Haverá lítio e níquel suficientes para produzir 21 milhões de elétricos por ano até 2025

49 Comentários

Durante os últimos meses, têm sido levantadas questões relativamente ao níquel e ao lítio. Agora, um novo relatório revela, além de outros dados interessantes, que o que existe desses dois componentes é suficiente para produzir 21 milhões de carros elétricos por ano até 2025.

Os problemas que as fabricantes têm temido poderão não se concretizar realmente.

Produção de baterias

Com a invasão da Ucrânia, surgiu a preocupação relativamente a possíveis problemas de fornecimento de componentes de vários tipos, nomeadamente níquel e lítio. Sendo estes elementos essenciais à produção de carros elétricos, a indústria tem revelado alguma inquietação.

No entanto, segundo um relatório da organização Transport and Environment, que recorre a dados da Bloomberg, até 2023 haverá material suficiente para produzir pelos menos 14 milhões de carros elétricos em todo o mundo. Por sua vez, em 2025, o aumento da produção de componentes permitirá que as fabricantes de elétricos tenham níquel e lítio suficientes para produzir cerca de 21 milhões de elétricos. Tendo em conta os dados das vendas globais de 2021, estes 21 milhões corresponderão a 31% do mercado.

Exploração de lítio

A questão da possível escassez preocupa as fabricantes, uma vez que poderão ver o custo das matérias-primas a aumentar consideravelmente. No entanto, o relatório revela que, nos próximos anos, a produção de baterias e os projetos de exploração mineira que estiverem em fase de desenvolvimento começarão a funcionar e, por isso, as fabricantes poderão conhecer, na verdade, uma queda acentuada dos preços.

Tendo em conta a possível escassez, existem países a garantir e a assumir a liderança, como é o caso dos Estados Unidos da América e da China. Por sua vez, e embora esteja a trabalhar no sentido de diminuir a sua dependência relativamente à Rússia, a Europa está atrasada.

 

Leia também:

CEO da Volvo alerta para a escassez severa de baterias para carros elétricos

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Não estraguem a noite aos velhos do Restelo…
    😀

  2. Avatar de ZeDasCabras
    ZeDasCabras

    Vai ficar é um buraco da China até aqui

  3. Avatar de Eu
    Eu

    Que acelerem a porra da investigação e desenvolvimento dos carros a hidrogénio. Já se sabe que não são (ainda) tão eficazes do que os de combustão mas porque se importam com isso?
    Abram os olhos para a realidade. O mundo automóvel tem a sua merce uma fonte inesgotável desse material que pode ser obtido através de fontes limpas e o seu resíduo final é agua. A evolução na procura de novos materiais para o fabrico das células de combustível tem ainda um componente pouco abundante, mas a evolução irá encontrar outros.
    Existe problemas com os carteis de combustível? E depois? Também não o havia com os outros?
    Eu prefiro que as policias andem atras de carteis de combustíveis de hidrogénio do andar atras dos de petróleo ou afins.

    1. Avatar de RC
      RC

      Você é que tem de abrir os olhos, o hidrogénio é uma tecnologia que usa mais minérios, é mais cara, menos duradoura e gasta 4 a 5x mais energia para fazer o mesmo, a sua investigação é muito mais antiga que as baterias, até mais que os veículos a combustão, está desenvolvida porque não permite mais desenvolvimentos, parou no tempo por algo que todos aprenderam na escola.

      Porque quer hidrogénio, a gasolina não está cara o suficiente ?

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Ganhaste o prémio da estupidez, parabéns.

        1. Avatar de RC
          RC

          Você é que não pesca nada do assunto, saiba que estudei durante uns anos essa tecnologia e também trabalhei com ela, se quiser até lhe posso mostrar um banco de ensaio com fuel cells que ainda possui.

          É normal parecer só rosas para quem tem poucos conhecimentos sobre o assunto.

          Basta ver o que diz um dos maiores entendidos sobre o assunto energia sobre a tecnologia de hidrogénio. Pesquise sobre o Prof Joaquim Delgado.

      2. Avatar de Infinity
        Infinity

        ao contrario petroleo e do litio/ niquel o hidrogénio é o elemento mais abundante do planeta. so nao avança devido a certo lobbies e carteis

        1. Avatar de RC
          RC

          Errado, no planeta não o encontra em lado nenhum solto, e tem de gastar imensa energia para o separar. E ainda tem de ter em conta também os minerios que necessita para o meter a funcionar.

          Se fosse assim tão bom já andava por aí há muito tempo, o que não faltam são projectos falhados à sua conta.

        2. Avatar de RC
          RC

          O lobby do petróleo é o que mais o quer, já que o método de o comercializar continua o mesmo.

        3. Avatar de Grunho
          Grunho

          Verdade, o hidrogénio é o elemento mais abundante do planeta, só que é sob a forma de água, que é hidrogénio. Para des-queimar água e obter hidrogénio é precisa energia, muita energia. E depois esse hidrogénio só vai devolver à volta de 70% da energia gasta a produzi-lo. É como um negócio em que por cada 100 euros que eu meto só vou buscar 70. Há alguma hipótese de dar lucro? Só uma, se os 100 forem dos contribuintes e os 70 ficarem para mim.

