Homem morreu trancado dentro de Tesla Model S e a família agora processa a fabricante

56 Comentários

Em fevereiro deste ano, um homem morreu trancado dentro de um Tesla Model S, após ter embatido contra uma árvore e de o veículo se ter incendiado. Devido aos problemas demonstrados pelos puxadores futuristas das portas do Tesla, a família está agora a processar a fabricante de Elon Musk.

As autoridades e equipas de socorro não conseguiram aceder ao interior do carro e assim prestar auxílio ao condutor. Esta temática dos puxadores dos Tesla não é nova, sendo um dos elementos mais problemáticos destes veículos.

Homem morreu trancado dentro de Tesla Model S e a família agora processa a fabricante


No dia 24 de fevereiro deste ano, um condutor teve um grave acidente com um Tesla Model S em Davie, na Florida. Depois de perder o controlo do veículo, este embateu numa árvore e as baterias começaram a arder.

As equipas de socorro e as autoridades foram, como seria de esperar, imediatamente chamadas para o local. Contudo, houve um problema nos puxadores das portas do Model S, pois estes não se destacaram como seria de esperar. Assim, os socorristas não conseguiram prestar auxílio ao condutor, que acabou por falecer por inalação de fumos.

Agora, a família está a processar a Tesla pelo sucedido. Na acusação afirmam que este problema é decorrente e que coloca em causa os seus clientes. Para além disso, insinuam que esta realidade foi crucial para o triste desfecho do acidente.

O fogo engoliu o carro e queimou o Awan, deixando-o irreconhecível – tudo porque o Model S tem puxadores inacessíveis, sem nenhuma outra forma de abrir as portas e um risco de incêndio irracionalmente perigoso. Estes defeitos do Model S tornaram-no numa armadilha mortal.

Na teoria, caso os puxadores não tivessem apresentado qualquer problema, era de esperar que estes se destacassem para fora. Assim sendo, a ação das autoridades seria naturalmente facilitada e as possibilidades de sobrevivência do condutor aumentavam.

Têm havido vários registos de incidentes relacionados com incêndios nas baterias e com o funcionamento dos puxadores das portas dos veículos Tesla. Conjugando os dois fatores neste acidente, o desfecho foi trágico.

A família avança agora com um processo contra a fabricante de Elon Musk e o caso será discutido na Justiça.

A Tesla está já a trabalhar em baterias mais seguras…

Tesla patenteia baterias mais seguras em caso de incêndio

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    Estranho não terem usado machados ou qualquer outra ferramenta apropriada para rebentar com as janelas ou mesmo as portas. E na América, até se processa alguém, por se ter escorregado à porta desse alguém …

    1. Avatar de Frederico Pereira
      Frederico Pereira

      Perece me mesmo que estão a tentar sacar €€€ é certo que se as baterias se CAPUT os puxadores não vao funcionar e ai há um tema de redundãncia. Mas se eu for com o meu carro trancado e me esbardajar os puxadores estão lá e não vao abrir.
      Já nos anos 80/90 os carros de ranca manual não abriam em caso de acidente automaticamente… quem seja dessas alturas que meta a mão no ar quem nao se esqueceu da chave la dentro e trancou manualmente o carro :P. O que aqui pode estar errado ou certo, são os moldes em que a Tesla diz que o carro disponibiliza os puxadores automaticamente em caso de acidente. Já tive 2 acidentes em que parti os 2 carros e nenhum airbag abriu… mas teoricamente há condições em que os airbags devem abrir. num dos casos estava parado o outro enfiei me debaixo de outro carro, nem parti o parachoques (so parti o resto todo) No parado ja estou com duvidas se n deveria ter aberto visto que dali so saiu de reboque… Mas isto para dizer que no caso de um acidente catrastofico… Neste caso ate pode ter embatido com a parte de baixo primeiro eliminando o circuito das baterias e quando chegou a arvore os puxadores já não tinham energia.. É o que me passa pela cabeça. Alias se este é o caso do gajo que se espetou contra a Palmeira, recordo me que lambeu uns quantos separadores de pedra até se esbardajar contra a Palmeira. E dado o violento embate que teve….. Certamente que não ia dentro dos limites de velocidade

  2. Avatar de Aquila Freitas
    Aquila Freitas

    Engraçado, ninguém pensou em quebrar o vidro e abrir a porta por dentro?

