esta nos 6.600m feito em 2007 com um Suzuki Jimmy

  15. Avatar de Alexandre de Azevedo Gaspar
    Alexandre de Azevedo Gaspar

    Carro eléctrico, bom, mesmo bom, era o da carreira 20 !!…

  16. Avatar de Justino, o Justo
    Justino, o Justo

    Os eléctricos são uma perda de tempo. E tempo, temos muito pouco.

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Há quem não pense o mesmo.
      4 meses, 27 000 Km.
      E francamente não noto diferença absolutamente nenhuma relativamente ao antecessor (um diesel).

    2. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      Opiniões, mas sem grande argumento.
      .
      Eu passei de um a diesel para um eléctrico, e ninguém me convence em voltar ao diesel.
      Só se acontecer algo de muito mau ao carro, nos próximos 6 anos.
      Quanto a tempo, tenho poupado muito, pois já não vou a uma bomba de gasolina há mais de 10 meses. Demoro 15 segundos de 3 em 3 dias, a colocar a ficha no carro quando chego a casa.
      Só não aconselho eléctricos, a quem não tiver uma tomada em casa (ou empresa) para carregar. A rede de carregamentos é uma lastima.
      .
      Eu partilho a minha experiência, agora não quero convencer ninguém.
      Por mim podem-se mover como quiserem (a pé, a correr, de trotinete, de moto, a diesel, de gatas, …)

  17. Avatar de Adeusofreitas
    Adeusofreitas

    Quem tem dinheiro pode ter muitos co nas destes

  18. Avatar de Maria Joao
    Maria Joao

    Só problemas….!!! A começar pelo nome…kkkkkkk

  19. Avatar de Carlos Rocha
    Carlos Rocha

    Para quando, veículos elétricos com paineis solares no tejadilho? Isso sim… a edp ia adorar.