          1. Avatar de RC
            RC

            nem mais…

        4. Avatar de Louro
          Louro

          @infinity,

          Estao todos a tentar enganar-te nao é?

          Nao sei se te vou dar uma novidade, mas a producao de carros electricos nao fica apenas por a producao de hidrogenio.

          Para além de que, nao podes produzir hidrogenio em quantidades suficientes em casa, por ti, já energia eletrica produzir/armazenar podes.

          1. Avatar de RC
            RC

            É engraçado como estas pessoas defendem algo que não conhecem nem nunca deu provas de funcionar e ser viável.

          2. Avatar de Louro
            Louro

            @RC
            Sao os habituais activistas de hastag, eles acreditam que estao a ser enganados pelos lobby das industrias e daqueles que querem ganhar muito dinheiro com eles.

            Entao por isso passam os dias todos a tentar encontrar algo em que possam dizer “Eu bem disse”, neste caso é os carros electricos, como estao a investir nos electricos, eles acham que os carros movidos a hidrogénio é que sao, caso o investimento fosse nos carros movidos a hidrogénio, eles estavam aqui cheios de argumentos para que os electricos serem o futuro.

            Espero estar enganado, mas acho que estas pessoas vivem na ansia de descobrir que a mulher/namorada/parceira os anda a trair com o padeiro para poderem dizer que estavam correctos.

          3. Avatar de RC
            RC

            @Louro 😀 😀 😀 😀

    2. Avatar de RC
      RC

      Já agora, hidrogénio não é uma fonte de energia.

      Eu prefiro algo que posso produzir em casa.

      Diga me só uma coisa, se tivesse painéis solares em casa, continuava a ter lâmpadas incandescentes e outros equipamentos pouco eficientes a trabalhar ?

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Nesse contexto, esses materiais menos eficientes não estariam a por em causa a minha sobrevivência mas apenas a serem menos eficientes.
        Sim, usaria porque tinha uma opção de escolha e só eu seria prejudicado.

        1. Avatar de RC
          RC

          Meu caro, fuel cells também usam minérios, como grafite, zinco, cobre, cobalto, platina, entre outros, além disso usa lítio na mesma , porque também têm baterias.

          Não, não usaria nem ninguém usa, porque uma lâmpada incandescente consome 10 a 20 mais para fazer o mesmo, então investiu em painéis solares para gerar calor nas lâmpadas ?

      2. Avatar de Louro
        Louro

        @RC
        É um dos melhores argumentos mas que os activistas de hastag nao conseguem perceber.

        Tenho carros electricos já faz alguns anos, consequentemente instalei paineis solares e armazenamento de energia a minha conta de energia electrica é residual e é muito raro pagar seja o que for para poder “atestar” os carros.

        No verao passado fiz cerca de 2500km para chegar a Portugal, sem gastar um unico centimo em energia eletrica para carregar.

        Estive cerca de meia hora parado numa estacao de servico em Espanha que tem carregadores da Tesla ao lado, foi fixe ver a malta a parar para abastecer e a sacar das carteiras lol

        1. Avatar de RC
          RC

          Mesmo, eu também tenho painéis solares, depois falam dos lobbies, como é que algo que eu posso produzir de muitas maneiras está entregue a um lobby ?!?! lol

          1. Avatar de Louro
            Louro

            O desconhecimento destas pessoas é algo incrível.

            Nao dá para argumentar com eles porque vem sempre com esse tipo de histórias.

        2. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Explique esse milagre de fazer 2500km sem gastar 1€ em carregamentos… A não ser que tenha carregado em casa de amigos

          1. Avatar de RC
            RC

            Existem muitos teslas com carregamentos gratuitos nos carregadores da tesla.

            Todos os vendidos até junho de 2017 têm carregamentos gratuitos para SEMPRE, uns para o carro e outros para o primeiro dono do carro.

            Depois existem outras ofertas; se recomendar um tesla a outra pessoa e essa pessoa comprar; recebe 1500 kms gratuitos.

            Também existem outras marcas a fazer isso.

            A prosche oferece carregamentos gratuitos nos seus concessionários durante 3 anos, é um cartão para ionity com os preços mais baratos do mercado.

            A ionity é cara, mas para as marcas aderentes fica muito em conta.

    3. Avatar de Luis Costa
      Luis Costa

      Fazer um carro andar 100km a hidrogénio não é assim tão rentável como parece e uma boa parte do hidrogénio que existe no mercado deriva do petróleo

      1. Avatar de RC
        RC

        Sim, uma boa parte, cerca de 95%, já que é a forma mais rentável de o produzir.

      2. Avatar de Eu
        Eu

        Vamos supor que concordados.
        Pelo artigo, estaremos limitados no tempo e na matéria prima e também estando com necessidade de nos livrarmos dos combustíveis fosseis, o que resta?
        (Não venham com respostas relativas o nuclear, porque estamos aqui a falar é de mobilidade).

