Hidrogénio pode ser uma alternativa mais barata e ecológica do que os carros elétricos

111 Comentários

Os carros elétricos passaram à frente do hidrogénio, por larga margem. No entanto, há fabricantes que permanecem firmes e fortes, apostando neste último, apesar da direção que o mercado está, tendencialmente, a tomar.

Modelo iX5 Hydrogen, a hidrogénio, da BMW

No passado, o hidrogénio foi apontado por muitos como a tecnologia ideal para descarbonizar o setor dos transportes ligeiros. Hoje, os elétricos lideram, claramente, a cena, e as células de combustível são associadas ao transporte pesado (tendo em conta a inviabilidade das baterias, neste caso).

A evolução dos carros elétricos tem sido notória, a par de um investimento e de uma entrega por parte das fabricantes, motivadas pelos incentivos e novas regras dos governos. Ainda que seja, para muitas carteiras, uma opção cara, o hidrogénio consegue ser, para já, ainda mais inacessível.

Juergen Guldner, responsável pelo programa de hidrogénio da BMW
Juergen Guldner, responsável pelo programa de hidrogénio da BMW

Apesar deste cenário, há fabricantes que não arredam pé do hidrogénio e, embora tenham planos para opções elétricas, não é esse o seu caminho ideal.

Aliás, de acordo com o responsável pelo programa de hidrogénio da BMW, Juergen Guldner, os veículos elétricos com célula de combustível (em inglês, FCEV) têm potencial para serem mais baratos e mais sustentáveis do que os veículos elétricos a bateria (em inglês, BEV), quando atingirem uma produção em grande escala. Afinal, uma célula de combustível precisa de menos 90% de materiais do que uma bateria, tornando o seu processo de fabrico mais amigo do ambiente.

Elétrico ou hidrogénio? É complicado definir uma solução ideal

Embora Juergen Guldner tenha razão, por outro lado, os FCEV são muito menos eficientes, em termos energéticos, do que os BEV. De acordo com a Transport & Environment, os FCEV utilizam apenas 22% da energia (principalmente devido a perdas durante os processos de eletrólise), em comparação com os 73% dos BEV. Além disso, os depósitos dos FCEV ocupam demasiado espaço e roubam área útil ao carro.

Hidrogénio BMW

Consciente deste problema e investida na alternativa que o hidrogénio representa, a BMW já pensou numa solução. A próxima geração de carros elétricos da fabricante deverá utilizar baterias ou células de combustível. Se este último caso se confirmar, os depósitos serão muito mais pequenos e numerosos do que no atual iX5 Hydrogen, situando-se no mesmo espaço que o pack ocuparia nas versões BEV.

O responsável pelo programa de hidrogénio da BMW acredita que, em 2035, a fabricante poderá oferecer automóveis movidos a hidrogénio a preços semelhantes aos dos seus carros elétricos a bateria.

Comentários

111

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio Martins
    Sérgio Martins

    Ridiculo a conversa sobre o hidrogênio. Há muitos que é anunciado como alternativa, mas tem problemas que o impedem de ser uma alternativa. O custo é elevado, os problemas de armazenamento nas bombas tem dado barraca. Explodem com a alta pressão em quê o hidrogênio é comprimido a 700 psi. Nesta notícia atiram para 2035 a solução, enfim…

    1. Avatar de Joaocesar
      Joaocesar

      E o electrico o que é ? uma bomba em cima de 4 rodas com a possibilidade de ser electrocutado se alguma coisa falhar.

      1. Avatar de JL
        JL

        Bomba como e porquê?

        Electrocutado ? Então já apanhou um choque nalgum ? Como se isso fosse possível.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        E o carro a combustão o que é?

        Explosões controladas em cima de 4 rodas com a possibilidade de ir pelos ares se alguma coisa calhar…

        https://www.jm-madeira.pt/aconteceu/ver/208194/Viatura_em_chamas_dentro_de_tunel_na_via_rapida_com_video

  2. Avatar de Eu
    Eu

    Aceitem que dói menos.