    1. Avatar de João Henriques
      João Henriques

      pensei o mesmo… isto é uma tentativa de ir buscar alguns €…

      1. Avatar de maxgiger
        maxgiger

        Qual tentativa de buscar dinheiro!! Mas que mania esta defesa cega pela Tesla, onde só querem ver o bom.
        Respondendo aos dois, caso o vidro fosse quebrado, poderia ferir o condutor. Imaginem um bombeiro que partia o vidro e feria o olho do condutor. Este é que iria logo processar o bombeiro, pois durante o salvamento perdeu a visão num olho.
        tambem poderia acontecer que o condutor fosse alguém forte ou gordo que dificilmente pudesse sair pela janela. Mesmo que pudesse sair era mais um processo a decorrer. Enfim…Há procedimentos a ser seguidos para um salvamento.

        1. Avatar de João Gomes
          João Gomes

          Normalmente é partido o vidro de trás para evitar atingir o condutor.
          Também me parece que ter ficado ferido seria um mal menor comparado com o que aconteceu.

        2. Avatar de bola
          bola

          Pois é melhor ferir o condutor ou deixar morrer ?
          Como se faz quando isto acontece com os carros quase todos mais recentes, que fecham automaticamente as portas em andamento ?

          Enfim os procedimentos a seguir deveriam ser fazer o máximo para salvar a vida humana e não deixar morrer porque “a porta não abre”… Enfim, eles falaram muito bem, é mesmo tentativa de ir buscar €€€€.

          1. Avatar de José Carlos da Silva
            José Carlos da Silva

            Em todos os outros carros mais recentes que fecham as portas em andamento existem, pelo menos, 6 vidros. Como todos sabemos, os Tesla só têm um vidro, que ao ser partido pode ferir alguém num olho, pelo que será sempre preferível deixar o condutor morrer.

          2. Avatar de Silva
            Silva

            Um carro eléctrico não é um carro normal e para quem não sabe os bombeiros não podem fazer nada com pressas porque se por acaso os cabos de alta tensão ficarem descobertos quem mexer na chapa morre electrocutado, existem procedimentos especiais para carros eléctricos se calhar foi por isso que não mexeram.

          3. Avatar de Renato Maia
            Renato Maia

            Corretíssimo.

          4. Avatar de LFC
            LFC

            José Carlos da Silva,~
            Os Teslas só têm 1 vidro?? I sso é sarcasmo?
            Seja lá qual for o material transparente usado nas janelas, todos eles dão para partir…

          5. Avatar de Bruno Coimbra
            Bruno Coimbra

            Vitor,

            Não é, mas a probabilidade disso é baixíssima, aliás os reles de potência na bateria abrem em caso de acidente ou parar o veículo, outro fusível que divide a bateria internamente em duas de menor tensão.
            As pinças das maquina de desencarceramento podem ser de borracha para estas situações, as luvas dos bombeiros e botas são homologadas para alta tensão.
            Aqui o que nao querem contar é que, quem la foi nao tinha a mínima ideia de como lidar com veiculos elétricos e ai a culpa nao é da tesla mas das leis permissivas e falta de investimento em formacao.

        3. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          E esses procedimentos proíbem partir o vidro?

        4. Avatar de Vitor
          Vitor

          Que eu saiba existe mais vidros que os do condutor e pára-brisas…
          Quebrando o vidro traseiro garanto que não fere o olho do condutor além de que em caso de incêndio até mesmo caso se suspeite de traumatismo severo se retira a vítima ou vítimas da viatura QUASE de qualquer jeito (ênfase no quase).

