Honda vai investir $40 mil milhões em veículos elétricos

24 Comentários

Um grande número de fabricantes está a apostar fortemente em veículos elétricos, indo ao encontro das exigências do mercado, bem como aos objetivos dos governos. Desta vez, a novidade partiu da Honda que planeia investir 40 mil milhões de dólares no setor e lançar 30 modelos até 2030.

Além dos planos com a General Motors (GM), a Honda possui outros projetos próprios.

Honda

No ano passado, a Honda revelou que tinha como objetivo que, até 2040, todas as suas vendas de automóveis fossem apenas de veículos elétricos e a célula de combustível. Agora, de acordo com a Bloomberg, a fabricante anunciou que vai investir cerca de 40 mil milhões de dólares na transição elétrica da marca, ao longo da próxima década.

Além disso, a Honda revelou que planeia lançar 30 novos modelos elétricos, até 2030, com um volume de produção de dois milhões de veículos por ano. O objetivo é que esses representem 40% da sua frota, num horizonte temporal de 10 anos.

No início deste mês, a Honda e a GM revelaram estar a trabalhar em conjunto para desenvolver uma panóplia de veículos elétricos económicos, baseados na tecnologia de baterias Ultium da GM e com uma arquitetura global. Além disso, a Honda introduzirá, no Japão, um veículo elétrico de cerca de 8.000 dólares, até 2024.

CEO da Honda Toshihiro Mibe
CEO da Honda Toshihiro Mibe

Apesar dos planos que tem com a GM, a Honda irá investir também na sua própria plataforma e, em conjunto com outas empresas, irá investir na produção de baterias.

Segundo o CEO da Honda Toshihiro Mibe, grande parte dos esforços da fabricante serão concentrados na China, uma vez que é o maior mercado de veículos elétricos do mundo. Aliás, Mibe já havia anunciado que a fabricante iria lançar 10 novos modelos no país, até 2027, e construir fábricas em Guagzhou e Wuhan, para responder à procura de veículos elétricos na China.

 

Leia também:

Combustíveis: AUTOvoucher acaba já este mês. E agora?

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tomazturbano
    tomazturbano

    Eu amo ver como a Tesla e outras empresas do ELON Musk são disruptivas nos mercados em que atuam.
    Simplesmente a Tesla tem baterias melhores, designs melhores, melhor AI que a concorrência e mais importante: Está produzindo AGORA! E a escala de produção está aumentando muito com as novas fabricas. As fabricantes “normais” ganharam muito dinheiro com carros com motores que usam combustíveis fosseis, em vez de se atualizarem, preferiram dizer que a Tesla não daria certo, que iria a falência em 1 ano. Agora ta ai, engolindo a concorrência.
    Bem feito, pra aprenderem.

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Globalmente a Tesla ainda está muito longe dos maiores fabricantes no que diz respeito a vendas.
      As “Toyotas” deste mundo ainda ganham muitíssimo mais dinheiro que a Tesla e têm lucro real, e quando se der a conversão definitiva para o elétrico, vão continuar na linha da frente.
      Cotação na Bolsa não significa lucro

      1. Avatar de eu22222
        eu22222

        Globalmente a Tesla já está muito longe dos “maiores” fabricantes no que diz respeito a vendas de veículos elétricos.
        Os a gasolina estão condenados a não serem vendidos a favor dos elétricos (nos quais a Tesla vai manter a maior % de vendas).

        1. Avatar de Francisco
          Francisco

          Esse dia ainda está longe e quando chegar os outros terão ofertas elétricas iguais ou melhores.
          O mercado elétrico no fim de 2021 ainda rondava os 10% do mercado total e nesses 10% a tesla terá o carro mais vendido mas não tem 50% desse mercado.
          Isto não são opiniões, são dados estatísticos.

        2. Avatar de aaa
          aaa

          ao preço dos teslas vai manter a maior % de vendas? quer dizr que vamos ter aumentos de salários na ordem dos 100%?

          1. Avatar de RC
            RC

            Não, vamos ter teslas mais baratos, como tem vindo a acontecer.