  3. Avatar de André R.
    André R.

    Hidrogénio com toda a certeza…
    Não há paciência para ir de viagem e esperar que o carro carregue para prosseguir caminho, isto se o carregador não estiver ocupado.
    Há quem tenha elétrico para a cidade e depois nas viagens em família levam o diesel ou gasolina. O tempo é para passar em família, não numa estação de serviço…
    Venha daí o hidrogénio…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Mai nada!!!

    2. Avatar de JL
      JL

      E como abastece mais depressa ?

      O que desconhece são os problemas que existem para abastecer, com esta temperatura nem dá para encher os tanques a mais de 75-80 %.

      Já agora, o que falam no artigo é sobre o preço do veículo, que é bem maior que um BEV.

    3. Avatar de JL
      JL

      Estes amigos aqui gostam muito de esperar horas para abastecer na mais velha rede do mundo, tem só 19 anos:

      https://www.youtube.com/watch?v=7MEnKFFQKBg

      1. Avatar de NL
        NL

        Estes amigos tambem daqui gostam muito de esperar horas para abastecer numa das mais novas redes do mundo.

        Um granda Loool pro comentario anterior

        https://www.youtube.com/watch?v=Y4TaXAMAchQ&ab_channel=VWAPTrading

        1. Avatar de JL
          JL

          A diferença é que esses encontram esses filas em raras ocasiões, já os amigos anteriores é sempre porque não têm outra alternativa.

          1. Avatar de NL
            NL

            há pois é…. Loool

          2. Avatar de JL
            JL

            É, consulte quem os têm e veja se alguém o aconselha a comprar um FCEV, há dias vi num grupo de mirai’s, um dono de um leaf que andava à procura de um carro que tivesse mais autonomia, fosse mais rápido de carregar/abastecer e que fosse electico na mesma, só faltou esfolarem o homem, a maioria diz para de manter no leaf ou trocar por um BEV com mais autonomia.

            Por essas e por outras se venderem tão pouco.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            É o chamado “Cherry Picking” – Que significa selecionar coisas a dedo.
            Eu também consigo encontrar argumentos desses em qualquer produto:

            https ://sicnoticias.pt/mundo/2022-10-13-Escassez-de-combustivel-provoca-longas-filas-nos-postos-de-abastecimento-em-Franca-f7fe19d7

  4. Avatar de Stanley
    Stanley

    Continuo apostando no hidrogênio. 😀

    1. Avatar de JL
      JL

      Continue, mas deixo um conselho, não aposte as fichas todas. Lool

  5. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Os carros a hidrogénio também são elétricos…. só que em vez de uma bateria como fonte de energia, utilizam o hidrogénio para efetuar uma reação química e obterem a eletricidade desejada.
    Na minha opinião, o hidrogénio seria apenas válido para veículos pesados, e só enquanto não surgir uma tecnologia de baterias mais prática do que a atual.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Xiu… deixa-os descobrir depois!

      Hahaha

  6. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    Vai ser a alternativa. A farsa do carro elétrico está a acabar.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      O hidrogénio é que é uma farsa.
      Caro de produzir, de armazenar e de baixo rendimento quando usado em automoveis.
      Por favor informa-te.

    2. Avatar de JL
      JL

      Mas são eléctricos na mesma. Loooool

  7. Avatar de Miguel A.
    Miguel A.

    Irónico da situação é que, quem fala mal dos BEV, dizem que não conseguimos produzir tanta energia para tanto carro. Mas os FCEV precisam mais do dobro da energia para os mesmos quilómetros. Só acredito no Hidrogénio FCEV em carros pesados, navios e transporte. Para ligeiros e pequenos meios de transporte, não me parece que faça sentidos, é preferível usar baterias mais ecológicas, à medida que elas evoluam nesse sentido….

