Há um novo líder nos carros elétricos! Tesla Model 3 deixou de ser o modelo mais vendido

45 Comentários

Desde que a Tesla lançou o Model 3 que é um verdadeiro sucesso de vendas. Este carro elétrico tem estado no topo da lista de modelos mais vendidos em todo o planeta, reforçando assim as prestações da marca.

Esperava-se que este domínio fosse garantido por mais algum tempo, mas o Model 3 da Tesla perdeu o trono no primeiro trimestre de 2022. Há um novo líder e promete conquistar as vendas e em especial os condutores. Venha saber quem é a nova estrela deste mercado.

Tesla Model 3 carros elétricos Model Y

As vendas de carros elétricos estão a crescer de forma única há vários trimestres. Temos já países onde os carros tradicionais foram ultrapassados e as suas vendas estão já abaixo do que os elétricos conseguem trazer ao mercado.

Depois de vários anos de domínio completo, o Model 3 da Tesla acabou por perder uma posição de destaque no mercado dos carros elétricos. Deixou de ser o campeão de vendas e teve de se contentar com o segundo lugar, com 127.936 unidades vendidas.

Tesla Model 3 carros elétricos Model Y

A dominar este cenário temos agora o seu mais recente companheiro na oferta da Tesla. Falamos do Model Y, que no primeiro trimestre de 2022 conseguiu atingir vendas que se situaram nos 169.682 carros elétricos.

Com uma lista que alberga 15 carros de fabrico chinês nos primeiros 20 lugares, é positivo termos um carro europeu no top 10. A Volkswagen consegue ter o seu ID.4 na oitava posição, com 29.444 carros elétricos vendidos nos primeiros 3 meses de 2022.

Tesla Model 3 carros elétricos Model Y

No que toca a marcas, o cenário é muito diferente. A Tesla continua a dominar o mercado, mas temos agora muitos fabricantes europeus, com a BMW e a Volkswagen a fecharem o top 5, imediatamente abaixo da BYD e da SGMW, ambas marcas chinesas.

Espera-se que este cenário se venha a manter e que as vendas do Model Y da Tesla venham a crescer, batendo definitivamente o Model 3. Este deverá tornar-se um dos carros elétricos mais vendidos por muitos meses e assim garantir que a Tesla continua a dominar este mercado.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Str
    Str

    A tesla vai acabar ultrapassada por todos os construtores de automóveis pelo menos os grupos mais fortes, a VW e os franceses da Citroen Peugeot. No futuro a tesla vai se ficar pelas baterias. Os carros da tesla por fora na sua generalidade são feios e o design é antiquado faz lembrar os carros americanos.

    1. Avatar de ItsMeMikey
      ItsMeMikey

      Ha?! “são feios e o design é antiquado faz lembrar os carros americanos.” o Modelo S ten as linhas parecidas às do Austin Martin DBS, o Modelo 3 é inspirado nos BMW, o Tesla 1 Era inspirado e tinha o chassis Lotus Elise, p Modelo X é inspirado nas Mini vans (carrinhas) como o Ford MAX (Modelos Criado na Euriopa pela FORD UK). Isto para te dizer que de Americano os Teslas só tem a origem da sede porque o Design é muito Europeu!
      E não são nada feio, gostava de de saber qual o teu gosto em carros.

      1. Avatar de Str
        Str

        É uma questão de gosto pessoal. Este modelo por exemplo https://www.istoedinheiro.com.br/wp-content/uploads/sites/17/2021/04/tesla-y-1280×720.jpg é horrível, tem uma traseira medonha, muito alta e bastante estreito o carro em si é estranho, não gosto do desenho dos teslas. No geral os carros europeus são mais bonitos. Qualquer Volvo, VW, Audi são mais bonitos. São gostos.

        1. Avatar de Jane Doe
          Jane Doe

          A frente é bem pior, parece a cara de um peixe.