        5. Avatar de Renato
          Renato

          Pena não saberes que a prioridade é a vida. Passo a explicar: vítima de acidente que esteja em paragem respiratória a vítima é extraída sem imobilização, porque a vida prevalece sobre os ferimentos e ou possíveis ferimentos que advém de uma extração se imobilização, por isso não digas asneiras sff..

          1. Avatar de maxgiger
            maxgiger

            Hum…não sei? será? Amigo, aquilo não são noticias cá em Portugal. É nos USA, onde toda a desculpa serve para advogados mexer dinheiro. Antes de falares asneiras e tentares mostrar uma tecnica ai qualquer, porque não falas primeiro com aqueles que tentaram salvar o homem? Eles devem de ter os seus procedimentos, talvez muito diferentes daquilo que é feito cá.

        6. Avatar de André
          André

          Então e o carro só tem o vidro do lado do condutor? Nas traseiras e no “pendura” não há disso? O vidro temperado estilhaça mas não se projeta como o vidro normal.

        7. Avatar de Balmer
          Balmer

          “Qual tentativa de buscar dinheiro!! ”

          Pura e dura,

          ” Mas que mania esta defesa cega pela Tesla, onde só querem ver o bom.”

          Podem, e devem, dizer os maus – Só assim se corrigem as falhas; agora, não estou a defender a Tesla, estou é a criticar um aparente falta de acção.

          “Caso o vidro fosse quebrado, poderia ferir o condutor”

          Como em todos os outros casos de encarceramento de condutor dentro da viatura?

          “Este é que iria logo processar o bombeiro, pois durante o salvamento perdeu a visão num olho.”

          Mais tentativas de ir buscar $$$? Xiça.

          “tambem poderia acontecer que o condutor fosse alguém forte ou gordo que dificilmente pudesse sair pela janela.”

          Mas o melhor mesmo é nem pensar nessa possibilidade. Tentar? Fonix. Desperdicio de tempo.

          “Enfim…Há procedimentos a ser seguidos para um salvamento.”

          Há. E envolvem a tentativa de remoção do passageiro do carro pelos meios possiveis, que incluem a utilização de ferramentas que assistam no desencarceramento das vitimas.

          Até posso acreditar que muita coisa correu mal. Até que se o puxador fosse simples, sem artimanhas, pudesse facilitar a coisa, também acredito. Mas dizerem que a culpa é estrictamente do fabricante porque uma porta fica trancada quando isto é recorrente com outros carros?
          Sem querer por em causa a competencia da equipa de socorro (ou se calhar até estou), mas e se não fosse um Tesla, qual era a desculpa para falta de ação?

          1. Avatar de maxgiger
            maxgiger

            “qual era a desculpa para falta de ação?” não desculpas algumas amigo. Eu não sou o defensor de marca X ou Y, mas infelizmente ha muita gente que pensa que aquilo que se faz em Portugal é igual em todo o mundo.
            Falaste nas ferramentas que assistam no desencarceramento das vitimas e nem falei nisso sabes porque? muito simples. Se encontraram que os puxadores não estavam destacados, tudo se altera? sera que eles podem cortar aquela porta, tal como outra porta qualquer? São baterias a arder. será que haveria tempo para tal acção?
            Eu sei e compreendo a enorme defesa pela Tesla, pois no mercado automovel tem tido enorme destaque, mas temos de ser coerentes e ir a questao principal. para que complicar algo que pode ser simples? porque é que esse puxador não funciona como todos os outros? destacados e acessíveis para qualquer intervenção rápida?

    2. Avatar de Antoninho Pitágoras
      Antoninho Pitágoras

      Inteligente ao partir o vidro o fogo podia propagar-se a uma velocidade imensa devido ao oxigénio, é só com o vidro partido poderia não dar tempo para tirar dali. Claro sendo a única opção deviam tentar.
      Mas era mais fácil se tivesse uns puxadores que funcionem.

      1. Avatar de HB
        HB

        Se abrissem a porta já não entrava oxigénio, é isso?

      2. Avatar de LFC
        LFC

        a ideia de puxadores recolherem é igual ao fecho automático em andamento.
        Se está trancado, está trancado.