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      A tecnologia de hidrogénio pode não estar evoluída para ligeiros….mas as baterias dos eléctricos também não! Se as baterias podem evoluir a tecnologia hidrogénio certamente o fará. Para o ambiente a extração de lítio, custo de produção e a reciclagem das baterias, ainda deixam muito a desejar. O Hidrogénio, além de ser uma fonte de energia quase inesgotável, tem a particulariedade de ter uma pegada ambiental bem menor. E temos outras opções a considera, tais como os bio-combustíveis e sintécticos que permitiriam prolongar a vida útil a motores de explosão sem poluir a atmosfera e sem recorrer a alterações expressivas na mecânica.

      1. Avatar de JL
        JL

        O mesmo se passa para os a hidrogénio, já que até usam mais elementos, apesar de que no artigo dizem 90% menos, o que não é verdade, tanto que até pesam mais, além disso usam elementos raros como a platina.

        “O Hidrogénio, além de ser uma fonte de energia quase inesgotável, tem a particulariedade de ter uma pegada ambiental bem menor. ”

        O maior disparate que vi por aqui, além de não ser uma fonte de energia, também tem uma pegada ambiental grande devido à imensa energia que necessita para ser produzida.

        Biocombustíveis sim, sintéticos só para aviões e navios, já que também usam hidrogénio, e sim poluem também, já que não eliminam o CO2, apenas o transportam de um lado par ao outro e ainda adicionam NOx e algumas partículas ás emissões que têm.

      2. Avatar de mikado
        mikado

        Pois pois mas esqueceste que o hidrogénio tem pouco rendimento, caro de produzir e difícil de armazenar.

      3. Avatar de Grunho
        Grunho

        O Hidrogénio não é fonte de energia, é armazenamento de energia que foi gasta para o produzir. Como “fonte de energia” ele esgota-se quando é queimado e transformado em água, depois é necessária mais energia para o recuperar da água. O problema é que é sempre necessário gastar mais energia, muito mais, que aquela que ele devolve. É um processo de perdas.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          É uma optima solução para aproveitar a energia que é descartada qd há sobrecarga de rede.

          1. Avatar de JL
            JL

            Descartado por haver sobrecarga ? Onde inventou isso ?

            O melhor é aprender física e electricidade para não dizer estes disparates, já que nem sabe como a electricidade funciona.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Da-lhe um desconto… está a regenerar o filtro de partículas.

            Daqui a 10 minutos a andar com o carro às voltas só porque sim já fica resolvido e depois mais 5 minutos para arrefecer o turbo.

            E mais 5 minutos para aquecer antes de arrancar.

            LOL

    2. Avatar de JL
      JL

      Não é o dobro, é 4 a 5 vezes mais.

  8. Avatar de io
    io

    A melhor opçao continua sendo hibrido a alcool…que estao começando a vender no brasil…

  9. Avatar de Jcfcastro
    Jcfcastro

    O que é preciso para produzir Hidrogênio? Energia eléctrica. Logo hidrogênio não é o futuro. Custo elevado para produzir, custo elevado para armazenar, risco elevado de armazenamento.
    Mas continuem a dizer que hidrogênio é que é bom.

    1. Avatar de JL
      JL

      Neste momento 98% é produzido em refinarias, usando o processo de “steam reforming” que tem grandes emissões de CO2.

      Nem mais, dizem que é bom porque não conhecem.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @Jcfcastro, o que é preciso para produzir baterias?

      1. Avatar de JL
        JL

        O mesmo, este carro também tem baterias, aliás, 3 tipos delas.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Comparar formigas a elefantes. Tá certo.
          O meu Garmin tem 2 baterias looloolool

          1. Avatar de JL
            JL

            Elefantes ? Qual os a hidrogénio ? Sim, o conjunto desses 3 sistemas, pilha de combustível , tanques e conversor dcdc é bem maior que a bateria de um BEV. Por isso é que o mirai é um carro de 5 metros com o espaço de um Opel corsa.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tamanho das baterias. Não se disperse.

          3. Avatar de JL
            JL

            Que interessa o tamanho da bateria ? Tem la coisas bem maiores e perigosas que a bateria de um BEV, pode começar pelos tanques.

          4. Avatar de JL
            JL

            A bateria é grande, no entanto os bev são os veículos com mais espaço útil. Já viu o que é ter um veículo de 5 metros com o espaço e utilidade de um Opel corsa ?