        2. Avatar de Joao
          Joao

          Comprem um e verão. Deixa de ser importante a aparência. São sublimes de guiar e nada tem a ver com qq outro carro a combustão. Vários anos à frente. Há nostálgicos que só pensam no escape e o barulho e as mudanças. Esqueçam isso ou então voltem pro séc. XXI

          1. Avatar de SergioF
            SergioF

            …mas… já não estamos no séc XXI?!?

      2. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        ” o Modelo 3 é inspirado nos BMW” Oi?!
        Qual é o bmw que tem alguma coisa parecida com aquela cara de peixe?!
        O Model S e o X ainda têm um design interessante, mas o 3 e o Y, são hediondos, com aquela cara de peixe e um interior ainda pior.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          A parte mais engracada é mesmo que o Model 3, S, Y e X tem designs exteriores similares… lol

          1. Avatar de Jane Doe
            Jane Doe

            O S não tem nada a ver com o 3 e aquela cara de peixe.

          2. Avatar de Louro
            Louro

            @Jane doe,
            Tens de voltar a ver outra vez.

    2. Avatar de gtttt
      gtttt

      Concordo que vai ser ultrapassada. No entanto o foco deles nao vai ser baterias. Mas sim Self Driving e inovacao em geral…

      1. Avatar de Str
        Str

        “Self Driving e inovacao em geral…” sim acho que também vão seguir esse caminho além das baterias.

        1. Avatar de Pekirson Lobo
          Pekirson Lobo

          Vocês não entenderam que a Tesla agora é uma empresa de tecnologia e não montadora de automóveis?

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Ouço isso há anos, “ah e tal quando os grandes grupos entrarem nisto a tesla ja foi” entretanto a tesla continua a dominar e cada vez mais destacada e a vw que era das primeiras a fazer estas afirmações ainda está atras da BMW com menos de 1/3 da tesla ahah e a vw tem lançado alguns bons eletricos como o id3 e o id4 e ainda nem a bmw ultrapassaram.

      1. Avatar de Str
        Str

        Acha que é fácil para uma empresa que tem todo um negócio virado para o petróleo e motores a combustão dar uma guinada de 180º e passar para os elétricos, ou o gestor um dia acorda e diz olhem a partir de hoje só fabricamos elétricos? Acha que os grandes grupos apesar de grandes podem se dar ao luxo ou têm capacidade para cortar a produção de carros a combustão em 50% e alocarem esses 50% nos elétricos? Pois não podem nem têm como. Por isso se chama transição. Deixe-os ganharem balanço e a tesla vai se ficar pela inovação, baterias e um ou outro carro edição especial tipo aqueles construtores que só lançam 100 unidades por ano de determinado modelo. Posso estar enganado claro

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          A questão é que os grandes já começam a lançar alguns eletricos e a relevância deles tem sido proxima de 0 e a tesla continua com filas de espera interminaveis e enquanto estas grandes marcas andam a fazer parcerias para baterias a tesla já está a começar a fabricar as próprias celulas. Se algum dia os grandes vao apanhar a tesla? sim é a vida ninguem está à frente para sempre o mercado tem sempre tendência a equilibrar aí cada marca vai-se posicionar onde pretende (premium, generalistas etc), em qual destes a tesla se quer posiocionar ninguem sab bem nem eles proprios mas a minha opinião é que a tesla veio para ficar e ainda vai liderar por alguns anos

          1. Avatar de secalharya
            secalharya

            A liderança da Tesla está a esfumar-se a cada dia que passa.

            Conheço uma meia dúzia de donos de Model 3 que passados 2-6 meses venderam o carro. Qualidade dos interiores é péssima e também não faltam problemas no exterior e software.

            Muitos deles foram para o Hyundai Ionic 5 e estão satisfeitos.

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            o que vale é que há smepre um gajo em portugal que conhece uns quantos que comparam e não estao satisfeitos mas depois vamos ver e têm uma lista de espera de mais de um ano e vendas em 2º e são rarissimos

        2. Avatar de Joao
          Joao

          Há quem só diga mal por dizer. Tenho um Model 3 há 3 anos. Anda como o caraças. Gasto 40 euros de eletricidade por mes, não pago estacionamento IUC e revisões. Aos 8 anos a bateria começa a degradar mas ainda anda outros 8. Qdo vejo um carro a combustão só penso, que peça mecânica, barulhenta, poluente e complicada que para aqui vai…

          1. Avatar de secalharya
            secalharya

            A vida é para viver!