        1. Avatar de Eu
          Eu

          *que concordamos

        2. Avatar de RC
          RC

          Onde é que o artigo diz que estamos limitados na tempo e na matéria prima?

          O artigo só diz que com a atual situação consegue se produzir x até x tempo, nada tem a ver com limite de matéria prima.

          Quem defende tecnologias ineficientes é que ao mesmo tempo está a defender o recurso a nuclear e outras formas de produção de energia, já que como disse antes, necessita de muito mais energia para fazer o mesmo.

          A própria T&E citada neste artigo, tem outro estudo que refere esse assunto do gasto energético, consulte o artigo deles “magic efuels wont save the world”

    4. Avatar de Louro
      Louro

      @Eu,
      Fantástica ideia…

      Vamos sair de uma fonte de energia pouco eficaz para ir para outra que é tao ou menos eficaz porque nao queremos usar baterias…

      Oh wait… Os carros a hidrogenio também tem de usar baterias…

      Acho uma certa piada aqueles que sao contra os carros eletricos, caso tivessem investido mais no hidrogenio, andavam agora a dizer “Eletrico é que é”.

      1. Avatar de RC
        RC

        Conhecem tanto aquilo que defendem que nem sabem como funciona.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          É o habitual nos dias que correm.

          Antigamente, havia uns maluquinhos na vila, ninguém lhes ligava… hoje estao todos juntos na internet.

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Pelo que já li faltam poucos anos para se poder fazer toda a extração de lítio a nível mundial.E depois,que alternativas haverá quando não houver este mineral no mercado ?? 😐

    1. Avatar de RC
      RC

      Deixa se de usar carbonato e óxido de lítio como os fabricantes planeiam,já que lítio nem sequer existe no planeta.

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Segundo o artigo “o relatório revela que, nos próximos anos, a produção de baterias e os projetos de exploração mineira que estiverem em fase de desenvolvimento começarão a funcionar e, por isso, as fabricantes poderão conhecer, na verdade, uma queda acentuada dos preços.” pelo este receio não me parece fundado.

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      A CATL já está prestes a produzir baterias de sódio. A densidade energética é menor, mas são muito mais baratas e amigas do ambiente, melhores em tempo de carga e em estabilidade térmica, tanto em baixas temperaturas como em resistência a incêndios.

    4. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Só as minas que estão a iniciar a exploração em Portugal têm um período de extração superior a 2 décadas

      1. Avatar de RC
        RC

        Então e depois ? há minas na minha zona já com décadas para que você e todos nós possamos ter uma casa entre muitas outras coisas, no final do ano passado foram atribuídas mais 4 concessões para o meu concelho, 2 delas ficam a poucos km.

        Devo opor-me a isso e desejar que todos vão morar para as cavernas ?

        Raio de estilo egoísta que as pessoas arranjaram de se manisfestar.

        1. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          Oi? Acho que essa resposta não deveria ser para mim. Eu estava a referir esse detalhe para dizer que não faltam assim poucos anos para extrair todo o lítio como se fala. Eu sou muito a favor da exploração de lítio em Portugal, acho que é das poucas coisas que poderá tirar este país da cepa torta

          1. Avatar de RC
            RC

            Tem razão, desculpe, li na diagonal.

  5. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Tendo em conta que a grande maioria está na Rússia…

    1. Avatar de RC
      RC

      Mostre lá dados disso ? Segundo dados de reservas, a Rússia nem sequer aparece na lista.

    2. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Olha olha o zarolho pro-Pudim aqui outra vez.

      Chile. Reservas de litio: 9,200,000 toneladas métricas.
      Australia. Reservas de litio: 2,800,000 toneladas métricas.
      Argentina. Reservas de litio: 1,900,000 toneladas métricas.
      China.
      Estados Unidos.
      Zimbabue.
      Brasil.
      Portugal.

      Estes são os principais países com reservas.. as baboseiras que tu dizes por aqui até mete nojo

      1. Avatar de RC
        RC

        Segundo as reservas que existem, dá para produzir 3x mais de carros que aquilo que existe atualmente no mundo.

        1. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          A questão não é só essa, é que o lítio também é bastante poluidor, há casos de pessoas envenenadas num dos países da américa do sul (peru, bolivia ou chile) já não sei bem.. é preciso estudar isto bem.. para Portugal até não era mau porque temos recursos para crescemos economicamente

          1. Avatar de RC
            RC

            Por litio não pode ser, lítio não existe no planeta, pode deixar um link com essa informação ?

          2. Avatar de Eu
            Eu

            Já é a segunda vez que diz tal barbaridade.
            Em que planeta, mais precisamente é que não existe lítio?

          3. Avatar de RC
            RC

            No planeta terra, veja o que diz a tabela periódica, o que existe é carbonato e oxido de lítio.

            “Por causa da sua elevada reatividade, o lítio não é encontrado em seu estado nativo”

            https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADtio

    3. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Precisas de umas aulas de geografia porque confundes Rússia com Austrália

  6. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Em breve a Terra sera bonita como a Lua.