  10. Avatar de manuel
    manuel

    Andas num carro elétrico, passas por cima de uma pedra, agrides a bateria ela pega fogo, carro queimado, nada apaga incêndio de bateria de lítio.
    Carro a hidrogénio, carrega um depósito com 700 bar de pressão, venha o diabo e escolha…

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Para mim a resposta está nos sintéticos e permite manter os actuais motores de explosão a funcionar…. começa a guerra dos lobbies….

      1. Avatar de JL
        JL

        Esses também já formam um lobbie, ah desculpe, uma aliança.

        Olha !!!!! que curioso, parece que pelos menos de sempre. LOL

        https://www.efuel-alliance.eu/initiative/members

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Para produzir sintéticos primeiro é preciso produzir hidrogénio. Depois, com o processamento, a eficiência do sintético não chega sequer a metade do próprio hidrogénio, que por sua vez é 3 ou 4 vezes inferior à bateria. Um litro de sintético não vai sair abaixo dos 10 euros. Bom para quem estiver disposto a gastar à volta de 100 euros aos 100 kms.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Usamos os biocombustíveis, o “sintético”dos pobres. Isso tb irá ter que ser aprovado.
          Entretanto já há 2 postos em PT euns 10 em Espanha. E ainda falta tanto ate 2035…
          https://combustiveisbaixocarbono.pt/repsol-apresenta-combustivel-100-sustentavel-em-portugal/

          1. Avatar de Miguel A.
            Miguel A.

            Quanto mais produção agrícola for alocada para bio combustíveis, mas pressão no preço dos cereais vai haver, me endorsement no preço da alimentação de modo geral. Ou seja, quando houver subida dos preços de combustíveis, sobe o pão ao mesmo tempo..

          2. Avatar de JL
            JL

            E depois bebemos gasolina e comemos plastico. Looool

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Assim que vierem as baterias de estado sólido ou de sódio acaba logo esse problema dos incêndios.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @David Guerreiro Estou à edpera dekas desde 2014.

        1. Avatar de JL
          JL

          A toyota precisou de 33 anos para produzir estas células de combustível para a bmw.

          Só não compra porque não quer.

          https://www.yangdaonline.com/yangda-thunder-stone-solid-state-li-ion-battery/

    3. Avatar de JL
      JL

      O carro a hidrogénio também tem uma bateria, só juntas 2 problemas num carro.

      1. Avatar de JL
        JL

        Aliás, tem 3 baterias, para não virem dizer que todos têm bateria de 12v,. tem esta, a de 12 volts, a bateria de tração, pequena, idêntica à de um hibrido não plugin, e depois tem a pilha de combustível, que sendo um conjunto de pilhas, também é uma bateria.

  11. Avatar de Tiago Cordeiro
    Tiago Cordeiro

    Sem falar que as baterias dos eléctricos criam campos eletromagnéticos semelhantes às linhas de alta tensão e aumentam as probabilidades de contrair cancro.

    1. Avatar de JL
      JL

      Criam ? então prove lá isso.

      Curioso, porque este carro é electrico na mesma.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @JL Não estacionam electricidade. Ups…ups…
        Qual sera o SAR daquilo? looolooolool

        1. Avatar de JL
          JL

          De quê? Electricidade ? Então mas não sabem como a electricidade é fornecida pela bateria ? Loooool, normal para dizerem estes disparates. Daqui a pouco até os seres vivos que funcionam com electricidade são prejudiciais. Looooool

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não sei… não sei @JL, Esta agora deixou-me com o ninho atrás da orelha. Tenho que ir aprofundar o assunto.
            Mas diga, diga lá o q tem a argumentar em sua defesa. Looolooolool

          2. Avatar de JL
            JL

            Aprofundar ou inventar mais um pouco ? Já que é aquilo que costuma fazer.

    2. Avatar de Yamahia
  12. Avatar de Cavlis
    Cavlis

    Não acredito nos carros elétricos, nos moldes actuais, já no hidrogénio acho que tem futuro!