      3. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        Ahahahaha jasus cada asneira que se le.
        Partir vidro entra oxigenio, abrir a porta ja nao, cria uma pelicula protetora ahahaha

    3. Avatar de Nelson Luiz de Castro
      Nelson Luiz de Castro

      Otimo comentário!!

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Creio que era porreiro ter um sistema futurista que pudesse ejectar as portas em casos deste género xD

    1. Avatar de bruno
      bruno

      a mercedes usa explosivos nas dobradiças so SLS.

      1. Avatar de bola
        bola

        Ahahahaha

        Assim depois a causa de morte é “morte por explosão” em vez de acidente rodoviário

        1. Avatar de Vitor
          Vitor

          Está visto que não conhece o sistema.
          É uma explosão muito controlada e caso alguma da porta estava com avaria já não usa esse sistema.

          1. Avatar de bola
            bola

            Sabes o que é sarcasmo ?
            😉

        2. Avatar de iDroid
          iDroid

          O sarcasmo escrito sem smileys é muito difícil de detectar.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Não deixa de ser complicado em caso de capotamento como as portas fazem parte do tejadilho, mas foi uma boa solução.

  4. Avatar de João Gomes
    João Gomes

    Realmente só falta dizer que os vidros são inquebráveis. Quantas intervenções são feitas quando as portas não se conseguem abrir, partindo os vidros
    A ser totalmente verdadeira esta notícia, parece que a família deveria pedir responsabilidade também à equipa de socorro.

    1. Avatar de Silva
      Silva

      Um carro eléctrico não é um carro normal tem electricidade quem socorre tem de ter a certeza que não morre electrocutado.
      Até os bombeiros têm de ter formação especial.

      1. Avatar de LFC
        LFC

        os Bombeiros deveriam ter um busca-pólos

      2. Avatar de LFC
        LFC

        Já agora… um carro que já tem anos no mercado, e também carros elétricos de outras marcas que já exitiam antes da Tesla; os Bombeiros ainda não terem formação na área é muito mau…

        1. Avatar de silva
          silva

          podem até ter formação mas não ter o material necessário e aí quem é que arrisca ?

  5. Avatar de bill
    bill

    É caso para dizer que os puxadores são lindos de morrer!

  6. Avatar de César
    César

    Que processem os socorristas por não terem partido o vidro. Pois o que mais acontece são portas encravadas após um acidente seja em que marca ou modelo for.

    1. Avatar de Paulo L
      Paulo L

      A Tesla tem mais dinheiro que os bombeiros, além disso é mais fácil chegar a acordo com a Tesla para evitar má publicidade do que conseguir dinheiro da cidade.

  7. Avatar de Marco
    Marco

    As equipas de desencarceramento abrem o que quiserem, desfazem carros num instante! Nesse caso podiam não estar ainda presentes, mas partir o vidro e abrir a porta por dentro era suficiente, ou o pára-brisas como é laminado não ia ferir o condutor.

    1. Avatar de José Costa
      José Costa

      Precisamente !! Metem um carro descapotavel em minutos, até de competição se for preciso !

  8. Avatar de João Luiz
    João Luiz

    Esses bombeiros deveriam andar com um vidraceiro (para lembra-los que vidro quebra)

  9. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Porque não vêm com extintores automáticos que se accionam pelas chamas directas?
    Qualquer dia o ser humano chega a Marte e entretanto aqui na Terra gente morre dentro de carros eléctricos porque começaram a arder.

  10. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    É só pseudo-bombeiros por aqui… 😀

    É engraçado, sem piada nenhuma, que á uns tempos atrás ouvi falar disto nos carros, principalmente nos Teslas, na radio, e que o bacano disse que os puxadores dos tesla’s podiam ser um problema… e pelo que se está a ver aqui, foi mesmo um problema… e bem grave…

    A tecnologia é muito boa e dá jeito, mas quando é demais, além de enjoar, pode não ajudar em nada!