      2. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        Ainda não deste conta que a “conversaõ definitiva para o elétrico” já se deu?
        Não deste conta que apesar de valer mais, a Tesla ainda não tem grandes lucros porque está em fase de expansão, com reinvestimento dos lucros? Olha para a Amazon, por exemplo…

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Eu não sei se deram conta conta que a Toyota que referem, vende 10 vezes mais carros do que a Tesla!!!!! E a Toyota também sabe produzir híbridos, baterias…….
    Pelo facto da enorme cotação da Tesla, eu refiro apenas especulação!!!!!

    E já agora, acham mesmo que o público em geral vai deixar de comprar carros de 10 ou 20 000€ para carros de 50 000€ da Tesla, é isso? Muito sonham!!!!!!!

    1. Avatar de RC
      RC

      Vai, quando a tesla e outros tiverem carros de 20 mil. Já não falta muito, já que em 10 anos o preço caiu muito.

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Ainda falta um bocadinho dos grandes, para que a Tesla chegue à qualidade de construção e fiabilidade da concorrência mas próxima, assim como também lhe falta uma rede de assistência alargada.

        1. Avatar de RC
          RC

          Não, o que falta é as outras marcas chegarem à qualidade de construção da tesla com os preços que a tesla pratica.

        2. Avatar de RC
          RC

          Quanto à rede de assistência só falta chegar à Madeira e Açores.

          1. Avatar de Francisco
            Francisco

            Há Teslas na madeira e nos Açores, sem assistência…

          2. Avatar de RC
            RC

            Sim, e sei que já foi um técnico da tesla à Madeira para assistir alguns.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Actualmente a Toyota pode vender muito, mas é o fabricante menos preparado para o Futuro. Ainda vão a tempo tem 10 anos para mudar o rumo, depois é difícil.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Pelo contrário, é o fabricante mais diversificado em termos de tecnologias, até 100% eléctricos com boas prestações começou a produzir. Além disso, o motor a gasolina ainda não está esgotado, e se for montado em carros com 600 ou 700 kgs de peso, como se faziam nos anos 60 a 80, pode dar soluções de baixo custo e muito eficientes. Há tecnologia para realizar os 2 litros / 100 kms sem recorrer à batota do plug in.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Quantos modelos de carros eléctricos a Toyota tem disponíveis a venda?
          O motor a gasolina está esgotado pelo simples facto de em breve a sua venda será proibida (dependendo do mercado que eles queiram vender)

          1. Avatar de RC
            RC

            3 pelo menos, e já teve muito mais, cá só tem 1 atualmente.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Não conheço, qual é o modelo de eléctricos que possuem? No site da Toyota não encontrei

          3. Avatar de RC
            RC

            Tem o Mirai, apesar de não o vender cá, nalguns países da Europa vende/aluga, noutros países tem o IQ ev e o RAV4 Ev.

    3. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      A kodak tb vendia muito mais maquinas fotográficas do que os primeiros smartfphnes:
      – kodak net income – US$ – 541 million (2020)
      – apple net income – US$ – 57.411B (2020)

    4. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Portanto, percebes mais de economia do que milhares de investidores, é isso? Aposto que há uns tempos atrás também eras especialista em covid.

      1. Avatar de RC
        RC

        Tanta massa cinzenta mal aproveitada. 😀 😀 😀

    5. Avatar de Rui
      Rui

      claro, a tesla ainda é muito pequena comparado com grandes empresas a vantagem destas empresas que apostam numa nova tecnologia se essa tecnologia for realmente o futuro estão logo 20 passos a frente, foi a mesma coisa com a apple quando apresentou o iphone ao inicio ninguem acreditava a nokia ficou a olhar agr a apple é uma das maiores e a nokia foi à falência. A toyota agr secalhar é das mais atrasadas no que toca a eletricos foram dos primeiros a lançar hibridos mas deixaram se ficar por ai esses hibridos a maioria nao era plug in a bateria era muito pequena e a poupança era praticamente nula, já a tesla anda investigar e a produzir novos tipos de celulas andam os estes a fazer parcerias com a LG para fazer baterias