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas eles são eléctricos na mesma.

      É o costume, acreditam em algo que não conhecem em detrimento de algo que também não conhecem.

  13. Avatar de Dono da verdade
    Dono da verdade

    Bota hidrogénio. Siga

  14. Avatar de IA
    IA

    Bem no meio de tanto especialista aqui, já se percebeu que ninguem sabe rigorozamente nada do que andam a debater, mas isso já é normal aqui por estes lados…

    Aqueles que pensam que o futuro está só unicamente nos carros a bateria, desenganem-se que isto é agora um boom apenas para cumprir metas, vai ter de surgir alternativas como o Hidrogénio, nem as baterias dos carros elétricos estas ainda tem de evoluir mais, como é claro seja qual for a tecnologia esta tem de ser estudada, é cara quando é começada a ser vendida hás massas, e com a massificação irá ficar mais barata.

    Mas como tudo, neste momento qualquer das alternativas tem pros e contras que ainda tem muito que evoluir, e são coisas que demoram tempo e não podem ser apressadas, simplesmente não é viável em tão pouco tempo mudar para EV a nível mundial até há data…

    Anda-se a encher bolsos a lobis mais uma vez e anda tudo cego que não vêm isso…

    1. Avatar de JL
      JL

      Ao que parece você também não sabe muito, já que nem sabe que estes existem nas estradas há muitos anos, e que também são EV.

      A tecnologia em si pode baixar de preço. Mas se acontecer com esta também acontece com outras, portanto o problema mantêm-se. Sobre o combustível é o contrário , quanto mais procura, mais caro.

  15. Avatar de Grunho
    Grunho

    Informem-se. São 60 kwh para produzir um kg de H2, que não chega sequer para andar 100 kms. Num EV a bateria os mesmos 100 kms fazem-se com 15 a 20 kwh. Além disso, o carro a hidrogénio não pode ser guardado em lugar fechado. Alguém vai comprar isso?

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      E quantos kWh se gastou na produção da bateria? Dava para 200.000 kms eheheh

      1. Avatar de JL
        JL

        E quantos gastou para produzir a bateria , a pilha de combustível e os tanques de hidrogénio ?

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        E quantos kWh se gastou na produção de um bloco e culassa, mais no sistema de escape com filtros e mais filtros, um radiador, mais nas dúzias de litros de lubrificantes ao longo da vida útil do carro que ficam a poluir como resíduos perigosos? Faz-se tudo à mão, como quem dobra papel…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Oi????muito menos que descartar uma bateria.
          Ao menos os óleos são reaprovetados enquanto baterias novas ( devido a caprichos de certos fabricantes) estão a ir para as sucatas e a poluir os terrenos envolventes pq não sabem o q fazer com elas a não ser retirar o alumínio.
          Já nao bastava as que se desgastam naturalmente ao fim de 10anos, agora tb temos q comer com estas looloolool

          1. Avatar de JL
            JL

            Estão ? Então mostre lá essas sucatas, ando sempre à procura de baterias para o meu sistema solar e nunca encontro.

            Então depois disso ainda quer hidrogénio ? Que tem 3 desgastes a somar ? Bateria, pilha de combustível e tanques.

            Você é uma pessoa muito estranha, tem a certeza que não é pago por ninguém para dizer estes disparates ?

    2. Avatar de gonzo
      gonzo

      Eu acho se alguém que tem de se ir informar é vossa excelência, que fala do que não sabe, é apenas mais um leigo que anda a ver artigos em que terra é plana…

      1. Avatar de JL
        JL

        Então porquê? Onde ele errou ? Não vi nenhum número errado

  16. Avatar de Futuro = hidrogénio
    Futuro = hidrogénio

    Hidrogénio vai ser o futuro, qual eléctrico, qual carapuça!!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas a hidrogénio são eléctricos na mesma, mais um que não pesca nada do assunto.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Se formos a ver tudo se resume a electricidade. Tudo é energia e tudo é electrico.
        A forma como transmitem essa energia ao motor é q é diferente .
        Inclusive temos q lidar com i nair aborto da industria. Os REEV looloolool.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não, por acaso é igual, a forma como a metem na bateria é que é diferente, bem menos eficiente.