            Não vale a pena se estar a sofrer num Tesla e empetar 50k€ só para dizer que se é “verde”.

            A % de EVs vai continuar a ser pequena a nível global nas próximas décadas. Ainda existem muitas desvantagens.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Décadas? Mas olha que não deverão ser muitas.

            Não sei se já sabes prevê-se que seja proibido a venda de veículos a combustão novos em 2035 ou por aí. Sendo que o tempo de vida útil no máximo ande por volta de 20 anos não deverás ver muitos a combustão a circular.

            Confesso que não sei quais serão os planos para os híbridos. Será que continuarão a ser fabricados por muito mais tempo?

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Olhando para o gráfico, a Tesla foi ultrapassada pela Tesla…
      A Tesla vai sim, muito em breve, ser ultrapassada pelos fabricantes Chineses, e esses vão ser lideres de mercado por muito tempo.
      Os grandes construtores de automóvel estão a jogar pelo seguro e com medo de inovar ou arriscar.

    5. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      “São feios e o design é antiquado…” ok… tal e qual como se poderá dizer de um VW ou de um Seat ou de BMW, etc etc… gostos são gosto… acho que este aspeto nem deveria ser considerado na sua analise, já que é muito subjetivo! Eu por ex. não gosto do design da cybertruck, mas gosto bastante da Rivian R1T… tal e qual como gosto da Model Y e não gosto do Bmw iX. Quanto a grupos fortes, para mim a VW é a única que está a apostar realmente nos elétricos… o grupo PSA não os vejo muito ativos, têm o e208/2008, os irmãos gêmeos da Opel… mas do segmento C e D não conheço proposta 100% elétricas. Até o novo 308 que saiu agora não tem versão 100% elétrica! Nisso acho que a Renault está mais à frente na corrida…

    6. Avatar de gfsvb
      gfsvb

      para nao falar da porcaria de acabamentos…

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Tenho dois em casa e estou a espera do terceiro, houveram problemas com acabamentos tal como existem em todas as outras marcas.

    7. Avatar de gambuzino
      gambuzino

      Não me parece, a Tesla é a Apple dos carros, há de haver sempre quem dê importância ao seu status quo.

    8. Avatar de Louro
      Louro

      O serem feios ainda dou de barato pois estamos a falar de gostos pessoais, agora antiquados?

      Podes dizer qual é o modelo de 1990 ou assim parecido com um Tesla?

      1. Avatar de secalharya
        secalharya

        Em qualidade de construção, qualquer carro italiano de 1990…

        1. Avatar de Louro
          Louro

          @secalharya
          Das duas uma, ou nao tens a mais pequena ideia do que é um Tesla ou entao nao tens a mais pequena ideia do que era um carro italiano em 1990.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Substituido por um SUV quem diria… o mundo Não agradece

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Acho normal que vá perdendo cota de mercado a concorrência graças a Tesla teve que abrir a pestana e a medida que vão lançando novos modelos vão conseguindo ganhar clientes graças a fama que têm as marcas europeias.
    Eu acho que nunca vou comprar um Tesla 1ª pelo preço praticado pela marca, atenção que não estou a dizer se é caro para aquilo que oferece, eu é que sou furreta para comparar carros, 2ª tenho mais confiança nas marcas europeias ou japonesas, com largos anos de experiência a fabricar carros.
    Esteticamente os Tesla a maioria dos modelos são bonitos e apelativos, mas estarmos a comparar com as principais marcas alemãs, na minha opinião acho que vou sempre optar pelas marcas alemãs.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Actualmente a Tesla por ter sido inovadora e pioneira, esta nas graças do comprador. No entanto os indicadores de qualidade dos carros não são os melhores (o que é perfeitamente normal).
    As marcas antigas nesse campo estão decadas à frente, no know how de construçao com qualidade (então os alemães apostam mesmo muito nisso).
    Se a Tesla não conseguir reverter isto, vai começar a perder clientes, pois irão haver alternativas com melhor qualidade.

