Há mais empresas a trazer robotáxis para a Europa

17 Comentários

Apesar de já circularem pelas estradas de alguns países, a chegada à Europa está a ser feita de forma cuidadosa, mais lenta. Depois da Baidu e da Lyft anunciarem planos, a Uber e a Momenta partilharam, também, que o bloco receberá testes das viagens sem motoristas.



Viajar sem motorista é uma imagem que nos habituámos a ver nos filmes de ficção científica. Contudo, a tecnologia tem avançado e, não tarda, teremos robotáxis na Europa. Pelo menos, há já alguns nomes a tentar trazê-los para cá.

Recentemente, informámos que, em parceria com a Lyft, a Baidu planeia trazer os seus robotáxis para os países do chamado velho continente, em 2026, à medida que procura expandir os seus veículos autónomos a nível global.

Agora, sabe-se que a Uber e a startup chinesa de veículos autónomos Momenta planeiam introduzir táxis robóticos, na Alemanha, no próximo ano, com Munique a servir de cenário para os primeiros testes.

O primeiro anúncio público das duas empresas sobre os seus planos para a Europa surge num contexto em que outras empresas procuram apostar neste mercado.

Da esquerda: Xudong Cao, diretor-executivo da Momenta: e Prashanth Mahendra-Rajah, diretor financeiro da Uber.

Aos poucos, robotáxis vão chegando à Europa…

Atualmente, os veículos autónomos são classificados como nível 4, o que significa que os carros podem circular sem intervenção humana em zonas específicas e sob certas condições.

Segundo Dara Khosrowshahi, diretor-executivo da Uber, num comunicado, “a Alemanha moldou a indústria automóvel global por mais de um século e agora Munique ajudará a moldar o futuro com veículos autónomos”.

A Uber e a Momenta anunciaram a parceria, pela primeira vez, em maio do ano passado, informando que os veículos seriam lançados na Europa em 2026.

Na altura, explicaram que o lançamento inicial seria feito com operadores de segurança humanos no carro, por forma a assumirem o controlo dos veículos, caso necessário.

 

Primeiro serviço de aluguer de carros autónomos do mundo lançado na China

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PM
    PM

    Mas alguma vez entrarei num veiculo onde ele conduz por mim? Lol,,,

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      emoldura esse comentário e daqui por 10 anos falamos

      1. Avatar de Bibo'
        Bibo’

        10 anos?

        Daqui a dois já’ os chineses inundaram tudo, basta a CE ter a cabeça no lugar e por ca’ fora legislação para autorizar não só táxis autónomos como particulares. Ontem já era tarde.

  2. Avatar de PM
    PM

    Tenho as categorias praticamente todas, não preciso nem precisarei que conduzam por mim, muito menos robots…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      até ao dia que não terás escolha

      1. Avatar de PM
        PM

        Terei sempre a escolha de não entrar num veiculo que não quero e ninguém me vai obrigar…

        1. Avatar de JL
          JL

          Também podia não usar telemóvel e outros bens que se usam hoje, simplesmente usa porque a alternativa a não usar já não faz sentido.

          1. Avatar de PM
            PM

            O problema é a simples livre escolha das pessoas ou: ser obrigado a utilizar o que nos querem impor.
            Ao imporem prazos para terminar a produção de automóveis a combustão, a isso chamo de imposição e não de livre escolha de cada um. Em relação ao tema aqui falado, mais uma vez, deve ser livre escolha de cada pessoa utilizar ou não.

          2. Avatar de JL
            JL

            Obrigado ? Então qual é o seu carro robot ?

            Ninguém impôs prazos para terminar produção de carros a combustão.

            E é de livre escolha, não entendi essa do “obrigado a”.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        A escolha é entre pagar e não pagar condução autónoma, e quem não pagar não vai usar. Só falta saber se as marcas vão deixar de fora o segmento dos que não querem pagar, para irem para as trotinetes e bicicletas elétricas. Não acredito que o façam, é muita pasta que deixam escapar.

    2. Avatar de Alfie
      Alfie

      Chiiiiii! Tantas certezas… Vê lá não engulas a língua

    3. Avatar de Bibo'
      Bibo’

      Não vais precisar de categorias, nem precisas de carta de condução. Muitos assim, acabam ultrapassado pelos acontecimentos

      1. Avatar de PM
        PM

        Ultrapassado por querer ser eu a conduzir?! Então não me importarei de estar ultrapassado…

    4. Avatar de Profeta
      Profeta

      Bem para quem tem carro proprio provavelmente nao ira necessitar desses robotaxis, agora se existir algum imprevisto ai a coisa muda.

  3. Avatar de Max
    Max

    Devo dizer que.
    – há cada vez mais gente a conduzir e a qualquer hora
    – ou conduzem cada vez pior (ou sou eu) ou sempre foi assim, mas tenho cada vez menos paciência
    Venham de lá os robotáxis (blindados, por via das dúvidas).
    Agora, não estejam a contar com robotáxis a percorrer países ou mesmo cidades inteiras e arredores. É uma parte de uma cidade aqui, outra parte de outra cidade ali. Não confundir com o que Musk anda a prometer há anos para a condução autónoma – adormeça no seu carro na costa leste (Califórnia) e acorde em Nova Iorque.
    O post dá a entender que os chineses já vão utilizar automação de nível 4 nos seus robotáxis – quando o da Tesla (o FSD) ainda não saiu do nível 2! Não admira que o Dojo tenha sido cancelado.

  4. Avatar de JMarston
    JMarston

    Os veículos antiquados da Tesla ficam de fora.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Vai ser tão entusiasmante como andar sozinho nos autocarros do Barraqueiro