          Que é isso ?

  17. Avatar de WhiskasSaquetas
    WhiskasSaquetas

    Querem empurrar o hidrogénio porque assim os governos poderão continuar a taxar impostos como na gasolina ao contrário de um eléctrico que dá para carregar em casa.
    Os árabes estão a fazer força para que isso aconteça, não abram os olhos não….

    1. Avatar de JL
      JL

      O pessoal não quer mudar, quer continuar a ir à bomba. Além disso devem pensar que a gasolina e o gasóleo estão baratos demais para quererem algo tão caro.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Podem inclusivamente taxar a produção própria. É só quererem.
      Aliás, alguns já o fazem.

  18. Avatar de WhiskasSaquetas
    WhiskasSaquetas

    E outra coisa, para se produzir hidrogénio o que é que é preciso?!?! Energia …..

    1. Avatar de JL
      JL

      Energia e metais preciosos.

  19. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Pode vir a ser, daqui a 15 ou 20 anos.
    Neste momento ainda é economicamente mais oneroso e do ponto de vista do rendimento global (entre obtenção do H2 e sua transformação final em eletricidade) ma miséria.

    1. Avatar de JL
      JL

      O problema vai continuar a existir, porque a eficiência destes sistemas é muito baixa e não existem promessas nem soluções para a aumentar significativamente.

  20. Avatar de Nuno Anjos
    Nuno Anjos

    Só mesmo quem não sabe fazer contas acredita nessa conversa, o maior medo das petrolíferas é que cada 50% dos carros sejam eléctricos e não paguem a energia que consomem a ninguém!

  21. Avatar de OK
    OK

    O hidrogénio é o futuro, e Portugal pode ser leader na sua produção.
    O preço de produção do H vai baixar com as energias alternativas, solar eólica terrestre e offshore, a sua intermitência implica armazenamento sob a forma de hidrogenio verde que abastece a rede de abastecimento necessário aos veiculos pesados e não só , transporte maritimo industria pesada e uma infinidade de utilizações sem pegada de carbono. As baterias tem questões ainda não resolvidas e os actuais proprietarios desses veiculos são as cobaias desse processo.

    1. Avatar de JL
      JL

      É o futuro enquanto a ue mandar dinheiro para esses disparates, quando acabar vai toda a gente lamentar-se como já aconteceu várias vezes.

      Se o preço do hidrogenio baixar com renováveis, também vai baixar para outras tecnologias, logo a diferença mantém-se.

      Os a hidrogénio têm mais problemas para resolver, e parece que os utilizadores destes que também são cobaias são cada vez menos, a julgar pelos números de vendas sempre a cair.

      1. Avatar de OK
        OK

        Está enganado, a Europa Central não tem as mesmas potencialidades climaticas como Portugal e Espanha para produzir Hidrogenio Verde com baixo custo e precisa de receber destes paises o Hidrogenio verde, como alternativa ao gas natural que deixou de ter nomeadamente da Russia.
        Assim os apoios que vamos receber para custear essa infraestrutura tem retorno para a politica energetica da Europa, e Portugal será benificiado nesse contexto com a vantagem de não necessitarmos de depender dos combustiveis fosseis uma vez que somos autosuficientes e também exportadores de Hidogenio Verde.

        1. Avatar de JL
          JL

          Por acaso têm mais condições que nos, já que produzem muito mais renováveis.

          Portugal se conseguir produzir só para ele, já vai muito bem.

          Os países nórdicos são os que podem produzir mais, já que detêm as melhores fontes estáveis de produção renovável.

  22. Avatar de OK
    OK

    So no nosso offshore estão a leilão centrais eolicas que prefazem 10 GW de produção eolica, sem acrescentar as restantes solar e eolica terrestre, os nordicos só têm a mais a produção geotermica portanto a nossa posição não é de desprezar.