  5. Avatar de Saldanha
    Saldanha

    Mais que previsível. E no futuro mais marcas irão ultrapassar a Tesla. Liderou a revolução mas as marcas tradicionais têm experiência e os mercados controlados. Qualquer pessoa com que falo prefere um Mercedes elétrico a um Tesla com características e performance semelhantes. A Tesla tronar-se-á um nicho, como outrora foi, por exemplo, a SAAB, com as maiores vendas nos EUA e alguns fanboys no resto do mundo. Por alguma razão o Elon anda à procura de diversificar os negócios, como a aquisição do Twitter…

  6. Avatar de Joao
    Joao

    A Tesla apareceu e humilhou os maiores construtores mundiais. Agora, os fãs da Mercedes, BMW e etc, de que eu tb já fui, andam a dizer mal sem sequer conhecerem. Pode-se não gostar mas o Elon está mto à frente, deu baile a toda a gente. Vão andar num. Tive BMWs toda a vida e neste momento, não me passa pela cabeça ter um. Mesmo que seja um BMW eléctrico, a experiência que tem nesse campo ao pé da Tesla, é muito inferior.

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      O Elon não deu baile a ninguém.

      O fabrico e comercialização de EVs não era rentável há uma década atrás e ainda continua 50-50 apesar da Tesla ocultar certas despesas no seu relatório trimestral.
      Os fabricantes de veículos de combustão + EV/híbridos continuaram a ter lucro!

      Hoje em dia existe mil e um EVs no mercado. A Tesla tem tido as vendas que tem porque os clientes menos informados seguem o rebanho e compram o EV que “está na moda” e dá cliques no instagram.

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        “A Tesla tem tido as vendas que tem porque os clientes menos informados seguem o rebanho e compram o EV que “está na moda” e dá cliques no instagram.”
        Lol! Que falta de argumentos.

      2. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        O não ser rentavel é uma meia verdade mas ok só começou a ser rentavel quando a tesla apareceu?
        Os lucros que a tesla tem tido são astronomicos para uma empresa deste ramo com menos de 15 anos, quanto as vendas da tesla sim é uma falta de argumentos inacreditavel se não gostas ok mas nao digas que o pessoal gasta 70 mil euros para estar na moda hj em dia já há muito mais opções desde audis mercedes a renaults e smarts

  7. Avatar de ruben
    ruben

    Na minha opinião o model 3 é simplesmente horrível…
    no entanto o model S tem linhas que ja acho bonitas!

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      Eu nem sou grande fã dos produtos da Tesla. pois existem EVs bem melhores no geral, e concordo contigo.

      O Model S ainda tem umas linhas bonitas (pós facelift, o original já tem um aspecto datado principalmente na frente).

      O Model 3/Y/X têm um aspecto muito esquisito. O 3/Y até diria…efeminado.

    2. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      +1
      O model 3 tem cara de peixe
      E o interior é ainda pior.

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Já algum dia viste ou andaste num Model 3.

        É que estou desconfiado que nao.

  8. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Todos falam que o model 3 é feio e o outro é mais bonito… digo é uma coisa, feio é eu não ter €€€€ para comprar um…

    Podemos gostar como podemos não gostar mas actualmente tirando os Tesla’s ( completamente electricos ) só acho o Bmw i8 o melhor carro para compra…

    1. Avatar de Infinity
      Infinity

      Se tivesse o €€€€ não compraria de certeza

      1. Avatar de SJ
        SJ

        Concordo, se tivesse guito, tesla não compraria, e sim, já tive oportunidade de conduzir model 3/s, mercedes, bmw e audi. Num automóvel, há muito mais atrás de um volante que dou valor, e a tesla perde redondamente.