    1. Avatar de LFC
      LFC

      e qual é a diferença entre puxadores recolherem e o fecho automático em andamento que a maioria dos carros de hoje têm? 😉

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        Continuas a bater na mesma tecla mas falhou-te a parte de que era suposto os puxadores saírem para fora em caso de acidente e tal não aconteceu,tal como acontece nos carros com fecho automático em andamento e os que tem a libertação dos pedais em caso de acidente frontal.

        1. Avatar de powerverde
          powerverde

          O meu carro novo tem puxadores mas não tem o pinchavelho manual na porta (tal como a maioria actualmente). E não dá para abrir por fora se não for destrancado por dentro. Falhando esse modo de abertura, ou estando o condutor inconsciente, os bombeiros ficam a ver o carro a arder ou partem o vidro? É a mesma coisa seja um Tesla ou um Fiat…
          Já o meu velho jipe partiu qq coisa no mecanismo do fecho da porta da última vez que fui às pinhas, e agora a porta não abre de todo. Vou culpabilizar a marca por isso?

          1. Avatar de Woot!
            Woot!

            Não é bem igual. Não podem simplesmente entrar à machadada num carro electrico. Quanto ao vidro…pois essa parte é que me parece muito estranha…

  11. Avatar de José Costa
    José Costa

    Deve haver muito bombeiro a “rir ” ao ler esta parvoice que como as portas não abriram, não foi possível fazer o salvamento. Mande-se abater todas as viaturas de desencarceramento dos corpos de bombeiros porque é preciso apenas uma bicicleta para o bombeiro se deslocar ao acidente para abrir a porta. Já agora, se fosse outro carro de combustão que as portas não abrissem, ia haver a mesma paranoia? As petroliferas estão a trabalhar bem o anti-marketing da electrificação.

    1. Avatar de silva
      silva

      Os veículos elétricos danificados numa colisão, poderão ter os sistemas de segurança de alta voltagem danificados e apresentar um potencial perigo de choque elétrico com alta voltagem. Proceda com cautela e utilize equipamento de proteção individual (EPI) apropriados, incluindo botas e luvas de segurança específicos para alta voltagem. Remova todos os seus adereços metálicos, joias, relógio e anéis.
      Isto é o que vem no manual de carros electricos

      1. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        e? Sao procedimentos iguais a outros tantos para as equipas de resgate…sigam as normas e ninguem morre a tocar num veiculo electrico num acidente
        Queres que te diga quantos VE de acidente preparei eu? quantas baterias com fuga de electrolito?

      2. Avatar de IonFan
        IonFan

        Porque ter um deposito de 50 litros com um liquido extremamente inflamável é bastante mais seguro…

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    Nao partiram o vidro porque era a prova de bala.

  13. Avatar de PauloT
    PauloT

    … so para meter “ferro”. Nos USA as baterias dos teslas estão nas portas, logo é proibido partir o vidro e machadar a porta. Lol.

    Pelo que sei os carros modernos tem 1 fecho centralizado que em caso de acidente deve de destrancar as portas, … a excepção de a porta ter ficado presa. 😀

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tesla…Tesla…Tesla…A empresa que mudou o mundo automóvel…óleos, filtros, correias disto e daquilo, motor de arranque, alternador, injetores, bomba injetora, bateria de chumbo(pouco poluente por sinal) e muito mais tralha nas latas com motor de combustão…Hã mas eu tenho um Ferrari…é só comparar com o Roadster da Tesla.
    Os elétricos vieram para ficar…
    Vamos pensar na quantidade de pessoas já que morreram por causa de falhas nos veículos com motor de combustão.
    Neste momento, algures no mundo, está um carro a incendiar por causa do filtro de partículas.
    Dá enjoo esta notícia…

  15. Avatar de Mário Mendez
    Mário Mendez

    Existe uma manta plastica em gel adesiva, gruda-se a tal no vidro, então com “pequenas” pancadas quebra-se o vidro, retira-se a manta praticamente inteira, mas o vidro quebrado, com pouquíssimos estilhaços.
    Quando pensa-se em soluções com racionalidade, é possível encontrar solução para tudo.