    1. Avatar de JL
      JL

      O que são 10 GW neste contexto ? A Galp vai instalar uma unidade de produção de 100 GW continuos, e dá apenas para reduzir 12 % das emissões da refinaria.

      1. Avatar de ok
        ok

        Atenção temos que ser rigorosos o que a Galp irá fazer é uma unidade de produção de Hidrogênio Verde de 98MW e não 100GW isso são 10x mais!!!!

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim, tem razão, enganei me na unidade.

  23. Avatar de PTO
    PTO

    Sim, o hidrogénio irá ser o futuro da locomoção no planeta.
    Os elétricos serão apenas uma fase de transição, até porque a sua pegada ecológica não é assim tão verde como querem fazer crer.

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas eles são eléctricos na mesma. É por acaso o hidrogénio têm mais pegada ecológica. Lamento ir contra os seus preconceitos.

      https://theicct.org/wp-content/uploads/2022/08/co2-new-passenger-cars-europe-aug22.pdf

      https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364032122000867

      Já ouço essa anedota há 30 anos.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Então o iluminado conte-me como é que o carro a hidrogénio trabalha para eu me rir um bocado…

      Então, metes o hidrogénio com uma bomba no depósito e depois?!

      Hahahaha

      1. Avatar de JL
        JL

        Esqueça, até hoje nunca vi ninguém a acreditar nesta tecnologia e ao mesmo tempo tivesse conhecimento sobre ela. As 2 coisas não combinam.

  24. Avatar de Redin
    Redin

    Interessante quando passei a saber que o carro a energia por bateria elétrica aparecer em Nova Iorque antes do carro a combustão. E esta já é a terceira ou quarta tentativa para recuperar esse sonho.
    O hidrogênio poderá ser um sonho agora mas as suas promessas são mais sustentáveis e duradouras.
    O tempo o dirá e estarei cá para cobrar. “Se estiver vivo” 🙂

    1. Avatar de JL
      JL

      Terceira ou quarta tentativa ? então quais foram essas.

      E no hidrogénio foram quantas ? já que é conhecido que esta tecnologia já tem 180 anos.

        1. Avatar de JL
          JL

          A sério que é a opinião de um petrolhead que conta ?

          Entao os a diesel nao deram certo durante 100 anos, tentos de acabar com eles também ?

          E outras tecnologias ? Fazemos o mesmo ?

          Enfim.

    2. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      História mal contada. Quando havia carros elétricos em Nova Iorque no início do século, também havia carros a vapor. Assim como havia guerra entre a corrente continua de Edison e alterna de Tesla. O próprio Ford T tinha um protótipo elétrico desenvolvido pelo Thomas Edison em parceria com Henry Ford. Não foi para a frente pq Ford tinha medo de canibalizar as vendas do modelo a combustão. O elétrico não vingou pela mesma razão de sempre, interesse. Rockefeller mandava fora o desperdício do refinamento de querosene ( gasolina), quando percebeu q podia lucrar com esse subproduto não teve dúvidas em ajudar a massificar o uso do motor a combustão, apesar de ser barulhento, sujo e difícil de manusear ( não esquecer que o motor de arranque só foi massificado nos anos 30/40). O elétrico tem 100 anos a menos de desenvolvimento que os carros a combustão, e olhando para os números, já conseguem ser superiores em potência e eficiência. No dia em que for ultrapassado o problema da autonomia, o carro a combustão vai parecer uma locomotiva a vapor ao lado de um tgv….

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Não sei se a historia estará mal contada, mas contanto que eu só discuto pormenores de coisas que eu sei, remeto para especialistas (ou que parecem ter crédito).
        https://youtu.be/GV_AsceubC0

        1. Avatar de JL
          JL

          Esse é especialista ? Loooool

          1. Avatar de Redin
            Redin

            Embora não tivesses lido a parte final do meu comentário, certamente merece mais confiança do que a tua opinião que para mim vale zero.
            Concordamos apenas em discordar.

          2. Avatar de JL
            JL

            Parecem ter crédito ? ou você prefere que tenha.

            Eu prefiro dados históricos que não corroboram com essa ideologia.